DECORAÇÃO

Dez aplicativos para ajudar na reforma da casa

Vai fazer obras em casa? Quer mudar os ambientes? Confira uma seleção de apps para planejar a reforma e transformar o seu lar

Por: Louise Peres - Atualizado em

Cozinhar, estudar, fazer exercícios. Tudo ganhou novas perspectivas depois que os aplicativos de celular surgiram. Com a reforma da casa não foi diferente: é possível bolar soluções, simular mudanças e projetar ambientes com alguns cliques na tela. Para ajudar você a planejar as intervenções, VEJA RIO listou dez aplicativos úteis para criar a planta, testar cores das paredes, decorar a sala, encontrar lojas de material de construção e muito mais. Confira a lista, faça o download e mãos à obra!

app10.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
Arkpad

O app ideal para conhecer e selecionar peças de design com assinatura nacional. Passeando pelo catálogo virtual, você pode ver móveis e objetos de decoração e até localizar fornecedores e pontos de venda onde encontrar os produtos. Disponível para ios.

app9.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
ColorSmart

Ótimo aplicativo para testes no seu projeto. Fotografe o ambiente e simule as cores de paredes com alguns cliques no celular. Viu uma cor na rua e queria replicá-la em um ambiente? Fotografe e o app identifica de qual tonalidade se trata. Disponível para Android e ios.

app2.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
Guia da Casa

Forneça sua localização e o aplicativo disponibilizará informações sobre lojas de acessórios e materiais de arquitetura mais próximos de você. O app também permite acessar o contato de fornecedores e enviar e-mails para contactá-los. Disponível para ios.

app3.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
Houzz

Um enorme catálogo inspiracional, com mais de 900 mil fotos de ambientes prontos para você conferir e extrair ideias para o seu lar doce lar. Gostou de alguma peça? É possível selecioná-la e descobrir onde comprar. Disponível para Android e ios.

app1.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
Home Decorator

Teste cores na parede do ambiente que você deseja mudar. É só fotografar a área a ser modificada, mudar a cor e salvar os registros. Disponível para ios.

app4.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
Home Space Planning Design Tool

O app proporciona uma experiência semelhante à brincar de The Sims: você cria a planta virtual e ainda pode fotografar acabamentos e aplicá-los ao projeto, assim como móveis e acessórios de decoração. Disponível para iPad.

app7.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
iHandy Level Free

Quadros e molduras desnivelados nunca mais! Você abre o app, nivela o celular e leva à parede para ajustar o enfeite. Disponível para ios.

app6.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
Magic Plan

Os arquitetos vão chiar, mas a proposta do app é justamente dispensá-los. Direcione a câmera do celular para os cantos do ambiente em questão e o programa vai medi-lo e criar a planta baixa do cômodo. Disponível para ios.

app5.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
Mydeco

Testes de decoração são o principal atrativo do app, que permite fotografar um cômodo e inserir nele peças que você planeja adquirir. Gostou da poltrona? É só clicar a sala, posicionar a peça no ambiente e ver como fica. Disponível para ios.

app8.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
My Measures

A lareira, a parede, a quina do quarto, a coluna no meio da sala. Com este app, a fita métrica e a trena viraram instrumentos obsoletos. Basta usar o celular e medir. Disponível para Android e ios.

Fonte: VEJA RIO