DIVERSÃO

É de graça

Confira 37 atrações gratuitas para curtir o fim de semana

Por: Luna Vale - Atualizado em

de-graca.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

ESPECIAL

Mostra de Jazz, Arte e Gastronomia

O evento oferece boa música, exposição, venda de antiguidades e pratos apetitosos na rua do Lavradio. A partir das 14h, a All That Jazz Band apresenta o show 'Canções para inglês ver". O grupo foi pioneiro no Rio de Janeiro com o Hot Jazz, estilo vibrante de New Orleans, e traz composições originais de Noel Rosa, Lamartine Babo, Ernesto Nazareth, Custódio Mesquita, Pixinguinha, Vinícius de Moraes. A banda mostra que, em plena ''Era de Ouro da MPB'', grandes compositores brasileiros já trilhavam os caminhos do Jazz. Rua do Lavradio, entre a Av. Mem de Sá e a Av. Visconde de Rio Branco, no Centro do Rio Antigo. Sábado (20), 10h/18h. Tel: (21) 2224-6693. Grátis

Festival de Cultura Urbana

Ícone da cidade, o Museu de Arte Comtemporânea (MAC) recebe a terceira edição do Niterói SK8 Downhill. Além da competição de skate, a programação inclui shows, DJs, exposição de fotografia e grafite ao vivo. MAC. Mirante da Boa Viagem, s/nº - Boa Viagem, Niterói. Domingo, das 10h às 20h. Grátis

Aldeya Yacarepaguá

O evento tem o objetivo de promover um intercâmbio cultural e abrir espaço para que novos artistas mostrem seus trabalhos. Além de fomentar o acesso à cultura com uma programação de shows e espetáculos gratuitos, o Aldeya Yacarepaguá também promove palestras, intervenção urbana, mesas de debate e oficinas, além da Gincana do Minuto, que consiste em uma disputa entre duas equipes para ver quem consegue fazer um filme de um minuto usando apenas um celular ou uma câmera fotográfica. Nomes como Angel Vianna e Maria Alice Poppe, além dos grupos: Circo Dux, Grupo Anônimo de Teatro, Cia Alfandega 88, Cia. Farseana e Cia dos Atores integram a programação. A festa Vale Tudo, com a Banda Vitória Régia, que acompanhou durante anos Tim Maia, é um dos destaques da agenda que se encerra com show de um dos principais artistas locais: MV Bill. Espaço Cultural Escola Sesc. Avenida Ayrton Senna, 5677, Jacarepaguá. Mais informações pelo telefone 3214-7404 e no site espacocultural.escolasesc.com.br. Até 28 de setembro.

Troca-Troca de Livros

O projeto incentiva a troca de livros entre crianças, jovens e adultos. Na lista de obras infantis há títulos internacionais e nacionais de ficção, crônicas, biografias e comédias. Para participar, basta levar exemplares em bom estado de conservação. Não são aceitas obras didáticas nem técnicas. Cada leitor pode fazer duas trocas por vez. Das 11h ao meio-dia há contação de histórias com Giovana Olivieri. Imperator - Centro Cultural João Nogueira. Rua Dias da Cruz, 170, Méier, ☎ 2596-1090. Aos domingos, 10h/14h. Grátis.

Beatles Revolution

Comemorando os 50 anos de Beatles no Brasil, o Fã Clube Revolution e o Américas Shopping trazem para o Rio de Janeiro uma das mais completas exposições do país sobre a banda, com revistas e jornais, nacionais e importados, fitas K-7, CDS, vídeos originais em super 8, fotos, autógrafos, pôsteres e instrumentos originais. De quinta a domingo, a banda Revolution se apresenta tocando os grandes clássicos dos Beatles. Américas Shopping. Avenida das Américas, 15.500, Recreio. Tel: 2442-9900. Até 28 de setembro.

Embelezando sua primavera

O primeiro evento colaborativo para mobilizar um circuito de moda na região conta com a participação de empreendedoras locais em diferentes áreas. Organizado pelas marcas Made in Jota e Sofistique C terá promoções de roupas, produtos de beleza além de música e comes e bebes. Avenida Rio Branco, 767, São Domingos - Niterói. Domingo (21) a partir das 15h30. Grátis

Vaga Viva Rio

Para comemorar o Dia Mundial sem Carro o evento terá jogos e brincadeiras pra crianças voltados pra sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente, aula da empresa Via de Fato, sobre mobilidade urbana e desenvolvimento do transporte no Brasil, oficina de Grafitte, oficina de maquiagem, roda de samba em parceria com músicos locais e DJ. Rua Senador Pompeu, 82 - Zona Portuária. Domingo (21) das 15h as 20h.

