DIVERSÃO

É de graça

Confira 41 atrações gratuitas para curtir o fim de semana

- Atualizado em

TEATRO

✪✪✪ As Três Irmãs

A peça conta a história das irmãs Olga, Irina e Macha - representadas por Morena Cattoni e pela Paula Sandroni, e Julia Deccache e Gisela de Castro -, que moram no interior da Rússia com o irmão Andrei, interpretado por Rodrigo Cirne. Eles foram criados por um pai militar que os ensinou as maiores virtudes. Porém, onde moram, o conhecimento que têm não serve pra nada útil. Eles recebem a visita de militares em sua casa e filosofam sobre a vida. As três irmãs sonham em voltar à sua cidade natal: Moscou. Esse sonho as move, porém nunca chegam a realizá-lo.

Casarão Austregésilo de Athayde. Rua Cosme Velho, 599, Cosme Velho. Sábado e domingo, 16h30. Tel: 97321-3133. Até 31 de agosto.

tres-irmas.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Festlip - Festival Internacional de Teatro da Língua Portuguesa

A sexta edição do evento começou na quarta (27). São apresentadas onze peças inéditas, de Angola, Cabo Verde, Moçambique e Portugal, além do Brasil, em seis teatros da cidade. Todos os espetáculos são gratuitos. Confira a programação em www.talu.com.br/festlip

Festu - Festival de Teatro Universitário

Criado em 2010 com o objetivo de revelar novos talentos do teatro egressos do ambiente universitário, o festival chega a sua quarta edição com espetáculos, esquetes e workshops até o dia 31 no Teatro Tom Jobim. Confira a programação completa em bit.ly/teatro-universitario

Espaço Tom Jobim. Avenida Jardim Botânico, 1008. Tel: 3874-1808. Mostra Competitiva: de 28 a 31 de agosto, quinta a domingo. De quinta a sábado das 20h às 22h30, e no dia 31, domingo, de 19h às 23h. Entrada franca com distribuição de senhas três horas antes do início.

O Grande Acordo Internacional do Tio Patinhas

Escrita pelo dramaturgo Augusto Boal no final dos anos 60, durante seu exílio na Argentina, o espetáculo conta a história de Tio Patinhas, que a fim de aumentar sua já vasta fortuna, viaja a terras distantes. Para conseguir explorar os nativos desses locais, deverá se aliar com funcionários e embaixadores e enfrentar estranhas criaturas de outros planetas. Esses seres, que são confundidos por trabalhadores e estudantes, tentam acabar com o sonho capitalista de Tio Patinhas, mas o tio encontrará grandes aliados para ajudá-lo a alcançar o sucesso em seu negócio. A montagem é do grupo portenho Machado.

Teatro Alcione Araújo. Avenida Presidente Vargas, 1261, Biblioteca Parque Estadual, Centro. Sexta (29) e sábado (30), 19h. Distribuição de senhas a partir das 18h.

SHOWS

Trio Pé de Serra

O grupo com doze anos de estrada e oito discos lançados apresenta seu repertório com clássicos do forró de raiz para o público de Irajá.

Shopping ViaBrasil. Rua Itapera, 500, Irajá. Tel: 3445-8850. Sexta (29), 19h. Grátis.

Luciana Balby

A ex-participante do programa The Voice Brasil, da Rede Globo, apresenta seu repertório com sucessos da MPB ao público de Campo Grande.

WestShopping. Estrada do Mendanha, 555, Campo Grande. Tel: 3178-9501. Grátis.

CONCERTOS

Concerto de Domingo

O Teatro Grandes Atores recebe apresentação da Orquestra Nova Sinfonia, formada por crianças e jovens das comunidades de Vargem Grande, Vargem Pequena e Cidade de Deus. A orquestra é formada por 42 participantes e ainda irá se apresentar mais quatro vezes até o final do ano.

Teatro dos Grandes Atores. Avenida das Américas, 3.555, Shopping Barra Square, Barra da Tijuca. Domingo (31), 11h. Grátis.

