DIVERSÃO

É de graça

Confira 42 atrações gratuitas para curtir o fim de semana

- Atualizado em

SHOWS

Mart'nália

A cantora passeia pelo repertório de seu DVD recém-lançado, Mart'nália Em Samba. No programa, Acreditar, Mas Quem Disse que Eu Te Esqueço e Sorriso Negro. 12 anos.

Sala Funarte Sidney Miller (207 lugares). Rua da Imprensa, 16, Centro, ☎ 2279-8601. Quinta (21) e sexta (22) 18h30. Grátis. Distribuição de senhas a partir das 18h.

martnalia.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Baleia

A banda carioca toca no encerramento do Cine Daros, no espaço cultural localizado em Botafogo. O grupo lançou seu primeiro álbum, Quebra Azul, no final de 2013 e tem se destacado no cenário musical com críticas positivas a suas composições e aos complexos arranjos das oito faixas do CD de estreia, entre elas Motim, Breu, Casa e Sangue do Paraguai.

Casa Daros. Rua General Severiano, 159, Botafogo. Tel: 2138-0850. Domingo (24), 20h50.

Mira Callado

Os moradores da Zona Oeste poderão curtir o show da cantora que foi destaque no programa The Voice Brasil. Mira vai embalar o público com músicas de artistas consagrados nacionais e internacionais.

WestShopping. Estrada do Mendanha, 555, Campo Grande. Tel: 3178-9501. Domingo (24), 19h.

DANÇA

Pequenas Peças

O espetáculo de dança contemporânea é inspirado em textos de Clarice Lispector unidos a outros, desenvolvidos pela coreógrafa Sueli Guerra e pelos intérpretes criadores da Cia da Ideia. O espetáculo traz ao palco, cenas poéticas e dançadas, mescladas a outras mais teatrais. O roteiro é estruturado a partir de pequenas cenas que mostram diversas facetas femininas, contando com trilha sonora original de Rodrigo Russano e Marcos Souza.

Arena Carioca Dicró. Parque Ari Barroso, Penha (entrada pela rua Flora Lobo). Tel: 3486-7643. Sábado (23), 20h. Grátis.

CONCERTOS

Rio International Cello Encounter

A 20ª edição do festival, criado em 1994 como um encontro de violoncelistas, reúne instrumentistas de diversas nacionalidades em mais de setenta espetáculos espalhados pela cidade. No programa de encerramento, no próximo domingo (24), uma homenagem a Astor Piazzolla no Parque Lage, e a já tradicional "violoncelada" comandada pelo idealizador da festa, David Chew, na Igreja da Candelária.

Parque Lage (300 lugares). Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico, ☎ 3257-1840. Domingo (24), 11h. Igreja da Candelária (1?500 lugares). Praça Pio X, Centro, ☎ 2233-2324. Domingo (24), 16h. Grátis. Confira a programação completa em riocello.com.

TEATRO

✪✪✪✪ Nem Mesmo Todo o Oceano

O livro homônimo de Alcione Araújo (1945-2012) é transposto para o palco por Inez Viana, também diretora deste impactante drama da Cia Omondé. Passada na época da ditadura militar no Brasil, a desoladora trama gira em torno de um rapaz pobre que consegue se formar em medicina mas acaba se tornando legista do DOI-Codi (80min). 16 anos.

Teatro Alcione Araújo (152 lugares). Avenida Presidente Vargas, 1261 (Biblioteca Parque Estadual), Centro, ☎ 2332-7225, ?Presidente Vargas. Sábado, 19h; domingo, 18h. Grátis. Senhas distribuídas uma hora antes do espetáculo. Até 24 de agosto.

As Três Irmãs

A peça conta a história das irmãs Olga, Irina e Macha - representadas por Morena Cattoni e pela Paula Sandroni, e Julia Deccache e Gisela de Castro -, que moram no interior da Rússia com o irmão Andrei, interpretado por Rodrigo Cirne. Eles foram criados por um pai militar que os ensinou as maiores virtudes. Porém, onde moram, o conhecimento que têm não serve pra nada útil. Eles recebem a visita de militares em sua casa e filosofam sobre a vida. As três irmãs sonham em voltar à sua cidade natal: Moscou. Esse sonho as move, porém nunca chegam a realizá-lo.

