DIVERSÃO

É de graça

Confira 43 atrações gratuitas para curtir no fim de semana

- Atualizado em

SHOWS

Edu Krieger Trio

Ao lado de Fabiano Krieger (guitarra) e PC Castilho (percussão e sopros), o cantor e violonista repassa composições que fizeram sucesso na voz de estrelas como Maria Rita e Roberta Sá. Livre.

Espaço Furnas Cultural (192 lugares). Rua Real Grandeza, 219, Botafogo, ☎ 2528-5166. Sábado (6), 20h. Domingo (7), 19h. Grátis. Distribuição de senhas a partir das 14h.

edu.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

TEATRO

✪✪✪ Silêncios Claros

Textos de Clarice Lispector são costurados neste monólogo poético, em brilhante trabalho da atriz Ester Jablonski. Ela dá vida aos contos O Grande Passeio, Uma Galinha, A Fuga e Uma Tarde Plena. Direção de Fernando Philbert (50min). 12 anos.

Teatro Alcione Araújo (152 lugares). Avenida Presidente Vargas, 1261 (Biblioteca Parque Estadual), Centro, ☎ 2332-7225, ? Presidente Vargas. → Sábado, 19h; domingo, 18h. Grátis. Senhas distribuídas uma hora antes do espetáculo. Até dia 28. Reestreia prometida para sábado (6).

Festlip - Festival Internacional de Teatro da Língua Portuguesa

A sexta edição do evento começou na quarta (27). São apresentadas onze peças inéditas, de Angola, Cabo Verde, Moçambique e Portugal, além do Brasil, em seis teatros da cidade. Todos os espetáculos são gratuitos. Confira a programação em www.talu.com.br/festlip

Vrum

No espetáculo multimíndia, dança, música e grafite digital se misturam no palco para transmitir a sensação de correria e caos que nos cerca. 12 anos.

Caixa Cultural. Rua Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, ? Carioca (84 lugares). Quarta (3) a domingo (7), 19h. Grátis. Senhas distribuídas uma hora antes do espetáculo.

ESPECIAL

Troca-Troca de Livros

O projeto incentiva a troca de livros entre crianças, jovens e adultos. Na lista de obras infantis há títulos internacionais e nacionais de ficção, crônicas, biografias e comédias. Para participar, basta levar exemplares em bom estado de conservação. Não são aceitas obras didáticas nem técnicas. Cada leitor pode fazer duas trocas por vez. Das 11h ao meio-dia há contação de histórias com Giovana Olivieri.

Imperator - Centro Cultural João Nogueira. Rua Dias da Cruz, 170, Méier, ☎?2596-1090. Aos domingos, 10h/14h. Grátis.

CRIANÇAS

Vrumvrumzinho

Versão infantil do espetáculo multimídia Vrum, mistura dança, grafite digital e música ao propor uma reflexão sobre o caos no cotidiano das megacidades. Ao longo da apresentação, os pequenos são convidados a participar das criações e tirar conclusões próprias das histórias contadas.

Caixa Cultural Rio de Janeiro - Teatro de Arena (84 lugares). Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815. Quarta (3) a domingo (7), 15h . Grátis. Distribuição de ingressos uma hora antes.

De férias no sítio

Inspirado na obra de Monteiro Lobato, um dos maiores escritores brasileiro de literatura infanto-juvenil, o espetáculo, que abrange a técnica corporal da mímica, narra a história de Pedrinho que, ao sair de férias, percorre um caminho complicado até o sítio de sua avó, se envolvendo em hilariantes confusões ao sair para uma caçada, na qual se depara com o temível e arteiro Saci.

Biblioteca Parque Estadual, Teatro Alcione Araújo. Avenida Presidente Vargas, 1261, Centro. Sábado (6), 11h. Grátis.

Tem areia no maiô

A peça conta a história de Shoyu, Indiana, Iracema e Maffalda, quatro palhaças que embarcam em um calhambeque com destino à praia de Copacabana. Ao chegar, elas desfilam seus maiôs graciosos e divertidos, e enfrentam perigos no mar e areia no maiô. Durante o espetáculo, o grupo teatral conta piadas e dança ao som de Roberto Carlos e Rita Pavone.

Biblioteca Parque Estadual, Teatro Alcione Araújo. Avenida Presidente Vargas, 1261, Centro. Domingo (7), 11h. Grátis.

Bonecos no Parque

Até outubro, o festival vai levar 36 companhias ao teatro no Aterro do Flamengo com apresentações de peças infantis.

