DIVERSÃO

É de graça

Confira 37 atrações gratuitas para curtir o fim de semana

- Atualizado em

CRIANÇAS

Irmãos Brothers no Parque

O grupo ocupa o Parque das Ruínas, em Santa Teresa, com O Circo dos Irmãos Brothers, espetáculo que reúne os melhores esquetes do repertório da Banda-trupe Irmãos Brothers Band, conhecida pela mistura de circo, música, teatro e humor. A cada final de semana um artista convidado abre o evento com uma apresentação circense. A primeira participação, nos dias 2 e 3 de agosto, será do espetáculo "Pontes - Res de Res", de Cláudio Parente.

Parque das Ruínas. Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa. Sábado e domingo, 16h e 17h30. Grátis. Até 10 de agosto.

irmaos-brothers.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Bonecos no Parque

Próxima atração do festival, Circo a Céu Aberto é um espetáculo-solo dirigido e interpretado por Fabiano Freitas. O artista defende esquetes de humor inéditos e outros já conhecidos do público, no picadeiro ao ar livre descrito no título (50min). Livre.

Teatro Municipal de Marionetes Carlos Werneck de Carvalho (300 lugares). Parque do Flamengo (altura do nº 300 da Praia do Flamengo), ☎ 2273-1497. Sábado (2) e domingo (3), 11h. Grátis. Até 26 de outubro. Confira a programação completa em abr.ai/bonecos-no-parque.

Clubinho do Downtown

Em parceria com a companhia infantil IpaBebê, o clube vai animar a criançada com uma festa do pijama. Na programação, brincadeiras, contadores de histórias, massinha mágica, brincadeira de roda, música com mini-instrumentos e oficina de reciclados. O espaço tem capacidade para até noventa crianças.

Avenida das Américas, 500 (Shopping Downtown), Barra da Tijuca, ☎ 2494-7072. Sábado (2), 15h/18h. Grátis.

Future Ocean

Fruto da parceria entre cientistas de diversos locais do mundo, a exposição utiliza atividades lúdicas e interativas para alertar os pequenos sobre as mudanças nos oceanos e suas consequências para a humanidade. Pescaria e rochas retiradas de ambientes a mais de 4?000 metros de profundidade fazem parte do roteiro.

Museu Naval. Rua Dom Manuel, 15 (Praça XV), Centro, ☎ 2532-5992. Terça a domingo, 12h/17h. Grátis. Até 17 de agosto.

Diversão com a Galinha Pintadinha

Com cenário criado especialmente para o evento, os participantes irão brincar em um circuito de atividades recreativas. A garotada vai se divertir na piscina de bolinhas e pula-pula e também visitar o pique-nique da Galinha, passar momentos de descontração nos ovinhos giratórios, criar no espaço pinturinha e por fim, se encontrar com a própria personagem na casa da Galinha para tirar uma foto.

Shopping Tijuca. Avenida Maracanã, 987, Tijuca. Tel: 3094-6605. Segunda a sábado, 10h às 22h; domingos e feriados, 13h às 21h. Grátis. Até 24 de agosto.

Teatro Infantil

O Recreio Shopping abre a temporada de peças infantis para entreter a criançada e toda a família durante as férias escolares. O primeiro espetáculo, neste sábado (2), será Peter Pan. No domingo (3), é a vez do conto Os Três Porquinhos.

Recreio Shopping. Avenida das Américas, 19.019, Recreio dos Bandeirantes. ☎ 3906-3246. Sábado (2) e domingo (3), 17h30. Grátis.

Pinóquio

A história gira em torno do solitário carpinteiro Gepeto, que decide fazer um boneco de madeira para lhe fazer companhia. Com pena da solidão de Gepeto, a Fada Azul decide satisfazer seu desejo e dá vida ao boneco Pinóquio. Mas, o boneco vai querer se tornar um garoto de verdade, o que fará com que ele se envolva em diversas confusões.

Bangu Shopping. Rua Fonseca, 240, Bangu. ☎ 2430-5130. Domingo (3), 17h. Grátis.

Faz e Conta

O Américas Shopping promove uma programação infantil que promete divertir o fim de semana de pais e filhos. No sábado (2), haverá Oficina de Bonecos Articuláveis, com confecção de bonecos utilizando jornal e arame. Já no domingo (3), é a vez de teatrinho com O Príncipe Sapo, em uma adaptação da tradicional história do príncipe transformado em sapo que precisa beijar uma princesa para se tornar humano.