ESPECIAL

Troca-Troca de Livros

O projeto incentiva a troca de livros entre crianças, jovens e adultos. Na lista de obras infantis há títulos internacionais e nacionais de ficção, crônicas, biografias e comédias. Para participar, basta levar exemplares em bom estado de conservação. Não são aceitas obras didáticas nem técnicas. Cada leitor pode fazer duas trocas por vez. Das 11h ao meio-dia há contação de histórias com Giovana Olivieri.

Imperator - Centro Cultural João Nogueira. Rua Dias da Cruz, 170, Méier, ☎?2596-1090. Aos domingos, 10h/14h. Grátis.

CRIANÇAS

O Príncipe Feliz

Idealizado pela atriz e produtora Tânia Pires, o Festival Internacional de Teatro da Língua Portuguesa (Festlip) surgiu em 2008 com a proposta de unir por meio das artes países que compartilham esse mesmo idioma. A partir de quarta (27), o evento segue para a sexta edição, espalhando peças, palestras, exposições, oficinas, shows e mostras pela cidade. Novidade deste ano, o Festlipinho, parte da programação dedicada aos pequenos, apresenta O Príncipe Feliz, peça da companhia portuguesa Magia e Fantasia. O espetáculo, com sessões gratuitas na sexta (29), no Morro de São Carlos, e no domingo (31), no Parque Lage, aborda o relacionamento entre uma andorinha (Mônica Cunha) e a estátua do príncipe do título (Paulo Lage). Criado sem conhecer as tristezas do mundo, ele passa a ter contato com a realidade após ser transformado em uma escultura de pedra. Direção de Paulo Lage (45min). Rec. a partir de 5 anos.

Morro de São Carlos (300 lugares). Rua União, 58, Estácio. Sexta (29), 16h. Grátis. Parque Lage (80 lugares). Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico. Domingo (31), 16h. Grátis.

Urucuia Grande Sertão

A trama se desenrola em um reino distante no sertão brasileiro, onde um rei viúvo e solitário, influenciado pelo avançar da idade e a vontade de ter netos, determina que seu fiel servo arrume um rapaz para casar com a jovem princesa. Após o anúncio surgem muitos pretendentes e, com isso, o patriarca volta a nutrir esperanças, apesar de toda a resistência da moça, que se julga a mais inteligente do império. Para a nobre, nenhum homem é capaz de satisfazê-la intelectualmente. Inspirado por esta narrativa, o grupo traz à tona algumas questões contemporâneas e atuais, como o preconceito social e o amor, em um espetáculo alegre, repleto de música e referências da cultura popular brasileira.

Arena Carioca Dicró. Parque Ari Barroso, Penha (entrada pela rua Flora Lobo). Tel: 3486-7643. Sábado (30) e domingo (31), 16h. Grátis.

urucuia.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Bonecos no Parque

Até outubro, o festival vai levar 36 companhias ao teatro no Aterro do Flamengo com apresentações de peças infantis.

Teatro Municipal de Marionetes Carlos Werneck de Carvalho (300 lugares). Parque do Flamengo (altura do nº 300 da Praia do Flamengo), ☎ 2273-1497. Sábado (30) e domingo (31), 11h. Até 26 de outubro.

Contação de histórias

Neste sábado (30), a marca Fábula vai promover uma contação de histórias na loja do Rio Design Leblon. As histórias lúdicas do universo das fábulas do mundo serão contadas aos pequenos por Gabriel Sant'Anna e Martha Paiva, da Cia. do Solo.

Rio Design Leblon. Avenida Ataulfo de Paiva, 270, loja 305, Leblon. Tel: 2511-5887. Sábado (30), 17h às 18h. Grátis.

Barbie Tudo Pode Acontecer!

O espaço, dividido em cinco estações, reproduz em escala real o guarda-roupa da Barbie e proporciona uma viagem pelo universo fashion da boneca. O espaço traz ainda uma Exposição de bonecas Barbie Collectors com 64 figurinos que contam a história da moda de maneira divertida. O acervo e a curadoria do evento são do colecionador brasileiro Carlos Keffer, que possui uma das mais raras e valiosas coleções do Brasil. As atividades são voltadas a crianças de 4 a 12 anos.

