DIVERSÃO

É de graça

Confira 42 atrações gratuitas para curtir o fim de semana

- Atualizado em

TEATRO

✪✪✪✪ Nem Mesmo Todo o Oceano

O livro homônimo de Alcione Araújo (1945-2012) é transposto para o palco por Inez Viana, também diretora deste impactante drama da Cia Omondé. Passada na época da ditadura militar no Brasil, a desoladora trama gira em torno de um rapaz pobre que consegue se formar em medicina mas acaba se tornando legista do DOI-Codi (80min). 16 anos.

Teatro Alcione Araújo (152 lugares). Avenida Presidente Vargas, 1261 (Biblioteca Parque Estadual), Centro, ☎ 2332-7225, ?Presidente Vargas. Sábado, 19h; domingo, 18h. Grátis. Senhas distribuídas uma hora antes do espetáculo. Até 24 de agosto.

oceano.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

✪✪✪✪ The Book of Mormon

Este hilariante musical dirigido pelo professor da UniRio Rubens Lima Jr. é uma montagem do espetáculo de sucesso encenado na Broadway em 2011. Na debochada história, um grupo de rapazes mórmons será mandado para pregar em várias partes do mundo. Em vez da tão sonhada Flórida, o almofadinha Elder Price (Hugo Kerth) acaba em Uganda junto com o desmiolado Elder Cunningham - interpretado por Leo Bahia, estrela do afiado elenco, que será substituído na sexta (18) por Victor Maia, coreógrafo da peça. Direção musical de Marcelo Farias (135min, com intervalo). 16 anos.

Teatro da UFF. Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói. Quinta a domingo, 20h. Grátis. Distribuição de 200 senhas uma hora antes do espetáculo. Até 17 de agosto.

As Namoradeiras

Quatro janelas, quatro mulheres que dão vida a quatro bonecas namoradeiras. Bonecas assombradas, ora são enfeites, ora provocadoras que permitem a reflexão sobre a posição da mulher na sociedade atual e passada, a solidão, a espera, o pudor. Quatro artistas exploram seus próprios universos femininos misturando técnicas corporais e dramáticas da dança e do teatro utilizando recursos plásticos.

Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo. Rua Monte Alegre, 306, Santa Teresa. Tel: 2215-0618. Sexta (15), 19h. Grátis.

O Destino das Flores

O espetáculo franco-brasileiro idealizado pelo grupo carioca Circondríacos e dirigido por Raquel Rache, co-diretora artística do grupo francês CREAC - ARCHAOS, conta a história de um escritor que, atormentado pelo trabalho e suas ideias, tranca-se em seu escritório e se isola do mundo. Imerso em suas obras e ao processo criativo, ele começa a confundir realidade com imaginação dando vida aos personagens de seu subconsciente.

Arena Carioca Dicró. Parque Ari Barroso, Penha (entrada pela rua Flora Lobo). Tel: 3486-7643. Domingo (17), 19h. Grátis.

CRIANÇAS

Bonecos no Parque

Próxima atração do festival, Amorosa - Uma Pequena Cidade no Coração do Brasil resgata elementos folclóricos e o clima de interior ao contar a história do lugar assombrado do título. Para desvendar o mistério, Ricardo Romão e Fátima Café, também diretora, manipulam trinta bonecos que garantem a diversão (50min). Rec. a partir de 6 anos.

Teatro Municipal de Marionetes Carlos Werneck de Carvalho (300 lugares). Parque do Flamengo (altura do nº 300 da Praia do Flamengo), ☎ 2273-1497. Sábado (16) e domingo (17), 11h. Grátis.

Até 26 de outubro.

Future Ocean

Fruto da parceria entre cientistas de diversos locais do mundo, a exposição utiliza atividades lúdicas e interativas para alertar os pequenos sobre as mudanças nos oceanos e suas consequências para a humanidade. Pescaria e rochas retiradas de ambientes a mais de 4?000 metros de profundidade fazem parte do roteiro.

