COTIDIANO

Quanto custa morar no Rio?

Site colaborativo revela a diferença de preços dos mais diferentes serviços e produtos como litro da gasolina, lata de cerveja, aluguel e mensalidade da faculdade em mais de mil cidades brasileiras. Compare

Por: Daniela Pessoa - Atualizado em

custo1.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Formado em Sistemas de Informação, Lucas Franco, de Belo Horizonte, criou o site Custo de Vida durante suas férias em dezembro do ano passado. O objetivo era saber qual era a diferença de preços dos mais diferentes serviços nas cidades brasileiras. Para responder essa questão, ele pediu ajuda aos internautas e criou o site colaborativo que mostra os preços médios de itens como aluguel, ingresso para o cinema, entrada para uma boate, bandeirada do taxi, almoço, chope, quilo do pão francês, noite em um motel e litro da gasolina em cada cidade. Mais de 14 000 pessoas de mais de 1 000 cidades já colaboraram. No ranking das capitais mais caras, o Rio aparece em primeiro lugar, à frente de São Paulo e Brasília, respectivamente.

Em cada cidade são apresentados, ao todo, 29 itens divididos em seis categorias: bar e restaurante, supermercado, transporte, utilidades, esporte e lazer e moradia. Enquanto um litro de leite no Rio custa em média 2,39 reais, em São Paulo sai por 2,25, em Brasília por 2,14, em Belo Horizonte por R$ 2,03 e em Porto Alegre por 1,87 reais. Atualmente, Franco estuda uma forma de comparar automaticamente os valores dos produtos e serviços entre as localidades. Fica a dica se você pretende se mudar, passar férias em algum lugar no Brasil ou simplesmente quiser bisbilhotar os preços.

Fonte: VEJA RIO