DIVERSÃO

É de graça

Confira 39 atrações gratuitas para curtir o fim de semana

- Atualizado em

ESPECIAL

O Cluster

O evento chega a sua 9ª edição trazendo novidades. Espaço de exposição, vendas de produtos e compartilhamento de ideias, o evento multicultural reúne jovens que movimentam a economia criativa carioca em áreas como moda, design, artes plásticas, música e gastronomia. Entre as atrações, 39 marcas vendendo seus produtos, seis casas gastronômicas, quatro artistas contemporâneos e cinco DJ's - os residentes Ícaro dos Santos e Andrei Yurievitch, além dos convidados Nado Leal, Gustavo MM e Lili Prohmann. Nesta edição, será lançada a revista eletrônica O Cluster (www.ocluster.com.br). Criado pela estilista Carolina Herszenhut em 2012, o evento, uma plataforma de troca de experiências e viabilização de negócios, já recebeu mais de 100 marcas, além de 25 artistas.

Solar das Palmeiras. Rua das Palmeiras, 35, Botafogo. Tel: 99856-9393. Domingo (14), 13h às 21h.

cluster-01.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Arte de Portas Abertas

Tradição no calendário da cidade, o evento costuma espalhar pelas ruas de Santa Teresa cerca de 30?000 visitantes. Na 24ª edição, quem for passear pelo bairro vai encontrar, abertos à visitação, 28 ateliês de 64 artistas e artesãos, além de catorze espaços culturais. Pode completar o programa a esticada em bares e restaurantes da região - mas, nos horários de pico, as filas costumam ser grandes. Entre as atrações de portas abertas estão nomes como o fotógrafo Renan Cepeda (Rua Oriente, 414), o craque em maquetes Flavio Papi (Rua Santo Alfredo, 40, Largo das Neves) e Getúlio Damado, figura conhecida na região, criador de instigantes obras construídas com sucata (Rua Leopoldo Fróes, 15). Confira a programação completa em www.chavemestra.com.br.

Santa Teresa. Sábado (13) e domingo (14), 11h/18h (horário dos ateliês e espaços culturais). Grátis.

Feira do Vinil

Alçada ao status de maior feira de discos da cidade, principalmente após sua última edição, em junho, no Flamengo, com um público visitante acima de cinco mil pessoas, a Feira do Vinil do Rio de Janeiro chega a sua 11ª edição, desta vez retornando ao Downtown, na Barra. Serão cerca de 50 expositores de todo o país. Ao longo da tarde, três shows vão animar o evento: às 14h, O Padre dos Balões; às 16h, Os Vulcânicos, e às 18h, Jazzafinado.

Shopping Downtown. Avenida das Américas, 500, Barra da Tijuca. Tel: 2256-8634. Domingo (14), 13h às 19h. Grátis.

Arte Urbana no Terraço

Desde 2013 no calendário oficial da programação do Imperator, a proposta do evento é promover o encontro de artistas, produtores e grupos culturais para trocar ideias, exibir seus trabalhos e, claro, levar informação, cultura e entretenimento gratuito de qualidade para todos, de forma democrática. Entre as atrações, batalhas de rima e apresentações de rappers.

Imperator. Rua Dias da Cruz, 170, Méier. Domingo (14), 18h. Grátis. Distribuição de senhas a partir das 17h.

Green Nation

Na segunda edição, o festival Green Nation ocupa o Museu da República para abordar questões ambientais através de recursos pedagógicos, audiovisuais e de entretenimento. Cinco instalações cenográficas - a exemplo da casa na qual se simula o deslizamento de uma encosta durante uma tempestade ou do submarino que revela os efeitos da poluição das águas -, mostra de cinema, seminários e oficinas de reciclagem estão entre as atrações. Saiba mais em www.greennationfest.com.br.

Museu da República. Rua do Catete, 153, Catete, ? Catete, ☎ 2127-0324. 9h/17h. Grátis. Até domingo (14).