CONCERTOS

Banda Filarmônica do Rio de Janeiro

Composta por 60 músicos, a orquestra de sopros apresenta músicas de compositores clássicos como M.Ravel, G. F. Handel, P. Grainger entre outros. A regência fica por conta de Antonio Seixas , ex-regente da Orquestra Sinfônica Brasileira.

Igreja da Candelária. Praça Pio X, s/n - Centro. Tel: (21) 3211-7000. Domingo, 16h. Grátis

SHOWS

Miriam Grosman

Depois de fazer sucesso com apresentações em Portugal no início do mês, a pianista se apresenta pelo Música no Museu no Clube Hebraica tocando compositores clássicos brasileiros como Villa-Lobos, Ricardo Tacuchian e Ernesto Nazareth.

Clube Hebraica. Rua das Laranjeiras, 346, Laranjeiras. Sábado (20), 17h. Capacidade: 150 lugares Entrada gratuita. Livre.

Projeto Peixe Vivo

Teatro da UFF recebe apresentações de bandas e cantores da Universidade Federal Fluminense. Os shows começam na sexta-feira, dia 19, com o blues de Bernardo Fajoses e o hard rock da Stonegrind. Com influência de Secos & Molhados, James Brown e Caetano Veloso, os meninos da Altas Transas dividem o palco de sábado com a pegada alternativa da Parola. Já no domingo, Daniele Barbosa e Denise Pinaud apresentam dois shows repletos de bossa nova, MPB e música regional. Teatro da UFF. Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói. Sexta (19) e Sábado (20) às 21h, domingo (21) às 20h. Grátis

Trela

A banda, que acaba de lançar na web o clipe da música "A Arte de Improvisar", faixa-título do EP de estreia do grupo promete agitar o público com muito rock'n'roll no Teatro Odisseia. O repertório será mesclado com músicas do novo disco e de alguns covers. O evento conta com o show das bandas Arsenic e Drops 96. Teatro Odisseia. Avenida Mem de Sá, 66 - Centro. Sábado (20), 17h. Grátis.

Choro na praça no Domingo Alternativo

O compositor Waldir Azevedo, autor do clássico "Brasileirinho", será homenageado no espetáculo que contará também com músicas de compositores da história do Choro, como Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth e Jacob do Bandolim. A apresentação faz parte do Domingo Alternativo, evento focado no bem-estar e na qualidade de vida, que oferece massagens, alimentação alternativa, aferição de pressão arterial, alongamento e oficinas, além de uma feira de artesanato sustentável, oficinas com reaproveitamento de materiais e atividades físicas. Sesc Tijuca. Rua Barão de Mesquita, 539, Tijuca. Domingo (20) a partir das 11h. Grátis

EXPOSIÇÕES

Beth Carvalho - A Madrinha Do Samba

Em uma abordagem inédita da série Permanências, que já homenageou Marina Lima, Martinho da Vila e Elizeth Cardoso, os 49 anos da trajetória de Beth Carvalho são narrados em primeira pessoa, com depoimentos da própria sambista, que conta sua relação com artistas como Clementina de Jesus, Nara Leão, Zeca Pagodinho, Cartola, entre outras parcerias firmadas ao longo da carreira. Além de fotografias raras, que revelam paixões como o Botafogo, a Mangueira, o samba e a política, vídeos e discos também estão disponíveis ao público. Imperator - Centro Cultural João Nogueira. Rua Dias da Cruz, 170, Méier, ☎ 2596-1090. Segunda a sexta: 13h às 22h. Sábado e domingo: 10h às 22h. Até 30/09

