DIVERSÃO

É de graça

Confira 30 atrações gratuitas para curtir o fim de semana

- Atualizado em

SHOWS

Encontro de Funk Beneficente

O encontro será comandado por mais de 30 MC?s do cenário do funk carioca, como o MC Federado e os Leleke?s, Leandro e as Abusadas, Tati quebra barraco, MC Cidinho, MC Mascote, MC Créu, MC Tabajara, Jean MC, MC Marcely, MC Tipock, e mais. O evento, que acontece na Lona Cultural do Piscinão de Ramos, pretende arrecadar duas toneladas de alimentos não perecíveis para ajudar asilos, orfanatos e abrigos da região.

Lona Cultural do Piscinão de Ramos, Ramos. Domingo (4), 14h. Grátis (um quilo de alimento não perecível)

leleks-1.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Azymuth

Com elementos do jazz fusion, do samba e do funk, o grupo instrumental celebra quarenta anos de carreira com repertório que inclui Voo sobre o Horizonte, Marrocos Club e Isso é Partido Alto. Zé Carlos Bigorna (sax e flauta) é o convidado. Livre.

Espaço Furnas Cultural (170 lugares). Rua Real Grandeza, 219, Botafogo, ☎ 2528-5166. Sábado (3), 20h; domingo (4), 19h. Grátis. Bilheteria: a partir das 14h (sáb. e dom.). www.furnas.com.br.

Selo Instrumental Brasil

Na sexta (2), Marcelo Caldi (acordeão) e Fabio Luna (multiinstrumentista) recebem Bebê Kramer (acordeão). No sábado (3), o violonista Marcel Powell e o percussionista Fabio Pascoal, filhos de Baden Powell e Hermeto Pascoal, são as atrações. No domingo (4), Marco Lobo (percussão) e Yaniel Matos (piano) dividem o palco. 12 anos.

Centro Cultural Correios (200 lugares). Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, ☎?2253-1580. Sexta (2) a domingo (4), 19h. Grátis. Senhas distribuídas uma hora antes dos espetáculos.

Conexão Rio

Até 8 de agosto, palcos da cidade recebem 29 atrações gratuitas dedicadas à música instrumental. Na segunda semana, entre os destaques da programação, o guitarrista Victor Biglione se apresenta ao lado do violonista Marcell Powell, no Teatro Maria Clara Machado, e o Zé Paulo Becker Trio recebe o pianista Marcos Ariel, na Cúpula do Planetário. Livre.

Teatro Maria Clara Machado (124 lugares). Avenida Padre Leonel França, 240, Gávea, ☎?2274-7722. Quinta (25), 20h30. Cúpula do Planetário (260 lugares). Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100, Gávea, ☎ 2274-0046. Sexta (26), 20h30. Grátis. Clique aqui para ver a programação completa.

http://vejario.abril.com.br/especial/conexao-rio-promove-shows-gratuitos-no-rio-746572.shtml

CONCERTOS

Orquestra Petrobras Sinfônica

Gustavo Menezes e Andrea Moniz (violinos), Ricardo Menezes (violino e viola), Marcello Salles (violoncelo) e Elisa Wierner (contínuo) interpretam obras de Pachelbel, Vivaldi, Albinoni, Mozart e Ernani Aguiar. Completam a formação Letícia Guimarães (violino) e Miguel Braga (violoncelo), alunos solistas da Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica. A apresentação faz parte da série Mestre Athayde, que leva música erudita, de graça, a igrejas da cidade.

Paróquia Santa Teresinha Menino Jesus (200 lugares). Avenida Lauro Sodré, 83, Botafogo, ☎?2295-5197. Sábado (3), 17h. Grátis.

ESPECIAL

Feira Rio Antigo

Atração garantida no calendário da cidade, o evento espalha pelas ruas barracas de antiquários locais. O programa se completa com a visita aos bares das redondezas e a música ao vivo. Na Praça Emilinha Borba, na esquina das ruas do Lavradio e Senado, vão se apresentar os grupos Scenarium Musical, às 14h30, e Choro Novo, às 16h30.

