DIVERSÃO

É de graça

Confira 23 atrações gratuitas para curtir o fim de semana

- Atualizado em

NOITE

Arraiá do Downtown

O shopping recebe a 11ª edição de sua festa junina com atrações para toda a família. Além das comidas e músicas típicas, brincadeiras juninas, quadrilha e decoração especial, bandas de forró prometem animar o público. A novidade deste ano é o show do grupo Raiz do Sana, às 21h, no domingo (21). Na sexta (19), há apresentação do grupo DomquiXote, enquanto no sábado (20), quem anima a noite é o trio Rapacuia, primeiro lugar no Festival Nacional de Forró da Ilha Grande.

Downtown, Avenida das Américas, 500, Praça Central, Barra da Tijuca. Sexta (19), 17h à meia-noite; sábado (20) e domingo (21), 14h à meia-noite. Grátis.

downtown.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Arraial do Planetário

A festa julina do endereço na Gávea acontece pelo quinto ano. Entre as atrações da farra gratuita estão previstos a Quadrilha Junina de Gonzagão, apresentações ao vivo de Marcus Lucenna e Trio Forró, barracas de literatura de cordel e telescópios para observação do céu.

Planetário da Gávea. Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100, Gávea, ☎?2274-0046. Sexta (19), 17h/22h. Grátis.

CRIANÇAS

Genesis

Dirigido por Marcelo Silveira, o espetáculo é o mais novo projeto da trupe do Afro Circo, um dos oito grupos artísticos do AfroReggae. Através da fusão de elementos das culturas indígena, afro-brasileira e dos centros urbanos com dança, música e circo, a montagem conta a história da evolução humana desde a sua criação até os dias atuais. Tudo embalado por trilha sonora bem brasileira, de nomes como Criolo, Caetano Veloso, MV Bill e Tom Jobim (90min). Rec. a partir de 5 anos. Estreou em 29/6/2013.

Anfiteatro Benjamim de Oliveira (180 lugares). Estrada do Cantagalo, s/nº, Cantagalo, ☎?2267-9834. Sábado, 19h; domingo, 18h. Grátis. Distribuição de senhas uma hora antes. Até domingo (21).

Minotauro

Ao ar livre, a montagem reúne atores, um cantor lírico e músicos com instrumentos de sopro e cordas para contar a história de Agabo, jovem artista da Ilha de Creta. Ele pretende levar para um concurso o retrato de seu maior medo, o Minotauro, criatura com cabeça de touro e corpo de homem. Para tanto, encara um perigoso labirinto e corre contra o tempo para que o herói Teseu não mate o animal antes de ele descobrir sua forma. Direção de Fernando Maatz (60min). Rec. a partir de 5 anos. Estreia prevista para este sábado (13).

Museu da República (50 lugares). Rua do Catete, 153, Centro, ☎?3235-3693. Sábado e domingo, 11h. Grátis. Distribuição de senhas uma hora antes. Até 31 de agosto.

Clubinho do Jack

No espaço recreativo do Center Shopping, as crianças brincam em oficinas culturais e assistem apresentações de teatro infantil. O espetáculo da vez é Os Músicos de Bremen, que conta a história de quatro bichos que decidem enfrentar as diferenças entre si em prol de um grande sonho: formar um grupo musical e se aventurar pelo mundo.

Center Shopping, Av. Geremário Dantas, 404, Tanque, Jacarepaguá. Informações, ☎?3312-5001. Domingos, 13h às 15h. Grátis.

Clube Mundial da Expedição

O Boulevard Rio Shopping recebe o evento da Discovery Kids para entreter as crianças nas férias. O simpático cachorrinho Doki e seus amigos levam a garotada para explorar os quatro cantos do mundo. No interior do Clubinho as crianças saberão curiosidades sobre diferentes partes do mundo, assistirão a um dos episódios da série de Doki e, com ajuda de monitores, aprenderão a identificar no mapa mundial os países por onde os personagens passaram. A área do evento inclui jogos interativos e atividades para colorir.

Boulevard Rio Shopping, Rua Barão de São Francisco, 236, Vila Isabel. ☎ 2577-8777. Segunda a sábado, 10h às 22h; domingo, 15h às 21h. Até 11 de agosto.

TEATRO

Larvárias

Daniela Carmona concebeu, dirige e está em cena (com Adriano Basegio) no espetáculo de máscaras da Companhia do Giro, de Porto Alegre. Sem diálogos, a peça é ambientada em um mundo onde estranhos seres têm uma convivência tumultuada. Direção da autora (55min). Livre.