Boulevard São Gonçalo. Avenida Presidente Kennedy, 425, São Gonçalo. Tel: 3611-7989. Segunda a domingo, 14h às 20h. Grátis. Até 24 de setembro.

Team Hot Wheels

No espaço, dividido em cinco estações interativas, a equipe de pilotos desafia a gravidade, trazendo para a escala real manobras radicais antes realizadas apenas nas brincadeiras de carrinhos. Games, brinquedoteca e exibição de vídeos estão entre as atrações. Os aficionados por corridas também poderão conferir uma Exposição de Capacetes dos quatro famosos pilotos do Team Hot Wheels. As atividades são voltadas a crianças de 4 a 12 anos.

Boulevard São Gonçalo. Avenida Presidente Kennedy, 425, São Gonçalo. Tel: 3611-7989. Segunda a domingo, 14h às 20h. Grátis. Até 24 de setembro.

Amigos da Onça

A peça aborda o tema da extinção de algumas espécies. Diante disso, um grupo de animais inconformados com a situação, decide se unir e fugir para salvar a onça pintada, uma das espécies em risco. A bordo de uma arca, o galo Barnabé, o coelho Leopoldo, a onça Penélope e a cobra Naja vão viver uma grande aventura. Além disso, aprenderão um pouco mais sobre eles mesmos e ensinarão ao público a como conviver melhor com as diferenças.

Bangu Shopping. Rua Fonseca, 240, Bangu. ☎ 2430-5130. Domingo (31), 17h. Grátis.

Oficina de Desenho

O shopping Riosul apresenta a Oficina Recreativa de Desenho e Arte. A atração gratuita faz parte da programação da Feira Literária O Mundo Fantástico da Leitura e dos Fantoches que acontece no mall. No espaço, são desenvolvidas diversas atividades educativas e recreativas. Ao longo da semana, estão disponíveis livros para leitura e venda. Aos finais de semana, atrações especiais fazem parte da programação.

Riosul. Rua Lauro Sodré, 446, Botafogo. Domingo (31), 16h às 17h.

Histórias de Bruxinhas

O teatrinho infantil faz parte da programação da Feira Literária que acontece no mall até 15 de outubro. No espaço, são desenvolvidas diversas atividades educativas e recreativas. Ao longo da semana, estão disponíveis livros para leitura e venda. Aos finais de semana, atrações especiais fazem parte da programação.

Madureira Shopping. Estrada do Portela, 222, Madureira. Domingo (31), 15h às 16h.

A Princesa e o Sapo

A peça conta a a história de uma menina, um príncipe sapo que tenta desesperadamente voltar a ser humano e um beijo fatídico que os levará numa hilariante aventura.

Recreio Shopping. Avenida das Américas, 19.019, Recreio dos Bandeirantes. Domingo (31), 17h30. Tel: 3906-3246.

CINEMA

CineClube da ECDR

A Escola de Cinema Darcy Ribeiro, no centro do Rio, está com as portas abertas para os cariocas. Uma das ações é o CineClube da ECDR, este semestre com curadoria da cineasta Ana Carolina, que tem entrada franca e exibe clássicos do cinema. Neste sábado, dia 30, será apresentado o filme Ivan, o Terrível (1944), de Sergei Eisenstein.

Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Rua da Alfândega, 5, Centro. Tel: 2233-0224. Sábado (30), 14h às 17h. Até 29 de novembro.

Mulan

Quando os mongóis invadem a China, o imperador decreta que cada família ceda um homem para o exército imperial. Com isso, uma jovem fica angustiada ao ver seu velho e doente pai ser convocado, por ser o único homem da família. Ele precisa ir, mesmo sabendo que certamente morrerá, para manter a honra da família. Assim, sua filha rouba sua armadura e espada, se disfarça de homem e se apresenta no lugar do pai, mas os espíritos dos ancestrais decidem protegê-la e ordenam a um dragão, que havia caído em desgraça, que convença a jovem a abandonar seu plano. Ele concorda, mas quando conhece a jovem descobre que ela não pode ter dissuadida e, assim, decide ajudá-la a cumprir sua perigosa missão de ir para a guerra e voltar viva.