Troca-Troca de Livros

O projeto incentiva a troca de livros entre crianças, jovens e adultos. Na lista de obras infantis há títulos internacionais e nacionais de ficção, crônicas, biografias e comédias. Para participar, basta levar exemplares em bom estado de conservação. Não são aceitas obras didáticas nem técnicas. Cada leitor pode fazer duas trocas por vez. Das 11h ao meio-dia há contação de histórias com Giovana Olivieri.

Imperator - Centro Cultural João Nogueira. Rua Dias da Cruz, 170, Méier, ☎?2596-1090. Aos domingos, 10h/14h. Grátis.

Beatles Revolution

Comemorando os 50 anos de Beatles no Brasil, o Fã Clube Revolution e o Américas Shopping trazem para o Rio de Janeiro uma das mais completas exposições do país sobre a banda, com revistas e jornais, nacionais e importados, fitas K-7, CDS, vídeos originais em super 8, fotos, autógrafos, pôsteres e instrumentos originais. De quinta a domingo, a banda Revolution se apresenta tocando os grandes clássicos dos Beatles.

Américas Shopping. Avenida das Américas, 15.500, Recreio. Tel: 2442-9900. Até 28 de setembro.

Desfile

A Bisi, marca teen da estilista Renata Simon, promove desfile no próximo domingo. A grife apresentará a sua coleção Life Under de Sea, toda inspirada no fundo do mar.

Rio Design Barra. Avenida das Américas, 7777, Barra da Tijuca. Tel: 2430-3024.

CINEMA

CineClube da ECDR

A Escola de Cinema Darcy Ribeiro, no centro do Rio, está com as portas abertas para os cariocas. Uma das ações é o CineClube da ECDR, este semestre com curadoria da cineasta Ana Carolina, que tem entrada franca e exibe clássicos do cinema. Neste sábado (13), será apresentado o filme Esse Obscuro Objeto do Desejo (1977), de Luis Buñuel.

Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Rua da Alfândega, 5, Centro. Tel: 2233-0224. Sábado (30), 14h às 17h. Até 29 de novembro.

Toy Story

O aniversário de Andy está chegando e os brinquedos estão nervosos. Afinal de contas, eles temem que um novo brinquedo possa substituí-los. Liderados por Woody, um caubói que é também o brinquedo predileto de Andy, eles montam uma escuta que lhes permite saber dos presentes ganhos. Entre eles está Buzz Lightyear, o boneco de um patrulheiro espacial, que logo passa a receber mais atenção do garoto. Isto aos poucos gera ciúmes em Woody, que tenta fazer com que ele caia atrás da cama. Só que o plano dá errado e Buzz cai pela janela. É o início da aventura de Woody, que precisa resgatar Buzz também para limpar sua barra com os outros brinquedos.

Arena Carioca Dicró. Parque Ari Barroso, Penha (entrada pela rua Flora Lobo). Tel: 3486-7643. Sábado (13), 10h30. Grátis.

Toy-Story.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Carros

Sensação da temporada da Copa do Pistão, o estreante Relâmpago McQueen aproveita a fama e as glórias de suas vitórias. Até o dia em que, no caminho para a corrida mais importante de sua vida, perde-se no meio da estrada. Em Radiator Springs, uma esquecida cidadezinha da velha Rota 66, que o ajudam a descobrir que há coisas mais importantes na vida do que troféus e fama. Com uma trilha sonora sensacional e bônus alucinantes, incluindo um exclusivo curta animado Mate e a Luz Fantasma, Carros é garantia de diversão a toda velocidade.

Arena Carioca Dicró. Parque Ari Barroso, Penha (entrada pela rua Flora Lobo). Tel: 3486-7643. Domingo (14), 10h30. Grátis.