Espaço Cultural Eletrobras Furnas ? Auditório (170 lugares). Rua Real Grandeza, 219, Botafogo, ☎ 2528-5166 (segunda a sexta) e 9237-8631 (sábado e domingo). Sexta e sábado, 20h; domingo, 19h. Grátis. Senhas distribuídas uma hora antes. Para o acesso, é necessário portar documento de identidade com foto. Até dia 21.

SHOWS

Conexão Rio

Até o dia 8 de agosto, palcos da cidade recebem 29 atrações gratuitas dedicadas à música instrumental. Na primeira semana, os destaques da programação são o baterista e arranjador Pascoal Meirelles e seu colega percussionista Mingo Araújo, na Lona Cultural Gilberto Gil, e o guitarrista Vitor Biglione ao lado do violonista Marcell Powell, no Teatro Maria Clara Machado. Livre. Grátis. Clique aqui para ver a programação completa.

paraphernalia.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

DANÇA

Correios em Movimento

Pelo terceiro ano consecutivo, o evento criado pela coreógrafa Giselle Tápias ? com curadoria dela e de sua filha, Flávia ? volta a reunir na cidade um expressivo painel do melhor da dança contemporânea. De quarta (17) até o dia 22, seis companhias do Brasil e de outros três países se apresentam no Centro Cultural Correios, de graça, e, apenas no último dia, no Espaço Sesc, em Copacabana ? quando serão cobrados ingressos. O espetáculo de abertura, às 19 horas (bisado no dia seguinte no mesmo horário), é Tao Te, criação do húngaro Ferenc Fehér. Em cena, é executada uma enérgica coreografia composta de movimentos de artes marciais. Outro destaque previsto, com sessões no sábado (20) e no domingo (21), às 19 horas, é There We Have Been, do inglês James Cousins. Inspirado na conturbada relação entre um jovem e a namorada do seu melhor amigo, recém-falecido, descrita no romance Norwegian Wood, do japonês Haruki Murakami, Cousins desenvolveu um inusitado pas de deux, no qual os dançarinos Aaron Vickers e Lisa Welham se movimentam sem que ele deixe os pés dela tocar o chão. Grátis. Clique aqui para ver a programação completa.

EXPOSIÇÕES

✪✪✪ Rosana Ricalde

Uma assumida obsessão pela palavra escrita permeia a individual da artista niteroiense em cartaz na Galeria Laura Alvim. Sob curadoria de Glória Ferreira, a mostra reúne dezesseis trabalhos, entre pinturas, esculturas, objetos e uma instalação, produzidos desde 2005. O texto emerge em As Palavras e as Coisas (2005), conjunto de cubos construídos com páginas do livro homônimo de Michel Foucault. Na série Cidades Invisíveis, Rosana usa frases retiradas das páginas da clássica obra de Ítalo Calvino para criar mapas de Istambul, Paris, Veneza, Roma e Rio. Especialmente curiosa, Fio de Ariadne (2012) é um novelo composto de uma única tira feita com emendas de cada linha impressa do livro

As Mil e Uma Noites. Galeria Laura Alvim. Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema, ☎ 2332-2017. Terça a domingo, 13h às 21h. Grátis. Até 11 de agosto.

Chove no Cafezal ? Mabe, da Figura à Abstração

Ao desembarcar no Brasil, no início da década de 30, o japonês Manabu Mabe (1924-1997) teve o mesmo destino de boa parte de seus conterrâneos na época: a lavoura. O interesse pela arte demonstrado desde a infância, porém, falou mais alto. No meio da plantação de café na qual trabalhava, em Lins, no interior paulista, ele montou um ateliê. Ali começou sua trajetória consagrada, que inclui o prêmio de melhor pintor nacional na quinta Bienal de São Paulo. O artista é relembrado em Chove no Cafezal ? Mabe, da Figura à Abstração, em cartaz a partir de terça (16), na Caixa Cultural. Com trinta pinturas e cinco desenhos, o acervo reunido se concentra entre os anos de 1945 e 1959, período em que, como sugere o nome da mostra, a estética de Mabe se transformou. Assim, há desde obras mais literais, como uma paisagem de Lins, pintada em 1949, até imagens totalmente abstratas de fins da década de 50, além de pontos de intersecção, a exemplo de No Cafezal (1956).

Caixa Cultural ? Galeria 2. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, ? Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 8 de setembro. A partir de terça (16).

Luiz Hermano

Em Perfis, o artista mostra duas séries inéditas de nove peças: uma feita com alumínio soldado e aplicação de pintura eletrostática, a outra com plaquetas de resina articulada. R$ 30 000,00 a R$ 75 000,00.

Luciana Caravello Arte Contemporânea. Rua Barão de Jaguaripe, 387, Ipanema, ☎ 2523-4696. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 11h às 14h. Grátis. Até 16 de agosto. A partir de sexta (19). www.lucianacaravello.com.br.