Rua do Lavradio. Sábado (3), a partir das 10h. Grátis.

feira-lavradio.JPG
(Foto: Redação Veja rio)

CRIANÇAS

Os Fabulosos

Criada em 2009, a trupe começou com César Tavares e Marcos Camelo, parceiros no elenco do Doutores da Alegria. Os artistas aproveitavam espetáculos da companhia para testar números próprios, nos quais misturavam dramaturgia e técnicas circenses. Após um convite para participarem da peça Noites Intrépidas, da Intrépida Trupe, os rapazes conheceram Fernanda Monteiro, recém-chegada do Cirque du Soleil. Hoje um trio, Os Fabulosos levam sua arte aos jardins do Museu da República. Na encenação, de graça, batizada com o nome do grupo, o público é apresentado a uma dupla de charlatões e sua parceira (Fernanda). Eles são artistas mambembes, que ganham a vida de praça em praça, dividindo com o povo fabulosos talentos, a exemplo de leitura da mente, hipnose e maravilhas da medicina popular. Ao longo da sessão, os espectadores são convidados a participar de quadros, como o do arremessador de facas, e acompanham a transformação de um dos personagens em onça aos olhos de todos. Direção dos atores (60min). Rec. a partir de 12 anos. Estreia prevista para este sábado (3).

Museu da República (300 lugares). Rua do Catete, 153, Centro, ☎?3235-3693. Sábado e domingo, 15h30. Grátis. Até dia 11.

Pano de Roda

A trupe familiar da Cia. Carroça de Mamulengos traz de volta o espetáculo para celebrar dez anos de atividades do Teatro Municipal do Jockey. Atores, músicos, bonequeiros, contadores de histórias e palhaços retratam os bastidores e percalços da vida circense. Na história, um circo itinerante está de passagem por uma pequena cidade e uma dupla de desocupados (João Gomide e Matheus Gomide) busca lugar na companhia formada pela líder, um encarregado, uma dançarina, um marceneiro e uma auxiliar (60min). Rec. a partir de 4 anos. Reestreia prevista para este sábado (3).

Centro de Referência Cultura Infância ? Teatro do Jockey (150 lugares). Avenida Bartolomeu Mitre, 1110, Gávea,

☎?3114-1286. Sábado e domingo, 17h. Grátis. Distribuição de senhas uma hora antes. Estac. na Rua Mário Ribeiro, 410 (R$ 4,00 a hora).

Minotauro

Ao ar livre, a montagem reúne atores, um cantor lírico e músicos com instrumentos de sopro e cordas para contar a história de Agabo, jovem artista da Ilha de Creta. Ele pretende levar para um concurso o retrato de seu maior medo, o Minotauro, criatura com cabeça de touro e corpo de homem. Para tanto, encara um perigoso labirinto e corre contra o tempo para que o herói Teseu não mate o animal antes de ele descobrir sua forma. Direção de Fernando Maatz (60min). Rec. a partir de 5 anos.

Museu da República (50 lugares). Rua do Catete, 153, Centro, ☎?3235-3693. Sábado e domingo, 11h. Grátis. Distribuição de senhas uma hora antes. Até 31 de agosto.

Clube Mundial da Expedição

O Boulevard Rio Shopping recebe o evento da Discovery Kids para entreter as crianças nas férias. O simpático cachorrinho Doki e seus amigos levam a garotada para explorar os quatro cantos do mundo. No interior do Clubinho as crianças saberão curiosidades sobre diferentes partes do mundo, assistirão a um dos episódios da série de Doki e, com ajuda de monitores, aprenderão a identificar no mapa mundial os países por onde os personagens passaram. A área do evento inclui jogos interativos e atividades para colorir.

Boulevard Rio Shopping, Rua Barão de São Francisco, 236, Vila Isabel. ☎ 2577-8777. Segunda a sábado, 10h às 22h; domingo, 15h às 21h. Até 11 de agosto.

Galinha Pintadinha

A praça de eventos do West Shopping recebe atrações temáticas da Galinha Pintadinha. Há um espaço para os pequenos cantarem e dançarem ao som dos principais sucessos, oficinas de pintura e desenho, além da presença da personagem, para tirar fotos em dias especiais. Além das atrações gratuitas, há uma roda gigante indoor (R$ 10 por pessoa).

West Shopping. Estrada do Mendanha, 555, Campo Grande. ☎ 3178-9501. Segunda a sábado, 10h às 22h; domingo, 15h às 21h. Até 11 de agosto.

Cinema da Galinha Pintadinha

A atração no Center Shopping oferece aos participantes um circuito de três etapas que envolve oficinas de pintura e desenho, seguidas da exibição de cinco filminhos da Galinha Pintadinha e uma vinheta especial. Ao final, a personagem principal da história tira fotos com a criançada, em dias especiais. A brincadeira dura cerca de trinta minutos e cada atividade pode ter até vinte crianças no grupo. Para crianças a partir de um ano de idade.

