COMIDA

Dez pratos de cinema

Neste domingo (2) a Academia entrega os Oscars 2014. Inspirados no universo da sétima arte, listamos dez receitas de pratos que aparecem em filmes

Por: Louise Peres - Atualizado em

Cinéfilos que se prezam vão ignorar a profusão de plumas, sambistas e ritmistas que vão abrir, neste domingo (2), os desfiles do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí. À parte da folia, eles estarão vidrados no tapete vermelho e no palco de entrega dos Oscars 2014, em Los Angeles. Inspirados na 86ª edição da premiação, preparamos uma seleção de receitas saídas de filmes icônicos e que vão deixar você com água na boca. Se o programa do domingo à noite é conferir os premiados, que tal cozinhar um prato saboroso à tarde e entrar no clima?

PIZZA NAPOLITANA

Filme: Comer, Rezar, Amar

pizza.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

INGREDIENTES

Massa

500 ml de água

Farinha de trigo até dar o ponto

50 g de fermento biológico

1 colher chá de sal

3 colheres sopa de açúcar

2 colheres de sopa de azeite

Recheio

400 g molho de tomate

200 g mussarela em cubos

Azeite a gosto

Orégano a gosto

Azeitonas pretas a gosto

MODO DE PREPARO

Prepare a massa, em um recipiente coloque a água, o açúcar, o fermento, o sal e o azeite, misture bem todos os ingredientes. Adicione a farinha pouco a pouco até dar o ponto de não grudar nas mãos. Sove um pouco e deixe crescer por uns 30 minutos. Abra a massa com o auxílio de um rolo e coloque em forma pré untada com azeite. Pré-aqueça o forno e asse somente a massa por uns 15 minutos antes de preparar com os recheios. Espalhe o molho de tomate na pizza, acrescente cubos uniformemente de mussarela . Tempere com azeite, pimenta e orégano. Coloque no forno pré-aquecido a 250°C por cerca de 20 minutos e retire quando a mussarela estiver derretida.

MACARRÃO COM ALMÔNDEGAS

Filme: A Dama e o Vagabundo

macarar-almondegas.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

INGREDIENTES

Almôndegas

500 g de carne moída

Sal a gosto

½ cebola picada

1 dente de alho picado

1 colher (sobremesa) de páprica picante

2 colheres (sopa) de farinha de rosca

Macarrão

3 colheres (sopa) de óleo

1 cebola pequena picada

2 dentes de alho picados

2 e ½ xícaras (chá) de molho de tomate

2 xícaras (chá) de caldo de carne

500 g de macarrão parafuso

Salsa picada a gosto

MODO DE PREPARO

Almôndegas

Em uma tigela, misture a carne, o sal, a cebola, o alho, a páprica e a farinha de rosca. Molde as almôndegas.

Macarrão

Na panela de pressão, aqueça óleo, doure a cebola, o alho e as almôndegas, virando-as delicadamente para não grudar no fundo da panela. Junte o molho de tomate e o caldo de carne. Feche a panela e deixe cozinhar em fogo brando, por 5 minutos, após o início da pressão. Deixe sair a pressão, acrescente o macarrão e feche a panela. Deixe cozinhar em fogo brando por mais 3 minutos contados após o início da pressão. Retire a pressão, abra a panela, salpique a salsa e sirva em seguida.

CANNOLI

Filme: O Poderoso Chefão

canolli.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

INGREDIENTES

450 g de farinha de trigo

60g de gordura vegetal hidrogenada

2 colheres (sopa) de açúcar

1 ovo

85 ml de vinagre branco

70 ml de Água

Recheio

200 g de ricota

100 ml de creme de leite fresco

2 colheres (sopa) de açúcar

quanto bastar de raspas de laranja

quanto bastar de chocolate ralado(s)

quanto bastar de grand marnier

MODO DE PREPARO

Bata na batedeira todos os ingredientes até obter uma massa lisa e homogênea. Deixe descansar por 2 horas. Abra a massa com um rolo bem fina, corte com um disco pequeno redondo ou com o auxílio de um copo e cubra com as formas de cannoli (passe um pouco de água nas pontas para que grude com mais facilidade) e leve para fritar em óleo quente.

Recheio

Passe a ricota pela peneira, bata o creme de leite em ponto de chantilly mole e misture todos os ingredientes. Recheie os cannolis e polvilhe com açúcar.

