DIVERSÃO

É de graça

Confira 29 atrações gratuitas para aproveitar o fim de semana

- Atualizado em

SHOWS

Hermeto Pascoal

Um episódio antigo dá bem a medida do talento do músico alagoano. Em 1971, Miles Davis (1926-1991), o genial trompetista americano, gostou tanto de ouvir seu colega brasileiro no estúdio que surrupiou três de suas composições e as incluiu no disco Live-Evil. Após reclamações, edições posteriores do álbum ganharam o crédito devido. Inventivo, no repertório e no uso de instrumentos ? que podem ser, além do piano, um berrante, chaleiras e garrafas d?água ?, Hermeto costuma encerrar suas apresentações como o flautista de Hamelin, arrastando para a rua o público em bloco. Desta vez não será necessário: ele já vai estar ao ar livre, no palco da série Jazz in Festival, montado pelo Sesc no Largo do Machado. No sábado (14), defende seu jazz de tintas brasileiras ao lado dos fiéis escudeiros Fábio Pascoal (percussão), seu filho, Aline Morena (voz e percussão), sua mulher, Itiberê Zwarg (contrabaixo), André Marques (piano), Vinicius Dorin (sopros) e Márcio Bahia (bateria). Estão no programa Vivo Rio, faixa composta na década de 80 em homenagem ao Circo Voador, onde comandou noites memoráveis, Boré Boré e Irmãos Latinos. Também devem aparecer músicas do último trabalho, De Corpo e Alma, DVD gravado no fim do ano passado, no qual toda a sonoridade é obtida por meio do corpo.

Largo do Machado. Informações: ☎?2511-5947. Sábado (14), 18h. Grátis.

Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

CRIANÇAS

Pequenos Contadores de Histórias

Liderada pela atriz Ângela Câmara, a oficina vai ensinar aos pequenos a arte de contar histórias. Serão investigados técnicas de narração, ferramentas teatrais e o uso de instrumentos musicais. Na última aula, eles apresentam contos populares para o público. Rec. a partir de 7 anos.

Sede das Cias ? Escadaria Selarón. Rua Manuel Carneiro, 10/12, Lapa, ☎?2137 1271. Domingo, 15h. Grátis. Até dia 29. Inscrições no e-mail sededascias@nevaxca.com.br.

Os Tapetes Contadores de Histórias ? 15 Anos

Em celebração de aniversário, a companhia apresenta uma exposição interativa composta de tapetes, caixas e livros de pano confeccionados no Brasil, no Peru e na França. Além dos vinte cenários tridimensionais, grupos de até cinquenta pessoas poderão conferir sessões de histórias aos sábados e domingos, às 16h e às 17h. O repertório é escolhido na hora e há distribuição de senhas trinta minutos antes. Rec. a partir de 3 anos.

Caixa Cultural ? Sala Margot (50 lugares). Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎?3980-3815, ??Carioca. Terça a domingo, 10h/21h. Grátis. Até 13 de outubro.

Clubinho do Jack

No espaço recreativo do Center Shopping, as crianças brincam em oficinas culturais e assistem apresentações de teatro infantil. A peça desta semana é Rapunzel, que conta a história de um casal que teve que dar a sua filha a uma bruxa má após pegarem frutos sem pedir. Já crescida, Rapunzel jogava suas longas tranças toda vez que a feiticeira quer vê-la. O filho do rei acaba descobrindo o segredo e passa a vistar a princesa, apaixonando-se por ela.

Center Shopping, Av. Geremário Dantas, 404, Tanque, Jacarepaguá. Informações, ☎?3312-5001. Domingo, 13h às 15h. Grátis.

Estação Happy

As crianças podem se divertir na Estação Happy, no Center Shopping Rio. O evento, composto de brinquedos infláveis, tem um conjunto de atividades lúdicas e educativas, que enaltecem valores como amizade, cooperação e respeito ao meio ambiente. Nos fins de semana, o personagem Ronald McDonald se apresenta ao vivo, com técnicas de ilusionismo, efeitos sonoros e números circenses.

Center Shopping, Av. Geremário Dantas, 404, Tanque, Jacarepaguá. Informações, ☎?3312-5001. Domingo a quinta, 12h às 20h; sexta e sábado, 11h às 21h. Grátis. Até 15 de setembro.

