DIVERSÃO

É de graça

Confira 23 atrações gratuitas para curtir o fim de semana

- Atualizado em

CRIANÇAS

Genesis

Dirigido por Marcelo Silveira, o espetáculo é o mais novo projeto da trupe do Afro Circo, um dos oito grupos artísticos do AfroReggae. Através da fusão de elementos das culturas indígena, afro-brasileira e das comunidades cariocas com dança, música e circo, a montagem conta a história da evolução humana desde a sua criação até os dias atuais. Tudo embalado por trilha sonora bem brasileira de nomes como Criolo, Caetano Veloso, MV Bill e Tom Jobim (90min). Rec. a partir de 5 anos. Estreou em 29/6/2013.

Anfiteatro Benjamim de Oliveira (180 lugares). Estrada do Cantagalo, s/nº, Cantagalo, ☎?2267-9834. Sábado, 19h; domingo, 18h. Grátis. Distribuição de senhas uma hora antes. Até dia 21.

afrocirco.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Pequenas Mãos

O Programa Educativo do CCBB elaborou atividades para acompanhar a exposição Elles: as Mulheres do Centro Pompidou. Uma delas é o quebra-cabeça de artista, em que crianças de 3 a 6 anos, acompanhadas pelos responsáveis, vão poder reproduzir as obras observadas. Pentear o cabelo como Marina Abramovic e se enfeitar com flores como Frida Kahlo (duas artistas presentes na mostra) fazem parte do programa (40min). Estreou em 8/6/2013.

Centro Cultural Banco do Brasil (20 lugares). Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎?3808-2254. Sábado e domingo, 15h. Grátis. Distribuição de senhas meia hora antes. Até domingo (14).

Rádio Maluca

Comandado por Zé Zuca e seu companheiro de palco, o sonoplasta Rodney Mariano, o programa de auditório completa nove anos. Para comemorar a data, no sábado (13), a cantora Nilze Carvalho defende um repertório especial de composições infantis e Silvia Castro conta histórias ao vivo. No dia 20, Bia Bedran lança novo CD, que será apresentado pela cantora mirim Thais Brasil. Durante o espetáculo, Zé Zuca também canta e abre o microfone para a participação dos espectadores em brincadeiras variadas (60min).

Teatro Sesi (350 lugares). Avenida Graça Aranha, 1, Centro, ☎?2563-4163. Sábado (13), 11h. Grátis. Distribuição de senhas uma hora antes. Até dia 20.

Arraiá dos Irmãos Brothers

Na celebração de vinte anos de trajetória, a trupe de palhaços leva ao palco este musical circense, uma releitura do casamento na roça. Juntam-se em cena as histórias de Rosinha (Tatiana Miranda), filha de coronel que engravida de um artista andarilho, e de personagens curiosos, como Dona Flor (Bruno Carneiro), a mulher barbada do circo, que vive atrás de casamento, Santo Antônio e do músico Luiz Gonzaga, em início de carreira. Entre atuação e acrobacias, o grupo exibe composições próprias, clássicos de grandes compositores e ritmos típicos das festas de São João. Direção de Cláudio Mendes (60min). Rec. a partir de 1 ano. Estreou em 15/6/2013.

Parque das Ruínas (120 lugares). Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa, ☎?2252-1039. Sábado, 17h. Grátis. Até dia 20.

Porto

O italiano Boris Vecchio, diretor de festivais de circo e teatro na Europa, comanda o novo espetáculo do Circo Crescer e Viver, composto exclusivamente de alunos da escola de mesmo nome. O cenário une elementos do picadeiro aos do universo típico das regiões portuárias, levando para o palco mastros e cordas, além de personagens como a cozinheira, a louca, imigrantes e trabalhadores. Ao final da apresentação, a plateia é convidada a dizer quanto vale o show. A contribuição voluntária é revertida para o projeto social do circo (90min). Rec. a partir de 8 anos. Estreou em 28/6/2013.

Circo Crescer e Viver (292 lugares). Rua Carmo Neto, 143, Centro, ☎ 3972-1391. Quinta, sexta e sábado, 20h; domingo, 18h. Grátis (contribuição voluntária). Até dia 28.

Clubinho do Jack

No espaço recreativo do Center Shopping, as crianças brincam em oficinas culturais e assistem apresentações de teatro infantil. O espetáculo da vez é o musical infantil O Circo Sinuca. Baseada no sentimento de felicidade e amor aos animais, a peça conta a história de uma cidadezinha chamada Sorrilândia, que deixa de sorrir depois de ver o domador do Circo maltratar o Leão durante uma exibição.

