Eleições

Datafolha: Pezão abre vantagem sobre Crivella

Segundo pesquisa do instituto, o candidado à reeleição do governo do Rio lidera a disputa com 56% das intenções de votos contra 44% do senador

Por: Carolina Barbosa

Pezão e Crivella participam de debate nesta quarta (8)
Pezão: 12% de vantagem nas intenções de votos válidos sobre Crivella (Foto: Divulgação)

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (16) mostra que o candidato à reeleição Luiz Fernando Pezão (PMDB) lidera a disputa pelo governo do Rio com 56% das intenções de votos válidos contra 44% do senador Marcelo Crivella (PRB). Nesse cálculo, são desconsiderados da amostra os eleitores que declararam votar nulo ou em branco (10%) ou afirmaram estar indecisos (8%), o mesmo procedimento utilizado pela Justiça Eleitoral na apuração oficial das eleições. Nos números totais, ou seja, se incluídos os votos em branco, nulos e dos que se dizem indecisos, Pezão sai à frente com 46%, enquanto Crivella aparece com 36%.  

A pesquisa também aferiu o índice de rejeição dos candidatos. Nesse quesito, Pezão aparece com 36%, mas 43% afirmam não votar em hipótese alguma em Crivella. Ao medir a aprovação do governo, o instituto registrou que 33% consideram a gestão do PMDB ótima ou boa. 

Encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo, a pesquisa foi realizada na quarta-feira (15) com 1 493 entrevistados em 36 municípios. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que significa que, se forem realizados cem levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de três pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número RJ-00069/2014 e BR-01098/2014.

Fonte: VEJA RIO