Teatro Municipal de Marionetes Carlos Werneck de Carvalho (300 lugares). Parque do Flamengo (altura do nº 300 da Praia do Flamengo), ☎ 2273-1497. Sábado (30) e domingo (31), 11h. Até 26 de outubro.

Palhaço Topetão

O famoso palhaço lança o livro Teco-Teco na Bola de Gude , o primeiro de uma série de livros do personagem Topetão. Nas tardes de autógrafos, ele apresenta um show gratuito para os presentes. Entre as atrações que animarão a criançada, estão a performance do palhaço em um monociclo de 2 metros de altura, cantando e fazendo malabares. No show, ele é acompanhado por sua trupe de artistas acrobatas e pernas de pau.

Livraria Nobel. Caxias Shopping (o show acontece na Praça de Alimentação). Rodovia Washington Luiz, 2895, Duque de Caxias. Tel: 2430-5110. Sábado (6), 15h.

Livraria Saraiva. Shopping New York City. Avenida das Américas, 4666, Barra da Tijuca. Domingo (7), 16h.

topetao.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Corrida de velotrol

O Shopping Via Brasil trouxe para Irajá o primeiro Circuito de Velotrol Indoor Infantil do Rio. A brincadeira conta com duas pistas de corrida, pode durar de três a cinco minutos, dependendo da quantidade de participantes, e só podem correr crianças de até 1,20m. Os pais podem participar da brincadeira, auxiliando os menores, se necessário. Além disso, os pequenos também podem se divertir no espaço de oficinas de pintura e desenho.

Shopping Via Brasil. Rua Itapera, 500, Irajá. Tel: 3445-8850. Segunda a sexta, 15h às 22h; Sábado e domingo, de acordo com a programação do shopping. Até 14 de setembro. Grátis.

Teatro de Fantoches Papa Vento

A atração faz parte da programação da Feira Literária O Mundo Fantástico da Leitura e dos Fantoches, que acontece no Riosul. No espaço, são desenvolvidas diversas atividades educativas e recreativas, totalmente gratuitas.

Riosul. Rua Lauro Sodré, 446, Botafogo. Sábado (6), 15h. Grátis.

Turma do Sítio do Pica Pau Amarelo

As crianças poderão se divertir com a Turma do Sítio na história Descobrimento da Independência. A atração faz parte da programação da Feira Literária que acontece no Madureira Shopping até 15 de outubro. No espaço, são desenvolvidas diversas atividades educativas e recreativas, totalmente gratuitas.

Madureira Shopping. Estrada do Portela, 222, Madureira. Domingo (7), 15h.

Barbie Tudo Pode Acontecer!

O espaço, dividido em cinco estações, reproduz em escala real o guarda-roupa da Barbie e proporciona uma viagem pelo universo fashion da boneca. O espaço traz ainda uma Exposição de bonecas Barbie Collectors com 64 figurinos que contam a história da moda de maneira divertida. O acervo e a curadoria do evento são do colecionador brasileiro Carlos Keffer, que possui uma das mais raras e valiosas coleções do Brasil. As atividades são voltadas a crianças de 4 a 12 anos.

Boulevard São Gonçalo. Avenida Presidente Kennedy, 425, São Gonçalo. Tel: 3611-7989. Segunda a domingo, 14h às 20h. Grátis. Até 24 de setembro.

Team Hot Wheels

No espaço, dividido em cinco estações interativas, a equipe de pilotos desafia a gravidade, trazendo para a escala real manobras radicais antes realizadas apenas nas brincadeiras de carrinhos. Games, brinquedoteca e exibição de vídeos estão entre as atrações. Os aficionados por corridas também poderão conferir uma Exposição de Capacetes dos quatro famosos pilotos do Team Hot Wheels. As atividades são voltadas a crianças de 4 a 12 anos.

Boulevard São Gonçalo. Avenida Presidente Kennedy, 425, São Gonçalo. Tel: 3611-7989. Segunda a domingo, 14h às 20h. Grátis. Até 24 de setembro.

Clubinho do Downtown

O shopping promove diversas atividades infantis em parceria com IpaBebê. Neste sábado (6), as crianças poderão se divertir com as brincadeiras da Tia Ariela e sua Turma, como cirandas, oficina de material reciclado, entre outras. No domingo (7), haverá atividades em comemoração ao dia da independência do Brasil, com musicalização com instrumentos, dobradura, oficina de reciclado, massa mágica e contação de história. As atividades são voltadas para crianças de até oito anos de idade.