CRIANÇAS

A Bruxinha que Era Boa

De autoria de Maria Clara Machado, a peça conta a história de uma escola de bruxas onde a mais malvada ganhará como prêmio a tão sonhada vassoura a jato. Angela é uma bruxinha boa que é péssima aluna e por não saber fazer maldades sofre Bullying de suas coleguinhas mazinhas. Em uma das provas aplicadas pelo Bruxo, as bruxinhas têm como primeiro alvo o menino Pedrinho, um lenhador que acaba ficando amigo da bruxinha. Como castigo por ser diferente e não saber fazer maldades, Ângela é trancafiada na torre de piche para sempre. Para fugir do castigo e salvar a floresta das maldades ela contará com a ajuda de seu amigo Pedrinho, que vai enfrentar o terrível bruxo Belzebu III, sua Ruindade Suprema em uma grande aventura.

Arena Carioca Dicró. Parque Ari Barroso, Penha (entrada pela rua Flora Lobo). Tel: 3486-7643. Sábado (13) e domingo (14), 16h. Grátis.

Bonecos no Parque

Até outubro, o festival vai levar 36 companhias ao teatro no Aterro do Flamengo com apresentações de peças infantis.

Teatro Municipal de Marionetes Carlos Werneck de Carvalho (300 lugares). Parque do Flamengo (altura do nº 300 da Praia do Flamengo), ☎ 2273-1497. Sábado (30) e domingo (31), 11h. Até 26 de outubro.

Corrida de velotrol

O Shopping Via Brasil trouxe para Irajá o primeiro Circuito de Velotrol Indoor Infantil do Rio. A brincadeira conta com duas pistas de corrida, pode durar de três a cinco minutos, dependendo da quantidade de participantes, e só podem correr crianças de até 1,20m. Os pais podem participar da brincadeira, auxiliando os menores, se necessário. Além disso, os pequenos também podem se divertir no espaço de oficinas de pintura e desenho.

Shopping Via Brasil. Rua Itapera, 500, Irajá. Tel: 3445-8850. Segunda a sexta, 15h às 22h; Sábado e domingo, de acordo com a programação do shopping. Até 14 de setembro. Grátis.

Barbie Tudo Pode Acontecer!

O espaço, dividido em cinco estações, reproduz em escala real o guarda-roupa da Barbie e proporciona uma viagem pelo universo fashion da boneca. O espaço traz ainda uma Exposição de bonecas Barbie Collectors com 64 figurinos que contam a história da moda de maneira divertida. O acervo e a curadoria do evento são do colecionador brasileiro Carlos Keffer, que possui uma das mais raras e valiosas coleções do Brasil. As atividades são voltadas a crianças de 4 a 12 anos.

Boulevard São Gonçalo. Avenida Presidente Kennedy, 425, São Gonçalo. Tel: 3611-7989. Segunda a domingo, 14h às 20h. Grátis. Até 24 de setembro.

Team Hot Wheels

No espaço, dividido em cinco estações interativas, a equipe de pilotos desafia a gravidade, trazendo para a escala real manobras radicais antes realizadas apenas nas brincadeiras de carrinhos. Games, brinquedoteca e exibição de vídeos estão entre as atrações. Os aficionados por corridas também poderão conferir uma Exposição de Capacetes dos quatro famosos pilotos do Team Hot Wheels. As atividades são voltadas a crianças de 4 a 12 anos.

Boulevard São Gonçalo. Avenida Presidente Kennedy, 425, São Gonçalo. Tel: 3611-7989. Segunda a domingo, 14h às 20h. Grátis. Até 24 de setembro.

O Rei Leão 2

A peça narra a saga de 'Kiara', filha de Simba e Nala que vive junto a Pedra do Rei no reino, e Kovu, filho de Zira, este, vive com todos os exilados, que eram aliados e familiares de Scar antes de sua morte. Ainda pequena, Kiara desobedece Simba, que é um pai muito protetor. Seu pai, tenta impedi-la de se meter em confusões como ele fez quando tinha a idade dela, porém seus esforços serão em vão, quando Kiara conhece Kovu e se mete em confusões com ele.

Santa Cruz Shopping. Rua Felipe Cardoso, 540, Santa Cruz. Tel: 2418-9400. Domingo (14), 17h. Grátis.