Artevida

Cerca de 300 trabalhos, de 120 artistas de 35 nacionalidades, integram a alentada coletiva, espalhada por quatro espaços distintos. Em ✪✪✪ (corpo), na Casa França-Brasil, marcam presença 63 nomes, incluindo figuras de peso na arte brasileira, como Anna Bella Geiger, Lygia Clark, Lygia Pape e Antonio Dias. Na Biblioteca Parque Estadual está (arquivo), com centenas de documentos do artista pernambucano Paulo Bruscky e da argentina Graciela Carnevale. A Escola de Artes Visuais do Parque Lage apresenta, em (parque), uma individual da alagoana Martha Araújo, uma instalação do japonês Tsuruko Yamazaki e outra do beninense Georges Adéagbo. O MAM recebe ✪✪✪ (política), com obras de 54 artistas. Casa França-Brasil. Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro, ☎ 2332-5120. Terça a domingo, 10h às 20h. Grátis. Biblioteca Parque Estadual. Avenida Presidente Vargas, 1261, Centro, ☎ 2332-7225. Terça a domingo, 10h às 20h. Grátis. Escola de Artes Visuais do Parque Lage - Palacete. Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico, ☎ 3257-1800. Segunda a quinta, 9h às 19h; sexta a domingo, 9h às 17h. Grátis. Museu de Arte Moderna. Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, Centro, ☎ 3883-5600. Terça a sexta, 12h às 18h; sábado, domingo e feriados, 11h às 18h. Grátis Estac. (R$ 5,00 para visitantes do museu). Até domingo (21).

Segredos do Egito

A mostra reúne detalhes e curiosidades da antiga civilização egípcia. São mais de 140 peças ao todo, sendo 47 originais, como esculturas, joias, ferramentas, cerâmicas, pinturas sobre papiros, múmias, sarcófagos, entre outros objetos, que ficarão distribuídos pelo mall. BarraShopping. Avenida das Américas, 4.666, Barra da Tijuca. Tel: 3089-1051. Segunda a sábado, 10h às 22h; domingos e feriados, 13h às 21h. Até 21 de setembro.

Adriana Varejão

Imagens barrocas (capturadas da Ordem Terceira de São Francisco, no Rio, da Igreja de São Francisco, em Salvador, da Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, e da Sé de Mariana) aparecem em Transbarroco, a primeira videoinstalação da artista. Oi Futuro Flamengo. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, 3131-3060, Largo do Machado. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 26 de outubro.

✪✪✪ Em 1964

Na menor galeria do Instituto, a mostra compensa suas pequenas dimensões com um acervo variado, cheio de achados interessantes, sobre a cultura em 1964, ano do golpe militar. São cerca de oitenta obras reunidas, oriundas de campos variados, como literatura, fotografia, cinema e música. Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta,

às 17h. Até 23 de novembro.

✪✪✪ J. Carlos

Mestre da caricatura na primeira metade do século XX, o carioca tem esta e outras facetas de seu trabalho apresentadas em caprichada mostra. Entre as mais de 300 imagens exibidas figuram oitenta desenhos originais. Parte da seleção joga luz sobre a atividade de J. Carlos como designer e publicitário. Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, ☎ 2253-1580. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até dia 28.

✪✪✪ Joan Miró

Expoente da arte surrealista, o catalão tem exibidos 69 trabalhos sobre papel em A Magia de Miró, Desenhos e Gravuras. Na seleção, uma série de estudos para futuras obras permite uma apreciação do processo criativo do artista. Registradas pelo curador Alfredo Melgar, amigo de Miró, 23 fotografias em preto e branco completam a mostra. Caixa Cultural - Galeria 3. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até dia 28.

África Animais Selvagens

Exposição inédita no Rio traz mais de 20 réplicas animatrônicas em diversas escalas. Uma das principais atrações é um gorila de quatro metros de altura, que remete ao personagem do filme King Kong com movimentos e sons hiper-realistas. Outra atração é o simulador de cinema 7D e um espaço onde as crianças podem subir e brincar nas réplicas de um leão e de uma girafa que simulam caminhadas. ParkShoppingCampoGrande. Estrada do Monteiro, 1.200. Tel.: 2414-7417. A partir de sábado (20). De segunda a sábado, de 11h às 23h; domingos e feriados de 13h às 21h.

✪✪✪ Marcelo Tinoco

Na individual Histórias Naturais, o fotógrafo paulistano expõe doze obras em grande formato. Primeiro, ele fotografa a natureza, animais, pessoas e cidades. Depois, separa e arquiva as fotos. Por fim, por meio de um processo de montagem digital, constrói obras que se assemelham a telas. Caixa Cultural - Galeria 1. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 19 de outubro.

✪✪✪ Milton Machado

Batizada como Cabeça, a exposição é a primeira retrospectiva do artista carioca. São reunidos mais de uma centena de trabalhos, entre desenhos, pinturas, fotografias, vídeos e esculturas, produzidos desde 1969. Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até dia 29.