Downtown. Avenida das Américas, 500, Barra da Tijuca. Tel: 2494-7072. Sábado (6) e domingo (7), 15h às 18h. Grátis.

Dona Baratinha

Com muita música, a peça conta a história de Dona Baratinha, uma esperançosa dona de casa que sonha em se casar.

Recreio Shopping. Avenida das Américas, 19.019, Recreio dos Bandeirantes. Domingo (7), 17h30. Tel: 3906-3246.

Cachinhos Dourados

Uma linda menina chamada Cachinhos Dourados se perde na floresta. Cansada e com fome, ela conhece um papagaio que a ajuda a chegar a uma casinha. Lá, encontra três pratos de mingau. Após comer, sente sono e se deita para dormir. Quando a Família Urso volta de um passeio, se depara com a menina, que conta sua história. O Papai Urso resolve ajudá-la, enquanto o filho Júnior se sente enciumado e faz de tudo para mandá-la embora.

São Gonçalo Shopping. Avenida São Gonçalo, 100, Boa Vista, São Gonçalo. Tel: 3513-7200. Domingo (7), 17h. Grátis.

Clubinho do Jack

Neste domingo, as crianças poderão participar de oficinas de colorir, desenho, pintura e de maquiagem, além de se divertirem com teatro do grupo Chuchu Beleza. Frutas, verduras e legumes tomarão forma de gente para apresentar a peça. O grupo de teatro formado por bonecos vai falar sobre a saúde alimentar, trazendo, de forma divertida, noções sobre as funções dos alimentos.

Center Shopping. Avenida Geremário Dantas, 404, Tanque. Tel: 3312-5001. Domingo, 13h. Grátis.

CINEMA

CineClube da ECDR

A Escola de Cinema Darcy Ribeiro, no centro do Rio, está com as portas abertas para os cariocas. Uma das ações é o CineClube da ECDR, este semestre com curadoria da cineasta Ana Carolina, que tem entrada franca e exibe clássicos do cinema. Neste sábado (6), será apresentado o filme O Anjo Exterminador (1962), Luis Buñuel.

Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Rua da Alfândega, 5, Centro. Tel: 2233-0224. Sábado (30), 14h às 17h. Até 29 de novembro.

Filmambiente - Festival Internacional do Audiovisual Ambiental

O evento, que acontece até o dia 10 de setembro, reúne 62 filmes nacionais e internacionais, selecionados nos mais importantes festivais de todo o mundo (como Tribeca, Berlim e Cannes), além de outros selecionados entre os mais de 400 inscritos. Este ano, o festival tem o tema central Porque o Futuro Chegou. O evento tem programação em quatro cinemas da Zona Sul e em outros quatro pontos na Zona Norte e periferia. Confira a programação completa em www.filmanbiente.com.

Procurando Nemo

O passado reserva tristes memórias para Marlin nos recifes de coral, onde perdeu sua esposa e toda a ninhada. Agora, ele cria seu único filho Nemo com todo o cuidado do mundo, mas o pequeno e simpático peixe-palhaço acaba exagerando durante uma simples discussão e acaba sendo capturado por um mergulhador. Agora, o pai super protetor precisa entrar em ação e parte numa busca incansável pelo mar aberto, na esperança de encontrar seu amado filhote. No meio do caminho, ele acaba conhecendo Dory e, juntos, a dupla vai viver uma incrível aventura. Enquanto isso, Nemo também vive uma intensa experiência ao lado de seus novos amigos habitantes de um aquário, pois eles precisam ajudá-lo a escapar do destino que lhe foi reservado: ir parar nas mãos da terrível Darla, sobrinha do dentista que o capturou.

Arena Carioca Dicró. Parque Ari Barroso, Penha (entrada pela rua Flora Lobo). Tel: 3486-7643. Sábado (6), 10h30. Grátis.

Valente

A jovem princesa Merida foi criada pela mãe para ser a sucessora perfeita ao cargo de rainha, seguindo a etiqueta e os costumes do reino. Mas a garota dos cabelos rebeldes não tem a menor vocação para esta vida traçada, preferindo cavalgar pelas planícies selvagens da Escócia e praticar o seu esporte favorito, o tiro ao arco. Quando uma competição é organizada contra a sua vontade, para escolher seu futuro marido, Merida decide recorrer à ajuda de uma bruxa, a quem pede que sua mãe mude. Mas quando o feitiço surte efeito, a transformação da rainha não é exatamente o que Merida imaginava... Agora caberá à jovem ajudar a sua mãe e impedir que o reino entre em guerra com os povos vizinhos.