É o bicho

No teatro de bonecos, um empresário vigarista se disfarça de turista e vai à floresta conhecer os bichos artistas. Sua intenção é capturar o melhor artista em sua jaula e enriquecer com suas apresentações. O espertalhão faz amizade com um sapo cantor que conta sobre um festival na floresta, onde se apresentam a cobra contorcionista, a lagarta aeróbica, o balé dos peixes, o coelho a jato, o elefante bombeiro, o repente do leão contra o macaco, as lesmas amestradas, o rato astronauta e outras atrações. Só que o jacaré malandro descobre a trama do impostor.

Bangu Shopping. Rua Fonseca, 240, Bangu. Tel: 2430-5130. Domingo (14), 17h.

O Cravo e a Rosa

No jardim da Dona Terracota, havia um lindo Cravo, que se sentia o tal por ser considerado a flor mais bela. Mas a chegada de uma linda Rosa pode colocar tudo a perder.

São Gonçalo Shopping. Avenida São Gonçalo, 100, Boa Vista, São Gonçalo. Tel: 3513-7200. Domingo (14), 17h. Grátis.

Contação de história

O Madureira Shopping vai receber a escritora Ceiça Esch, para contação da história infantil Mararinha. A atração faz parte da programação da Feira Literária que acontece no Madureira Shopping até 15 de outubro. No espaço, são desenvolvidas diversas atividades educativas e recreativas, totalmente gratuitas.

Madureira Shopping. Estrada do Portela, 222, Madureira. Domingo (14), 15h.

TEATRO

✪✪✪ Silêncios Claros

Textos de Clarice Lispector são costurados neste monólogo poético, em brilhante trabalho da atriz Ester Jablonski. Ela dá vida aos contos O Grande Passeio, Uma Galinha, A Fuga e Uma Tarde Plena. Direção de Fernando Philbert (50min). 12 anos.

Teatro Alcione Araújo (152 lugares). Avenida Presidente Vargas, 1261 (Biblioteca Parque Estadual), Centro, ☎ 2332-7225, Presidente Vargas. Sábado, 19h; domingo, 18h. Grátis. Senhas distribuídas uma hora antes do espetáculo. Até dia 28.

Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

EXPOSIÇÕES

Pedro Cabrita Reis

O artista português divide a mostra Alguns Nomes em duas partes: na primeira sala estão 27 objetos que formam uma única grande obra. A segunda recebe uma série de trabalhos em técnica mista, feitos a partir de intervenções de desenho em fotografias. Preços sob consulta.

Mul.ti.plo Espaço Arte. Rua Dias Ferreira, 417, sala 206, Leblon, ☎ 2259-1952. Segunda a sexta, 10h às 18h30; sábado, 10h às 14h. Grátis. Até 25 de outubro. A partir de segunda (8).

Ricardo Basbaum

Paulistano radicado no Rio, o artista apresenta esculturas, desenhos, obras sonoras e vídeos na individual nbp-etc: escolher linhas de repetição.

Galeria Laura Alvim. Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema, ☎ 2332-2017. Terça a domingo, 13h às 21h. Grátis. Até 16 de novembro. A partir de sexta (12).

Vik Muniz

Sem expor no Rio desde a festejada individual no MAM em 2009, o artista está de volta com duas séries: Album e Postcards from Nowhere. A primeira traz imagens formadas por fotos em preto e branco e sépia, retiradas de recordações de famílias. Na outra, Muniz se vale de fragmentos de cartões-postais para refazer paisagens icônicas. Preços sob consulta.

Galeria Nara Roesler. Rua Redentor, 241, Ipanema, ☎ 3591-0052. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 11h às 15h. Grátis. Até 11 de outubro. A partir de quarta (10).

Atlântico Contemporâneo

Na sétima edição, o evento reúne dez galerias do Shopping Cassino Atlântico. Entre os artistas com obras exibidas estão Juarez Machado e Marcos Lima, este integrante da histórica coletiva Como Vai Você, Geração 80?, realizada em 1984.