Casarão Austregésilo de Athayde. Rua Cosme Velho, 599, Cosme Velho. Sábado e domingo, 16h30. Tel: 97321-3133. Até 31 de agosto.

tres-irmas.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

CRIANÇAS

Bonecos no Parque

Até outubro, o festival vai levar 36 companhias ao teatro no Aterro. No próximo fim de semana, Jorge Miyashiro, da companhia paranaense Miyashiro Teatro de Bonecos, encena Brisalenta, a saga de Talindo pelo lugar do título, onde se contam as melhores histórias do mundo.

Teatro Municipal de Marionetes Carlos Werneck de Carvalho (300 lugares). Parque do Flamengo (altura do nº 300 da Praia do Flamengo), ☎ 2273-1497. Sábado (23) e domingo (24), 11h.

Book Lovers

A feira literária oferece mais de 3?000 títulos infantis e infantojuvenis por preços a partir de R$ 5,00. Às 16h, os visitantes assistem à apresentação do grupo Costurando Histórias. No programa, a encenação de tramas como A Primavera da Lagarta, de Ruth Rocha.

Rio Design Barra - Praça Central. Avenida das Américas, 7777, Barra da Tijuca, ☎ 2430-3024. Sábado (23), 10h/22h e domingo (24), 15h/21h.

Mamadeira Cultural

O projeto ocupa o Planetário com peças e atividades recreativas a cada quinze dias. No sábado (23), os pequenos vão aprender a confeccionar uma miniatura de boneco do bumba meu boi, além de ouvir a narração de contos populares, como os da lenda da vitória-régia e do conhecido personagem Pedro Malazarte.

Planetário. Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100, Gávea, ☎ 2274-0046. Sábado (23), 10h/12h.

Peter Pan

Peter Pan é um garoto que se recusa a crescer. Ele espreita a casa da família Darling, na cidade de Londres. Wendy, a filha mais velha dos Darling, acredita na existência do menino e também já convenceu os irmãos, João e Miguel. Ele vai à casa das crianças e as ensina o que devem fazer para voar. Então, os quatro vão juntos para um passeio na Terra do Nunca, uma ilha encantada onde vivem Peter Pan, Sininho, os Garotos Perdidos e um maquiavélico pirata conhecido como Capitão Gancho, que sempre duela com Peter. A aventura se complica quando Sininho ajuda o Capitão Gancho em seu plano. Mas Wendy dá um presente a Peter que lhe permite derrotar o vilão.

São Gonçalo Shopping. Avenida São Gonçalo, 100, Boa Vista, São Gonçalo. Tel: 3513-7200. Domingo (23), 17h. Grátis.

Diversão com a Galinha Pintadinha

Com cenário criado especialmente para o evento, os participantes irão brincar em um circuito de atividades recreativas. A garotada vai se divertir na piscina de bolinhas e pula-pula e também visitar o pique-nique da Galinha, passar momentos de descontração nos ovinhos giratórios, criar no espaço pinturinha e por fim, se encontrar com a própria personagem na casa da Galinha para tirar uma foto.

Shopping Tijuca. Avenida Maracanã, 987, Tijuca. Tel: 3094-6605. Segunda a sábado, 10h às 22h; domingos e feriados, 13h às 21h. Grátis. Até 24 de agosto.

Barbie Tudo Pode Acontecer!

O espaço, dividido em cinco estações, reproduz em escala real o guarda-roupa da Barbie e proporciona uma viagem pelo universo fashion da boneca. O espaço traz ainda uma Exposição de bonecas Barbie Collectors com 64 figurinos que contam a história da moda de maneira divertida. O acervo e a curadoria do evento são do colecionador brasileiro Carlos Keffer, que possui uma das mais raras e valiosas coleções do Brasil. As atividades são voltadas a crianças de 4 a 12 anos.

Boulevard São Gonçalo. Avenida Presidente Kennedy, 425, São Gonçalo. Tel: 3611-7989. Segunda a domingo, 14h às 20h. Grátis. Até 24 de setembro.