Museu Naval. Rua Dom Manuel, 15 (Praça XV), Centro, ☎ 2532-5992. Terça a domingo, 12h/17h. Grátis. Até domingo (17).

✪✪ História de Medo

Com adaptação de Priscila Camargo, contos, lendas e histórias tradicionais de várias culturas que versam sobre o medo - e as diversas formas de lidar com esse sentimento - são interpretados de forma espontânea pela autora, com recursos teatrais, bonecos e cenário que se adaptam a cada trama. Em cena, são apresentadas obras como o conto indígena brasileiro A Cobra Surucucu e o Sapo Tarô-¬Bequê, a narrativa sufi O Príncipe Adil e os Leões e, oriunda do Japão, A Anciã que Não Tinha Medo. Direção de Aracy Cardoso (60min). Rec. a partir de 4 anos. Reestreou em 3/8/2014.

Midrash Centro Cultural (50 lugares). Rua General Venâncio Flores, 184, Leblon, ☎ 2239-1800. Domingo, 17h. Grátis. Até domingo (17).

Circo do Rio

A Lona Cultural Carlos Zéfiro será palco para as apresentações de duas atrações: às 15h o público poderá conferir o Grupo Off-Sina e seu espetáculo "O circo de uma nota sol". Logo após, às 17h, é a vez de Lily Curcio encenar "O Acrobata". As atividades são gratuitas.

Lona Cultural Carlos Zéfiro. Estrada Marechal Alencastro, s/nº, Anchieta. Sábado (16), 15h e 17h. Grátis.

Contação de histórias

Neste sábado (16), a marca Fábula vai promover uma contação de histórias na loja do Rio Design Leblon. As histórias lúdicas do universo das fábulas do mundo serão contadas aos pequenos por Gabriel Santanna, da Cia. do Solo.

Rio Design Leblon. Avenida Ataulfo de Paiva, 270, loja 305, Leblon. Tel: 2511-5887. Sábado (16), 17h às 18h. Grátis.

Diversão com a Galinha Pintadinha

Com cenário criado especialmente para o evento, os participantes irão brincar em um circuito de atividades recreativas. A garotada vai se divertir na piscina de bolinhas e pula-pula e também visitar o pique-nique da Galinha, passar momentos de descontração nos ovinhos giratórios, criar no espaço pinturinha e por fim, se encontrar com a própria personagem na casa da Galinha para tirar uma foto.

Shopping Tijuca. Avenida Maracanã, 987, Tijuca. Tel: 3094-6605. Segunda a sábado, 10h às 22h; domingos e feriados, 13h às 21h. Grátis. Até 24 de agosto.

Turma da Mônica Eco-Alegria

Os fãs mirins da Turma da Mônica poderão se divertir e aprender sobre animais em extinção, poluição de rios e reciclagem, enquanto brincam. Os temas ecologia e meio ambiente são abordados nos diferentes brinquedos, como: "Despoluidor", "Animais em Perigo", "Força no Pedal", "Baleia Rolinhos", "Bola ao Cesto Reciclável". O evento, gratuito, contará também com um painel de fotos, para que todos possam levar um registro da diversão para casa. O parque da Turma da Mônica receberá 20 crianças por sessão, a cada 30 minutos. A faixa etária indicada é de 3 a 10 anos.

Shopping Ilha Plaza. Avenida Maestro Paulo e Silva, 400, Praça de Eventos, Piso L1. Segunda à sexta, 15h às 21h; sábados, 12h às 21h, domingos, 13h às 20h. Grátis. Até 17 de agosto.

Folcloreando

O espetáculo tem como objetivo despertar o interesse das crianças para o universo do folclore e da cultura popular brasileira, através de cantigas de roda. No palco, os artistas usam violão e objetos de percussão, como sucata e objetos do dia a dia, e vão apresentar quatro contos: "A Mãe D'água", "O Boitatá", "A vitória régia" e "O leão e o rato".

Bangu Shopping. Rua Fonseca, 240, Bangu. ☎ 2430-5130. Domingo (17), 17h. Grátis.