O Reino do Feijão

Na trama, uma baronesa resolve inscrever a feijoada em um grande concurso internacional de gastronomia para salvar o Reino do Feijão Preto ? em decadência após a morte de seu marido. Samba, o porco-compositor, é escolhido para virar ingrediente do prato. Os servos Romão e Mariola enfrentam o dilema: salvam o reino ou evitam que o amigo acabe na panela? Direção de Helton Tinoco (60min). Rec. a partir de 4 anos. Estreou em 4/8/2013.

Centro Cultural Parque das Ruínas (60 lugares). Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa, ☎?2224-3922. Domingo, 11h. Grátis. Senhas distribuídas meia hora antes. Até 27 de outubro.

Chapeuzinho Vermelho

Encenada pela Cia Artistando, Chapeuzinho Vermelho tem de visitar a Vovó sem parar para falar com nenhum estranho. Para surpresa da menina, o Lobo Mau, solto na floresta, fará de tudo para conseguir a cestinha de guloseimas da menina.

Santa Cruz Shopping. Rua Felipe Cardoso, 540, Santa Cruz. ☎ 2418-9400. Domingo (15), 17h.

O caminho para o El Dourado

A história gira em torno de Túlio e Miguel, dois vigaristas que vivem de pequenos golpes. A sorte muda para eles quando ganham um mapa que pode levá-los à cidade perdida de El Dourado, também conhecida como a ?Cidade do Ouro?.

Bangu Shopping. Rua Fonseca, 240, Bangu. ☎ 2430-5130. Domingo (15), 17h. Grátis.

Aviões

Inspirado na estreia da nova animação da Disney, o Ilha Plaza oferece um circuito de atividades gratuitas para animar a criançada. As brincadeiras que têm duração de vinte minutos e sãi divididas em cinco partes, entre elas, cabine com game Disney, jogo da memória com ícones do filme, mockups de aviões para jogos vai e vem e mesas para pinturas de desenho. Indicada para crianças de 4 a 12 anos, a atração poderá receber 25 crianças em cada sessão.

Ilha Plaza Shopping. Avenida Maestro Paulo e Silva, 400, Ilha do Governador. ☎ 2468-8100. Segunda a sábado, 14h às 22h; domingo, 15h às 21h. Até 6 de outubro. Grátis.

TEATRO

Nós Sempre Teremos Paris

Françoise Forton e Aloisio de Abreu dão vida a personagens que tiveram um encontro casual durante uma viagem de turismo a Paris, na qual passaram uma tarde juntos e perceberam que tinham vários interesses em comum. Vinte anos depois, sem contato algum, os dois voltam ao mesmo café onde se conheceram com a expectativa de um reencontro e de, enfim, retomar uma possível história de amor. A sessão gratuita faz parte do evento Programão Carioca.

Teatro Armando Gonzaga. Avenida General Osvaldo Cordeiro de Farias, 511, Marechal Hermes. Domingo (15), 18h. Grátis.

sempre-paris.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

No Buraco

Montagem adulta do Centro Teatral Etc e Tal, a comédia traz Alvaro Assad, Marcio Moura e Melissa Teles Lôbo em cinco esquetes de pantomima, sem falas. Direção de Alvaro Assad (60min). 14 anos. Reestreou em 7/9/2013.

Espaço Cultural Eletrobras Furnas ? Auditório (170 lugares). Rua Real Grandeza, 219, Botafogo, ☎?2528-5166 (segunda a sexta) e 9237-8631 (sábado e domingo). Sábado, 20h; domingo, 19h. Grátis. Senhas distribuídas uma hora antes. Para o acesso, é necessário portar documento de identidade com foto.

Até domingo (15).

DANÇA

Dança em Trânsito

Espaços públicos, quase todos ao ar livre, se transformam em palcos para apresentações gratuitas na oitava edição do festival coordenado por Giselle e Flávia Tápias. Neste ano, quinze companhias do Brasil e do exterior se apresentam de quinta (12) até o dia 18. Na abertura, o grupo Gentlemen de Rua (Grua), de São Paulo, interpreta Corpos de Passagem, na quinta (12), às 16h, na Cinelândia. O mesmo espetáculo é bisado na sexta (13), às 16h, na Praça do Pacificador, em Duque de Caxias, e no sábado (14), às 11h, na Lagoa, próximo ao Parque da Catacumba. Livre.

Confira a programação completa em www.espacotapias.com.

CONCERTOS

Orquestra Petrobras Sinfônica

Na apresentação em forma de cyberconcerto, em que é possível fotografar e filmar, para disponibilização na web, o grupo, sob a regência de Sammy Fuks, recebe o solista Victor Astorga (oboé). O programa inclui peças de Mozart (La Clemenza di Tito, K 621), Haydn (Concerto para Oboé e Orquestra) e Villa-Lobos (Suíte para Orquestra de Câmara II ? dedicada a Mindinha). Antes, na sexta (13), o conjunto realiza ensaio gratuito, aberto ao público, às 16h, na Fundição Progresso. Haverá distribuição de senhas uma hora antes.