Arena Carioca Dicró. Parque Ari Barroso, Penha (entrada pela rua Flora Lobo). Tel: 3486-7643. Domingo (31), 10h30. Grátis.

Pocahontas

Um navio parte da Inglaterra com objetivo de encontrar um "Novo Mundo", tendo, entre os tripulantes, o ganancioso governador da Inglaterra, que só pensa em descobrir ouro, e o aventureiro capitão John Smith. Ao chegarem em uma terra desconhecida, John sai para explorar a região e encontra uma bela índia chamada Pocahontas. Ambos aprendem muito um com o outro, até que o povo de Pocahontas e os ingleses entram em guerra por terem interesses diferenciados em relação às terras.

Arena Carioca Dicró. Parque Ari Barroso, Penha (entrada pela rua Flora Lobo). Tel: 3486-7643. Sábado (30), 10h30. Grátis.

disney-graphics-pocahontas.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

EXPOSIÇÕES

J. Carlos

Caminho mais curto entre simplicidade e sofisticação, o traço genial de José Carlos de Brito e Cunha (1884-1950), ou J. Carlos, como assinava seus trabalhos, já garantiria seu lugar de destaque nas artes gráficas brasileiras. A mostra em cartaz no Centro Cultural Correios revela, no entanto, que o talento do artista foi muito além da ilustração. Sua incursão pela tipografia rendeu letras de desenho rebuscado e ousadias, a exemplo da criação de uma capitular (em geral o maior caractere da página) minúscula. O mesmo destemor é exibido na diagramação concebida por ele para publicações importantes de seu tempo. Na revista de variedades Para Todos, molduras ornadas margeavam as páginas e fotos tinham seu fundo recortado em formas geométricas menores do que o personagem clicado, proporcionando a ilusão de tridimensionalidade. Outra faceta de seu trabalho, a publicidade também se faz presente em diversos anúncios de inspirado estilo art déco. Reproduções dominam o acervo de mais de 300 peças - o que só realça a relevância das oitenta ilustrações originais expostas.

Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, ☎ 2253-1580. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 28 de setembro.

Nelson Felix

Obras inéditas compõem a individual Flautas e Cactus. São três esculturas em mármore carrara e duas em bronze, além de duas séries de desenhos. Nos trabalhos, o artista faz referência a poemas da portuguesa Sophia Breyner e do catalão Joan Brossa. R$ 15?000,00 a R$ 180?000,00.

Galeria H.A.P. Rua Abreu Fialho, 11, Jardim Botânico, ☎ 3874-2830/2796. Segunda a sexta, 11h às 18h; sábado, 13h às 18h. Grátis. Até 30 de setembro. A partir de segunda (25).

artevida

Cerca de 300 trabalhos, de 120 artistas de 35 nacionalidades, integram a alentada coletiva, espalhada por quatro frentes e espaços distintos. Em ✪✪✪ (corpo), na Casa França-Brasil, marcam presença 63 nomes, incluindo figuras de peso na arte brasileira, como Anna Bella Geiger, Lygia Clark, Lygia Pape e Antonio Dias. Na Biblioteca Parque Estadual está (arquivo), com centenas de documentos do artista pernambucano Paulo Bruscky e da argentina Graciela Carnevale. A Escola de Artes Visuais do Parque Lage apresenta, em (parque), uma individual da alagoana Martha Araújo, uma instalação do japonês Tsuruko Yamazaki e outra do beninense Georges Adéagbo. O MAM recebe ✪✪✪ (política), com obras de 54 artistas, parte delas com referências a regimes autoritários.

Casa França-Brasil. Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro, ☎ 2332-5120. Terça a domingo, 10h às 20h. Grátis. Biblioteca Parque Estadual. Avenida Presidente Vargas, 1261, Centro, ☎ 2332-7225. Terça a domingo, 10h às 20h. Grátis. Escola de Artes Visuais do Parque Lage - Palacete. Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico, ☎ 3257-1800. Segunda a quinta, 9h às 19h; sexta a domingo, 9h às 17h. Grátis. Museu de Arte Moderna. Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, Centro, ☎ 3883-5600. Terça a sexta, 12h às 18h; sábado, domingo e feriados, 11h às 18h. Grátis. Estac. (R$ 5,00 para visitantes do museu). Até 21 de setembro.