Team Hot Wheels

No espaço, dividido em cinco estações interativas, a equipe de pilotos desafia a gravidade, trazendo para a escala real manobras radicais antes realizadas apenas nas brincadeiras de carrinhos. Games, brinquedoteca e exibição de vídeos estão entre as atrações. Os aficionados por corridas também poderão conferir uma Exposição de Capacetes dos quatro famosos pilotos do Team Hot Wheels. As atividades são voltadas a crianças de 4 a 12 anos.

Boulevard São Gonçalo. Avenida Presidente Kennedy, 425, São Gonçalo. Tel: 3611-7989. Segunda a domingo, 14h às 20h. Grátis. Até 24 de setembro.

Os Três Porquinhos

A fábula conta a história de Bolão, Bolinha e Prático, os três porquinhos, que tomam uma importante decisão na vida: construir suas próprias casas, para que pudessem ter sua independência e também resistir ao temido Lobo Mau. Por terem personalidades diferentes, cada um construiu a casa a sua maneira. Daí em diante, muitas aventuras acontecerão na vida desses porquinhos.

Bangu Shopping. Rua Fonseca, 240, Bangu. ☎ 2430-5130. Domingo (23), 17h. Grátis.

Pinóquio

A peça conta a história do boneco de madeira que sonha em ser um garoto de verdade e vê o nariz crescendo toda vez que conta uma mentira.

Recreio Shopping. Avenida das Américas, 19.019, Recreio dos Bandeirantes. Tel: 3906-3246.

Musical das Princesas

Durante o mês de agosto, o Madureira Shopping promove sua Feira Literária, na qual são desenvolvidas diversas atividades educativas e recreativas. Ao longo da semana, estão disponíveis livros para leitura e venda, a preços populares. Aos domingos, teatrinhos infantis fazem parte da programação do Cantinho Literário. Esta semana apresentado Musical das Princesas.

Madureira Shopping. Estrada do Portela, 222, Madureira. ☎ 2488-1342. Domingo (17), 15h. Grátis.

Faz e Conta

O projeto traz uma sequência de atrações com a proposta de entreter e divertir a garotada. No sábado (23), será a vez da Oficina de Bonecos de Meia, atividade dedicada à confecção de fantoches com meias. Já no domingo (24), os pequenos poderão assistir à peça O Menino e a Estrela.

Américas Shopping. Avenida das Américas, 15.500, Recreio. Sábados e domingos, 17h. Grátis.

ESPECIAL

Arte em debate

Arquiteto e professor do Departamento de História da PUC-Rio, João Masao Kamita é o primeiro convidado da série "Conversas na Galeria", inspiradas pela exposição Richard Serra: Desenhos na Casa da Gávea. A ideia é incentivar o debate em torno da produção do artista americano.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400. Grátis. Sábado (23), 17h. Grátis. Centenário de Mário Schenberg

Centenário de Mário Schenberg

Jorge Mautner recebe convidados em "A Mitologia do Kaos e a redemocratização", palestra aberta em homenagem ao centenário de Mário Schenberg (1914-1990), cientista, político e entusiasta das artes.

Midrash Centro Cultural. Rua General Venâncio Flores, 184, Leblon, ☎ 2239-1800. Domingo (24), 19h. Grátis.

Feira cultural

Teatro, literatura, música e cinema. A programação do Projeto Poética inclui apresentação de Moraes Moreira, o DJ português Sr. Alfaiate, espetáculo teatral em homenagem a Hélio Oiticica e Lygia Clark, além de workshop de produção literária e musical.

Espaço Cultural Escola Sesc. Avenida Ayrton Senna, 5677, Jacarepaguá, ☎ 3214-7404. De terça (19) a sábado (23). Grátis. Confira a programação completa em www.teatroescolasesc.wordpress.com.

Troca-Troca de Livros

O projeto incentiva a troca de livros entre crianças, jovens e adultos. Na lista de obras infantis há títulos internacionais e nacionais de ficção, crônicas, biografias e comédias. Para participar, basta levar exemplares em bom estado de conservação. Não são aceitas obras didáticas nem técnicas. Cada leitor pode fazer duas trocas por vez. Das 11h ao meio-dia há contação de histórias com Giovana Olivieri.

Imperator - Centro Cultural João Nogueira. Rua Dias da Cruz, 170, Méier, ☎?2596-1090. Aos domingos, 10h/14h. Grátis.