João e Maria

Na montagem, João e Maria são filhos de dentistas que, muito preocupados com a saúde bucal das crianças, não permitem que elas comam doces. Certo dia, a dupla resolve sair em busca de uma doceria e acha uma casa toda feita de doces no meio da floresta. O local pertence a uma bruxa, que pretende devorar as crianças. Agora, elas terão que ser muito espertas para escapar dessa armadilha e conseguir voltar para casa.

São Gonçalo Shopping. Avenida São Gonçalo, 100, Boa Vista, São Gonçalo. Tel: 3513-7200. Domingo (17), 17h. Grátis.

O Rei Leão

A peça narra a saga de Simba, um leãozinho que nasce como um príncipe, filho do poderoso rei Mufasa. A infância de Simba é mudada pelas artimanhas de seu maldoso tio Scar. No exílio, Simba conhece Timão e Pumba, dois divertidos amigos que levam uma vida livre e despreocupada.

Santa Cruz Shopping. Rua Felipe Cardoso, 540, Santa Cruz. Tel: 2418-9400. Domingo (17), 17h. Grátis.

Tarzan

A peça conta a história de um menino que perdeu os pais e é criado por uma família de gorilas. Tudo parece estar em paz, até que um grupo de exploradores chega ao local para raptar os animais. Na tentativa de defender sua família, Tarzan conhece Jane, que mostra como ele é diferente dos gorilas. Chita fica com ciúmes e tenta afastá-la. Mas o perigo já estava muito próximo e o jovem iria conhecer um pouco mais sobre o mundo humano e descobrir quem realmente é.

Via Parque Shopping. Avenida Ayrton Senna, 3.000, Barra da Tijuca. Domingo (17), 17h. Tel: 2430-5100.

Chapeuzinho Vermelho

Durante o mês de agosto, o Madureira Shopping promove sua Feira Literária, na qual são desenvolvidas diversas atividades educativas e recreativas. Ao longo da semana, estão disponíveis livros para leitura e venda, a preços populares. Aos domingos, teatrinhos infantis fazem parte da programação do Cantinho Literário. Esta semana apresentada a peça Chapeuzinho Vermelho.

Madureira Shopping. Estrada do Portela, 222, Madureira. ☎ 2488-1342. Domingo (17), 15h. Grátis.

Hora da Criança

Em homenagem ao Dia do Artista do Teatro, a Saraiva MegaStore apresenta fábulas onde os vilões das histórias aparecem com máscaras teatrais. Num jogo de improviso e arte, o artista reveza os diversos personagens para apresentar as histórias. A criançada poderá se divertir e entender como é feito o teatro de máscaras.

NorteShopping. Avenida Dom Hélder Câmara, 5474, Cachambi. Tel: 2178-4444. Sábado (16), 16h.

CINEMA

O Rei Leão

Mufasa, o Rei Leão, e a rainha Sarabi apresentam ao reino o herdeiro do trono, Simba. O recém-nascido recebe a bênção do sábio babuíno Rafiki, mas ao crescer é envolvido nas artimanhas de seu tio Scar, o invejoso e maquiavélico irmão de Mufasa, que planeja livrar-se do sobrinho e herdar o trono.

Arena Carioca Dicró. Parque Ari Barroso, Penha (entrada pela rua Flora Lobo). Tel: 3486-7643. Sábado (16), 10h30. Grátis.