Américas Shopping. Avenida das Américas, 15.500, Recreio. Sábado (2) e domingo (3), 17h. Grátis.

Princess

Clara é uma serviçal que resolve realizar o sonho da filha. Com a ajuda de uma fada madrinha, ela descobre que a música pode levá-la aonde quiser. Lindas princesas vão mostrar à personagem que o "felizes para sempre" pode, um dia, acontecer. Um show emocionante, embalado por belas canções!

São Gonçalo Shopping. Avenida São Gonçalo, 100, Boa Vista, São Gonçalo. Tel: 3513-7200. Sábado (2), 17h. Grátis.

A princesa e o sapo

Linda é uma princesa mimada, que só sabe enaltecer sua beleza. Mas a vida da jovem muda quando ela conhece um sapo muito sábio, que lhe ensina valores para os quais ela nunca deu importância. A princesa sonha com um grande amor e descobre que ele pode estar mais próximo do que ela imagina.

São Gonçalo Shopping. Avenida São Gonçalo, 100, Boa Vista, São Gonçalo. Tel: 3513-7200. Domingo (3), 17h. Grátis.

CINEMA

Branca de neve e os Sete anões

A Arena Carioca Dicró exibe, durante todo o mês de agosto, dez clássicos da Disney. A programação, para crianças e adultos, começa com o clássico Branca de Neve e os Sete anões. No filme, uma rainha má e bela resolve, por inveja e vaidade, mandar matar sua enteada, Branca de Neve, a mais linda de todo o reino. Mas o carrasco que deveria assassiná-la a deixa partir e, durante sua fuga pela floresta, ela encontra a cabana dos sete anões, que trabalham em uma mina e passam a protegê-la. Algum tempo depois, quando descobre que Branca de Neve continua viva, a Bruxa Má disfarça-se e vai atrás da moça com uma maçã envenenada, que faz com que a jovem caia em um sono profundo até o dia em que um beijo do amor verdadeiro a faça despertar.

Arena Carioca Dicró. Parque Ari Barroso, Penha (entrada pela rua Flora Lobo). Tel: 3486-7643. Sábado (2), 10h30. Grátis.

Aladdin

A Arena Carioca Dicró exibe, durante todo o mês de agosto, dez clássicos da Disney para crianças e adultos. No domingo (3), é a vez de Aladdin. O filme mostra um mundo de magia e aventura com Aladdin, um jovem pobre e sonhador que se envolve com a Princesa Jasmine. Quando Jafar, o bruxo conselheiro do sultão, tenta estragar toda essa felicidade, Aladdin encontra uma lâmpada mágica com um gênio, que muda todo o rumo de sua vida. Um filme regado de ótimas músicas, clipes e nos proporcionando uma viagem fantástica à imaginação da Arábia.

Arena Carioca Dicró. Parque Ari Barroso, Penha (entrada pela rua Flora Lobo). Tel: 3486-7643. Domingo (3), 10h30. Grátis.

aladdin.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

SHOWS

Ana Costa

Cantora de samba prestigiada por seus pares, Ana defende, no espetáculo Pelos Caminhos do Som, o repertório do disco Lusofonia, lançado por Martinho da Vila em 2000, um tributo à música e à cultura dos países lusófonos como Angola, Moçambique, Portugal e Timor Leste. No roteiro, Fazendo as Malas, Samba dos Ancestrais, Odilé Odilá, Canta Canta, Minha Gente e Madalena do Jucú. Livre.

Espaço Furnas Cultural (192 lugares). Rua Real Grandeza, 219, Botafogo, ☎ 2528-5166. Sábado (2), 20h. Domingo (3), 19h. Grátis. Distribuição de senhas a partir das 14h.

Raphael Lós

O cantor fecha o evento Copa Ucla Rbt Bodyboard 2014 com um show acústico cantando músicas dos seus dois CD's: Manual de Um Cara Como Eu e Depois do Surf.

Praia da Macumba, Recreio. Domingo (3), 14h. Grátis.

CONCERTOS

Angela Carvalho e Cláudio Vettori

O duo formado por Angela, cantora, e Vettori, ao piano, interpreta conhecidas árias de óperas dos italianos Puccini e Verdi dentro da programação do projeto Música no Museu.

