MODA

Caipira com estilo

Para encarar a maratona de arraiais na cidade, siga dez dicas de consultores de moda cariocas e monte um look junino moderno. Com peças do seu armário!

Por: Louise Peres - Atualizado em

É só o mês de junho chegar para que pipoquem festas e mais festas juninas na agenda do carioca ? e haja roupa para tanto arraiá! A verdade é que, na base do improviso e com um pouquinho de criatividade, roupas do seu próprio armário podem render belos looks juninos. Para você passar longe dos vestidos de chita e montar um traje caipira moderno, reunimos uma seleção de dez dicas de vários estilistas da cidade. Siga os truques deles e veja que é possível, sim, combinar itens que você já tem, economizar uma grana e se acabar na quadrilha com muito estilo. Saque suas peças-chave e monte produções lindas, para pular fogueira até a temporada acabar. Divirta-se!

caipira-01.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
Combine estampas diferentes

A boa segundo Líria Carneiro, produtora de moda da Farm, é sacar do armário não apenas a manjada estampa xadrez. ?Aproveite também peças florais, gráficas e renda. A misturinha de estampas dá uma caracterizada bacana na produção, e a dica é seguir uma mesma paleta de cores?, indica. Brinque combinando o tradicional quadriculado com flores, poás ou listras, por exemplo. ?Estampas florais diferentes e peças de onça também são legais e deixam o look super moderninho?, ensina.

Invista nas sobreposições

?Festa junina é um ótimo momento para sobrepor várias peças sem medo de ser feliz?, garante Renata Grimberg, da Q-Vizu. Por cima da camisa, um colete jeans pode dar um ar country à produção. Para esquentar, uma legging cai super bem por baixo da sainha jeans. Uma camisa jeans, peça em alta neste outono inverno, também funciona muito bem sobre um vestidinho estampado charmoso. Arremate com um nó na altura da cintura. Escolha peças-chave

Se achar mais difícil criar um look inteiro, eleja uma peça bacana que dê a sua produção um toque de traje junino. ?O bacana da caipira é misturar peças versáteis que saem do guarda roupa de inverno e entram na dança, como uma camisa lenço com estampa de quadradinhos, por exemplo?, sugere Thatiana Amorim, diretora de estilo e sócia da Dress To. O detalhe da peça, lembra ela, substitui o lencinho amarrado no pescoço com caixinha de fósforo, típico de festas juninas. ?Para finalizar, um jeans e uma bota deixam o look lindo?, diz.

caipira-03.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
Jeans na parte de baixo

Para a ala masculina, como em qualquer outra situação, montar um look junino é bem mais fácil. Uma bela calça jeans é a base perfeita. "A sugestão é a parte de baixo nunca ser xadrez, opte sempre por um jeans detonado. Use-a com a barra dobrada, levemente curta - não precisa ser na canela, porque ninguém está pescando siri?, brinca Lisandro Landell, estilista da Reserva. Para os antenados que escolherem o topsider xadrez para os pés, meias lisas. Se o calçado for liso, brinque com meias listradas. Na parte de cima, as tradicionais camisas xadrez, sempre para fora da calça.

caipira-04.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
Nos pés, cano curto ou médio

Para as meninas, botinhas de cano curto ou médio são o calçado ideal para o arrasta-pé. "Elas são muito confortáveis e podem ser usadas com vestido e saia. Se escolher uma calça,vale dobrar a barra para deixar à mostra fivelas ou entalhes coloridos , tachinhas e outros detalhes", recomenda a estilista Claudia Narciso, da Arezzo.

Meia-calça para esquentar

Mesmo no inverno carioca, que nem é tão rigoroso assim, é sempre bom um look quentinho para encarar as noites geladas de junho e julho. ?Além de esquentar, a meia-calça dá uma força a mais na produção?, opina Líria Carneiro, da Farm. A dica é escolher uma cor que converse com o resto do look, na mesma paleta de cores. As meias estampadas também são uma ótima pedida para dar personalidade ao traje junino. Mas lembre-se: se os desenhos da meia forem marcantes, pegue leve no resto. Escolha peças mais básicas, como o jeans e uma camisa lisa, e turbine com um brinco ou lenço bacana.

Misture vintage e moderno

Nem só de estampa e jeans se faz um traje caipira moderno. Tendência fashion das mais celebradas nas últimas temporadas, a mistura entre peças antiguinhas e itens mais modernos também pode funcionar muito bem num arraiá. ?Uma blusinha antiga, com carinha romântica e golinha careca, pode ser combinada a uma saia de tule, estilo bailarina, que é um elemento bem atual?, sugere Carla Guimarães, diretora criativa da Leeloo, antes de confessar que ela mesma criou esse look para ir à festa junina do filho. ?A blusa é de brechó e a saia, de uma coleção passada. Com uma botinha de cano curto, fica uma produção bem bacana?, revela.

caipira-02.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Crie um visual caipira rock

?Pode florzinha, poá... por que não optar por um look mais rock n' roll??, palpita Renata Grimberg, da Q-Vizu. Para ela, uma calça de cirré sob a saia rodada ou uma legging com estampa de caveiras podem render um bom figurino de noiva-caipira-rock star. Coletes com tachinhas sobre a camisa quadriculada também são uma opção divertida para mudar a cara do traje caipira.

Aposte nos detalhes

São eles que vão dar às peças do dia a dia o charme a mais da sua caipirinha moderna. ?Costure um pedaço de fita na barra de uma saia jeans ou alinhave uma passamanaria de renda na gola da camisa?, sugere Isabela Capeto. Golas removíveis, tendência forte nessa temporada, também ajudam a turbinar uma blusinha simples. ?Estampadas, com tachinhas, ponteiras, ou botões, são uma graça?, diz Líria Carneiro, da Farm.

Capriche nos acessórios

Um cinto ou chapéu bacana podem ser suficientes para levantar a produção. Lencinhos estampados ou lisos também são ótimas soluções. Arremate com broches fofos, ou apenas dê um nó. Nos cabelos, tranças finalizadas com fitas coloridas deixam o penteado atual e ao mesmo tempo com cara de festa de São João. ?O importante é dar charme a essa caipira e fugir daquele pedaço de tecido colorido batido, que sempre vemos costurados na roupa?, diz, Isabela Capeto.

Fonte: VEJA RIO