Ascânio MMM

Português radicado no Brasil desde o fim dos anos 50, Ascânio MMM exibe Quasos, nova série de trabalhos com alumínio. Criadas neste ano, as dez obras são tramas de alumínio de comprimentos variados, fixadas por tarraxas em diferentes graus de aperto. R$ 20?000,00 e R$ 95?000,00,

Marcia Barrozo do Amaral Galeria de Arte. Avenida Atlântica, 4240 (Shopping Cassino Atlântico), subsolo, loja 129, Copacabana, ☎ 2267-3747. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 14h às 17h. Grátis. Até 19 de setembro.

✪✪✪ Jan Siebert

Em Natureza Urbana, o pintor alemão, radicado no Rio desde 2009, apresenta 25 belos trabalhos. A exposição é dividida em dois espaços: o primeiro concentra a produção dedicada à paisagem urbana e o segundo reúne retratos e ambientes interiores. Algumas imagens trazem uma fugaz impressão de hiper-realismo.

Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, ☎ 2253-1580. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 28 de setembro.

✪✪✪ Joan Miró

Expoente da arte surrealista, o catalão tem exibidos 69 trabalhos sobre papel em A Magia de Miró, Desenhos e Gravuras. Na seleção, uma série de estudos para futuras obras permite uma apreciação do processo criativo do artista. Registradas pelo curador Alfredo Melgar, amigo de Miró, 23 fotografias em preto e branco completam a mostra.

Caixa Cultural - Galeria 3. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 28 de setembro.

Marcelo Tinoco

Na individual Histórias Naturais, o fotógrafo paulistano expõe doze obras em grande formato. Primeiro, ele fotografa a natureza, animais, pessoas e cidades. Depois, separa e arquiva as fotos. Por fim, através de um processo de montagem digital, constrói obras que se assemelham a telas.

Caixa Cultural - Galeria 1. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 19 de outubro.

Marcos Chaves

O artista estrela a primeira exposição na recém-inaugurada filial carioca da galeria paulista. No 1º andar é exibida a instalação Academia, reunião de esculturas construídas com cimento, tubos de ferro, pneus e madeira inspirada nos locais para a prática de exercícios ao ar livre que se espalham pelo Rio. O 2º piso recebe em torno de vinte fotografias da série Sugar Loafer, espécie de crônica visual composta a partir da imagem do Pão de Açúcar. A partir de R$ 2?000,00.

Galeria Nara Roesler. Rua Redentor, 241, Ipanema, ☎ 3591-0052. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 11h às 15h. Grátis. Até 7 de setembro.

✪✪✪ Mauro Restiffe

Em São Paulo, Fora de Alcance, o fotógrafo exibe dezoito registros feitos com câmera Leica e filme preto e branco de baixa sensibilidade, resultado de caminhadas por diversos bairros paulistanos.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta, às 17h. Até 14 de setembro.

✪✪✪ Milton Machado

Batizada como Cabeça, a exposição é a primeira retrospectiva do artista carioca. São reunidos mais de uma centena de trabalhos, entre desenhos, pinturas, fotografias, vídeos e esculturas, produzidos desde 1969.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até 29 de setembro.

Ocupação Zuzu

A estilista Zuzu Angel (1921-1976) tem sua trajetória recontada nos mais de 400 itens que integram a mostra. Há vestidos, cro¬quis, documentos, objetos, fotos e cartas. Na correspondência, chamam atenção as mensagens endereçadas por Zuzu a personalidades brasileiras e estrangeiras, militares, políticos, artistas e intelectuais na busca pelo filho Stuart, preso e assassinado pela ditadura militar brasileira.

Paço Imperial. Praça XV de Novembro, 48, Centro, ☎ 2215-2093. Terça a domingo, 12h às 18h. Grátis. Até 2 de novembro.