Igreja Sagrado Coração de Maria (50 lugares). Rua Toneleros, 56, Copacabana, ☎?2545-9900. Domingo (15), 16h. Grátis.

EXPOSIÇÕES

Walter Firmo

Morto em 1989, Arthur Bispo do Rosário é um dos artistas brasileiros mais festejados na cena contemporânea internacional. Prova disso é a presença de seus trabalhos na mostra principal da atual edição da Bienal de Veneza, aberta em junho e em cartaz até novembro. Em vida, porém, o sergipano foi marcado pelo estigma da loucura. Diagnosticado como esquizofrênico e paranoico, esteve na Colônia Juliano Moreira em diversas ocasiões ? a última internação durou 25 anos, de 1964 até a sua morte, período em que produziu a parte mais significativa de sua obra. O singular artista é objeto de ensaio fotográfico do carioca Walter Firmo, apresentado em Um Olhar sobre Bispo do Rosário, a partir de domingo (15) na Caixa Cultural. Com curadoria da psicanalista Flavia Corpas, a mostra reúne 28 das quarenta fotografias produzidas ao longo de três dias de 1985. Nas imagens, Bispo do Rosário aparece junto com suas obras, muitas realizadas com objetos resgatados em meio ao lixo e à sucata. Um vídeo documental dirigido pela curadora completa o acervo.

Caixa Cultural ? Galeria 2. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, ? Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 10 de novembro. A partir de domingo (15).

Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte

Cerca de 300 peças do acervo do Museu Olímpico de Lausanne, na Suíça, estão reunidas na mostra que conta a história das Olimpíadas. Uma das atrações é a cópia do discurso, de 1892, em que o Barão de Coubertin propõe a recriação dos Jogos Olímpicos.

Museu Histórico Nacional. Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro, ☎ 2550-9220. → Terça a sexta, 10h às 17h30; sábado, domingo e feriados, 14h às 18h. R$ 8,00. Grátis para menores de 5 anos, maiores de 65 e aos domingos.

A bilheteria fecha meia hora antes. Até 1º de dezembro. A partir de sexta (13).

✪✪✪✪?Herança do Sagrado

Cerca de 100 trabalhos, grande parte dos Museus Vaticanos, estão reunidos na mostra. Há nomes de alto relevo histórico entre os artistas, como Ticiano, Fra Angelico, Michelangelo, Leonardo da Vinci e Caravaggio.

Museu Nacional de Belas-Artes. Avenida Rio Branco, 199, Centro, ☎ 2219-8474,

? Cinelândia. → Terça a domingo, 9h às 21h. Grátis. Até sexta (13).

✪✪✪✪✪?Jacques Henri Lartigue

Na retrospectiva do fotógrafo francês encontram-se 225 itens. Há encantadores flagrantes de viagem, retratos de amigos e registros esportivos. A beleza das imagens é valorizada pela montagem impecável.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta, às 17h. Até domingo (15).

✪✪✪✪?Abraham Palatnik

Um dos maiores nomes da arte cinética apresenta trabalhos produzidos desde 1950. Entre os destaques está um dos seus famosos aparelhos cinecromáticos: uma caixa que contém lâmpadas que, por meio de um sistema de engrenagens, criam padrões de cores variáveis, contempladas através de uma tela translúcida. A partir de R$ 40 000,00.

Anita Schwartz Galeria de Arte. Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea,

☎ 2274-3873 e 2540-6446. → Segunda a sexta, 10h às 20h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até dia 21.

Antanas Sutkus

Lembrado recentemente em mostra nos Correios, o fotógrafo lituano ganha nova exposição, Nostalgia dos Tempos da Pureza. Nas cerca de 100 imagens, os personagens são idosos e crianças.

Centro Cultural Justiça Federal. Avenida Rio Branco, 241, Centro, ☎ 3261-2550,

? Cinelândia. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até dia 22.

Beatriz Milhazes

Em Meu Bem, a artista apresenta uma panorâmica de sua produção desde 1989, reunindo mais de sessenta criações, entre pinturas, colagens e gravuras.

Paço Imperial. Praça XV de Novembro, 48, Centro, ☎ 2215-2093. Terça a domingo, 12h às 18h. Grátis. Até 27 de outubro.

