DIVERSÃO

Dez filmes com Marilyn Monroe

Na semana em que estreia nos cinemas o longa Sete Dias com Marilyn, listamos 10 produções obrigatórias da loira mais marcante na história do cinema

Por: Ernesto Neves - Atualizado em

Passadas cinco décadas desde sua morte precoce, a atriz americana Marilyn Monroe mantém-se um mito do cinema. Nesta sexta (27), chega aos cinemas mais um filme sobre sua trajetória meteórica, a produção Sete Dias com Marilyn, estrelada por Michelle Williams. A trama mostra os bastidores do filme O Príncipe Encantado, rodado em 1956 no interior da Grã-Bretanha. Nos sets, a personalidade confusa de Monroe é motivo para constantes atritos com o diretor, outro ícone da sétima arte, Laurence Olivier. Para comemorar o lançamento, VEJA Rio lista dez filmes imperdíveis da loira, e como sua sensualidade era exibida nos pôsteres de cinema.

a_malvada.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
1- A Malvada (1950)

Produção indicada para 14 categorias do Oscar e vencedora de seis, foi um marco na carreira da então novata Marilyn Monroe. Designada para um papel minúsculo na produção, chamou atenção tanto quanto as protagonistas Bette Davis e Anne Baxter. Na trama, uma rede de intrigas, mentiras e ambição entre grandes atores de teatro. Confira o trailer.

so_as_mulheres_pecam.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
2- Só a Mulher Peca (1952)

Ainda na condição de coadjuvante em filme estrelado por outro símbolo sexual da época, a atriz Barbara Stanwyck. Sua participação, no entanto, é maior do que em produções anteriores. A trama se desenrola em torno de Mae Doyle (Stanwyck), mulher desiludida com o amor que deixa a cidade grande e volta a viver no interior. Clique aqui e veja o trailer.

almas_desesperadas.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

3 - Almas Desesperadas (1952)

Como mostra o pôster de lançamento, Marilyn alcança o posto de furacão sexual da década. Na trama ela interpreta a psicótica Nell Forbes. Após deixar um sanatório, consegue o papel de babá e passa a ameaçar a vida da criança de quem cuida. Assista ao trailer.

homens_preferem_loiras.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
4- Os Homens preferem as Loiras (1953)

No musical, Marilyn interpreta uma corista que viaja de navio para Paris. Sonhadora, a personagem deseja encontrar um marido rico para bancar seus luxos. Foi o primeiro grande papel de estrela da atriz, que imortalizou a canção Diamonds Are a Girl?s Best Friend. Assista ao trecho em que Marilyn canta.

torrente_paixao.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
5- Torrente de Paixão (1953)

No mesmo ano, chega aos cinemas o suspense sobre um casal que passa lua de mel nas Cataratas do Niágara. Durante a viagem, os dois conhecem Rose, viviva por Marilyn. A loira fatal tem o casamento em crise, e planeja matar o marido com ajuda de seu amante. Assista ao vídeo de lançamento.

how_to_marry_a_millionaire.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
6- Como Agarrar Um Milionário (1953)

Ao lado de Lauren Bacall e Betty Grable, Monroe protagoniza uma comédia em que três belas mulheres alugam um apartamento em Nova York. Com objetivo de conseguir um marido rico, as três acabam se apaixonado por pretendentes pobres. Veja o trailer.

nunca_fui_santa.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
7- Nunca Fui Santa (1956)

Na pele da cantora Cherie, Marilyn enlouquece um inocente caubói, vivido pelo ator Don Murray. Sua personagem, carente e desamparada foi bem recebida pelas plateias e crítica, que elogiou a interpretação sob medida. Assista ao trailer aqui

pecado_mora_lado.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
8- O Pecado Mora ao Lado (1956)

Interpretando uma jovem aspirante a atriz, foi neste filme que Marilyn viveu a famosa cena em que o vento levanta seu vestido branco. A história gira em torno de um homem casado há sete anos, que tenta resistir à tentação de ter a loira como vizinha. Relembre a famosa cena do vestido.

quanto_mais_quente.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
9- Quanto Mais Quente Melhor (1959)

Durante a depressão de 1929, dois músicos, interpretados por Jack Lemmon e Tony Curtis, presenciam um massacre em Chicago. Para fugir dos fugir dos gângsteres de Chicago, se infiltram em um grupo feminino, liderado pela cantor Sugar, interpretada por Marilyn. Na vida pessoal, a atriz enfrenta graves problemas, como a separação do marido, o escritor Arthur Miller. Em depressão, ela falta gravações, esquece o texto e apela frequentemente para o uso de calmantes. Assista ao trailer.

desajustados.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
10 - Os Desajustados (1960)

Último filme completo de Marilyn, que na vida pessoal enfrentava o vício em álcool e drogas. Tem no elenco ainda Montgomery Clift e Clark Gable, que morreria um mês após o fim das filmagens. Retrata a história de uma mulher recém divorciada, que tenta recomeçar ao lado de um caubói. Assista ao making off da produção.

Fonte: VEJA RIO