DIVERSÃO

É de graça

Confira 34 atrações gratuitas para aproveitar o fim de semana

- Atualizado em

ESPECIAL

Afoxé Filhos de Gandhi

Capoeira, maculelê, jongo, maracatu, samba de roda e o tradicional Afoxé são algumas das atrações da festa de comemoração dos 62 anos de existência do primeiro bloco afro ainda em atividade do estado do Rio. Na programação, além da escolha do tema para o carnaval 2014, também estão previstas apresentações e oficinas livres de dança afro, maculelê e tambor de crioula.

Praça da Harmonia, Gamboa. Sábado (21), 16h. Grátis.

afoxe.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Arte Urbana

Artistas, produtores e grupos culturais trocam ideias e exibem os seus trabalhos. Além disso, batalhas de rima e apresentação de rappers adicionam mais diversão ao projeto.

Imperator - Centro Cultural João Nogueira. Rua Dias da Cruz, 170, Méier. ☎ 2596-1090. Domingo (22), 17h. Grátis.

Boreart

A Galeria de Arte do Borel abre sua segunda exposição, com obras do artista pernambucano André Soares Monteiro, o Andareiro. As paredes de quatro casas na localidade conhecida como Barranco, na Rua Nova, receberão os quadros criados pelo artista de Recife, conhecido nacionalmente por reaproveitar banners usados em suas criações, que já circularam por diversos centros culturais do país. A abertura da exposição contará com a presença do artista e atrações como a música Jade Olimpio, criadora do projeto Funk em Cordas.

Rua Nova, Borel. Sábado (21), 10h. Grátis.

Mostra de Antiguidade e Gastronomia

O Polo Novo Rio Antigo promove mais uma edição da mostraque reúne arte, antiguidades, música e gastronomia. Durante o evento, o grupo OOJAZZ ? Orleans Original Jazz Band ? faz, das 13h às 18h, um show gratuito aos visitantes.

Rua do Lavradio, Lapa. Sábado (21), 10h às 18h. Grátis.

Tarde de autógrafos

A loja Liga Retrô recebe o ex-jogador Maurício para uma tarde de autógrafos. Maurício consagrou-se como atacante em 1989, quando fez o gol que garantiu o título do Botafogo no campeonato carioca daquele ano, quebrando um jejum de 21 anos sem títulos em que o time estava.

Shopping Tijuca. Avenida Maracanã, 987, Tijuca. ☎ 3549-1911. Sábado (21), 14h às 18h. Grátis.

CRIANÇAS

O Circo Teatro e a Cidade

O projeto coordenado pelo Grupo Off-Sina apresenta três espetáculos gratuitos no Largo do Machado. A programação começa com o espetáculo O Homem Banda, da Cia UmPédeDois. Na sequência, o Grupo Off-Sina encena Tremelicando ? uma homenagem ao casal de palhaços Treme-Treme e Corrupita, que por muitos anos alegrou plateias de todo o Brasil com sua arte. E, para finalizar, os alunos da Escola Livre de Palhaços apresentam Que palhaço sou eu?.

Largo do Machado. Sábado (21), 11h, 12h e 16h. Grátis.

circo.JPG
(Foto: Redação Veja rio)

O Maior Menor Espetáculo da Terra

Craque em mímica e pantomimas, o grupo Centro Teatral e Etc e Tal encena um espetáculo de circo de pulgas. Em um palquinho de apenas 1,20 metro de diâmetro, as protagonistas supostamente se equilibram em uma corda bamba, saltam de trampolins em tanques d?água e viram balas de canhão. Direção de Álvaro Assad e Melissa Teles-Lôbo (60min). Rec. a partir de 6 anos. Reestreia prevista para sábado (21).

Espaço Cultural Eletrobras Furnas ? Auditório (192 lugares). Rua Real Grandeza, 219, Botafogo, ☎?2528-5166. Sábado e domingo, 18h. Grátis. Ingressos distribuídos a partir das 14h nos dias de espetáculo. Até dia 29.

Pequenos Contadores de Histórias

Liderada pela atriz Ângela Câmara, a oficina vai ensinar aos pequenos a arte de contar histórias. Serão investigados técnicas de narração, ferramentas teatrais e o uso de instrumentos musicais. Na última aula, eles apresentam contos populares para o público. Rec. a partir de 7 anos.

