DIVERSÃO

É de graça

Confira 27 atrações gratuitas para curtir o fim de semana

- Atualizado em

SHOWS

Idriss Boudrioua

Ao lado de Altair Martins (trompete e flugelhorn), Alex Freitas (sax tenor), Henrique Band (sax barítono), Sérgio Barrozo (contrabaixo), Eduardo Farias (teclado) e Emile Saubole (bateria), o saxofonista francês leva o Sesi in Jazz Festival pela primeira vez para a Barra. No programa, faixas autorais e releituras para Tom Jobim e standards do jazz internacional. Livre.

Downtown (Praça Central). Avenida das Américas, 500, Barra da Tijuca. Sábado (30), 20h. Grátis.

Idriss-Boudrioua.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Gabriel Valim, Imaginasamba e Cidade Negra

Os moradores de toda a Baixada Fluminense poderão curtir de graça os shows de Cidade Negra, Gabriel Valim e Imaginasamba. O sertanejo abre a noite com hits como Piradinha, música-tema da personagem Valdirene, de Amor à Vida. Em seguida, o grupo de pagode sobe ao palco com sucessos. A última atração é Cidade Negra, que retorna aos palcos após mais de dois anos para apresentar o seu novo álbum Hei,Afro!.

Parque de Eventos Nilópolis, Nilópolis. Sábado (30), 19h. Grátis.

CONCERTOS

Festival Internacional de Música e Literatura Zeitkunst

O evento reúne 25 compositores e escritores alemães e brasileiros, que vão realizar novas produções antes de cada concerto. Estão programadas obras de músicos do século XX e três estreias mundiais, assinadas por Sérgio Rodrigo, José Padovani e Samir Odeh-Tamimi.

Escola de Artes Visuais do Parque Lage (300 lugares). Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico, ☎ 3257-1800. Quinta (28), 20h; sexta (29), 20h30; sábado (30), 18h e 20h. Grátis. Senhas distribuídas uma hora antes.

TEATRO

✪✪✪✪ R & J de Shakespeare ? Juventude Interrompida

Escrito pelo americano Joe Calarco, o drama faz original (e respeitosa) releitura de Romeu e Julieta. Na história, quatro alunos de um colégio interno (Ícaro Silva, Johnny Massaro, Pablo Sanábio e Felipe Lima, todos ótimos) representam a peça como forma de fugir da repressão em que vivem. Direção de João Fonseca (105min). 14 anos. Reestreou em 23/11/2013.

Espaço Cultural Eletrobras Furnas ? Auditório (170 lugares). Rua Real Grandeza, 219, Botafogo, ☎ 2528-5166 (segunda a sexta) e 9237-8631 (sábado e domingo). Sábado, 20h; domingo, 19h. Grátis. Senhas distribuídas a partir das 14h. Para o acesso, é necessário portar documento de identidade com foto. Até 8 de dezembro.

ESPECIAL

Comicmania

Em sua 15ª edição (a primeira aconteceu na cidade em 1994), a convenção de histórias em quadrinhos contará com a presença do escritor e diretor americano Kyle Higgins, coautor da franquia Batman: Gates of Gotham. Nomes como Daniel HDR, ilustrador oficial da série de quadrinhos X-Men Forever e Manoel de Souza, editor da revista Mundo dos Super-Heróis, também marcam presença. Além disso, a programação do evento inclui exibição de filmes inéditos, produzidos por fãs, exposição de capas de quadrinhos clássicos dos anos 70 e estandes para venda de HQs, pôsteres e camisetas.

Castelinho do Flamengo. Praia do Flamengo, 158, Flamengo. Até domingo (1º), das 10h às 20h. Grátis.

Dia da Cidadania

Em sua quinta edição, o evento tem como objetivo levar aos moradores da região um dia de atividades gratuitas e de cidadania para todas as idades e gêneros, como exames médicos, práticas esportivas, segunda via de documentos, dicas de profissão e conscientização para preservação ambiental, recreação infantil, oficinas, entre outras. Os jovens e as crianças terão atrações esportivas e lúdicas como campeonato de futebol, atividades físicas e escultura em bola. Haverá ainda oficina de inglês, dicas de carreira, inscrição para vestibular, curso de informática e limpeza de pele. O público também poderá participar de palestras didáticas sobre a preservação do meio e orientação sobre como descartar corretamente o lixo.

Praça do Metrô Estácio. Sábado (30), 10h às 16h. Grátis.