Museu de Arte Moderna (200 lugares). Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, ☎ 2240-4944. Domingo (3), 11h30. Grátis. Senhas distribuídas meia hora antes.

FESTAS JULINAS

Arraiá no Via Parque Shopping

Além das tradicionais barraquinhas de comidas típicas, o Via Parque preparou diversas brincadeiras e recreação para as crianças. Os clientes receberão chapéus na entrada do evento e também vão se divertir com a apresentação de quadrilhas e shows de forró do Trio Filhos do Nordeste e Trio de Janeiro.

Via Parque. Avenida Ayrton Senna, 3.000, Barra da Tijuca. Tel: 2430-5100. Dias 19 e 20 de julho e 2 e 3 de agosto, das 16h às 22h. Grátis.

Arraiá do Pátio Alcântara

Além das tradicionais comidas típicas e brincadeiras para as crianças, o shopping preparou a festa no seu terraço com shows com um repertório diversificado e apresentações de quadrilhas. Thiago Dias e banda apresentarão músicas de Alceu Valença, Gonzaguinha, entre outros artistas do Nordeste. O público também vai dançar ao som da banda 'Tuia de Doido', que cantará estilos musicais, como o xote, forró e frevo. Outra atração que promete muita diversão para toda a família é a banda de forró universitário Seu Ivo.

Shopping Pátio Alcântara. Praça Carlos Gianelli, s/n°, Alcântara, São Gonçalo. Tel: 2025-6706. Dias 25 e 26 de julho e 1 e 2 de agosto, das 15h às 22h. Grátis.

Festa Junina do Retiro dos Artistas

A tradicional festa tem o objetivo de arrecadar fundos para a manutenção da Casa, que hoje abriga 62 artistas em idade avançada. O arraiá costuma reunir cinco mil pessoas por dia e conta também com a participação de artistas da MPB, que participam sem cobrar cachê.

Rua Retiro dos Artistas, 571, Jacarepaguá. De quinta a domingo, 31 de julho, 1º, 2 e 3 de agosto. Grátis.

ESPECIAL

Feira Rio Antigo

Os frequentadores da tradicional Feira Rio Antigo contam com incremento de programação. Além dos 400 expositores ao longo da Rua do Lavradio, antiquários, sebos, restaurantes, bares e shows, entra em ação o projeto Circuito, uma iniciativa da Tiradentes Cultural. Pela primeira vez, em um sábado, estarão em funcionamento espaços de artes e exposições, com o objetivo potencializar as atividades do polo cultural do entorno da praça. A programação inclui uma roda de choro, organizada pela Escola Portátil de Música, projeto da Casa do Choro, das 14h às 15h30, em frente ao Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. A programação no palco montado em frente à Praça Emilinha Borba também promete esquentar o clima, à tarde, com o show do Grupo Scenarium Musical, às 15h, seguido do Grupo Pixin-Bodega, às 16h30.

Rua do Lavradio (entre a Av. Mem de Sá e a Av. Visconde de Rio Branco). Tel: 2224-6693. Sábado (2), 10h às 19h. Grátis.

Blue Day

A estilista Carol Hungria, especializada em moda noiva, lança sua primeira coleção prêt-à-porter. Esse evento acontece em seu atelier, no Jardim Botânico, e, além da exibição dos 30 vestidos exclusivos, contará com degustação de espumantes da Porto di Vino e doces finos da Louzieh.

Rua Visconde da Graça, 57, Jardim Botânico. Sábado (2), 10h às 17h. Grátis.

Domingos Cannabicos

Com o intuito de discutir o uso recreativo e medicinal, a mídia verde, o cultivo caseiro, e uma nova política de drogas que contribua para a redução da violência urbana e da população carcerária, o Movimento das Utopias e Fricções Artísticas (Mufa) promove entre os meses de julho e agosto o ciclo de debates Domingos Cannabicos. O evento gratuito acontece na Comuna, em Botafogo, e, neste domingo (3), conta com a mesa "Políticas públicas". Os deputados federais Jean Wyllys (PSOL-RJ) e Eurico Junior (PV-RJ), autores de projetos de lei que propõem a legalização e descriminalização da maconha, vão discutir com o vereador Renato Cinco (PSOL-RJ), e o advogado da Marcha da Maconha, André Barros, as grandes mudanças na política de controle da droga em 2014, um ano de transformação profunda na relação milenar entre o homo sapiens e a cannabis sativa.

