COTIDIANO

Como evitar a dengue

Dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, 45 estão em epidemia de dengue. Para você se proteger, listamos 10 mitos e verdades sobre a doença, a prevenção e o comportamento do mosquito Aedes aegypti

Por: Louise Peres - Atualizado em

aedes-aegypti-dengue-02.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

O mosquito da dengue mais uma vez faz suas vítimas no Rio. Segundo boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde na última segunda (8), 45 dos 92 municípios do Estado estão em epidemia, com registro de nove óbitos em razão da doença. Embora o problema se repita todo verão, quando o clima quente e úmido favorece a proliferação do mosquito, o Aedes aegypti ainda encontra espaço para se instalar nos lares cariocas. Segundo o comunicado, 80% dos focos estão em ambiente doméstico. Para promover a conscientização dos cidadãos, o governo do estado lançou a campanha 10 Minutos Contra a Dengue, que pede aos moradores do Rio que tirem esse tempo, uma vez por semana, para combater possíveis criadouros do mosquito em suas casas.

Você já eliminou todos os focos de água parada da sua casa? Já vistoriou todos os possíveis locais de reprodução do mosquito? Sabe se proteger das picadas, agora que os bichos estão à solta? Com a consultoria da pesquisadora Denise Valle, do Instituto Oswaldo Cruz, preparamos uma lista com dez mitos e verdades sobre a dengue. Confira e proteja-se!

Fonte: VEJA RIO