Abraço Ecológico

A Lagoa Rodrigo de Freitas recebe um mutirão organizado pela Rede de Educação Ambiental Marinha (REAMAR). Durante o evento, serão realizados jogos e oficinas de reutilização de materiais recicláveis, animais marinhos e compostagem. A inovação desta edição fica por conta do Abraço Ecológico na Árvore de Natal da Lagoa, realizado com pranchas de stand up paddle. Pranchas serão disponibilizadas ao público presente gratuitamente. Cada passeio terá duração média de 30 minutos e o uso do colete salva-vidas será obrigatório.

Lagoa Rodrigo de Freitas, nos pedalinhos em frente ao Corte do Cantagalo. Sábado (30), 14h. Grátis.

CRIANÇAS

Troca-Troca de Livros

Realizado desde agosto de 2012, o projeto tem como objetivo promover a troca gratuita de livros entre crianças, jovens e adultos. Na lista de obras infantis, internacionais e nacionais de ficção, crônicas, biografias e comédias, destacam-se títulos como Festa no Céu, de Angela Lago, e Marcelo, Marmelo, Martelo, de Ruth Rocha. Para participar, basta levar exemplares em bom estado de conservação. Não são aceitas obras didáticas nem técnicas. Cada leitor pode fazer duas trocas por vez.

Imperator ? Centro Cultural João Nogueira. Rua Dias da Cruz, 170, Méier, ☎?2596-1090. Aos domingos, 10h/14h. Grátis.

Xuxa Só Para Baixinhos - É pra Dançar

Em uma parceria entre a Sony Music, os shoppings Grande Rio e Bangu recebem o Pocket Show XSPB12 - É pra Dançar. O evento terá a participação dos personagens: 3 Ratinhos, Bila Bilú, Txutxucão e o novo integrante da turma, o Moio. O apresentador será o Fly, atual diretor do TV Xuxa e coreógrafo do DVD, que convidará os personagens para se apresentarem no palco e fará brincadeiras com o público.

Shopping Grande Rio. Rua Maria Soares Sendas, 111, São João de Meriti. ☎ 2430-5111. Domingo (1º), 17h. Grátis.

FESTAS

Disritmia

A festa que animou as tardes de verão na Pedra do Leme volta ao local para uma nova temporada. Comandado pela DJ Lili Prohmann, o evento une o melhor da música brasileira ao pôr do sol com vista para a Praia de Copacabana, com repertório que vai desde clássicos da MPB a novas descobertas no cenário da música regional brasileira. O VJ AnimaFoto compõe o cenário com projeções. Esta edição contará ainda com os convidados DJ Sapucaia, do Bailão do Castelo, Flora Mariah, na cenografia, e Soraya Maia, que comandará uma meditação da areia às 18h30.

Pedra do Leme. Av. Atlântica, Praça Almirante Júlio de Noronha. Sábado (23), a partir das 16h. Grátis.

disritmia.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

EXPOSIÇÕES

Sérvulo Esmeraldo

Dono de múltiplos talentos, cearense da cidade de Crato, ele iniciou sua carreira dedicando-se à xilogravura, mas já investiu em pintura, ilustração, escultura e até arte cinética ? movimento no qual foi um dos precursores no Brasil, no início da década de 60. Aos 85 anos, o artista tem apresentada pela primeira vez no Rio uma grande antologia dos seus trabalhos. Com curadoria de Max Perlingeiro, a bem cuidada mostra na Pinakotheke Cultural reúne 74 criações dos mais variados tipos, produzidas desde os anos 50. Chama atenção, logo na primeira sala da individual, a seleção de objetos cinéticos, como O Escriba (1962), uma espécie de aparelho que, através de um sistema de motor e ímãs, faz palitos metálicos se moverem sobre uma superfície plana. Há ainda nove curiosas obras da série que o artista batizou como Excitáveis, produzidas entre o fim da década de 60 e meados da seguinte, com materiais movidos por força da eletricidade estática ? basta o visitante passar a mão próximo a elas para ver o efeito. Mesmo peças bidimensionais sugerem movimento. É o caso de La Cible (1984), uma acrílica sobre tela que direciona o olhar para o centro, como se o espectador se voltasse para um poço. Na mesma linha, Cônicas, Côncavas e Convexas (2004-2012) é uma série de esculturas de aço dispostas no chão, algumas aparentemente na iminência de girar em torno de si mesmas.

Pinakotheke Cultural. Rua São Clemente, 300, Botafogo, ☎ 2537-7566. Segunda a sexta, 10h às 18h. Sábado, 10h às 16h. Grátis. Até sábado (30).