rei-leao.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Mary Poppins

Londres, 1910. Um banqueiro, George Banks (David Tomlinson), resolve redigir um anúncio pedindo uma babá, após Michael (Matthew Garber) e Jane (Karen Dotrice), seus filhos, mais uma vez sumirem e fazerem Katie Nanna (Elsa Lanchester), a babá, pedir demissão. Tentando controlar a situação Winifred (Glynis Johns), a mulher de George, faz tudo para acalmar o marido, mas sua cabeça está voltada para a defesa dos direitos da mulher. As crianças também escreveram um anúncio, que difere bastante da babá que George pensa em contratar, tanto que depois de lê-lo o rasga em oito pedaços e joga na lareira, por tê-lo achado fantasioso demais. Porém, os pedaços de papel milagrosamente voam juntos até uma nuvem próxima, onde está uma pessoa muito especial: Mary Poppins (Julie Andrews). No outro dia chegam muitas candidatas para o cargo de babá, mas um vento misterioso as carrega antes de serem entrevistadas. Chega então Mary Poppins, que desce das nuvens até a casa dos Banks, usando um guarda-chuva mágico como pára-quedas. Ela conhece Mr. Banks e concorda em ficar com o trabalho. Michael e Jane ficam fascinados com Mary Poppins, pois ela é exatamente a babá que sempre sonharam.

Arena Carioca Dicró. Parque Ari Barroso, Penha (entrada pela rua Flora Lobo). Tel: 3486-7643. Domingo (17), 10h30. Grátis.

SHOWS

Rollo

Acompanhado pelo pianista Jonathan Ferr, o cantor defende o espetáculo Cinco Buarques, em que interpreta composições de Chico Buarque como Las Muchachas de Copacabana, Rei de Ramos, A Bela e a Fera e Meu Guri. 14 anos.

Cine Joia (87 lugares). Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 680, subsolo, Copacabana, ☎ 2236-5671. Sexta (15), 21h30. Grátis. Distribuição de senhas a partir de 20h30 (sex.).

Sambaterapia

Roda de samba com novos conjuntos recém-lançados no mercado musical. Após o sucesso das edições anteriores com a participação dos compositores Barbeirinho da Rocinha, Anderson Vaz, Grupo Panela di Barro e músicos convidados, terá participação especial de músicos e cantores de rodas de sambas da cidade.

Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo. Rua Monte Alegre, 306, Santa Teresa. Tel: 2215-0618. Domingo (17), 12h às 20h. Grátis.

CONCERTOS

Orquestra Petrobras Sinfônica

Atração da série Mestre Athayde, que leva música clássica às igrejas cariocas, o conjunto apresenta temas de Carl Nielsen (Suíte para Orquestra de Cordas, Op. 1), Alberto Nepomuceno (Serenata para Orquestra de Cordas), Edino Krieger (Brasiliana) e Grieg (Suíte Holberg, Op. 40). Na véspera, sexta (15), a orquestra realiza ensaio gratuito na Fundição Progresso, às 16h. Distribuição de senhas uma hora antes.

Basílica Nossa Senhora da Conceição (400 lugares). Praia de Botafogo, 266, Botafogo, ☎ 2551-7948. Sábado (16), 16h. Grátis.

ESPECIAL

Mano a Mano

Bicampeão olímpico dos 100m, 200m e do revezamento 4 x 100m, o astro jamaicano Usain Bolt está de volta ao Brasil. Depois do sucesso em 2013, a competição Mano a Mano retorna às areias, desta vez, na praia do Leme. Bolt enfrentará dois estrangeiros convidados e um brasileiro, que sairá de uma eliminatória no sábado. Haverá disputas também nas categorias feminina e paralímpica.

Praia do Leme. Sábado (16) e domingo (17), 10h. Grátis.

Parabéns - Encantos do Rio - 100 anos do bairro Grajaú

O bairro do Grajaú completa 100 anos na sexta (15) e recebe a terceira edição do projeto Parabéns - Encantos do Rio. Para dar início às festividades, os palhaços Lelé, Pancada e Biruta percorrem a praça ao som de marchinhas, convocando a criançada para o espetáculo. Após essa brincadeira, já com a plateia reunida, o trio sobe ao palco para dar início à apresentação. No repertório, seguindo a linguagem clássica do circo, esquetes cômicos com números acrobáticos, mágicas, malabarismos, monociclo, contorcionismo e música ao vivo. O ator Bruno Carneiro mostra ao público um trecho do espetáculo 'Tempo, um monólogo de circo', um solo circense com acrobacia, contorcionismo e trapézio.

Praça Edmundo Rego, Grajaú. Sábado (16), 11h. Grátis. Em caso de chuva o evento será transferido para domingo (17), 11h.