Shopping Cassino Atlântico. Avenida Atlântica, 4240, Copacabana. Segunda a sexta, 11h às 19h; sábado, 13h às 18h. Grátis. Até 27 de setembro. A partir de sexta (5).

Adriana Varejão

Imagens barrocas (capturadas da Ordem Terceira de São Francisco, no Rio, da Igreja de São Francisco, em Salvador, da Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, e da Sé de Mariana) aparecem em Transbarroco, a primeira videoinstalação da artista.

Oi Futuro Flamengo. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, ☎ 3131-3060, Largo do Machado. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 26 de outubro.

artevida

Cerca de 300 trabalhos, de 120 artistas de 35 nacionalidades, integram a alentada coletiva, espalhada por quatro frentes e espaços distintos. Em ✪✪✪ (corpo), na Casa França-Brasil, marcam presença 63 nomes, incluindo figuras de peso na arte brasileira, como Anna Bella Geiger, Lygia Clark, Lygia Pape e Antonio Dias. Na Biblioteca Parque Estadual está (arquivo), com centenas de documentos do artista pernambucano Paulo Bruscky e da argentina Graciela Carnevale. A Escola de Artes Visuais do Parque Lage apresenta, em (parque), uma individual da alagoana Martha Araújo, uma instalação do japonês Tsuruko Yamazaki e outra do beninense Georges Adéagbo. O MAM recebe ✪✪✪ (política), com obras de 54 artistas, parte delas com referências a regimes autoritários.

Casa França-Brasil. Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro, ☎ 2332-5120. Terça a domingo, 10h às 20h. Grátis. Biblioteca Parque Estadual. Avenida Presidente Vargas, 1261, Centro, ☎ 2332-7225. Terça a domingo, 10h às 20h. Grátis. Escola de Artes Visuais do Parque Lage - Palacete. Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico, ☎ 3257-1800. Segunda a quinta, 9h às 19h; sexta a domingo, 9h às 17h. Grátis. Museu de Arte Moderna. Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, Centro, ☎ 3883-5600. Terça a sexta, 12h às 18h; sábado, domingo e feriados, 11h às 18h. Grátis. Estac. (R$ 5,00 para visitantes do museu). Até 21 de setembro.

✪✪✪ J. Carlos

Mestre da caricatura na primeira metade do século XX, o carioca tem esta e outras facetas de seu trabalho apresentadas em caprichada mostra. Entre as mais de trezentas imagens exibidas figuram oitenta desenhos originais. Parte da seleção joga luz sobre a atividade de J. Carlos como designer e publicitário.

Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, ☎ 2253-1580. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 28 de setembro.

✪✪✪ Joan Miró

Expoente da arte surrealista, o catalão tem exibidos 69 trabalhos sobre papel em A Magia de Miró, Desenhos e Gravuras. Na seleção, uma série de estudos para futuras obras permite uma apreciação do processo criativo do artista. Registradas pelo curador Alfredo Melgar, amigo de Miró, 23 fotografias em preto e branco completam a mostra.

Caixa Cultural - Galeria 3. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 28 de setembro.

Lápis Lazuli

A artista plástica Rosana Ricalde apresenta trabalhos inéditos, pinturas, desenhos e objetos. Obras que são fruto de uma pesquisa a respeito da vasta cultura oriental, especialmente os clássicos da literatura Persa como As Mil e Uma Noites, O Jardim das Rosas, Layla e Majnun e a tradução para o português Poemas Suspensos.

Sérgio Gonçalves Galeria. Rua do Rosário, 38, Centro. Tel: 2263-7353. Terça a sexta, 11h às 19h; sábados, 11h às 18h. Até 25 de outubro.

✪✪✪ Marcelo Tinoco

Na individual Histórias Naturais, o fotógrafo paulistano expõe doze obras em grande formato. Primeiro, ele fotografa a natureza, animais, pessoas e cidades. Depois, separa e arquiva as fotos. Por fim, por meio de um processo de montagem digital, constrói obras que se assemelham a telas.

Caixa Cultural - Galeria 1. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 19 de outubro.