CARNE À BOURGUIGNONNE

Filme: Julie e Julia

carne-Bourguignonne.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

INGREDIENTES

2 kg de músculo cortado em cubos

2 colheres (sopa) de azeite

150 g de bacon picado

4 dentes de alho picados

1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

2 xícaras (chá) de vinho tinto

3 folhas de louro

2 ramos de salsinha

1 ramo de tomilho

1 xícara (chá) de molho de tomate

4 cenouras cortadas em cubinhos

1/2 kg de cebolinhas brancas pequenas

2 xícaras (chá) de cogumelos cortados

Sal e pimenta-do-reino a gosto

MODO DE PREPARO

Aqueça o azeite na panela de pressão e doure o bacon. Junte o alho e refogue. Passe os cubos de carne na farinha e coloque-os na panela. Deixe dourar de todos os lados. Adicione o vinho, o sal e a pimenta, e mexa. Amarre com um barbante o louro, a salsinha e o tomilho. Ponha na panela, tampe e cozinhe por 25 minutos. Desligue o fogo e espere acabar a pressão. Abra a panela e junte o molho de tomate e a cenoura. Se necessário, adicione um pouco de água quente. Devolva a panela ao fogo e cozinhe por mais 15 minutos. Retire do fogo novamente e, quando acabar a pressão, abra a panela. Acrescente os cogumelos e as cebolinhas e cozinhe por mais dez minutos, com a panela destampada. Retire as ervas amarradas e sirva quente com arroz e batatas.

TRUFAS

Filme: Chocolate

trufa-chocolate.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

INGREDIENTES

200 gramas de chocolate meio amargo derretido

1/2 xícara de creme de leite fresco

2 colheres (chá) de conhaque ou rum

Cacau ou chocolate em pó para polvilhar

MODO DE PREPARO

Coloque o chocolate derretido na tigela da batedeira. Junte o creme de leite e misture. Retire do banho-maria e bata na batedeira ou com um batedor de mão. Em seguida junte o conhaque e continue batendo até que o creme de chocolate não escorra das pás da batedeira, ou do batedor, quando forem levantadas. Polvilhe cacau sobre uma superfície. Pegue uma colher (chá) do creme, com a ajuda de outra colher, deixe cair sobre o cacau polvilhado. Repita a operação até acabar o creme de chocolate. Peneire mais cacau sobre as trufas. Usando duas espátulas, coloque-as em uma forma e leve para gelar por no mínimo duas horas ou até a hora de servir. Se desejar, coloque-as em formas de papel.

TOMATES VERDES FRITOS

Filme: Tomates Verdes Fritos

tomate-verde.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

INGREDIENTES

1/2 xícara de fubá

1/3 xícara de óleo

3 colher (sopa) de queijo parmesão ralado

1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino

1/2 colher (chá) de sal

4 tomates verdes médios, cortados em rodelas de 0,5 cm de espessura

3 fatias de bacon (30 g)

MODO DE PREPARO

Numa frigideira, frite o bacon em fogo médio até ficar crocante. Retire com uma escumadeira, escorra em papel-toalha, deixe amornar e esmigalhe. Acrescente o óleo à gordura que ficou na frigideira.Num prato grande, misture bem o fubá, o queijo parmesão, o sal e a pimenta. Aqueça a frigideira em fogo médio. Passe as rodelas de tomate na mistura de fubá, pressionando bem. Frite metade das rodelas por um minuto de cada lado ou até ficarem douradas e crocantes. Retire com uma escumadeira e disponha num prato coberto com papel-toalha. Frite o tomate restante e também deixe escorrer no papel. Transfira para uma travessa e polvilhe com o bacon esmigalhado. Sirva imediatamente.

TORTA DE MAÇÃ

Filme: American Pie

torta-maca.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

INGREDIENTES

1 pacote de massa folhada

2 colheres (sopa) de açúcar

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

1 xícara (chá) de leite desnatado

2 gemas peneiradas

1 colher (sopa) de manteiga

1/2 colher (chá) de essência de baunilha

1 kg de maçã ácida

1 colher (sopa) de suco de limão

1 colher (sopa) de manteiga

1/2 colher (chá) de canela em pó

2 colheres de geleia light

MODO DE PREPARO

Prepare a massa da torta conforme as instruções na embalagem. Abra 2/3 dela com um rolo numa superfície polvilhada com farinha. Forme un círculo de 34 cm e forre uma forma redonda com 25 cm. Guarde na geladeira a forma e a massa restante.