Edgar Martins

O fotógrafo português exibe duas séries de temas semelhantes. Em Isto Não É uma Casa, investiga os efeitos da recente crise das hipotecas no mercado americano. Uma cidade cenográfica construída em 2003 serviu de cenário para o outro projeto, Uma Pesquisa Metafísica de Moradias Britânicas. No anexo da galeria, uma individual de Andrea Rocco reúne colagens, aquarelas, bordados e objetos. Preços sob consulta.

Galeria Laura Marsiaj. Rua Teixeira de Melo, 31-C, Ipanema, ☎ 2513-2074. Terça a sexta, 10h às 19h; sábado, 11h às 16h. Grátis. Até 21 de dezembro. A partir de quarta (27).

Paço Imperial

Seis individuais ocupam simultaneamente as salas do Paço, reunindo artistas de várias gerações. Em Evento, a niteroiense Mariana Manhães apresenta o que chama de ?máquinas orgânicas? e desenhos. A mineira radicada no Rio Wilma Martins exibe uma retrospectiva com 140 trabalhos, entre pinturas, gravuras, desenhos, aquarelas, livros e documentos, celebrando 80 anos de idade e 60 de carreira. Vicente de Mello mostra 23 fotografias em preto e branco da capital federal. Sergio Camargo e Willys de Castro comparecem com mostras não de obras completas, mas em uma espécie de arqueologia de seus ateliês, revelando esboços, estudos, notas, fotos, artigos de jornal e outros itens.

Paço Imperial. Praça XV de Novembro, 48, Centro, ☎ 2215-2093. Terça a domingo, 12h às 18h. Grátis. Até 16 de fevereiro. A partir de sexta (29).

Ponto de Vista ? Coleção Rico Lins de Cartazes Contemporâneos

Mais de setenta exemplares da coleção de cartazes do designer Rico Lins compõem a mostra. Há obras de países como França, Alemanha, Polônia, Cuba, Japão, Suíça, Estados Unidos, Itália, Espanha e Holanda. Um dos destaques é uma série sobre direitos humanos, criada em 1989 por diferentes designers, em comemoração aos 200 anos da Revolução Francesa.

Caixa Cultural ? Galeria 1. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, ? Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 19 de janeiro. A partir de terça (26).

Paulo Vieira

Em Depois de Hoje, o artista apresenta 41 trabalhos ? 31 óleos sobre tela e dez usando acrílica, grafite e lápis de cor em papel. Todas as criações giram em torno do conceito de autorretrato. R$ 3 000,00 a R$ 14 000,00.

Galeria Movimento. Avenida Atlântica, 4240 (Shopping Cassino Atlântico), loja 211, Copacabana, ☎ 2267-5989. Segunda a sexta, 13h às 19h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até sábado (30).

Alice Quaresma

Carioca baseada em Nova York há seis anos, a artista apresenta a individual Bichos. O acervo inclui nove pinturas sobre fotografias em preto e branco, feitas durante uma viagem à África do Sul. R$ 2 500,00 a R$ 9 000,00.

Mercedes Viegas Arte Contemporânea. Rua João Borges, 86, Gávea, ☎ 2294-4305. Segunda a sexta, 12h às 20h; sábado, 16h às 20h. Grátis. Até 5 de dezembro.

Amilcar de Castro

Parte do acervo do instituto que leva o nome do artista em Nova Lima, Minas Gerais, treze obras são exibidas pela primeira vez no Rio. A seleção inclui raridades, a exemplo de dois dos apenas quinze desenhos em tela da série Linhas. Duas esculturas de aço corten, tipo de obra que se tornou uma marca de Amilcar de Castro (1920-2002), dividem o espaço com oito peças de madeira, material pelo qual o artista também tinha grande apreço. A partir de R$ 115 000,00.

Galeria Silvia Cintra + Box 4. Rua das Acácias, 104, Gávea, ☎ 2521-0426. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 12h às 19h. Grátis. Até 10 de janeiro.

Edgar Duvivier

Conhecido por transitar entre a música, as artes plásticas e o cinema, Duvivier revela sua multiplicidade de interesses na individual Por um Triz. No acervo estão esculturas de mármore, ferro, bronze e outros materiais, pinturas em grande escala, desenhos em pastel, vídeos e até obras que emitem som. Uma das atrações, a série Ceci N?Est Pas traz apropriações de Magritte, Picasso, Fontana, Manzoni, Brancusi, Duchamp e Warhol.

Parque das Ruínas. Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa, ☎ 2215-0621. Terça a domingo, 10h às 18h. Grátis. Até 15 de dezembro.

Gustavo Acosta

Espaço do Silêncio é a maior individual já realizada no Brasil do pintor cubano radicado em Miami. A exposição, de 74 obras, propõe um diálogo entre as produções mais recentes e os primeiros passos do artista.