Center Shopping. Avenida Geremário Dantas, 404, Tanque, Jacarepaguá. ☎ 3312-500. Diariamente, 15h às 21h. Até 4 de agosto.

cinema-galinha.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

EXPOSIÇÕES

✪✪✪✪?Haruo Ohara

Entre o fim do século XIX e o início do século XX, grandes levas de famílias japonesas deixaram seu país em direção ao Brasil com o objetivo de trabalhar na agricultura. Dois daqueles imigrantes, porém, acabaram se dedicando também à arte, produzindo obras que podem ser vistas na cidade. No Instituto Moreira Salles,?Haruo Ohara (1909-1999) tem 110 de suas belíssimas fotografias reunidas. Já o pintor Manabu Mabe (1924-1997) é celebrado na Caixa Cultural em mostra com trinta pinturas e cinco desenhos.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400. → Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta, às 17h. Até 8 de setembro.

Manabu Mabe

Entre o fim do século XIX e o início do século XX, grandes levas de famílias japonesas deixaram seu país em direção ao Brasil com o objetivo de trabalhar na agricultura. Dois daqueles imigrantes, porém, acabaram se dedicando também à arte, produzindo obras que podem ser vistas na cidade. O pintor Manabu Mabe (1924-1997) é celebrado na Caixa Cultural em mostra com trinta pinturas e cinco desenhos.

Caixa Cultural ? Galeria 2. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, ? Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 8 de setembro.

✪✪✪✪✪? Jacques Henri Lartigue

Dono de um dos mais relevantes acervos de fotografia do país, o Instituto Moreira Salles tem acertado seguidamente em exposições do gênero. Na alentada retrospectiva do francês Jacques Henri Lartigue (1894-1986), fica patente, uma vez mais, quão importante é não apenas a qualidade da obra mas também o cuidado com a montagem, a ambientação, os textos explicativos e a iluminação. Descoberto tardiamente como fotógrafo ? ele se dizia pintor ?, Lartigue tem exibidas mais de 200 imagens excepcionais. Destacam-se aquelas em que ele se dedicou a uma obsessão: registrar a vida em movimento, como em cliques de pessoas saltando, partidas de tênis e corridas de carros.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta, às 17h. Até 15 de setembro.

Hélio Branco

Vinte trabalhos fotográficos integram a individual A Luz que Nos Protege. Nas criações, parte de uma série desenvolvida desde 2010, Hélio Branco flagra a luz da cidade. R$ 5 000,00 a R$ 15 000,00.

Galeria Coleção de Arte. Praia do Flamengo, 278, térreo, Flamengo, ☎ 2551-0641. → Segunda a sábado, 10h às 18h. Grátis. Até 17 de agosto. A partir de segunda (29).

Mônica Piloni

A artista paranaense exibe a obra Ímpar, com um par de esculturas, uma de bronze e a outra de resina, produzidas a partir de suas próprias medidas corporais. Na sala anexa serão exibidos dois vídeos. R$ 40 00,00 a R$ 50 000,00.

Galeria Laura Marsiaj. Rua Teixeira de Melo, 31-C, Ipanema, ☎ 2513-2074. Terça a sexta, 10h às 19h; sábado, 11h às 16h. Grátis. Até 31 de agosto. A partir de quarta (31).

Novíssimos 2013

Na 43ª edição, a coletiva reúne dezesseis artistas, autores de trabalhos em desenho, pintura, instalação, objeto, vídeo e fotografia.

Galeria de Arte Ibeu. Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 690, 2º andar, Copacabana, ☎ 3816-9473. Segunda a sexta, 13h às 19h. Grátis. Até 30 de agosto. A partir de quarta (31).

✪✪✪✪?Sabine Weiss

Em sua primeira retrospectiva no Brasil, a reputada fotógrafa francesa, de 89 anos, apresenta 132 imagens.

Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, ☎ 2253-1580. → Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até domingo (4). www.correios.com.br.

Ariano Suassuna - Arte como Missão

Ariano Suassuna foi retratado nos últimos dez anos pelo artista plástico e fotógrafo Alexandre Nóbrega que acompanhou as viagens, rotina e registrou momentos descontraídos do escritor. Pela primeira vez, essas imagens poderão ser vistas pelo público carioca. A exposição faz parte do projeto "Ariano Suassuna - Arte como Missão" que inclui ainda uma aula espetáculo e uma mostra de filmes baseados em sua obra.

Caixa Cultural . Avenida Almirante Barroso, 25, Centro. Tel: 3980-3815. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 18 de agosto. Ciclo de filmes: 3 e 4 de agosto. Grátis. Aula espetáculo: Theatro Municipal, Praça Floriano, 2332-9134, 3 de agosto, ao meio-dia. Grátis (sujeito à lotação do teatro. A bilheteria abrirá às 11 horas)

Alexandre Mury

A individual Fricções Históricas traz um vídeo e 42 fotografias em grandes formatos ? em todas o próprio artista banca o modelo, protagonizando releituras de obras-primas da história da arte, ícones da cultura e do imaginário coletivo.