Recheio

Numa panela, ponha 1 1/2 colher de açúcar, a farinha e o leite. Misture bem. Leve ao fogo, mexendo sempre, até formar um creme homogêneo. Retire e reserve. Separe uma colher (chá) das gemas e em uma tigela bata as restantes. Adicione ao creme na panela e leve ao fogo, mexendo sempre. Junte a manteiga e a baunilha. Misture e retire do fogo. Descasque e corte as maçãs em fatias. Banhe-as com o suco de limão. Cozinhe em uma frigideira e junte a manteiga, o açúcar restante e a canela. Depois de cinco minutos retire as maçãs do fogo. Derreta a geleia numa panela. Tire a forma da geladeira e espalhe o recheio por igual. Arrume a maçã sobre a massa. Por cima, ponha a geleia. Corte 12 tiras da massa reservada e cubra a torta, formando uma grade. Misture a gema reservada com um pouco de água fria e pincele as tiras. Asse até dourar.

CREME BRÛLÉE

Filme: O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Creme-Brulee.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

INGREDIENTES

2 xícaras (chá) de creme de leite fresco

1/2 xícara (chá) de leite desnatado

4 gemas de ovos grandes

1/2 xícara (chá) de açúcar

1/2 colher (sopa) de essência de baunilha

6 colheres (sopa) de açúcar para caramelizar

MODO DE PREPARO

Numa panela, leve ao fogo o creme de leite e o leite até quase ferver. Enquanto isso, bata as gemas e o açúcar usando um garfo. Junte um pouco do creme quente, misture bem e acrescente o creme restante. Leve ao banho-maria, mexendo até engrossar levemente. Retire do fogo e adicione a baunilha. Distribua o creme em seis tigelas pequenas, coloque-as em uma assadeira e leve ao forno preaquecido em temperatura média, em banho-maria, até firmar as bordas. Retire, espere esfriar e gele por seis horas. Antes de servir, polvilhe o açúcar e derreta-o com um maçarico (se não tiver o utensílio, aqueça as costas de uma colher de metal na chama do fogão e passe-a sobre o açúcar para que ele derreta). Sirva em seguida.

LASANHA

Filme: Garfield

lasanha.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

INGREDIENTES

1 cebola cortada em cubinhos

1 cenoura cortada em cubinhos

3 talos de salsão

1/2 xícara (chá) de azeite

1/2 xícara (chá) e 3 colheres (sopa) de manteiga

750 g de carne moída

2 xícaras (chá) de vinho branco

1 litro e 1 xícara (chá) de leite

2 folhas de louro

1 colher (sopa) de tomilho fresco

1 kg de tomate sem pele picado

2 pitadas de noz-moscada

Sal e pimenta-branca a gosto

4 colheres (sopa) de farinha de trigo

1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Pimenta-do-reino moída a gosto

1 lata de creme de leite

1 pacote de massa para lasanha do tipo pré-cozida (500 g)

200 g de mussarela

200 g presunto

Queijo ralado a gosto para polvilhar

MODO DE PREPARO

Prepare o molho vermelho: refogue a cebola, a cenoura e o salsão no azeite com 1/2 xícara (chá) de manteiga por 5 minutos. Junte a carne moída e cozinhe até perder a cor avermelhada, mas não deixe ficar escura. Aumente o fogo, adicione o vinho e mexa até ele evaporar. Adicione 1xícara (chá) de leite, o louro e o tomilho. Abaixe o fogo e mexa até o leite evaporar. Ponha o tomate e tempere com 1 pitada de noz-moscada, sal e pimenta-branca a gosto. Cozinhe no fogo baixo por 4 horas. Prepare o molho branco: aqueça 1 litro de leite e reserve. Em uma panela, coloque a farinha, 3 colheres (sopa) de manteiga e, sem parar de mexer, cozinhe por 3 minutos ou até começar a escurecer. Continue mexendo e, aos poucos, acrescente o litro de leite quente. Misture 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado e mexa até engrossar. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e 1 pitada de noz-moscada. Desligue o fogo, misture o creme de leite e reserve. Para a montagem, alterne as camadas com molho branco, massa, molho à bolonhesa, mussarela e presunto. Repita até preencher o refratário. Regue com o molho à bolonhesa e polvilhe queijo ralado. Leve ao forno coberto com papel-alumínio e asse até dourar. Sirva quente.

RATATOUILLE

Filme: Ratatouille

Ratatouille.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

INGREDIENTES

½ xícara (chá) de azeite

1 cebola grande picada

2 dentes de alho amassados

2 berinjelas cortadas em cubos

1 pimentão vermelho cortado em cubos

6 tomates sem pele e sem sementes cortados em cubos

Sal e pimenta a gosto

3 colheres (sopa) de vinagre balsâmico.

MODO DE PREPARO

Em uma frigideira, aqueça um quarto do azeite, doure a cebola e o alho. Acrescente a berinjela e refogue por três minutos. Junte o pimentão e o tomate. Tempere com sal, pimenta, o vinagre balsâmico e cozinhe por quatro minutos.

Fonte: VEJA RIO