✪✪✪ Milton Machado

Batizada como Cabeça, a exposição é a primeira retrospectiva do artista carioca. São reunidos mais de uma centena de trabalhos, entre desenhos, pinturas, fotografias, vídeos e esculturas, produzidos desde 1969.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até 29 de setembro.

Música Brasilis - Rio 450 Anos de Música

A mostra traz quatro instalações interativas que promovem um passeio pelo repertório nacional, de criações dos índios tupinambás ao funk contemporâneo. Os visitantes vão se entreter com partituras animadas, mesas de compor e de mixagem, além de variados vídeos informativos sobre instrumentos de percussão, sopro, corda e teclados.

Galpão das Artes - Espaço Tom Jobim. Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico. De quarta (3) a 2 de novembro, 10h/17h. Grátis.

Ocupação Zuzu

A estilista Zuzu Angel tem sua trajetória recontada nos mais de quatrocentos itens que integram a mostra. Há vestidos, cro¬quis, documentos, objetos, fotos e cartas. Na correspondência, chamam atenção as mensagens endereçadas por Zuzu na busca pelo filho Stuart, preso e assassinado pela ditadura militar brasileira.

Paço Imperial. Praça XV de Novembro, 48, Centro, ☎ 2215-2093. Terça a domingo, 12h às 18h. Grátis. Até 2 de novembro.

Oscar Niemeyer - Clássicos e Inéditos

Cerca de trezentos itens sobre a carreira do arquiteto, entre plantas, croquis, maquetes, fotografias e vídeos, se espalham por mais de 1?000 metros quadrados. Chamam especial atenção cerca de cinquenta projetos que nunca saíram do papel, como casas desenhadas para Oswald de Andrade e Sérgio Buarque de Holanda, em São Paulo. Também há referências às suas obras mais notáveis, como o Edifício Gustavo Capanema e o Sambódromo, no Rio, o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional, em Brasília.

Paço Imperial. Praça XV de Novembro, 48, Centro, ☎ 2215-2093. Terça a domingo, 12h às 18h. Grátis. Até 2 de novembro.

✪✪✪✪ Richard Serra

Para instalar seus 38 imponentes desenhos na mansão em que morou o embaixador Walther Moreira Salles, o americano Serra solicitou a remoção das paredes falsas sobre superfícies envidraçadas. A luz natural valoriza lindamente as criações.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta, às 17h. Até 28 de setembro.

✪✪✪✪ Salvador Dalí

O gênio do surrealismo tem sua mostra mais expressiva apresentada no Brasil. São 150 peças - 29 pinturas e oitenta desenhos e gravuras, além de documentos e fotografias.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até 22 de setembro.

✪✪✪ Sergio Fingermann

Em Se Noite Fosse Água - Sequências, o artista paulistano exibe treze óleos (trabalhos individuais, trípticos e um políptico) com o mesmo nome da mostra, distintos apenas na numeração. Mais três séries, duas delas com interferências de pinturas sobre impressões em papel e uma delas também batizada com o nome da exposição, completam o acervo apresentado.

Museu Nacional de Belas Artes. Avenida Rio Branco, 199, Centro, ☎ 3299-0600, Cinelândia. Terça a sexta, 10h às 18h; sábado, domingo e feriados, 12h às 17h. R$ 8,00 (pelo mesmo valor, o ingresso-família contempla até quatro parentes). Grátis no domingo. Até 28 de setembro.

Segredos do Egito

A mostra reúne detalhes e curiosidades da antiga civilização egípcia. São mais de 140 peças ao todo, sendo 47 originais, como esculturas, joias, ferramentas, cerâmicas, pinturas sobre papiros, múmias, sarcófagos, entre outros objetos, que ficarão distribuídos pelo mall.

BarraShopping. Avenida das Américas, 4.666, Barra da Tijuca. Tel: 3089-1051. Segunda a sábado, 10h às 22h; domingos e feriados, 13h às 21h. Até 21 de setembro.

Fonte: VEJA RIO