Isabella Matheus/divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

✪✪✪✪?Cai Guo-Qiang

Nome de ponta da arte contemporânea chinesa, o artista apresenta Da Vincis do Povo. A mostra ocupa o CCBB e o Centro Cultural Correios. No primeiro estão instalações ? algumas reúnem objetos criados por camponeses da China. Parte mais famosa de seu trabalho, os desenhos produzidos com queima da pólvora podem ser vistos, em sua maioria, no outro prédio.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. → Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis; Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, ☎ 2253-1580. → Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até dia 23.

Cinéticos: Arte em Movimento

Cerca de trinta obras de arte cinética estão reunidas na exposição. Marcam presença nomes de ponta, como Jesus Soto, Carlos Cruz-Diez, Julio Le Parc e Abraham Palatnik. A partir de R$ 40 000,00.

Galeria de Arte Ipanema. Rua Aníbal de Mendonça, 27, Ipanema, ☎ 2512-8832. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 10h às 14h. Grátis. Até 15 de outubro.

✪✪✪?Cristina Iglesias

A artista espanhola apresenta sua primeira individual no Rio. Um dos destaques é Habitação de Alabastro, já apresentado na Bienal de Veneza de 1993: a obra consiste em uma série de placas de pedra, com mais de 100 quilos cada uma, presas a duas paredes, formando uma espécie de refúgio.

Casa França-Brasil. Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro, ☎ 2332-5120. → Terça a domingo, 10h às 20h. Grátis. Até 20 de outubro.

Graphos: Brasil Hoje

Após meses de obras, a galeria reabre no mesmo Shopping dos Antiquários, mas em outra loja. A coletiva inaugural reúne obras inéditas de 22 artistas ligados à Graphos: Brasil, entre eles Waltercio Caldas, Walter Goldfarb e Carlos Vergara. R$ 4 000,00 a R$ 150 000,00.

Graphos: Brasil. Rua Siqueira Campos, 143 (Shopping dos Antiquários), sobreloja 11, Copacabana, ☎ 2256-3268 e 2255-8283. Segunda a sexta, 11h às 19h; sábado, 11h às 18h. Grátis. Até 28 de setembro.

Lenora de Barros

Entre 1993 e 1996, a artista assinou uma coluna experimental, publicada no Jornal da Tarde, de São Paulo. Sessenta e cinco desses trabalhos estão na individual Umas e Outras, que conta ainda com dois vídeos e uma intervenção sonora.

Galeria Laura Alvim. Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema, ☎ 2332-2017. Terça a domingo, 13h às 21h. Grátis. Até 27 de outubro.

Marilá Dardot

As Coisas Estão no Mundo é o nome da individual e de uma instalação que a artista apresenta. Em enormes pilhas de papel, ela esculpe essa mesma frase que batiza a mostra. Seis obras de parede, criadas a partir de versos de poetas brasileiras, completam o acervo. R$ 6 000,00 a R$ 18 000,00.

Galeria Silvia Cintra + Box 4. Rua das Acácias, 104, Gávea, ☎ 2521-0426. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 12h às 19h. Grátis. Até 5 de outubro.

Sérvulo Esmeraldo

O artista cinético cearense tem setenta obras reunidas, entre pinturas, desenhos, gravuras, objetos e esculturas.

Pinakotheke Cultural. Rua São Clemente, 300, Botafogo, ☎ 2537-7566. Segunda a sexta, 10h às 18h. Sábado, 10h às 16h. Grátis. Até 13 de novembro.

Poesia Marginal ? Palavra e Livro

Atração no centro cultural da Gávea, Poesia Marginal ? Palavra e Livro exibe cerca de sessenta publicações de nomes como Ana Cristina Cesar (1952-1983), Cacaso (1944-1987), Geraldo Carneiro, Chacal e Nicolas Behr ? desse último, o visitante pode ver duas páginas de Bagaço (1979), com versos e um desenho do autor.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎?3284-7400. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta, às 17h. Até 10 de novembro.

Luzescrita

Em Luzescrita, na Caixa, são reunidas 39 obras de Arnaldo Antunes, Fernando Laszlo e Walter Silveira, entre vídeos, objetos, fotografias e uma instalação. Em todas, a luz é aplicada à caligrafia adotada nos versos. Chama atenção Ilusinha (2010), espécie de luminária de parede com a palavra-trocadilho que lhe dá nome, assinada por Arnaldo Antunes.

Caixa Cultural ? Galeria 4. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, ? Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 27 de outubro.

Fonte: VEJA RIO