Oscar Niemeyer - Clássicos e Inéditos

Cerca de 300 itens sobre a carreira do arquiteto, entre plantas, croquis, maquetes, fotografias e vídeos, se espalham por mais de 1?000 metros quadrados. Chamam especial atenção cerca de cinquenta projetos que nunca saíram do papel, como casas desenhadas para Oswald de Andrade e Sérgio Buarque de Holanda, em São Paulo. Também há referências às suas obras mais notáveis, como o Edifício Gustavo Capanema e o Sambódromo, no Rio, o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional, em Brasília.

Paço Imperial. Praça XV de Novembro, 48, Centro, ☎ 2215-2093. Terça a domingo, 12h às 18h. Grátis. Até 2 de novembro.

Outros Olhares

A mostra de fotografias Outros Olhares reúne 23 obras de seis artistas com diferentes pontos de vista: Carlos Vergara, Carmo Dalla Vecchia, EneGoes, Fabio Cançado, Renan Cepeda e Valdir Cruz.

Sérgio Gonçalves Galeria. Rua do Rosário, 38, Centro. Tel: 2263-7353. Terça a sexta, 11h às 19h; sábados, 11h às 18h. Grátis. Até 30 de agosto.

Poster for Tomorrow

Cem cartazes que abordam o tema dos direitos humanos integram a mostra. Um dos destaques é o trabalho do israelense Yossi Lemel, com um jovem usando um lápis como lança e a frase "Educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo", de Nelson Mandela.

Caixa Cultural - Galeria 2. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 12 de outubro.

✪✪✪✪ Richard Serra

Para instalar seus 38 imponentes desenhos na mansão em que morou o embaixador Walther Moreira Salles, o americano Serra solicitou a remoção das paredes falsas sobre superfícies envidraçadas. A luz natural valoriza lindamente as criações.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta, às 17h. Até 28 de setembro.

Rubens Gerchman - Com a Demissão no Bolso

A mostra destaca a atuação de Rubens Gerchman (1942-2008) como educador, através da exibição de material de arquivo do instituto que leva seu nome - há fotos, documentos, cartazes e áudios. Trinta obras do artista completam o acervo apresentado.

Casa Daros. Rua General Severiano, 159, Botafogo, ☎ 2275-0246. Quarta a sábado, 11h às 19h; domingo, 11h às 18h. Grátis. Até 8 de fevereiro de 2015.

✪✪✪✪ Salvador Dalí

O gênio do surrealismo tem sua mostra mais expressiva apresentada no Brasil. São 150 peças - 29 pinturas e oitenta desenhos e gravuras, além de documentos e fotografias.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até 22 de setembro.

✪✪✪ Sergio Fingermann

Em Se Noite Fosse Água - Sequências, o artista paulistano exibe treze óleos (trabalhos individuais, trípticos e um políptico) com o mesmo nome da mostra, distintos apenas na numeração. Mais três séries, duas delas com interferências de pinturas sobre impressões em papel e uma delas também batizada com o nome da exposição, completam o acervo apresentado.

Museu Nacional de Belas Artes. Avenida Rio Branco, 199, Centro, ☎ 3299-0600, Cinelândia. Terça a sexta, 10h às 18h; sábado, domingo e feriados, 12h às 17h. R$ 8,00 (pelo mesmo valor, o ingresso-família contempla até quatro parentes). Grátis no domingo. Até 28 de setembro.

Street Art-- Um Panorama Urbano

Alguns dos nomes mais expressivos da arte urbana mundial estão reunidos na coletiva. O destaque é Everyday a Fresh Load of Compromise (2006), do inglês Banksy.

Caixa Cultural ¬- Galeria 4. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 12 de outubro.

Segredos do Egito

A mostra reúne detalhes e curiosidades da antiga civilização egípcia. São mais de 140 peças ao todo, sendo 47 originais, como esculturas, joias, ferramentas, cerâmicas, pinturas sobre papiros, múmias, sarcófagos, entre outros objetos, que ficarão distribuídos pelo mall.

BarraShopping. Avenida das Américas, 4.666, Barra da Tijuca. Tel: 3089-1051. Segunda a sábado, 10h às 22h; domingos e feriados, 13h às 21h. Até 21 de setembro.

Fonte: VEJA RIO