CINEMA

Cine Daros

A Casa Daros promove a edição de estreia de seu mais novo projeto - o Cine Daros. O espaço cultural exibe gratuitamente filmes latino-americanos que tiveram destaque pela crítica. As cinco produções escolhidas para a abertura deste novo programa - Um Conto Chinês (2011, Argentina), 7 Caixas (2012, Paraguai), La Playa (2012, Colômbia), NO (2012,Chile) e Pelo Malo (2013, Venezuela) - foram selecionadas pela cineasta e roteirista Isabel Diegues.

Casa Daros. Rua General Severiano, 159, Botafogo. Tel: 2138-0850. Sábado (23), 19h30; domingo (24), 18h30. Clique para ver a programação completa.

101 Dálmatas

Anita e Roger possuem um casal de dálmatas chamado Pongo e Prenda. Quando a fêmea acaba de dar a luz a 15 filhotes, Cruela Cruel, uma antiga amiga de Anita, rica e viciada em roupas de pele de animais, se propõe a comprá-los. Roger nega vender os filhotes, pois desconfia que ela queira transformar os cachorrinhos em casacos de pele. Indignada, Cruela vai contar com seus capangas para roubar os tão almejados filhotes.

Arena Carioca Dicró. Parque Ari Barroso, Penha (entrada pela rua Flora Lobo). Tel: 3486-7643. Sábado (23), 10h30. Grátis.

101-dalmatas.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

101 Dálmatas 2 - A Aventura de Patch em Londres

As peripécias do pequeno filhote Patch, um dálmata completamente branco que se sente diferente de seus irmãos. O que, no início, era apenas uma busca por suas manchas perdidas, acaba se tornando uma perigosa missão, e Patch vai ter que se aliar com seu ídolo Trovão para salvar seus irmãos da perigosa Cruella de Vil.

Arena Carioca Dicró. Parque Ari Barroso, Penha (entrada pela rua Flora Lobo). Tel: 3486-7643. Domingo (17), 10h30. Grátis.

EXPOSIÇÕES

Sergio Fingermann

Em um dos versos da primeira estrofe de A Meditação sobre o Tietê, o autor modernista Mário de Andrade (1893-1945) escreveu sobre "o peito do rio, que é como se a noite fosse água". O tom algo enigmático do trecho parece impregnar também os trabalhos de Se Noite Fosse Água - Sequências, individual do paulistano Sergio Fingermann batizada sob inspiração do poema. Em exibição no Museu Nacional de Belas Artes estão treze óleos (entre trabalhos individuais, trípticos e um políptico) com o mesmo nome da mostra, distintos apenas na numeração. Em boa parte deles sobressai um acentuado contraste entre claro e escuro, presente no trabalho de Fingermann desde o início de sua carreira, quando o artista se dedicava essencialmente à gravura. Por vezes, há figuras reconhecíveis, ainda que envoltas em certa aura de mistério, como as silhuetas humanas do imponente políptico de mais de 2 metros de altura, postado de frente para a entrada do salão. Em outras criações, abre-se espaço para a imaginação do visitante especular sobre grafismos abstratos. Mais três séries, duas delas com interferências de pinturas sobre impressões em papel (e uma delas também batizada com o nome da exposição), completam o acervo apresentado.

Museu Nacional de Belas Artes. Avenida Rio Branco, 199, Centro, ☎ 3299-0600, Cinelândia. Terça a sexta, 10h às 18h; sábado, domingo e feriados, 12h às 17h. R$ 8,00 (pelo mesmo valor, o ingresso-família contempla até quatro parentes). Grátis no domingo. Até 28 de setembro.

Ascânio MMM

Português radicado no Brasil desde o fim dos anos 50, Ascânio Maria Martins Monteiro - o Ascânio MMM, como assina em suas criações - começou suas experimentações artísticas usando a madeira como matéria-prima. Na década de 90, passou a investigar as possibilidades do alumínio e não parou mais. Esse material é a base de Quasos, a nova série de trabalhos que ele apresenta em individual na Marcia Barrozo do Amaral Galeria de Arte, a partir de sexta (22). Criadas neste ano e com preços entre R$ 20?000,00 e R$ 95?000,00, as dez obras exibidas são tramas de alumínio de comprimentos variados, criadas com o auxílio de tarraxas com diferentes graus de aperto (o nome da série, Quasos, vem da fusão entre as palavras "quadrado", formato das peças de metal agrupadas, e "parafusos"). À primeira vista, curiosamente, todas as criações sugerem certa leveza, apesar da solidez do material utilizado.

