Violência

Cresce o número de mortes causadas por operações policiais no estado

Na comparação com julho do ano passado, número de casos aumentou 7% no último mês

Por: Redação Veja Rio - Atualizado em

bope
Bope na Rocinha: polícia matou 2 pessoas por dia na última década, segundo Anistia (Foto: Agência Brasil)

O Instituto de Segurança Pública divulgou nesta quarta (19) o relatório com os números da violência no estado no mês de julho. De acordo com o documento, cresceu 7% a ocorrência dos chamados autos de resistência (homicídios causados por operações policiais) em relação ao mesmo período de 2014.

+ Beltrame cobra ações efetivas de assistência social

Ao todo, 61 casos foram registrados em julho de 2015. No ano passado, 57 ocorrências desse tipo foram registradas no mesmo mês. No começo de agosto, um levantamento da Anistia Internacional indicara que a PM matou em média 2 pessoas por dia nos últimos 10 anos.

+ Em 10 anos, mais de 8.000 autos de resistência

Além dos números relativos aos autos de resistência, o ISP divulgou outros indicadores. Eles apontam que, em julho, houve queda de 32% no roubo de transeuntes e aumento de mais de 30% na quantidade de prisões em comparação com o mesmo mês do ano passado. 

+ Polícia apreende mais de 2.500 celulares na Rocinha

O índice de letalidade violenta, que reúne os registros de homicídio doloso, auto de resistência e outros crimes que envolvem assassinatos, caiu mais de 15% em julho em relação ao mesmo mês do ano passado.

Fonte: VEJA RIO