Arena Carioca Dicró. Parque Ari Barroso, Penha (entrada pela rua Flora Lobo). Tel: 3486-7643. Domingo (7), 10h30. Grátis.

Valente_Disney.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

EXPOSIÇÕES

Milton Machado

Arquiteto com mestrado em planejamento urbano e doutorado em artes visuais, músico amador, escritor, poeta, professor e palestrante, Milton Machado revela diversificação também em suas obras, como atesta de maneira eloquente a exposição Cabeça. Atração no CCBB, a mostra é um painel antológico da produção do artista carioca desde o fim dos anos 60. São mais de 100 criações, variadas a ponto de desnortear quem busca um traço comum a todas elas. A atenção do visitante é capturada já na rotunda, onde está a escultura Módulo de Destruição Atravessado por Nômade (2010-2014). Trata-se da união de duas peças distintas, dispostas lado a lado: uma espécie de jaula gigante, com 3,8 metros de altura, cuja sombra eventualmente incide - como se aprisionasse - sobre o segundo trabalho, um pedestal encimado por uma esfera negra. No 2º piso, o ecletismo de Machado se revela plenamente em pinturas, esculturas, fotografias, objetos, desenhos, instalações, vídeos e colagens. Ponto alto do acervo, as ilustrações, em sua maioria, demandam bastante tempo do observador. É o caso de Oslo (2011), desenho detalhado que sugere uma paisagem urbana fantástica. Uma das mais conhecidas de sua trajetória, 21 Formas de Amnésia: um Pequeno Museu Imaginário (1989) teve origem, curiosamente, em um desenho renegado pelo artista e cortado em 1?750 pedacinhos de 1 centímetro quadrado. A observação da imagem em cada um deles inspirou Machado a dar inusitados nomes a grupos de fragmentos, que podem ser contemplados pelo visitante com lupas.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até o dia 29.

Angelo Venosa

Nome destacado da Geração 80, Angelo Venosa se notabilizou por usar, na criação de esculturas, os mais diversos materiais - metal, madeira, osso, tecido, cordas e mármore, entre outros. Em Membrana, individual com abertura marcada para sexta (5) na Anita Schwartz Galeria de Arte, o paulistano radicado no Rio se arrisca por bambu e filamentos de plástico, até então inéditos em sua carreira. Cortado em fatias finas, o primeiro ganha formas sinuosas em esculturas de chão e parede. O plástico aparece em desenhos abstratos tridimensionais, cobertos por cápsulas de acrílico. Com cerca de vinte obras (a partir de R$ 47?000,00), o acervo abriga ainda uma grande peça de alumínio, de aproximadamente 4,5 metros de altura, e duas séries feitas nos últimos dois anos - uma de gravações a laser sobre fórmica e outra de lâminas de metacrilato.

Anita Schwartz Galeria de Arte. Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea, ☎ 2274-3873 e 2540-6446. Segunda a sexta, 10h às 20h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até 14 de novembro. A partir de sexta (5).

Arnaldo Antunes

Centenas de fotos, feitas pelo cantor e compositor durante suas turnês, originaram a exposição Interno Exterior. São imagens de letreiros, placas e cartazes de rua que, deslocadas de seu sentido original e recombinadas entre si, adquirem significados poéticos. R$ 5?000,00 a R$ 20?000,00.

Galeria Laura Marsiaj. Rua Teixeira de Melo, 31-C, Ipanema, ☎ 2513-2074. Terça a sexta, 10h às 19h; sábado, 11h às 16h. Grátis. Até 11 de outubro. A partir de sexta (5).

Atlântico Contemporâneo

Na sétima edição, o evento reúne dez galerias do Shopping Cassino Atlântico. Entre os artistas com obras exibidas estão Juarez Machado e Marcos Lima, este integrante da histórica coletiva Como Vai Você, Geração 80?, realizada em 1984.

Shopping Cassino Atlântico. Avenida Atlântica, 4240, Copacabana. Segunda a sexta, 11h às 19h; sábado, 13h às 18h. Grátis. Até 27 de setembro. A partir de sexta (5).

Adriana Varejão

Imagens barrocas (capturadas da Ordem Terceira de São Francisco, no Rio, da Igreja de São Francisco, em Salvador, da Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, e da Sé de Mariana) aparecem em Transbarroco, primeira videoinstalação da artista.