Mostra Jazz, Arte e Gastronomia

O Rio Antigo recebe a edição mensal do evento, que acontece todo o terceiro sábado do mês no Quarteirão Cultural da Rua do Lavradio. A mostra reúne música, exposição e venda de antiguidades, além de menus apetitosos. Nesta edição, a atração musical é a cantora e compositora americana Alma Thomas, ex-participante do The Voice Brasil, que se apresenta a partir das 14h, no espaço musical montado em frente aos números 30 e 32 da Rua do Lavradio. O repertório inclui clássicos do jazz, bossa e samba-jazz.

Rua do Lavradio, entre a Av. Mem de Sá e a Av. Visconde de Rio Branco, no Centro do Rio Antigo. Sábado (16), 10h às 18h. Tel: 2224-6693.

Troca-Troca de Livros

O projeto incentiva a troca de livros entre crianças, jovens e adultos. Na lista de obras infantis há títulos internacionais e nacionais de ficção, crônicas, biografias e comédias. Para participar, basta levar exemplares em bom estado de conservação. Não são aceitas obras didáticas nem técnicas. Cada leitor pode fazer duas trocas por vez. Das 11h ao meio-dia há contação de histórias com Giovana Olivieri.

Imperator - Centro Cultural João Nogueira. Rua Dias da Cruz, 170, Méier, ☎?2596-1090. Aos domingos, 10h/14h. Grátis.

EXPOSIÇÕES

✪✪✪ Miró

Expoente do surrealismo, o criador catalão tem reunidos 69 trabalhos em A Magia de Miró, Desenhos e Gravuras, em cartaz na Caixa Cultural. A seleção do curador Alfredo Melgar, amigo próximo do artista, deixa de fora seus trabalhos mais nobres - não espere ver, por exemplo, o célebre óleo O Carnaval de Arlequim. Mas, curiosamente, o recorte definido reforça o interesse pela exposição. Boa parte do acervo exibe esboços para futuras obras, o que permite um vislumbre do processo criativo de Joan Miró (1893-1983). Há peças despretensiosas, feitas em folhas de papel amassadas e cartões de papelão. Outras sugerem experimentações de materiais, como aquelas em que cortiça e lixa são usadas em desenhos com nanquim e giz de cera. A variedade de superfícies impressiona: aparecem embrulho, sulfite, papel japonês e cartolina, entre outros materiais. Todas as peças preservam algo do lirismo e do universo onírico sugerido nas telas mais conhecidas, pródigas em linhas sinuosas e formas fluidas. Especialmente interessante é um conjunto de litografias, cada uma acompanhada de sua respectiva versão finalizada em guache, a exemplo de O Cavalo Ébrio (1964). Uma seleção de 23 belas fotografias em preto e branco de Miró, feitas pelo curador, completa a mostra.

Caixa Cultural - Galeria 3. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 28 de setembro.

Successión Miró, Miró, Joan/Licenciado por AUTVIS, Brasil, 2014
(Foto: Redação Veja rio)

Oscar Niemeyer: Clássicos e Inéditos

Primeira mostra dedicada a Oscar Niemeyer desde sua morte, em dezembro de 2012, aos 104 anos, Clássicos e Inéditos faz inteira justiça à produtividade do longevo arquiteto. Cerca de 300 itens, entre plantas, croquis, maquetes, fotografias e vídeos, vão se espalhar por mais de 1?000 metros quadrados do Paço Imperial a partir de sexta (15). Apresentada recentemente em São Paulo, a exposição, com curadoria de Lauro Cavalcanti, terá uma diferença importante por aqui: entre as oito salas ocupadas, uma será voltada apenas para trabalhos de Niemeyer destinados ao Rio, a exemplo do jamais construído Estádio Olímpico Nacional (que viria a ser o Maracanã), de 1941. Como este, chamam especial atenção outros projetos, cerca de cinquenta, que nunca saíram do papel, como casas desenhadas para Oswald de Andrade e Sérgio Buarque de Holanda, em São Paulo, e o plano da cidade de Negev, no deserto de Israel, criado por Niemeyer em 1964. Mas, como sugere o nome da mostra, a seleção também reúne obrigatórias referências às suas obras mais notáveis. Pertencem a essa lista o Edifício Gustavo Capanema e o Sambódromo, no Rio, o conjunto arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, o Edifício Copan, em São Paulo, o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional, em Brasília. Suas criações ainda poderão ser admiradas em vídeo no documentário Oscar Niemeyer - A Vida É um Sopro, que conta com depoimentos do escritor José Saramago e do poeta Ferreira Gullar, entre outros nomes.