Caixa Cultural ? Galeria 1. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 2544-4080, ? Carioca. → Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 8 de setembro.

A Arte a Serviço da Fé

A mostra reúne cerca de 600 peças da coleção de arte sacra do Museu Histórico Nacional.

Museu Histórico Nacional. Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro, ☎ 2550-9220. → Terça a sexta, 10h às 17h30; sábado, domingo e feriados, 14h às 18h. Até domingo (4): grátis.

Crux, Crucis, Crucifixus ? O Universo Simbólico da Cruz

Símbolo associado ao cristianismo, embora marque presença histórica em outras religiões, a cruz é o tema da mostra, que reúne cerca de 150 objetos dos séculos XVIII e XIX. Além das cruzes propriamente ditas, há santos, relicários e oratórios nos quais o símbolo aparece em evidência.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. → Segunda e quarta a domingo, 9h às 21h. Grátis. Até 23 de setembro.

Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

✪✪✪✪?Herança do Sagrado

Cerca de 100 trabalhos, grande parte dos Museus Vaticanos, estão reunidos na mostra, a maior dedicada à arte sacra já realizada no Brasil. Há nomes de alto relevo histórico entre os artistas, como Ticiano, Fra Angelico, Michelangelo, Leonardo da Vinci e Caravaggio.

Museu Nacional de Belas-Artes. Avenida Rio Branco, 199, Centro, ☎ 2219-8474, ? Cinelândia. → Terça a sexta, 10h às 18h; sábado, domingo e feriados, 12h às 17h. Grátis. Até 13 de outubro.

Machinarium

Instalações, vídeos, projeções, fotografias e objetos criados por oito artistas brasileiros e estrangeiros investigam a relação entre arte e ciência.

Oi Futuro Ipanema. Rua Visconde de Pirajá, 54, Ipanema, ☎ 3201-3000, ? General Osório. Terça a sexta e feriados, 15h às 21h; sábado e domingo, 14h às 21h. Grátis. Até 8 de setembro.

✪✪✪✪?Um Outro Olhar: Coleção Roberto Marinho

Com 202 obras da coleção do jornalista Roberto Marinho (1904-2003), a coletiva é dominada por expoentes do modernismo brasileiro, nomes de relevo como Guignard, Di Cavalcanti, Ismael Nery e Portinari.

Paço Imperial. Praça XV de Novembro, 48, Centro, ☎ 2215-2093. Terça a domingo, 12h às 18h. Grátis. Até 11 de agosto. www.pacoimperial.com.br.

✪✪✪ Rosana Ricalde

Dezesseis trabalhos, entre pinturas, esculturas, objetos e uma instalação, compõem a individual Poemas Pendurados. A maioria evoca a ideia de texto e de livro.

Galeria Laura Alvim. Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema, ☎ 2332-2017. Terça a domingo, 13h às 21h. Grátis. Até 11 de agosto.

✪✪✪?Tadeu Jungle

Conhecido por transitar por várias mídias, em particular o cinema e a videoar¬te, o artista apresenta uma retrospectiva da sua obra em uma única videoinstalação, chamada TAMTA (iniciais de "tudo ao mesmo tempo agora"). Outras obras se espalham pelo Oi Futuro: na área externa, na porta de entrada, no hall do térreo e nas escadas.

Oi Futuro Flamengo. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, ☎ 3131-3060, ? Largo do Machado. → Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 8 de setembro.

✪✪✪?Universo Bordallo Pinheiro

Vik Muniz, Tunga, Barrão, Regina Silveira, Maria Lynch e Isabela Capeto estão entre os vinte profissionais brasileiros que criaram obras para a coletiva em homenagem ao ceramista português Rafael Bordallo Pinheiro.

Oi Futuro Flamengo. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, ☎ 3131-3060, ? Largo do Machado. → Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 8 de setembro.

Visões do Desterro

A coletiva reúne obras em diversos suportes de onze artistas portugueses: Isaque Pinheiro, Nuno Sousa Vieira, Jorge Molder, André Cepeda, Rui Calçada Bastos, Tatiana Macedo, Mauro Cerqueira, Joana Bastos, João Ferro Martins, Julião Sarmento e Adelina Lopes.

Caixa Cultural ? Galeria 4. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, ? Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 25 de agosto.

Fonte: VEJA RIO