Caixa Cultural ? Galerias 2 e 3. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, ? Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 5 de janeiro.

José Luiz Pederneiras

Fotógrafo oficial do Grupo Corpo e irmão do coreógrafo da trupe, Rodrigo Pederneiras, José Luiz apresenta dezesseis fotografias na individual Paisagens Cromáticas. A exposição mostra o resultado de sua pesquisa com luz artificial em imagens de detalhes indefinidos de cenários iluminados. Ampliadas, as criações ficam entre a foto e a pintura.

Oi Futuro Ipanema. Rua Visconde de Pirajá, 54, Ipanema, ☎ 3131-9333, ? General Osório. Terça a domingo, 13h às 21h. Grátis. Até 22 de dezembro.

Roberto Magalhães

Trinta ilustrações inéditas, produzidas nos últimos três anos, compõem o acervo da mostra Viagem Astral. Como sugere o nome, boa parte delas tem conotações místicas e espirituais. Outra leva de criações apresenta algo como máquinas de contornos meio surrealistas. R$ 17 000,00.

Marcia Barrozo do Amaral Galeria de Arte. Avenida Atlântica, 4240 (Shopping Cassino Atlântico), subsolo, loja 129, Copacabana, ☎?2267-3747. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 14h às 17h. Grátis. Até 2 de dezembro.

✪✪✪?Tacita Dean

Integrante do grupo Young British Artists, do qual emergiram gigantes como Damien Hirst e Tracey Emin, a artista inglesa apresenta A Medida das Coisas, sua primeira individual na América Latina. Lá estão quinze obras, a maioria no suporte pelo qual se notabilizou: filmes de 16 e 35 milímetros. Geralmente produzidos com a câmera estática, diante de cenas prosaicas, de ritmo lento, quando não repetitivo, os trabalhos sugerem uma nova experiência temporal, mais contemplativa.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta, às 17h. Até 26 de janeiro.

Pablo Ferretti

Questões ligadas a memória, impermanência e diluição perpassam os dez óleos que o artista gaúcho apresenta em Sob as Coisas Vistas no Céu. Também no Centro Hélio Oiticica, Zé Carlos Garcia, natural de Aracaju, exibe uma escultura monumental.

Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. Rua Luís de Camões, 68, Centro, ☎ 2232-4213 e 2242-1012. Segunda a sexta, 12h às 20h; sábado, domingo e feriados, 11h às 17h. Grátis. Até 19 de janeiro.

✪✪✪?Virei Viral

O fenômeno dos virais, aqueles conteúdos que despertam a irresistível vontade de compartilhá-los na internet, é o mote desta divertida exposição. Uma das atrações no acervo de vídeos e fotos é o trabalho de Sacha Goldberger: o fotógrafo francês ganhou fama como autor da série Mamika, composta de registros de sua avó nonagenária em situações surreais. Em várias delas a simpática senhora, vestida de heroína de gibi, vira a Super Mamika.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. → Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até 6 de janeiro.

Waly Salomão ? Aparição

A vida e a obra do poeta Waly Salomão (1943-2003) inspiram uma grande exposição interativa, com curadoria de Marcello Dantas e Carlos Nader. Entre as atrações figura um espaço com tambores que, quando tocados, emitem sons de palavras ditas por Salomão que podem ser combinadas para compor um poema. Há ainda uma série de objetos pessoais do artista e uma instalação onde se pode ouvir depoimentos de personalidades sobre o homenageado.

Centro Cultural Waly Salomão. Rua Santo Antônio, 11, Vigário Geral, ☎?3448-0821. 10h às 18h. Grátis. Até 20 de dezembro.

✪✪✪✪?Yayoi Kusama

A mais festejada artista contemporânea do Japão apresenta sua primeira individual no Brasil, Obsessão Infinita. O panorama reúne cerca de 100 obras produzidas desde o fim da década de 40, nos mais variados suportes ? a maioria com as bolas que se tornaram marca visual de Yayoi. Sobres­saem instalações como Infinity Mirror Room ? Phalli?s Field (or Floor Show), de 1965, sala com paredes de espelhos e o chão repleto de objetos fálicos.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. → Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até 26 de janeiro.

Zélia Salgado

Nome expressivo da arte moderna nacional, a artista ganha homenagem através da exposição da escultura Circulando, além das pinturas Bordadeira e No Espaço, entre outras obras.

Museu Nacional de Belas Artes. Avenida Rio Branco, 199, Centro, ☎ 2219-8474, ? Cinelândia. → Terça a sexta, 10h às 18h; sábado, domingo e feriados, 12h às 17h. Grátis. Até 8 de dezembro.

Fonte: VEJA RIO