Marcia Barrozo do Amaral Galeria de Arte. Avenida Atlântica, 4240 (Shopping Cassino Atlântico), subsolo, loja 129, Copacabana, ☎ 2267-3747. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 14h às 17h. Grátis. Até 19 de setembro. A partir de sexta (22).

Maria Klabin

Batizada como E o Dia Havia Acabado, Quando Começou, a individual da artista carioca reúne doze pinturas - a maioria traz pessoas em ambientes internos, envolvidas em situações ora íntimas, ora sociais. As criações são dípticos e polípticos que chamam atenção pelo pequeno tamanho: as maiores têm apenas 40 por 50 centímetros. R$ 10?000,00 a R$ 20?000,00. Galeria Silvia Cintra + Box 4. Rua das Acácias, 104, Gávea, ☎ 2521-0426. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até sábado (23).

artevida

Cerca de 300 trabalhos, de 120 artistas de 35 nacionalidades, compõem a alentada seleção desta coletiva, repartida em quatro frentes, que ocupam espaços distintos. Em ✪✪✪ (corpo), na Casa França-Brasil, marcam presença 63 nomes, incluindo figuras de peso na arte brasileira, como Anna Bella Geiger, Lygia Clark, Lygia Pape e Antonio Dias. Na Biblioteca Parque Estadual está (arquivo), com centenas de documentos do artista pernambucano Paulo Bruscky e da argentina Graciela Carnevale. A Escola de Artes Visuais do Parque Lage apresenta, em (parque), uma individual da alagoana Martha Araújo, uma instalação do japonês Tsuruko Yamazaki e outra do beninense Georges Adéagbo. O MAM recebe ✪✪✪ (política), com obras de 54 artistas, boa parte delas com referências a regimes autoritários. Casa França-Brasil. Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro, ☎ 2332-5120. Terça a domingo, 10h às 20h. Grátis. Biblioteca Parque Estadual. Avenida Presidente Vargas, 1261, Centro, ☎ 2332-7225. Terça a domingo, 10h às 20h. Grátis. Escola de Artes Visuais do Parque Lage - Palacete. Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico, ☎ 3257-1800. Segunda a quinta, 9h às 19h; sexta a domingo, 9h às 17h. Grátis. Museu de Arte Moderna. Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, Centro, ☎ 3883-5600. Terça a sexta, 12h às 18h; sábado, domingo e feriados, 11h às 18h. Grátis. Estac. (R$ 5,00 para visitantes do museu). Até 21 de setembro.

✪✪✪ J. Carlos

Mestre da caricatura na primeira metade do século XX, o carioca tem esta e outras facetas de seu trabalho apresentadas em caprichada mostra. Entre as mais de 300 imagens exibidas figuram oitenta desenhos originais. Parte da seleção joga luz sobre a atividade de J. Carlos (1884-1950) como designer e publicitário. Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, ☎ 2253-1580. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 28 de setembro.

✪✪✪ Jan Siebert

Em Natureza Urbana, o pintor alemão, radicado no Rio desde 2009, apresenta 25 belos trabalhos. A exposição é dividida em dois espaços: o primeiro concentra a produção dedicada à paisagem urbana e o segundo reúne retratos e ambientes interiores. Em um efeito curioso, algumas imagens trazem uma fugaz impressão de hiper-realismo. Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, ☎ 2253-1580. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 28 de setembro.

✪✪✪ Joan Miró

Expoente da arte surrealista, o catalão apresenta 69 trabalhos sobre papel em A Magia de Miró, Desenhos e Gravuras. Na seleção, uma série de estudos para futuras obras permite uma apreciação do processo criativo do artista. Registradas pelo curador Alfredo Melgar, amigo de Miró, 23 fotografias em preto e branco completam a mostra. Caixa Cultural - Galeria 3. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 28 de setembro.

