DIVERSÃO

O melhor de Niterói

No aniversário da cidade, niteroienses ilustres indicam lugares que valem a visita. Cruze a Ponte Rio-Niterói ou pegue a barca e confira

Por: Louise Peres - Atualizado em

niteroi4.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Carioca que se preze já gastou uns bons minutos explicando para quem é de fora que Niterói não é Rio de Janeiro. Mas nem por isso a "Cidade Sorriso", que completa 438 anos no dia 22 de novembro, merece ser ignorada. Para provar que do outro lado da "poça" há muito mais do que o MAC e a estrada que liga o Rio à Região dos Lagos, VEJA RIO perguntou a um time de personalidades niteroienses - só gente boa! - seus lugares preferidos na cidade. Confira as dicas e entenda por que vale à pena deixar a rixa de lado, pagar o pedágio e fazer uma visita à cidade vizinha. Só tome cuidado: você corre o risco de não querer mais sair de lá.

SOPHIE CHARLOTTE

niteroi1.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

"Pra mim não tem praia mais especial no Rio de Janeiro do que Itacoatiara. Ela é linda, com de gente de todas as tribos. Frequento desde bebê, quando meus pais me levavam à prainha", lembra ela, referindo-se ao cantinho entre as pedras protegido das ondas mais fortes. "Itacoa", como é carinhosamente chamada pelos niteroienses, é o paraíso dos surfistas. Apesar de não ter nascido em Niterói - ela é alemã, mas foi criada na cidade fluminense - a Maria Amália de Fina Estampa coleciona lugares que ama visitar. Sophie recomenda uma ida à Fortaleza de Santa Cruz, na Boca da Baía de Guanabara, e ao Theatro Municipal de Niterói. "Ele tem um significado todo especial. Além de lindo, me apresentei lá durante vários anos com a companhia da minha mestra de ballet Helfany Peçanha", conta.

Fortaleza de Santa Cruz. Estrada Eurico Gaspar Dutra, s/nº- Jurujuba, tel. 3611-1209/ 2710-2354/ 2711-0725. Terça à domingo, de 9h às 17h. R$ 4,00 (adultos), R$ 2,00 (estudantes). Militares do Exército Brasileiro e seus dependentes, crianças menores de 06 anos e adultos maiores de 65 anos são isentos.

niteroi2.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

ANDRÉ MARQUES

niteroi5.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Ele é um dos ilustres niteroienses que mais divulgam a cidade - não raros vemos o apresentador do Video Show fazendo menções e elogios a sua querida Nikity City. São Francisco é o lugar preferido dele. "É onde eu nasci e fui criado. Tem ótimos restaurantes, como a Família Paludo, e um pôr do sol lindo, que você pode curtir do calçadão da praia", conta ele, orgulhoso. O bairro é um dos mais badalados: é no chamado Saco de São Francisco que se concentram bares, restaurantes e a vida noturna da cidade.

MONIQUE ALFRADIQUE

niteroi8.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

A Beatriz da novela Fina Estampa também tem raízes niteroienses. "Minha dica é se divertir e sambar na quadra do Unidos do Viradouro, onde todo sábado é dia de ensaio. O samba enredo do Carnaval 2012 foi escolhido recentemente e está fantástico. Sem falar na bateria - sei que sou suspeita, mas é de emocionar e não deixar ninguém parado", diz ela, que acaba de ser coroada rainha dos ritmistas da escola de Niterói.

JULIANA PAES

juliana.jpg
Torcedora fanática da Viradouro, a atriz encantou a todos no desfile de 2007. Em uma iniciativa ousada, ela e os ritmistas da escola subiram em uma alegoria e se exibiram lá em cima em diversas partes do cortejo. A escola niteroiense levou à avenida o sam (Foto: Redação Veja rio)

A atriz, que hoje mora na Barra, com frequência está outro lado da ponte, onde mantém um salão de beleza em parceria com as irmãs, o Espaço Vip, no bairro de Icaraí. ?É um lugar muito especial para mim, representa a realização de um sonho de família?, conta. Para passear, Juliana recomenda o Bistrô Mac, restaurante do Museu de Arte Contemporânea ? a obra de Oscar Niemeyer que parece um disco voador e virou símbolo da cidade. ?Visto de perto é ainda mais impressionante. Tomar um café da manhã com a vista que se tem lá de dentro é um privilégio de tirar o fôlego?, assegura ela, antes de ressaltar que ?Itacoatiara é uma das praias mais bonitas do Brasil!?

LEANDRO HASSUM

niteroi7.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

"Um lugar que adoro é o restaurante mongol Tantra, inaugurado há pouco tempo ali na subida da estrada da Fróes. A especialidade deles é comida asiática, e o lugar tem uma vista incrível da praia de Icaraí e do Rio, super agradável", diz o ator, hoje no ar como o Jorginho no programa Os Caras de Pau. Como todo bom filho, ele é um apaixonado por sua terra natal.

ISABELLE DRUMMOND

niteroi6.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

O Parque da Cidade vem logo à mente de Isabelle Drummond quando o assunto é um programa imperdível. O mirante é o ponto de partida de quem voa de parapente na cidade. "Passar um fim de tarde lá é um passeio muito legal. É um lugar lindo, com uma vista incrível", diz a atriz, que após atuar em Cordel Encantado deve voltar à telinha na próxima novela das 19h da Globo.

Fonte: VEJA RIO