Sede das Cias ? Escadaria Selarón. Rua Manuel Carneiro, 10/12, Lapa, ☎?2137 1271. Domingo, 15h. Grátis. Até dia 29. Inscrições no e-mail sededascias@nevaxca.com.br.

Os Tapetes Contadores de Histórias ? 15 Anos

Em celebração de aniversário, a companhia apresenta uma exposição interativa composta de tapetes, caixas e livros de pano confeccionados no Brasil, no Peru e na França. Além dos vinte cenários tridimensionais, grupos de até cinquenta pessoas poderão conferir sessões de histórias aos sábados e domingos, às 16h e às 17h. O repertório é escolhido na hora e há distribuição de senhas trinta minutos antes. Rec. a partir de 3 anos.

Caixa Cultural ? Sala Margot (50 lugares). Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎?3980-3815, ?Carioca. Terça a domingo, 10h/21h. Grátis. Até 13 de outubro.

Clubinho do Jack

No espaço recreativo do Center Shopping, as crianças brincam em oficinas culturais e assistem apresentações de teatro infantil. A peça desta semana é A Cigarra e a Formiga, que conta a história da Dona Formiga, que tinha uma vida muito certinha e regrada. Sua vizinha e melhor amiga era a bela Cigarra, que amava cantar e só pensava em se divertir. Um dia, a Cigarra ficou famosa, passou a viajar pelo mundo e nunca mais ligou para seus amigos. Porém, quando chegou o inverno, o empresário dela, Sr. Raposo, roubou tudo o que ela tinha.

Center Shopping, Av. Geremário Dantas, 404, Tanque, Jacarepaguá. Informações, ☎?3312-5001. Domingo, 13h às 15h. Grátis.

O Reino do Feijão

Na trama, uma baronesa resolve inscrever a feijoada em um grande concurso internacional de gastronomia para salvar o Reino do Feijão Preto ? em decadência após a morte de seu marido. Samba, o porco-compositor, é escolhido para virar ingrediente do prato. Os servos Romão e Mariola enfrentam o dilema: salvam o reino ou evitam que o amigo acabe na panela? Direção de Helton Tinoco (60min). Rec. a partir de 4 anos. Estreou em 4/8/2013.

Centro Cultural Parque das Ruínas (60 lugares). Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa, ☎?2224-3922. Domingo, 11h. Grátis. Senhas distribuídas meia hora antes. Até 27 de outubro.

Sininho

A fada e fiel companheira de Peter Pan é a estrela dessa atração, que vai contar a lenda que diz que quando a lua cheia brilhar atrás de uma preciosa pedra lunar, um poderoso milagre será revelado. Preocupada com essa ameaça, Sininho partirá em busca de um tesouro que poderá salvar o refúgio das fadas.

Bangu Shopping. Rua Fonseca, 240, Bangu. ☎ 2430-5130. Domingo (15), 17h. Grátis.

Aviões

Inspirado na estreia da nova animação da Disney, o Ilha Plaza oferece um circuito de atividades gratuitas para animar a criançada. As brincadeiras que têm duração de vinte minutos e sãi divididas em cinco partes, entre elas, cabine com game Disney, jogo da memória com ícones do filme, mockups de aviões para jogos vai e vem e mesas para pinturas de desenho. Indicada para crianças de 4 a 12 anos, a atração poderá receber 25 crianças em cada sessão.

Ilha Plaza Shopping. Avenida Maestro Paulo e Silva, 400, Ilha do Governador. ☎ 2468-8100. Segunda a sábado, 14h às 22h; domingo, 15h às 21h. Até 6 de outubro. Grátis.

CONCERTOS

Orquestra Petrobras Sinfônica

O conjunto interpreta obras de Vivaldi (Sinfonia al Santo Sepolcro RV169) e Bach (Concerto para Dois Violinos em Ré Menor BWV 1043 e Concerto para Três Violinos e Orquestra de Cordas em Ré Maior BWV 1064), com os solistas Carlos Mendes e Ricardo Amando. Antes, na sexta (20), a orquestra realiza ensaio gratuito, às 16h, na Fundição Progresso. Haverá distribuição de senhas uma hora antes.