Marcelo Tinoco

Na individual Histórias Naturais, o fotógrafo paulistano apresenta doze obras em grande formato. Primeiro, ele fotografa a natureza, animais, pessoas e cidades. Depois, separa e arquiva as fotos. Por fim, através de um processo de montagem digital, constrói obras que se assemelham a telas. Caixa Cultural - Galeria 1. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 19 de outubro.

✪✪✪ Mauro Restiffe

Em São Paulo, Fora de Alcance, o fotógrafo exibe dezoito registros feitos com câmera Leica e filme preto e branco de baixa sensibilidade, resultado de caminhadas por diversos bairros paulistanos. Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta, às 17h. Até 14 de setembro.

✪✪✪ Milton Machado

Batizada como Cabeça, a exposição é a primeira retrospectiva do artista carioca. São reunidos mais de uma centena de trabalhos, entre desenhos, pinturas, fotografias, vídeos e esculturas, produzidos desde 1969.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até 29 de setembro.

Ocupação Zuzu

A estilista Zuzu Angel (1921-1976) tem sua trajetória recontada nos mais de 400 itens que integram a mostra. Há vestidos, cro¬quis, documentos, objetos, fotos e cartas. Na correspondência selecionada, chamam atenção as mensagens endereçadas por Zuzu a personalidades brasileiras e estrangeiras, militares, políticos, artistas e intelectuais na busca pelo filho Stuart, preso e assassinado pela ditadura militar brasileira. Paço Imperial. Praça XV de Novembro, 48, Centro, ☎ 2215-2093. Terça a domingo, 12h às 18h. Grátis. Até 2 de novembro.

Oscar Niemeyer - Clássicos e Inéditos

Cerca de 300 itens sobre a carreira do arquiteto, entre plantas, croquis, maquetes, fotografias e vídeos, se espalham por mais de 1?000 metros quadrados. Chamam especial atenção cerca de cinquenta projetos que nunca saíram do papel, como casas desenhadas para Oswald de Andrade e Sérgio Buarque de Holanda, em São Paulo. Mas a seleção também reúne referências às suas obras mais notáveis, como o Edifício Gustavo Capanema e o Sambódromo, no Rio, o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional, em Brasília. Paço Imperial. Praça XV de Novembro, 48, Centro, ☎ 2215-2093. Terça a domingo, 12h às 18h. Grátis. Até 2 de novembro.

Poster for Tomorrow

Cem cartazes que abordam o tema dos direitos humanos integram a mostra. Um dos destaques é o trabalho do israelense Yossi Lemel, com um jovem usando um lápis como lança e a frase "Educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo", de Nelson Mandela.Caixa Cultural - Galeria 2. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 12 de outubro.

✪✪✪✪ Richard Serra

Para instalar seus 38 imponentes desenhos na mansão em que morou o embaixador Walther Moreira Salles, o americano Serra solicitou a remoção das paredes falsas construídas sobre superfícies envidraçadas. A luz natural valoriza lindamente as criações.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta, às 17h. Até 28 de setembro.

Rubens Gerchman - Com a Demissão no Bolso

A mostra destaca a atuação de Rubens Gerchman (1942-2008) como educador, através da exibição de material de arquivo do instituto que leva seu nome - há fotografias, documentos, cartazes e áudios. Trinta obras do artista completam o acervo apresentado.

Casa Daros. Rua General Severiano, 159, Botafogo, ☎ 2275-0246. Quarta a sábado, 11h às 19h; domingo, 11h às 18h. Grátis. Até 8 de fevereiro de 2015.

✪✪✪✪ Salvador Dalí

O gênio do surrealismo tem sua mostra mais expressiva apresentada no Brasil. São 150 peças - 29 pinturas e oitenta desenhos e gravuras, além de documentos e fotografias. Destaque para as obras da fase surrealista, como o óleo O Sentimento de Velocidade (1931). Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até 22 de setembro.

Outros Olhares

A mostra de fotografias Outros Olhares reúne 23 obras de seis artistas com diferentes pontos de vista: Carlos Vergara, Carmo Dalla Vecchia, EneGoes, Fabio Cançado, Renan Cepeda e Valdir Cruz.

Sérgio Gonçalves Galeria. Rua do Rosário, 38, Centro. Tel: 2263-7353. Terça a sexta, 11h às 19h; sábados, 11h às 18h. Grátis. Até 30 de agosto.

Fonte: VEJA RIO