COMIDA

Dicas de alimentação para curtir o Carnaval com saúde

Siga as recomendações nutricionais e caia no samba sem contratempos indesejáveis. Conheça também o cardápio ideal para um dia de folia, com direito a sucos energizantes e desintoxicantes

Por: Daniela Pessoa - Atualizado em

blocos.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Para fazer parte da rotina carioca intensa de blocos e desfiles carnavalescos, tem que ter disposição. O clima esquenta (literalmente, o calor é danado) e não há trégua para o pula-pula do Carnaval. Por isso, é importante estar fisicamente preparado para tanto agito. Do contrário, consequências indesejáveis e até mesmo perigosas, como fraqueza, desmaios e desidratação, podem pegar de surpresa até os foliões mais resistentes. Anote as dicas da nutricionista Larissa Cohen, do Espaço Stella Torreão, siga o cardápio proposto para um dia de folia, com direito a receitas de sucos energizantes e desintoxicantes, e curta a festa sem perrengues.

Hidrate-se. Beber muita água, água de coco, sucos de frutas e chás naturais gelados como de camomila, erva-doce e hortelã é a recomendação principal para aguentar o tranco. Os mais animadinhos podem apostar ainda em bebidas isotônicas ou repositores hidroeletrolíticos que repõem sódio, potássio e carboidratos no organismo. Evite líquidos diuréticos como mate e iced teas, que não auxiliam na hidratação adequada do corpo, bem como refrigerantes, que contêm excesso de açúcar e corantes artificiais. Bebidas alcoólicas, principalmente a cerveja, também são grandes vilãs da saúde na folia. Mais do que nunca vale a máxima "beba com moderação".

Antes de sair de casa para cair na folia, capriche na alimentação. Legumes e verduras, que contêm vitaminas, minerais, água e fibras, devem fazer parte do almoço e do jantar, bem como as frutas (de sobremesa). As massas também são recomendadas por serem fonte de energia, que por sinal é bastante necessária para pular Carnaval. Mas atenção: nada de molhos gordurosos à base de creme de leite, maionese e queijos amarelos. Os grãos também podem ir para o prato, como o feijão e a ervilha. Para completar, proteínas magras. De preferência carnes brancas, clara de ovo, queijos brancos e proteína da soja. Evite os pratos gordurosos e pesados, tipo feijoada, carne suína e rabada, uma vez que são de digestão mais lenta.

Entre um sambinha e outro, não se esqueça, além de ingerir bastante líquido, de fazer um lanchinho leve. Boas opções são sanduíche de blanquet de peru com queijo do tipo minas, ricota ou cream cheese no pão integral, frutas (in natura ou desidratadas) e barrinhas de cereal. Agora, é só curtir a folia. Mas, antes, anote também o cardápio perfeito para um dia de farra saudável.

DESJEJUM

- Mamão papaia com granola

- Iogurte desnatado

- Suco energético (couve + laranja + hortelã + limão + farinha de linhaça. Bater no liquidificador e servir)

Se você é do tipo que não consegue se alimentar logo cedo, consuma ao menos uma fruta ou um copo de suco de fruta com um tipo de hortaliça (exemplo: maçã e limão com couve).

LANCHE DA MANHÃ

- Banana prata

ALMOÇO

- Salada de macarrão tipo penne com lascas de peito de frango, cenoura ralada, ervilhas, brócolis e tomate picadinhos e molho de iogurte natural desnatado com cebola, hortelã e um fio de azeite

- Salada de frutas

LANCHE DA TARDE

- Barra de cereal

- Suco de frutas

JANTAR

- Sanduíche de pão de forma integral com blanquet de peru, queijo minas, alface, tomate e cebola

- Suco desintoxicante (1 copo de suco de laranja + 1 folha de couve + 1 colher de sopa de farinha de linhaça dourada + ½ maçã + raspas de limão + folhas de hortelã. Bater no liquidificador e servir)

CEIA

- Chá calmante (camomila, capim-cidreira, hortelã)

- Se passou da conta no consumo de bebida alcóolica, prefira chá de boldo ou louro para ajudar na reabilitação do fígado. O suco de limão também é indicado.

Fonte: VEJA RIO