Igreja de São Paulo Apóstolo (600 lugares). Rua Barão de Ipanema, 85, Copacabana, ☎?2255-7547. Sábado (21), 18h. Grátis.

EXPOSIÇÕES

Beatriz Milhazes

Na contramão do que dizem a crítica e o mercado, ainda há quem teime em achar as telas da artista carioca todas muito parecidas. Para os céticos e, é claro, também para os seus admiradores, recomenda-se um passeio sem pressa pela mostra Meu Bem, em cartaz no Paço Imperial. A curadoria é do francês Frédéric Paul, autor de ensaios sobre Beatriz Milhazes e responsável por Panamericano, exposição dedicada a ela que foi montada no Malba, em Buenos Aires, no ano passado. No Rio, técnicas e materiais que, dispostos em camadas, resultam na colorida variedade de cada trabalho saltam aos olhos do visitante. Colocadas lado a lado, Me Perdoa... Te Perdoo (1989) e Lavanda, recém-saída do ateliê no Horto, escancaram o longo caminho percorrido entre as duas. No restante do percurso, as mais de sessenta obras, entre pinturas, colagens e gravuras, estão expostas em ordem cronológica. Além da conhecida O Mágico (2001), merece atenção especial Gamboa I, móbile de 9 metros feito para a ocasião.

Paço Imperial. Praça XV de Novembro, 48, Centro, ☎ 2215-2093. Terça a domingo, 12h às 18h. Grátis. Até 27 de outubro.

É Tudo Verdade

A cada ano, a fundação sediada na Holanda premia as melhores fotografias publicadas na imprensa mundial e empresta seu nome a uma atraente exposição itinerante que reúne os trabalhos vencedores. De volta ao Rio, a mostra exibe um acervo diferente daquele visto em edições anteriores. Na World Press Photo Multimídia 2013, em cartaz no Oi Futuro Ipanema a partir de domingo (15), só entram vídeos. São dez obras, nove laureadas e uma menção honrosa, escolhidas entre 287 candidatas. A lista inclui produções para internet, além de documentários interativos. Nesses, expostos em totens, o visitante pode, além de ver o filme, navegar por mapas, gráficos, fotos e ilustrações. Uma atração nessa categoria é o campeão Alma, um Conto sobre Violência, dos diretores Miquel Dewever-Plana e Isabelle Fougère. Trata-se da história de Alma, integrante de uma das gangues mais violentas da Cidade da Guatemala, presa várias vezes por assassinatos, roubos e outros atos de brutalidade. Outra fita vencedora é Into the Shadows: eleito o melhor curta para internet, o filme de Pep Bonet registra o movimento migratório de habitantes de países vizinhos rumo à África do Sul, em busca de melhores condições de vida. 16 anos.

Oi Futuro Ipanema. Rua Visconde de Pirajá, 54, Ipanema, ☎ 3131-9333, General Osório. Terça a domingo, 13h às 21h. Grátis. Até 3 de novembro. A partir de domingo (15). www.oifuturo.org.br.

World Press Photo Multimídia 2013/divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

Gustavo Nakle

Em Sedução dos Contrários ? Festim e Devoração, o artista uruguaio radicado no Brasil exibe uma instalação que simula um grande formigueiro. Inédito por aqui, o trabalho, montado com 38 placas em baixo relevo, traz esculturas que representam 35 famosas obras de arte ocidentais traspassadas ou devoradas por 200 formigas.

Caixa Cultural ? Galeria 1. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, ??Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 17 de novembro. A partir de terça (17). www.caixacultural.com.br.

Teresa Serrano e Miguel Angel Rios

O casal de artistas que vive entre Nova York e a Cidade do México apresenta Desenlace: Teresa Serrano e Miguel Angel Rios. Em instalações e vídeos, eles buscam discutir os jogos de poder.

Oi Futuro Flamengo. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, ☎?3131-3060, ??Largo do Machado. → Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 17 de novembro. A partir de terça (17).

www.oifuturo.org.br.

Antanas Sutkus

Na mostra Nostalgia dos Tempos da Pureza, o fotógrafo lituano retrata idosos e crianças em cerca de 100 imagens.

Centro Cultural Justiça Federal. Avenida Rio Branco, 241, Centro, ☎ 3261-2550, ? Cinelândia. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até domingo (22).

