BEBIDA

Como preparar um bom chá

Para aproveitar o que as infusões têm de melhor no quesito paladar e propriedades medicinais, siga cinco regrinhas na hora do preparo

Por: Daniela Pessoa - Atualizado em

Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

1 - Utilize ervas de qualidade e boa procedência. "Quanto mais nova for a erva, mais intenso vai ser o sabor do chá", ensina a chef Elen Casagrande, da Escola do Pão.

2 - Coloque a água para ferver em uma chaleira de louça ou metal. Utilize água mineral, uma vez que a clorada interfere no sabor do chá. A proporção correta é de uma colher de chá para uma xícara de água.

3 - Escolha um bule de louça ou cerâmica, materiais que retêm melhor o calor, e escalde com um pouco de água fervente. Em seguida, despeje o restante da água quente e acrescente a erva desidratada. Quanto mais espalhada ela ficar na água, mais vai liberar sabor. Por isso, evite usar os saquinhos de chá.

4 - Feche o bule e deixe a mistura em infusão de três a cinco minutos, dependendo da erva utilizada. Mais do que isso, a bebida pode amargar. Coe logo em seguida.

5 - Escalde as xícaras com água morna e sirva o chá na hora, para que nenhuma de suas propriedades nutricionais seja perdida.

Clique aqui para voltar à matéria Chás de A a Z.

Fonte: VEJA RIO