Nelson Felix

Obras inéditas compõem a individual Flautas e Cactus. São três esculturas em mármore carrara e duas em bronze, além de duas séries de desenhos. Nos trabalhos, o artista faz referência a poemas da portuguesa Sophia Breyner e do catalão Joan Brossa. R$ 15?000,00 a R$ 180?000,00. Galeria H.A.P. Rua Abreu Fialho, 11, Jardim Botânico, 3874-2830/2796. Segunda a sexta, 11h às 18h; sábado, 13h às 18h. Grátis. Até dia 30.

Ocupação Zuzu

A estilista Zuzu Angel tem sua trajetória recontada nos mais de 400 itens que integram a mostra. Há vestidos, cro­quis, documentos, objetos, fotos e cartas. Na correspondência, chamam atenção as mensagens endereçadas por Zuzu na busca pelo filho Stuart, preso e assassinado pela ditadura militar brasileira. Paço Imperial. Praça XV de Novembro, 48, Centro, ☎ 2215-2093. Terça a domingo, 12h às 18h. Grátis. Até 2 de novembro.

Oscar Niemeyer - Clássicos e Inéditos

Cerca de 300 itens sobre a carreira do arquiteto, entre plantas, croquis, maquetes, fotografias e vídeos, se espalham por mais de 1?000 metros quadrados. Chamam especial atenção cerca de cinquenta projetos que nunca saíram do papel, como casas desenhadas para Oswald de Andrade e Sérgio Buarque de Holanda, em São Paulo. Também há referências às suas obras mais notáveis, como o Edifício Gustavo Capanema e o Sambódromo, no Rio, o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional, em Brasília. Paço Imperial. Praça XV de Novembro, 48, Centro, ☎ 2215-2093. Terça a domingo, 12h às 18h. Grátis. Até 2 de novembro.

Pedro Cabrita Reis

O artista português divide a mostra Alguns Nomes em duas partes: na primeira sala estão 27 objetos que formam uma única grande obra. A segunda recebe uma série de trabalhos em técnica mista, feitos a partir de intervenções de desenho em fotos. Preços sob consulta. Mul.ti.plo Espaço Arte. Rua Dias Ferreira, 417, sala 206, Leblon, ☎ 2259-1952. Segunda a sexta, 10h às 18h30; sábado, 10h às 14h. Grátis. Até 25 de outubro.

Ricardo Basbaum

Paulistano radicado no Rio, o artista apresenta esculturas, desenhos, obras sonoras e vídeos na individual nbp-etc: escolher linhas de repetição. Galeria Laura Alvim. Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema, ☎ 2332-2017. Terça a domingo, 13h às 21h. Grátis. Até 16 de novembro.

✪✪✪✪ Richard Serra

Para instalar seus 38 imponentes desenhos na mansão em que morou o embaixador Walther Moreira Salles, o americano Serra solicitou a remoção das paredes falsas sobre superfícies envidraçadas. A luz natural valoriza lindamente as criações. Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta, às 17h. Até dia 28.

✪✪✪ Sergio Fingermann

Em Se Noite Fosse Água - Sequências, o artista paulistano exibe treze óleos (trabalhos individuais, trípticos e um políptico) com o mesmo nome da mostra, distintos apenas na numeração. Mais três séries, duas delas com interferências de pinturas sobre impressões em papel e uma delas também batizada com o nome da exposição, completam o acervo apresentado. Museu Nacional de Belas Artes. Avenida Rio Branco, 199, Centro, ☎ 3299-0600, Cinelândia. Terça a sexta, 10h às 18h; sábado, domingo e feriados, 12h às 17h. R$ 8,00 (pelo mesmo valor, o ingresso-família contempla até quatro parentes). Grátis no domingo. Até dia 28

Vik Muniz

Sem expor no Rio desde a festejada individual no MAM em 2009, o artista está de volta com duas séries: Album e Postcards from Nowhere. A primeira traz imagens formadas por fotos em preto e branco e sépia, retiradas de recordações de famílias. Na outra, Muniz se vale de fragmentos de cartões-postais para refazer paisagens icônicas. Preços sob consulta. Galeria Nara Roesler. Rua Redentor, 241, Ipanema, ☎ 3591-0052. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 11h às 15h. Grátis. Até 11 de outubro. A partir de quarta (10).