Center Shopping, Av. Geremário Dantas, 404, Tanque, Jacarepaguá. Informações, ☎?3312-5001. Domingos, 13h às 15h. Grátis.

SHOWS

Dona Hilda e Teresa Cristina - Filho de Peixe

O mote não é dos mais originais, mas a programação vale a visita. Encontros em família inspiram a série Filho de Peixe, na Caixa Cultural. Na abertura, quinta (11), Teresa Cristina divide com a mãe, dona Hilda, sucessos nacionais das décadas de 40 a 60 que as duas ouviam e cantarolavam juntas em casa. No dia seguinte, o compositor Ivor Lancelotti e o filho, Alvinho Lancelotti, apresentam seus respectivos repertórios. Na lista entram Sem Companhia, do pai, e Sexta-Feira, do filho. O portelense Monarco e sua neta, Juliana Diniz, interpretam Coração em Desalinho e outros clássicos do samba no sábado (13). Atrações do domingo (14), Moraes Moreira e o herdeiro Davi Moraes vão de Novos Baianos a temas recentes do filho guitarrista. Livre.

Caixa Cultural ? Teatro de Arena (176 lugares). Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, ? Carioca. Quinta (11) a domingo (14), 19h. Grátis. Distribuição de senhas trinta minutos antes.

Washington Possato/ Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

CONCERTOS

Música no Museu

Atração da série Música no Museu, a Orquestra Infanto-Juvenil das Comunidades Pacificadas passeia por obras de, entre outros, Grieg, Rossini e Villa-Lobos.

Centro Cultural Justiça Federal ? Teatro (144 lugares). Avenida Rio Branco, 241, Centro, ☎?3261-2550. Sexta (12), 15h. Grátis.

TEATRO

Larvárias

Daniela Carmona concebeu, dirige e está em cena (com Adriano Basegio) no espetáculo de máscaras da Companhia do Giro, de Porto Alegre. Sem diálogos, a peça é ambientada em um mundo onde estranhos seres têm uma convivência tumultuada. Direção da autora (55min). Livre.

Espaço Cultural Eletrobras Furnas ? Auditório (170 lugares). Rua Real Grandeza, 219, Botafogo, ☎ 2528-5166 (segunda a sexta) e 9237-8631 (sábado e domingo). Sexta e sábado, 20h; domingo, 19h. Grátis. Senhas distribuídas uma hora antes. Para o acesso, é necessário portar documento de identidade com foto. Até dia 21. Reestreia prometida para sexta (12).

In Drama

O projeto abriga três performances teatrais da atriz Mariana Lima, que divide o palco com o ator Fernando Eiras. As apresentações, inspiradas em obras de Clarice Lispector e Fernando Sabino, têm trilha sonora do compositor Lucas Marcier.

Casa França-Brasil. Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro. Informações, ☎?2332-5120. Quinta (11), sexta (12) e sábado (13), 19h. Entrada Franca (senhas distribuídas 30 minutos antes).

ESPECIAL

Exposição

A mostra Quem é o Homem do Sudário reúne sessenta peças ligadas aos mistérios em torno do manto que teria envolvido o corpo de Jesus Cristo.

Galpão das Artes do Jardim Botânico. Rua Jardim Botânico, 1008. Terça a domingo, 9h às 19h. Entrada Franca. De quarta (10) ao dia 28.

Feira das Yabá

Neste domingo (14), é o grupo Casuarina que engrossa o caldo da Feira da Yabás e anima a roda de samba comandada por Marquinhos de Oswaldo Cruz. O encontro acontece a partir de 13h, na Praça Paulo Portela, em Oswaldo Cruz, Zona Norte do Rio de Janeiro. A feira, instalada na Praça Paulo Portela, conta com dezesseis barracas, em que moradoras do bairro oferecem suas delícias. Na tenda de Tia Surica - baluarte da Velha Guarda da Portela -, por exemplo, é oferecido mocotó e aipim com carne-seca.

Praça Paulo Portela, Oswaldo Cruz. Domingo (14), 13h. Grátis.

EXPOSIÇÕES

Visões do Desterro

A coletiva reúne obras em diversos suportes de onze artistas portugueses: Isaque Pinheiro, Nuno Sousa Vieira, Jorge Molder, André Cepeda, Rui Calçada Bastos, Tatiana Macedo, Mauro Cerqueira, Joana Bastos, João Ferro Martins, Julião Sarmento e Adelina Lopes.

