COTIDIANO

UFRJ é a única faculdade do Rio entre as melhores do país

Ranking elaborado pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), lista as dez melhores universidades brasileiras. Todas são públicas e a UFRJ alcançou o quinto lugar

Por: Ernesto Neves - Atualizado em

ufrj.jpg
O local hoje frequentado por alunos e professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, campus Praia Vermelha, era antes um hospício (Hospital Geral dos Alienados). Ao entrar na faculdade, todo calouro toma conhecimento de que fantasmas vagam pelos c (Foto: Redação Veja rio)

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é o único centro de ensino superior do estado a entrar na lista dos melhores do país. O ranking foi elaborado através do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e divulgado nesta terça (14). Referente ao ano de 2009, a lista tem todas as dez primeiras colocações ocupadas por universidades públicas. No topo está a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), de São Paulo.

Criado pelo governo federal, o exame testa alunos que estão ingressando e concluindo o curso superior para medir a qualidade do ensino. Cada curso recebe uma nota de 1 a 5. De 1 a 2, é considerado insatisfatório, 3 é razoável, 4 e 5, bom. Já a Universidade de São Paulo (USP) não aparece na listagem porque não participa do exame. Confira o ranking abaixo.

Universidade Federal de São Carlos

Fundação Universidade Federal de Viçosa

Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal de São Paulo

Universidade Federal de Lavras

Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Fonte: VEJA RIO