Comuna. Rua Sorocaba, 585, Botafogo. Domingo (3), 18h. Grátis.

Troca-Troca de Livros

O projeto incentiva a troca de livros entre crianças, jovens e adultos. Na lista de obras infantis há títulos internacionais e nacionais de ficção, crônicas, biografias e comédias. Para participar, basta levar exemplares em bom estado de conservação. Não são aceitas obras didáticas nem técnicas. Cada leitor pode fazer duas trocas por vez. Das 11h ao meio-dia há contação de histórias com Giovana Olivieri.

Imperator - Centro Cultural João Nogueira. Rua Dias da Cruz, 170, Méier, ☎?2596-1090. Aos domingos, 10h/14h. Grátis.

EXPOSIÇÕES

Joan Miró

Expoente da arte surrealista, o catalão Joan Miró (1893-1983) desenvolveu em sua obra uma estética plenamente abstrata, mas, ao mesmo tempo, altamente reconhecível, marcada por linhas sinuosas, formas fluidas e profusão de cores simples. Embora tenha criado algumas das mais célebres pinturas do século XX, a exemplo de O Carnaval de Arlequim (1924-25), seu talento também se estendeu a outras técnicas, como mostra a individual A Magia de Miró, Desenhos e Gravuras, que a Caixa Cultural recebe a partir de terça (29). A exposição, que passou com sucesso por São Paulo, reúne 69 trabalhos em papel, grande parte com visual semelhante ao que Miró notabilizou em seus óleos - caso da litogravura L'Amazone (1964). Na seleção, uma série de estudos para futuras obras permite uma apreciação do processo criativo do artista. Registradas pelo curador Alfredo Melgar, amigo de Miró, 23 fotografias em preto e branco completam a mostra.

Caixa Cultural - Galeria 3. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 28 de setembro. A partir de terça (29).

Successión Miró, Joan Miró Licenciado por AUTVIS, Brasil, 2014
(Foto: Redação Veja rio)

FotoRio 2014

O diversificado evento dedicado à fotografia reúne exposições, projeções, palestras, debates e oficinas em diversos endereços da cidade. A partir de quinta (31), o Espaço Cultural Sérgio Porto recebe duas mostras: Atman, de João Penoni, e Suave, de Luiza Baldan. Confira a programação completa em www.fotorio.fot.br.

Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto. Rua Humaitá, 163, Humaitá, ☎ 2535-3846. Quarta a domingo, 14h às 22h. Grátis. Até 31 de agosto. A partir de quinta (31).

Jan Siebert

Em Natureza Urbana, o pintor alemão, radicado no Rio desde 2009, apresenta 25 trabalhos. A exposição é dividida em dois espaços: no primeiro se concentra a produção dedicada à paisagem urbana e o segundo reúne retratos e ambientes interiores.

Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, ☎ 2253-1580. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 28 de setembro. A partir de quinta (31).

Street Art - Um Panorama Urbano

Alguns dos nomes mais expressivos da arte urbana mundial estão reunidos na coletiva. O destaque é Everyday a Fresh Load of Compromise (2006), do inglês Banksy.

Caixa Cultural ¬- Galeria 4. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 12 de outubro. A partir de sábado (2).

Candido Portinari

Das 222 obras doadas pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em janeiro, 65 delas, restauradas, estão na individual.

Museu Nacional de Belas Artes. Avenida Rio Branco, 199, Centro, ☎ 3299-0600, Cinelândia. Terça a sexta, 10h às 18h; sábado, domingo e feriados, 12h às 17h. R$ 8,00 (pelo mesmo valor, o ingresso-família contempla até quatro parentes). Grátis no domingo. Até 14 de setembro.

Eduardo Coimbra

O artista carioca apresenta a individual Futebol no Campo Ampliado. Ele exibe oito maquetes de parede reproduzindo estádios de futebol fictícios e absolutamente insólitos.

Paço Imperial. Praça XV de Novembro, 48, Centro, ☎ 2215-2093. Terça a domingo, 12h às 18h. Até 10 de agosto.