Caixa Cultural ? Galeria 4. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, ? Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 25 de agosto. A partir de terça (9).

✪✪✪?Elles: Mulheres Artistas na Coleção do Centro Pompidou

Organizada pelo Centro Pompidou, em Paris, a mostra reúne 120 trabalhos de 65 artistas mulheres, em diversas técnicas, entre elas a francesa Suzanne Valadon, a mexicana Frida Kahlo e a brasileira Lygia Pape.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. → Segunda e quarta a domingo, 9h às 21h. Grátis. Até domingo (14).

cortesia guerrillagirls.com
(Foto: Redação Veja rio)

✪✪✪?Antanas Sutkus

Um dos fotógrafos mais importantes do século XX, o lituano Sutkus, 73 anos, tem 100 de seus registros reunidos na mostra.

Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, ☎ 2253-1580. → Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até dia 21. www.correios.com.br.

✪✪?Carmela Gross

Escadas é o nome da obra que batiza a exposição: uma série de escadas com centenas de lâmpadas fluorescentes acopladas aos degraus e às traves. A mesma evocação ainda está presente em Escada de Emergência, constituída de dois desenhos de escadas feitos com lâmpadas em forma de tubo sobre tripés metálicos.

Casa França-Brasil. Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro, ☎ 2332-5120. Terça a domingo, 10h às 20h. Grátis. Até dia 28.

✪✪✪?Charlotte Rampling ? Álbuns Secretos

A atriz francesa é fotografada e fotógrafa na mostra organizada pela parisiense Maison Européenne de la Photographie. No primeiro caso, aparece em 26 poses, clicadas por nomes como Helmut Newton e Cecil Beaton.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. → Segunda e quarta a domingo, 9h às 21h. Grátis. Até dia 21.

✪✪✪✪?Haruo Ohara

Japonês radicado desde os 17 anos no Brasil, onde viveu como lavrador, Ohara (1909-1999) também se dedicou à fotografia, conquistando renome nessa atividade. Na individual estão reunidos 110 registros em preto e branco.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400.

→ Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta, às 17h. Até 8 de setembro.

✪✪✪✪✪?Jacques Henri Lartigue

Primeira retrospectiva do fotógrafo francês no Brasil. São exibidos 225 itens, na maioria belos flagrantes de viagens, retratos de amigos e registros de atividades esportivas.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400. ? Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta, às 17h. Até 15 de setembro.

✪✪✪✪?Newton Rezende

A retrospectiva reúne 93 trabalhos de Rezende, boa parte do auge da produção do artista, nas décadas de 60 e 70. Dotadas de notável riqueza cromática, na maioria com intervenções de colagem, as telas dividem espaço com desenhos.

Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. Rua Luís de Camões, 68, Centro, ☎ 2232-4213 e 2242-1012. Segunda a sexta, 12h às 20h; sábado, domingo e feriados, 11h às 17h. Grátis. Até dia 28.

✪✪✪✪?Um Outro Olhar: Coleção Roberto Marinho

Com 202 obras da coleção do jornalista Roberto Marinho (1904-2003), a coletiva é dominada por expoentes do modernismo brasileiro, nomes de relevo como Guignard, Di Cavalcanti, Ismael Nery e Portinari.

Paço Imperial. Praça XV de Novembro, 48, Centro, ☎ 2215-2093. Terça a domingo, 12h às 18h. Grátis. Até 11 de agosto. www.pacoimperial.com.br.

✪✪✪✪?Sabine Weiss

A reputada fotógrafa francesa, 89 anos, ganha sua primeira retrospectiva no Brasil, com 132 imagens.

Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, ☎ 2253-1580. → Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 4 de agosto. www.correios.com.br.

O ser urbano nos caminhos de Nuno Portas

A exposição abrange 50 anos de vida profissional de um dos mais influentes urbanistas contemporâneos da Europa. Produzida para o encontro mundial de artes Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura e exposta também no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, esta é a primeira vez que mostra é exposta fora de Portugal. A diversidade da obra de Nuno Portas permitiu que a exposição fosse montada em diversas plataformas. Entre os destaques, estão caixas retroiluminadas com produções como o projeto de revitalização da Cidade Nova, no Rio, maquetes de suas principais obras, e vídeos com entrevistas de personalidades de todo o mundo comentando o trabalho de Portas.

Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ), Rua do Pinheiro, 10, Flamengo, ☎ 2557-4480 . Diariamente, 10h às 20h. Até 31 de julho. Grátis.

Arq_Nuno_Portas_004.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Fonte: VEJA RIO