Paço Imperial. Praça XV de Novembro, 48, Centro, ☎ 2215-2093. Terça a domingo, 12h às 18h. Grátis. Até 2 de novembro. A partir de sexta (15).

O Rio que É Verde

Projeções e painéis em grandes formatos, com fotos e textos, criam um percurso cenográfico que convida os visitantes a conhecer quinze dos mais emblemáticos parques do Rio, entre eles a Quinta da Boa Vista e o Jardim Botânico. Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, ☎ 2253-1580. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 21 de setembro. A partir de quinta (14).

Rubens Gerchman - Com a Demissão no Bolso

A mostra destaca a atuação de Rubens Gerchman (1942-2008) como educador, através da exibição de material de arquivo do instituto que leva seu nome - há fotografias, documentos, cartazes e áudios. Trinta obras do artista completam o acervo apresentado. Casa Daros. Rua General Severiano, 159, Botafogo, ☎ 2275-0246. Quarta a sábado, 11h às 19h; domingo, 11h às 18h. Grátis. Até 8 de fevereiro de 2015. A partir deste sábado (9).

✪✪✪✪ Inventário da Paixão

O galerista e colecionador pernambucano Marcantonio Vilaça (1962-2000) é homenageado na coletiva, vinculada às comemorações pelos dez anos do prêmio que leva o seu nome. A mostra reúne 61 trabalhos de 36 artistas que ganharam visibilidade através do marchand. Entre eles estão Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, Angelo Venosa, Daniel Senise, Cildo Meireles, Leda Catunda e Luiz Zerbini. Museu Histórico Nacional. Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro, ☎ 2550-9220. Terça a sexta, 10h às 17h30; sábado, domingo e feriados, 14h às 18h. R$ 8,00 (ter. a sáb.). Grátis aos domingos. Até domingo (17).

✪✪✪ Marilá Dardot

Mineira radicada em São Paulo, a artista apresenta nove trabalhos em Pouco a Pouco, produzidos desde 2002. Todos têm a palavra como eixo. Galeria Laura Alvim. Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema, ☎ 2332-2017. Terça a domingo, 13h às 21h. Grátis. Até domingo (17).

artevida

Cerca de 300 trabalhos, de 120 artistas de 35 nacionalidades, compõem a alentada seleção desta coletiva, repartida em quatro frentes que ocupam espaços distintos. Em (corpo), na Casa França-Brasil, marcam presença 63 nomes, incluindo figuras de peso na arte brasileira, como Anna Bella Geiger, Lygia Clark, Lygia Pape e Antonio Dias. Na Biblioteca Parque Estadual está (arquivo), com centenas de documentos do artista pernambucano Paulo Bruscky e da argentina Graciela Carnevale. A Escola de Artes Visuais do Parque Lage apresenta, em (parque), uma individual da alagoana Martha Araújo, uma instalação do japonês Tsuruko Yamazaki e outra do beninense Georges Adéagbo. O MAM recebe ✪✪✪ (política), com obras de 54 artistas, boa parte delas com referências a regimes autoritários. Casa França-Brasil. Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro, ☎ 2332-5120. Terça a domingo, 10h às 20h. Grátis. Biblioteca Parque Estadual. Avenida Presidente Vargas, 1261, Centro, ☎ 2332-7225. Terça a domingo, 10h às 20h. Grátis. Escola de Artes Visuais do Parque Lage - Palacete. Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico, ☎ 3257-1800. Segunda a quinta, 9h às 19h; sexta a domingo, 9h às 17h. Grátis. Museu de Arte Moderna. Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, Centro, ☎ 3883-5600. Terça a sexta, 12h às 18h; sábado, domingo e feriados, 11h às 18h. Grátis. Estac. (R$ 5,00 para visitantes do museu). Até 21 de setembro.