Marco Veloso

Conhecido por seus desenhos a carvão, o artista carioca adapta a técnica para a tela, usando tinta a óleo para fazer as sete obras da individual Como a Vida Muda. R$ 8 000,00 a R$ 24 800,00.

Galeria Inox. Avenida Atlântica, 4240 (Shopping Cassino Atlântico), subsolo, Copacabana, ☎ 2521-9940. Segunda a sexta, 10h às 20h; sábado, 11h às 19h. Grátis. Até sábado (21).

Alexandre Mazza

Na individual Entre o Fenômeno e o Monumento: das Manifestações da Memória Universal, o artista apresenta 26 obras, sendo duas instalações, incluindo um site-specific feito de neon na árvore em frente à galeria. A partir de R$ 20 000,00.

Luciana Caravello Arte Contemporânea. Rua Barão de Jaguaripe, 387, Ipanema, ☎ 2523-4696. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 11h às 14h. Grátis. Até dia 28.

Bruno Veiga

Na individual Território Suburbano, o fotógrafo carioca apresenta trabalhos resultantes de dez anos de pesquisas pela periferia carioca. Cadeiras de plástico, objetos de devoção e demais elementos encontrados nos lares visitados deixam o conforto do lugar-comum e ganham surpreendente impacto visual nas 32 imagens em exibição. As obras têm texto de apresentação do pesquisador e curador de arte Mauro Trindade.

Parque das Ruínas. Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa, ☎?2215-0621. Terça a domingo, 10h às 18h. Grátis. Até dia 29.

✪✪✪✪?Cai Guo-Qiang

Nome de ponta da arte contemporânea chinesa, o artista apresenta Da Vincis do Povo. A mostra ocupa o CCBB e o Centro Cultural Correios. No primeiro estão instalações ? algumas reúnem objetos criados por camponeses da China. Parte mais famosa de seu trabalho, os desenhos produzidos com queima da pólvora podem ser vistos, em sua maioria, no outro prédio.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. → Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis; Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, ☎ 2253-1580. → Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até dia 23.

✪✪✪?Cristina Iglesias

Presente no centro de arte de Inhotim, em Minas Gerais, a artista espanhola apresenta sua primeira individual no Rio. Um dos destaques é Habitação de Alabastro, já apresentado na Bienal de Veneza de 1993: a obra consiste em uma série de placas de pedra, com mais de 100 quilos cada uma, presas a duas paredes, formando uma espécie de refúgio.

Casa França-Brasil. Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro, ☎ 2332-5120. → Terça a domingo, 10h às 20h. Grátis. Até 20 de outubro.

Emmanuel Nassar

O artista paraense apresenta cinquenta variações de uma mesma obra ? um díptico sobre tela e MDF ? pintadas uma a uma, em cores e posições diferentes.

Museu da Chácara do Céu. Rua Murtinho Nobre, 93, Santa Teresa, ☎ 3970-1126. Quarta a segunda, 12h às 17h. R$ 2,00 (grátis às quartas). Menores de 12 anos e maiores de 65, professores e grupos escolares não pagam ingresso. Até 18 de novembro.

Graphos: Brasil Hoje

Após meses de obras, a galeria reabriu no mesmo Shopping dos Antiquários, mas em outra loja. A coletiva inaugural reúne trabalhos inéditos de 22 artistas ligados à Graphos: Brasil, entre eles Waltercio Caldas, Walter Goldfarb e Carlos Vergara. R$ 4 000,00 a R$ 150 000,00.

Graphos: Brasil. Rua Siqueira Campos, 143 (Shopping dos Antiquários), sobreloja 11, Copacabana, ☎ 2256-3268 e 2255-8283. Segunda a sexta, 11h às 19h; sábado, 11h às 18h. Grátis. Até dia 28.

✪✪✪✪?Herança do Sagrado

Cerca de 100 trabalhos, grande parte dos Museus Vaticanos, estão reunidos na mostra. Há nomes de alto relevo histórico entre os artistas, como Ticiano, Fra Angelico, Michelangelo, Leonardo da Vinci e Caravaggio.

Museu Nacional de Belas-Artes. Avenida Rio Branco, 199, Centro, ☎ 2219-8474, ? Cinelândia. → Terça a domingo, 9h às 21h. Grátis. Até 13 de outubro.