Oi Futuro Flamengo. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, ☎ 3131-3060, Largo do Machado. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 26 de outubro.

artevida

Cerca de 300 trabalhos, de 120 artistas de 35 nacionalidades, integram a alentada coletiva, espalhada por quatro frentes e espaços distintos. Em ✪✪✪ (corpo), na Casa França-Brasil, marcam presença 63 nomes, incluindo figuras de peso na arte brasileira, como Anna Bella Geiger, Lygia Clark, Lygia Pape e Antonio Dias. Na Biblioteca Parque Estadual está (arquivo), com centenas de documentos do artista pernambucano Paulo Bruscky e da argentina Graciela Carnevale. A Escola de Artes Visuais do Parque Lage apresenta, em (parque), uma individual da alagoana Martha Araújo, uma instalação do japonês Tsuruko Yamazaki e outra do beninense Georges Adéagbo. O MAM recebe ✪✪✪ (política), com obras de 54 artistas, parte delas com referências a regimes autoritários.

Casa França-Brasil. Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro, ☎ 2332-5120. Terça a domingo, 10h às 20h. Grátis. Biblioteca Parque Estadual. Avenida Presidente Vargas, 1261, Centro, ☎ 2332-7225. Terça a domingo, 10h às 20h. Grátis. Escola de Artes Visuais do Parque Lage - Palacete. Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico, ☎ 3257-1800. Segunda a quinta, 9h às 19h; sexta a domingo, 9h às 17h. Grátis. Museu de Arte Moderna. Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, Centro, ☎ 3883-5600. Terça a sexta, 12h às 18h; sábado, domingo e feriados, 11h às 18h. Grátis. Estac. (R$ 5,00 para visitantes do museu). Até 21 de setembro.

Bordallianos do Brasil

A coletiva reúne de artistas brasileiros reinterpretando a obra de Bordallo Pinheiro com esculturas em cerâmica. O projeto junta vinte artistas: Tunga, Vik Muniz, Regina Silveira, Barrão, Saint Claire, Efrain Almeida, Sérgio Romagnolo, Frida Baranek, Caetano de Almeida, Fábio Carvalho, Tiago Carneiro da Cunha, Isabela Capeto, Martha Medeiros, Adriana Barreto, Maria Lynch, Marcos Chaves, Laerte Ramos, Tonico Lemos, Erika Verzutti e Estela Sokol. Os valores variam entre R$ 3.000,00 à R$ 8.250,00.

Galeria Inox. Avenida Atlântica, 4240, subsolo 101, Copacabana. Tel: 2521-9940.

✪✪✪ J. Carlos

Mestre da caricatura na primeira metade do século XX, o carioca tem esta e outras facetas de seu trabalho apresentadas em caprichada mostra. Entre as mais de 300 imagens exibidas figuram oitenta desenhos originais. Parte da seleção joga luz sobre a atividade de J. Carlos como designer e publicitário.

Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, ☎ 2253-1580. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 28 de setembro.

✪✪✪ Joan Miró

Expoente da arte surrealista, o catalão tem exibidos 69 trabalhos sobre papel em A Magia de Miró, Desenhos e Gravuras. Na seleção, uma série de estudos para futuras obras permite uma apreciação do processo criativo do artista. Registradas pelo curador Alfredo Melgar, amigo de Miró, 23 fotografias em preto e branco completam a mostra.

Caixa Cultural - Galeria 3. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 28 de setembro.

✪✪✪ Marcelo Tinoco

Na individual Histórias Naturais, o fotógrafo paulistano expõe doze obras em grande formato. Primeiro, ele fotografa a natureza, animais, pessoas e cidades. Depois, separa e arquiva as fotos. Por fim, através de um processo de montagem digital, constrói obras que se assemelham a telas.

Caixa Cultural - Galeria 1. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 19 de outubro.

A exposição Música Brasilis - Rio 450 Anos de Música

A mostra traz quatro instalações interativas que promovem um passeio pelo repertório nacional, de criações dos índios tupinambás ao funk contemporâneo. Os visitantes vão se entreter com partituras animadas, mesas de compor e de mixagem, além de variados vídeos informativos sobre instrumentos de percussão, sopro, corda e teclados.

Galpão das Artes - Espaço Tom Jobim. Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico. De quarta (3) a 2 de novembro, 10h/17h. Grátis.

Ocupação Zuzu

A estilista Zuzu Angel (1921-1976) tem sua trajetória recontada nos mais de 400 itens que integram a mostra. Há vestidos, cro¬quis, documentos, objetos, fotos e cartas. Na correspondência, chamam atenção as mensagens endereçadas por Zuzu na busca pelo filho Stuart, preso e assassinado pela ditadura militar brasileira.