✪✪✪✪ Inventário da Paixão

O galerista e colecionador pernambucano Marcantonio Vilaça (1962-2000) é homenageado nesta coletiva, vinculada às comemorações pelos dez anos do prêmio que leva o seu nome. A mostra reúne 61 trabalhos de 36 artistas cuja carreira ganhou visibilidade através do marchand. Entre eles estão Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, Angelo Venosa, Daniel Senise, Cildo Meireles, Leda Catunda e Luiz Zerbini.

Museu Histórico Nacional. Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro, ☎ 2550-9220. Terça a sexta, 10h às 17h30; sábado, domingo e feriados, 14h às 18h. R$ 8,00 (ter. a sáb.). Grátis aos domingos. Até 17 de agosto.

Maria Klabin

Batizada como E o Dia Havia Acabado, Quando Começou, a individual da artista carioca reúne doze pinturas - a maioria traz pessoas em ambientes internos, envolvidas em situações ora íntimas, ora sociais. As criações são dípticos e polípticos que chamam atenção pelo pequeno tamanho: as maiores têm apenas 40 por 50 centímetros. R$ 10?000,00 a R$ 20?000,00.

Galeria Silvia Cintra + Box 4. Rua das Acácias, 104, Gávea, ☎ 2521-0426. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até 23 de agosto.

✪✪✪ Marilá Dardot

Mineira radicada em São Paulo, a artista apresenta nove trabalhos em Pouco a Pouco, produzidos desde 2002. Tendo como eixo a cor, a geometria, o tempo e a literatura, a seleção de obras inclui instalação, vídeo, pintura e escultura.

Galeria Laura Alvim. Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema, ☎ 2332-2017. Terça a domingo, 13h às 21h. Grátis. Até 17 de agosto.

✪✪✪ Mauro Restiffe

Em São Paulo, Fora de Alcance, o fotógrafo exibe dezoito registros feitos com câmera Leica e filme preto e branco de baixa sensibilidade, resultado de caminhadas por diversos bairros paulistanos.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta, às 17h. Até 14 de setembro.

Nazareno

Na individual Aqui do Lado de Dentro!, o artista explora a relação entre os elementos presentes no interior de uma casa. Nove obras integram a seleção. A galeria também apresenta, no mesmo período, uma mostra de Gui Mohallem, com quinze trabalhos, entre vídeos, fotos e objetos. Preços sob consulta.

Luciana Caravello Arte Contemporânea. Rua Barão de Jaguaripe, 387, Ipanema, ☎ 2523-4696. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 11h às 14h. Grátis. Até 23 de agosto.

✪✪✪✪ Richard Serra

Para instalar seus 38 imponentes desenhos na mansão em que morou o embaixador Walther Moreira Salles, o americano Serra solicitou a remoção das paredes falsas construídas sobre superfícies envidraçadas. A luz natural valoriza lindamente as criações.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta, às 17h. Até 28 de setembro.

✪✪✪✪ Salvador Dalí

O gênio do surrealismo tem sua mostra mais expressiva apresentada no Brasil. São 150 peças - 29 pinturas e oitenta desenhos e gravuras, além de documentos e fotografias. Destaque para as obras da fase surrealista, como o óleo O Sentimento de Velocidade (1931).

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até 22 de setembro.

Sergio Fingermann

Em Se Noite Fosse Água - Sequências, o artista paulistano exibe dezoito pinturas em grande formato e quarenta obras em papel, com intervenções fotográficas.

Museu Nacional de Belas Artes. Avenida Rio Branco, 199, Centro, ☎ 3299-0600, Cinelândia. Terça a sexta, 10h às 18h; sábado, domingo e feriados, 12h às 17h. R$ 8,00 (pelo mesmo valor, o ingresso-família contempla até quatro parentes). Grátis no domingo. Até 17 de agosto.

Thomas Florschuetz

Em sua primeira individual no Rio, o fotógrafo alemão exibe doze obras inéditas, de grandes formatos, produzidas entre 2008 e 2014. As fotografias são de duas séries distintas: Enclosure, relacionada à arquitetura, e uma sem título, com imagens do torso de pessoas na rua, registradas na Índia. A partir de R$ 22?000,00.

Anita Schwartz Galeria de Arte. Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea, ☎ 2274-3873 e 2540-6446. Segunda a sexta, 10h às 20h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até 23 de agosto.

Fonte: VEJA RIO