Ronaldo Torquato

Cerca de vinte desenhos, muitos deles com cenas do Rio, aparecem na mostra em que o artista comemora 40 anos de carreira.

Livraria Leonardo da Vinci. Avenida Rio Branco, 185, subsolo, Centro, ☎?2533-2237. Segunda a sexta, 9h às 19h; sábado, 9h às 13h. Grátis. Até 17 de agosto. A partir de quinta (18).

Tadeu Jungle

Conhecido por transitar por várias mídias, em particular o cinema e a videoarte, o artista apresenta poemas visuais, instalações e videoprojeções.

Oi Futuro Flamengo. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, ☎ 3131-3060, ? Largo do Machado. → Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 8 de setembro. A partir de terça (16).

✪✪✪?Antanas Sutkus

Um dos fotógrafos mais importantes do século XX, o lituano Sutkus, 73 anos, tem 100 de seus registros reunidos na mostra.

Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, ☎ 2253-1580. → Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até domingo (21). www.correios.com.br.

✪✪✪?Charlotte Rampling ? Álbuns Secretos

A atriz francesa é fotografada e fotógrafa na mostra organizada pela parisiense Maison Européenne de la Photographie. No primeiro caso, aparece em 26 poses, clicadas por nomes como Helmut Newton e Cecil Beaton.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. → Segunda e quarta a domingo, 9h às 21h. Grátis. Até domingo (21).

✪✪?Carmela Gross

Escadas é o nome da obra que batiza a exposição: uma série de escadas com centenas de lâmpadas fluorescentes acopladas aos degraus e às traves. A mesma evocação ainda está presente em Escada de Emergência, constituída de dois desenhos de escadas feitos com lâmpadas em forma de tubo sobre tripés metálicos.

Casa França-Brasil. Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro, ☎ 2332-5120. Terça a domingo, 10h às 20h. Grátis. Até dia 28.

✪✪✪✪?Haruo Ohara

Japonês radicado desde os 17 anos no Brasil, onde viveu como lavrador, Ohara (1909-1999) também se dedicou à fotografia, conquistando renome nessa atividade. Na individual estão reunidos 110 registros em preto e branco.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400. → Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta, às 17h. Até 8 de setembro.

Haruo Ohara
(Foto: Redação Veja rio)

✪✪✪✪✪?Jacques Henri Lartigue

Primeira retrospectiva do fotógrafo francês no Brasil. São exibidos 225 itens, na maioria belos flagrantes de viagens, retratos de amigos e registros de atividades esportivas.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400.

Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta, às 17h. Até 15 de setembro.

✪✪✪✪?Newton Rezende

A retrospectiva reúne 93 trabalhos de Rezende, boa parte do auge de sua produção, nas décadas de 60 e 70. Dotadas de notável riqueza cromática, na maioria com intervenções de colagem, as telas dividem espaço com desenhos.

Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. Rua Luís de Camões, 68, Centro, ☎ 2232-4213 e 2242-1012. Segunda a sexta, 12h às 20h; sábado, domingo e feriados, 11h às 17h. Grátis. Até dia 28.

✪✪✪✪?Um Outro Olhar: Coleção Roberto Marinho

Com 202 obras da coleção do jornalista Roberto Marinho (1904-2003), a coletiva é dominada por expoentes do modernismo brasileiro, nomes de relevo como Guignard, Di Cavalcanti, Ismael Nery e Portinari.

Paço Imperial. Praça XV de Novembro, 48, Centro, ☎ 2215-2093. Terça a domingo, 12h às 18h. Grátis. Até 11 de agosto. www.pacoimperial.com.br.

✪✪✪✪?Sabine Weiss

A reputada fotógrafa francesa, de 89 anos, ganha sua primeira retrospectiva no Brasil, com 132 imagens.

Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, ☎ 2253-1580. → Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 4 de agosto. www.correios.com.br.

O ser urbano nos caminhos de Nuno Portas

A exposição abrange 50 anos de vida profissional de um dos mais influentes urbanistas contemporâneos da Europa. Produzida para o encontro mundial de artes Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura e exposta também no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, esta é a primeira vez que mostra é exposta fora de Portugal. A diversidade da obra de Nuno Portas permitiu que a exposição fosse montada em diversas plataformas. Entre os destaques, estão caixas retroiluminadas com produções como o projeto de revitalização da Cidade Nova, no Rio, maquetes de suas principais obras, e vídeos com entrevistas de personalidades de todo o mundo comentando o trabalho de Portas.

Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ), Rua do Pinheiro, 10, Flamengo, ☎ 2557-4480 . Diariamente, 10h às 20h. Até 31 de julho. Grátis.

Fonte: VEJA RIO