CINEMA

Dez desenhos que viraram filmes

Além de Os Smurfs, que estreia hoje, outras animações que também chegaram aos cinemas

Por: Louise Peres - Atualizado em

As criaturinhas azuis que divertiram a criançada dos anos 80 estão de volta, seguindo um caminho comum entre os desenhos animados de sucesso. Os Smurfs, animação criada pelo ilustrador belga Peyo, ganhou sua versão para os cinemas e estreia hoje nas salas do país com versões em 3D misturando computação gráfica e live action - atores de verdade. Relembre agora outras nove séries que fizeram nossa infância e saíram dos traços do papel direto para as telonas.

 

1 - OS SMURFS

No filme, Papai Smurf, Desastrado, Gênio, Ranzinza, Arrojado e Smurfette são perseguidos pelo feiticeiro Gargamel até fora da aldeia onde vivem. Para fugir, são forçados a passar por um portal que liga o universo deles ao mundo real e caem diretamente no Central Park! Em sua busca para retornar à aldeia e a suas casinhas em forma de cogumelo, os smurfs se aventuram por Nova York. Em uma das cenas, a Smurfette (dublada na versão original pela cantora Katy Perry) imita a cena clássica de Marilyn Monroe.

 

2 - INSPETOR BUGIGANGA

Quem nunca quis ter à mão todo e qualquer tipo de ferramenta? Em outras palavras, ser como o inspetor bugiganga? Durante um resgate, o policial John Brown tem seu corpo dividido em várias partes pelo vilão dr. Claw. Brown é então salvo pela dra. Brenda, especialista em robótica, que une os "pedaços"do ingênuo policial adicionando os mais diversos apetrechos, transformando-o numa curiosa ferramenta de combate ao crime. A história foi contada em uma comédia de 1999, com Matthew Broderick vivendo o personagem principal.

 

3 - FLINTSTONES

Uma das maiores séries de comédia animadas de todos os tempos, Os Flintstones virou filme em 1994. O cotidiano do quarteto Fred, Wilma, Barney e Betty em Bedrock é retratado no longa, cuja trama principal envolve os sacrifícios que um amigo é capaz de fazer pelo outro. Rick Moranis e John Goodman estrelam o filme, nos papéis de Barney e Fred, respectivamente.

 

4 - SCOOBY DOO

O cachorro mais medroso dos desenhos chegou às telonas em 2002, no filme também dirigido por Raja Gosnell, de Os Smurfs. O longa foi o primeiro das produções da Warner Bros a misturar animação e atores reais. Salsicha, Fred, Daphne e Velma, acompanhados por Scooby, voltam à ativa com a Mistério S/A para desvendar esquisitices na Ilha do Espanto.

 

5 - SPEED RACER

O anime dos anos 60, criado pelo japonês Tatsuo Yoshida, traz as aventuras de um jovem piloto de corrida que, aos 18 anos, compete nas pistas usando o carro Mach 5, criado por seu pai. Speed Racer - O Filme foi lançado em 2008, com direção dos prestigiados irmãos Wachowski, da trilogia Matrix. Emile Hirsch interpreta Speed.

 

6 - TARTARUGAS NINJAS

Raphael, Michelangelo, Donatello e Leonardo saíram da animação para o filme há mais de 20 anos. Em 1990 foi lançado o primeiro filme das tartarugas mutantes que, após serem contaminadas por uma substância radioativa nos esgotos novaiorquinos, foram treinadas pelo mestre Splinter e passaram a combater o crime na cidade. Na estreia, eles salvam a repórter April O'Neil de um ataque de trombadinhas e, aliados a Casey Jones, iniciam uma guerra contra a onda de crimes que atinge a cidade, orquestrada pelo vilão Demolidor.

 

7 - GARFIELD

As tirinhas do gato preguiçoso que detesta segundas-feiras e ama lasanha viraram desenho animado no final dos anos 80. Em 2004, Garfield foi parar no cinema da mesma maneira que os smurfs: uma animação que interagia com humanos. Enciumado pela chegada de Odie, o novo cãozinho de seu dono, Jon Arbuckle, ele sente culpa quando o bichinho é sequestrado e sai pela cidade para resgatá-lo.

 

8 - RIQUINHO

Macaulay Culkin matou de inveja todas as crianças que um dia sonharam ter um Mc Donald?s em casa, uma montanha russa, e todas as regalias incríveis do Riquinho, personagem interpretado por ele. Sucesso nos quadrinhos nos anos 50, o personagem ganhou uma série animada na década de 80 e chegou aos cinemas em 1994. Quem nunca quis ter a sorte dele?

 

9 - PETER PAN

Baseado na história de J.M. Barrie, escrita para o teatro na primeira década do século XX, a história do menino que não queria crescer ganhou a versão animada em 1953, por Walt Disney. Em 2003, as aventuras de Peter com Sininho, Wendy e seus irmãos na Terra do Nunca viraram filme, coroado com o embate entre o garoto-herói e o vilão Capitão Gancho. A direção é de P. J. Hogan.

 

10 - CAPITÃO PLANETA

Fechando a lista, uma promessa que virou realidade há três semanas: a Cartoon Network anunciou, em parceria com a Angry Filmworks, a versão para cinema do desenho que há muitos anos já tentava salvar o mundo. E sim, Capitão Planeta chegará às telas em live action! A produção promete: estará a cargo de Don Murphy, o mesmo responsável pela trilogia de Transformers. Vai Planeta!

Fonte: VEJA RIO