Paço Imperial. Praça XV de Novembro, 48, Centro, ☎ 2215-2093. Terça a domingo, 12h às 18h. Grátis. Até 2 de novembro.

O que ainda não é

Com curadoria de Hércules Goulart Martins, dez artistas discutem situações imprevistas, dúvidas e erros no processo da arte. A coletiva apresenta mais de 50 obras - entre vídeos, desenhos, pinturas e instalações - assinadas por nomes como Célio Braga, Roberto Winter, Bruno Rios, Ronaldo Grossman, Luciana Martins, Lucas Sargentelli e Giorgia Mesquita.

Galpão TAC. Av. Mem de Sá, 319, Centro. Tel: 3585-0232. Quarta a sábado, 11h às 18h. Grátis. Até 27 de setembro.

Onde Leva a Rua

A mostra reúne imagens da arte de rua espalhada pelos muros da cidade. Com seu estilo peculiar, entre outros artistas, a dupla Dínamo se apresenta investigando como adaptar a linguagem própria da rua, expandindo o universo urbano num movimento extrínseco para dentro da galeria através da sua pintura.

Avenida Beira Mar, 406, sala 405, Centro. Tel: 99972-1642/2524-8592. Sexta (5), 17h às 22h; sábado (6) e domingo (7), 12h às 18h. Grátis.

Oscar Niemeyer - Clássicos e Inéditos

Cerca de 300 itens sobre a carreira do arquiteto, entre plantas, croquis, maquetes, fotografias e vídeos, se espalham por mais de 1?000 metros quadrados. Chamam especial atenção cerca de cinquenta projetos que nunca saíram do papel, como casas desenhadas para Oswald de Andrade e Sérgio Buarque de Holanda, em São Paulo. Também há referências às suas obras mais notáveis, como o Edifício Gustavo Capanema e o Sambódromo, no Rio, o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional, em Brasília.

Paço Imperial. Praça XV de Novembro, 48, Centro, ☎ 2215-2093. Terça a domingo, 12h às 18h. Grátis. Até 2 de novembro.

✪✪✪ Poster for Tomorrow

Cem cartazes que abordam o tema dos direitos humanos integram a mostra. Um dos destaques é o trabalho do israelense Yossi Lemel, com um jovem usando um lápis como lança e a frase "Educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo", de Nelson Mandela.

Caixa Cultural - Galeria 2. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 12 de outubro.

✪✪✪✪ Richard Serra

Para instalar seus 38 imponentes desenhos na mansão em que morou o embaixador Walther Moreira Salles, o americano Serra solicitou a remoção das paredes falsas sobre superfícies envidraçadas. A luz natural valoriza lindamente as criações.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta, às 17h. Até 28 de setembro.

✪✪✪✪ Salvador Dalí

O gênio do surrealismo tem sua mostra mais expressiva apresentada no Brasil. São 150 peças - 29 pinturas e oitenta desenhos e gravuras, além de documentos e fotografias.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até 22 de setembro.

✪✪✪ Sergio Fingermann

Em Se Noite Fosse Água - Sequências, o artista paulistano exibe treze óleos (trabalhos individuais, trípticos e um políptico) com o mesmo nome da mostra, distintos apenas na numeração. Mais três séries, duas delas com interferências de pinturas sobre impressões em papel e uma delas também batizada com o nome da exposição, completam o acervo apresentado.

Museu Nacional de Belas Artes. Avenida Rio Branco, 199, Centro, ☎ 3299-0600, Cinelândia. Terça a sexta, 10h às 18h; sábado, domingo e feriados, 12h às 17h. R$ 8,00 (pelo mesmo valor, o ingresso-família contempla até quatro parentes). Grátis no domingo. Até 28 de setembro.

Segredos do Egito

A mostra reúne detalhes e curiosidades da antiga civilização egípcia. São mais de 140 peças ao todo, sendo 47 originais, como esculturas, joias, ferramentas, cerâmicas, pinturas sobre papiros, múmias, sarcófagos, entre outros objetos, que ficarão distribuídos pelo mall.

BarraShopping. Avenida das Américas, 4.666, Barra da Tijuca. Tel: 3089-1051. Segunda a sábado, 10h às 22h; domingos e feriados, 13h às 21h. Até 21 de setembro.

Fonte: VEJA RIO