COTIDIANO

Coleta seletiva é ampliada no Rio

Prefeitura aumenta a frota de caminhões e o número de garis para estender o serviço a mais bairros da cidade

Por: Thaís Meinicke - Atualizado em

coleta-seletiva.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

A Prefeitura anunciou a implantação de ações que promoverão a ampliação da coleta seletiva na cidade. Entre as medidas, estão os aumentos da frota de veículos e do número de garis prestando o serviço, além da estreia do primeiro caminhão híbrido de coleta seletiva da Comlurb, de modelo semelhante ao que é utilizado na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. As ações fazem parte do Programa de Ampliação da Coleta Seletiva na Cidade do Rio de Janeiro, lançado em 2010 em parceria com o BNDES. Com investimento total de R$ 50 milhões, o projeto tem a proposta de promover a coleta seletiva em todos os bairros cariocas.

Atualmente, a coleta seletiva da Comlurb atende parcialmente 44 bairros da cidade e recolhe 1,4% do lixo reciclável produzido. O objetivo é aumentar esse percentual para 5% ainda em 2013, atendendo todas as ruas dos bairros em que ela já ocorre, além de iniciá-la em novas áreas. Se cumprido, o plano estenderá a coleta seletiva a 9 522 vias da cidade, atendendo 104 bairros até o final do ano. A meta é que esta cobertura chegue a 25% até 2016.

Com a ampliação da frota e a contratação de mais garis, o efetivo da Comrlurb para a coleta seletiva passa de 35 para 144 trabalhadores, atuando em dois turnos. O número de caminhões também sobre de sete para 24. A Prefeitura solicita o apoio da população para um melhor funcionamento do serviço - para que a coleta seja eficiente, os materiais recicláveis devem ser colocados limpos e secos em sacos plásticos transparentes, para que o gari tenha condições de verificar o conteúdo, evitando a mistura com o lixo domiciliar.

Também será lançado um aplicativo para smartphones que, entre outros dados, informará a quantidade de lixo recolhida e os horários e roteiros da coleta para esclarecer dúvidas dos cidadãos em relação ao que fazer com seu material reciclável. Mais informações sobre coleta seletiva podem ser obtidas no site da Comlurb e através do telefone da Central de Atendimento da Prefeitura: 1746.

Fonte: VEJA RIO