Hugo Richard e Natali Tubenchlak

Projeto de intervenção urbana realizado pelos dois artistas desde 2009, a instalação Ambientes Infláveis foi construída com 600 metros de tecido de náilon resinado e impermeável, de várias cores e quase 70 metros de comprimento. Em formato de um grande Y, com três ambientes penetráveis, que se assemelham a grandes bolhas, interligados por túneis, a instalação parece, na definição de Richard, ?um grande balão aterrado?.

Casa Daros. Rua General Severiano, 159, Botafogo, ☎ 2275-0246. →?Quarta a sábado, 12h às 20h; domingo, 12h às 18h. Grátis. Até 27 de outubro.

Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte

Cerca de 300 peças do acervo do Museu Olímpico de Lausanne, na Suíça, estão reunidas na mostra que conta a história das Olimpíadas. Uma das atrações é a cópia do discurso, de 1892, em que o barão de Coubertin propõe a recriação dos Jogos Olímpicos.

Museu Histórico Nacional. Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro, ☎ 2550-9220. → Terça a sexta, 10h às 17h30; sábado, domingo e feriados, 14h às 18h. R$ 8,00. Grátis para menores de 5 anos, maiores de 65 e aos domingos. A bilheteria fecha meia hora antes. Até 1º de dezembro.

Oscar Muñoz

O artista colombiano apresenta um site specific concebido em 2002 e já exibido em vários locais. A obra é composta de seis espelhos côncavos, dispostos próximo a seis janelas da sala, inteiramente vedadas, com a exceção de um minúsculo orifício que permite a entrada de luz. Com isso, a sala se torna uma imensa câmara escura, na qual a imagem exterior será projetada na parede.

Casa Daros. Rua General Severiano, 159, Botafogo, ☎ 2275-0246. → Quarta a sábado, 12h às 20h; domingo, 12h às 18h. Grátis. Até 20 de outubro.

Walter Firmo

Morto em 1989, Arthur Bispo do Rosário, é um dos artistas brasileiros mais festejados na cena contemporânea internacional, com trabalhos na mostra principal da atual edição da Bienal de Veneza, aberta em junho e em cartaz até novembro. Em vida, porém, o sergipano foi diagnosticado como esquizofrênico e paranoico. Esteve na Colônia Juliano Moreira em diversas ocasiões ? a última internação durou 25 anos, de 1964 até a sua morte, período em que produziu a parte mais significativa de sua obra. O singular artista é objeto de ensaio fotográfico do carioca, apresentado em Um Olhar sobre Bispo do Rosário, que reúne 28 das quarenta fotografias produzidas ao longo de três dias de 1985. Um vídeo documental dirigido pela curadora completa o acervo.

Caixa Cultural ? Galeria 2. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, ? Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 10 de novembro.

✪✪✪✪?Abraham Palatnik

Um dos maiores nomes da arte cinética apresenta trabalhos produzidos desde 1950. Entre os destaques está um dos seus famosos aparelhos cinecromáticos: uma caixa que contém lâmpadas que, por meio de um sistema de engrenagens, criam padrões de cores variáveis, contempladas através de uma tela translúcida. A partir de R$ 40 000,00.

Anita Schwartz Galeria de Arte. Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea, ☎ 2274-3873 e 2540-6446. Segunda a sexta, 10h às 20h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até dia 21.

Cinéticos: Arte em Movimento

Cerca de trinta obras de arte cinética estão reunidas na exposição. Marcam presença nomes de ponta, como Jesus Soto, Carlos Cruz-Diez, Julio Le Parc e Abraham Palatnik. A partir de R$ 40 000,00.

Galeria de Arte Ipanema. Rua Aníbal de Mendonça, 27, Ipanema, ☎ 2512-8832. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 10h às 14h. Grátis. Até 15 de outubro.

Sérvulo Esmeraldo

O artista cinético cearense tem setenta obras reunidas, entre pinturas, desenhos, gravuras, objetos e esculturas.

Pinakotheke Cultural. Rua São Clemente, 300, Botafogo, ☎ 2537-7566. Segunda a sexta, 10h às 18h. Sábado, 10h às 16h. Grátis. Até 13 de novembro.

Fonte: VEJA RIO