Marcelo Tinoco

Na individual Histórias Naturais, o fotógrafo paulistano apresenta doze obras em grande formato. Primeiro, ele fotografa a natureza, animais, pessoas e cidades. Depois, separa e arquiva as fotos. Por fim, através de um processo de montagem digital, constrói obras que se assemelham a telas. Caixa Cultural - Galeria 1. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 19 de outubro.

✪✪✪ Mauro Restiffe

Em São Paulo, Fora de Alcance, o fotógrafo exibe dezoito registros feitos com câmera Leica e filme preto e branco de baixa sensibilidade, resultado de caminhadas por diversos bairros paulistanos. Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta, às 17h. Até 14 de setembro.

Milton Machado

Batizada como Cabeça, a exposição é a primeira retrospectiva do artista carioca. São reunidos mais de uma centena de trabalhos, entre desenhos, pinturas, fotografias, vídeos e esculturas, produzidos desde 1969.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até 29 de setembro.

Poster for Tomorrow

Cem cartazes que abordam o tema dos direitos humanos integram a mostra. Um dos destaques é o trabalho do israelense Yossi Lemel, com um jovem usando um lápis como lança e a frase "Educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo", de Nelson Mandela.Caixa Cultural - Galeria 2. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 12 de outubro.

✪✪✪✪ Richard Serra

Para instalar seus 38 imponentes desenhos na mansão em que morou o embaixador Walther Moreira Salles, o americano Serra solicitou a remoção das paredes falsas construídas sobre superfícies envidraçadas. A luz natural valoriza lindamente as criações. Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta, às 17h. Até 28 de setembro.

✪✪✪✪ Salvador Dalí

O gênio do surrealismo tem sua mostra mais expressiva apresentada no Brasil. São 150 peças - 29 pinturas e oitenta desenhos e gravuras, além de documentos e fotografias. Destaque para as obras da fase surrealista, como o óleo O Sentimento de Velocidade (1931). Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até 22 de setembro.

✪✪✪ Sergio Fingermann

Em Se Noite Fosse Água - Sequências, o artista paulistano exibe dezessete pinturas em grande formato e quarenta obras em papel, com intervenções fotográficas. Museu Nacional de Belas Artes. Avenida Rio Branco, 199, Centro, ☎ 3299-0600, Cinelândia. Terça a sexta, 10h às 18h; sábado, domingo e feriados, 12h às 17h. R$ 8,00 (pelo mesmo valor, o ingresso-família contempla até quatro parentes). Grátis no domingo. Até o dia 31.

Dinheiro, Sexo & Guerra

A mostra de Franklin Cassaro faz um convite à reflexão sobre o comportamento humano. As obras são divididas em mini temas, como: Vulvas metálicas, Mercenários espaciais, levitação monetária e fotos feitas pela curadora Anahi Martins com o registro de algumas obras de Franklin.

Galeria Inox. Avenida Atlântica, 4240, Shopping Cassino Atlântico, Copacabana. Segunda a sexta, 10h às 20h; sábado, 11h às 18h. Até dia 16.

Outros Olhares

A mostra de fotografias Outros Olhares reúne 23 obras de seis artistas com diferentes pontos de vista: Carlos Vergara, Carmo Dalla Vecchia, EneGoes, Fabio Cançado, Renan Cepeda e Valdir Cruz.

Sérgio Gonçalves Galeria. Rua do Rosário, 38, Centro. Tel: 2263-7353. Terça a sexta, 11h às 19h; sábados, 11h às 18h. Grátis. Até 30 de agosto.

Fonte: VEJA RIO