Enigmas

Jung,Wladimyr apresenta uma exposição resultante de sua pesquisa pictórica iniciada há 14 anos. Na série, ele relê sua própria obra como um arqueólogo, investigando fragmentos e detalhes que foi imprimindo ao longo do caminho. Além das obras, o público poderá conhecer o processo criativo do artista através de vídeo, visitas mediadas, encontro com o artista e interações. Parque das Ruínas - Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa. Sábado (20) a partir das 15h. Até 19/10. Grátis.

CINEMA

CineClube da ECDR

A Escola de Cinema Darcy Ribeiro, no centro do Rio, está com as portas abertas para os cariocas. Uma das ações é o CineClube da ECDR, este semestre com curadoria da cineasta Ana Carolina, que tem entrada franca e exibe clássicos do cinema. Neste sábado (13), será apresentado o filme Esse Obscuro Objeto do Desejo (1977), de Luis Buñuel.

Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Rua da Alfândega, 5, Centro. Tel: 2233-0224. Sábado (30), 14h às 17h. Até 29 de novembro.Vida de Inseto

Em nome dos "insetos oprimidos do mundo", uma formiga inteligente chamada Flik reúne um grupo de guerreiros para defender a sua colônia de um bando de gafanhotos, liderado pelo maligno Hopper. Mas Flik começa a enfrentar uma grande onda de azar quando descobre que os supostos guerreiros são integrantes do circo de uma pulga. A situação se mostra confusa, engraçada e meio maluca... mas, no fim, eles se tornam verdadeiros heróis. Arena Carioca Dicró. Parque Ari Barroso, Penha (entrada pela rua Flora Lobo). Tel: 3486-7643. Sábado (20), 10h30. Grátis.

up.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Up - Altas Aventuras

Carl Fredricksen é um aposentado vendedor de balões, rabugento e sonhador, que embarca em uma viagem cheia de emoções. Depois de amarrar milhares de balões à sua casa, Carl levanta voo em direção ao mundo perdido dos seus sonhos de infância. Ele ainda não sabe, mas Russel, um garotinho explorador de 8 anos, superansioso e que nunca foi nem para o quintal sozinho, termina no lugar errado e na hora errada: na varanda de Carl, quando ele começa sua incrível viagem! Arena Carioca Dicró. Parque Ari Barroso, Penha (entrada pela rua Flora Lobo). Tel: 3486-7643. Domingo (21), 10h30. Grátis.

CRIANÇAS

Bonecos no Parque

Até outubro, o festival vai levar 36 companhias ao teatro no Aterro do Flamengo com apresentações de peças infantis. Teatro Municipal de Marionetes Carlos Werneck de Carvalho (300 lugares). Parque do Flamengo (altura do nº 300 da Praia do Flamengo), ☎ 2273-1497. Sábado (20) e domingo (21), 11h. Até 26 de outubro.

TEATRO

✪✪✪ Silêncios Claros

Textos de Clarice Lispector são costurados neste monólogo poético, em brilhante trabalho da atriz Ester Jablonski. Ela dá vida aos contos O Grande Passeio, Uma Galinha, A Fuga e Uma Tarde Plena. Direção de Fernando Philbert (50min). 12 anos. Teatro Alcione Araújo (152 lugares). Avenida Presidente Vargas, 1261 (Biblioteca Parque Estadual), Centro, ☎ 2332-7225, Presidente Vargas. Sábado, 19h; domingo, 18h. Grátis. Senhas distribuídas uma hora antes do espetáculo. Até dia 28.

O Canto do Cisne

Anton Tchekov assina o drama de tintas metalinguísticas. Dirigido por José Henrique, Henrique César (que, nesta volta da peça ao circuito, substitui Ednei Giovenazzi) encarna um ator de larga experiência. Após acordar sozinho em um camarim, ele começa a relembrar seus mais de cinquenta anos de carreira. Pietro Mário completa o elenco (60min). Espaço Cultural Eletrobras Furnas - Auditório (192 lugares). Rua Real Grandeza, 219, Botafogo, ☎ 2528-5166. Sexta e sábado, 20h; domingo, 19h. Grátis. Senhas distribuídas uma hora antes. Para o acesso, é necessário portar documento de identidade com foto. Até dia 28. Reestreia prometida para sexta (19).

Fonte: VEJA RIO