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Cinemas

Por Da Redação
Atualizado em 5 dez 2016, 15h59 - Publicado em 5 out 2011, 18h06

PRÉ-ESTREIAS

ENTRE SEGREDOS E MENTIRAS, de Andrew Jarecki (All Good Things, EUA, 2010). Em suspense inspirado num caso real, um rico investidor do mercado imobiliário é apontado como o principal suspeito do assassinato de sua mulher. Com Ryan Gosling e Kristen Dunst (101min). Cinemark Botafogo 14.

O FILME DOS ESPÍRITOS, de André Marouço e Michel Debret (Brasil, 2011). Drama espírita livremente inspirado em O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec. A história mostra como o personagem Bruno consegue superar a morte da mulher após tomar contato com o livro de perguntas e respostas de Kardec. Com Nelson Xavier e Sandra Corveloni (101min). Cinemark Downtown 11.

GIGANTES DE AÇO, de Shawn Levy (Real Steel, EUA, 2011). Mesmo diretor da série de humor inocente Uma Noite no Museu, Levy embarca desta vez em uma aventura de ficção científica. Hugh Jackman é Charlie Kenton, lutador de boxe que perdeu seu lugar no ringue quando o esporte, dominado pela tecnologia, passou a ser disputado por robôs gigantes. A chance da volta por cima vem quando ele encontra em meio à sucata uma máquina com possibilidades de se tornar um futuro campeão (127min). UCI New York City Center 4.

ESTREIAS

AVENIDA BRASÍLIA FORMOSA, de Gabriel Mascaro (Brasil, 2010). No documentário com pitadas de ficção, o diretor aborda histórias e personagens reais entre os moradores do bairro popular de Brasília Teimosa, no Recife. Fábio, garçom e cinegrafista, registra eventos da região. Em seu acervo encontram-se, por exemplo, raras imagens da visita do presidente Lula às palafitas da área. Ele é contratado pela manicure Débora, que quer montar um videobook e concorrer a uma vaga no programa Big Brother Brasil. Esses e outros tipos desfilam pela tela (85min). 16 anos. Estreou em 30/9/2011. Cine Joia.

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✪✪✪ CONTRA O TEMPO, de Duncan Jones (Source Code, EUA/França, 2011). No segundo longa-metragem do filho do cantor David Bowie, Jake Gyllenhaal interpreta um sujeito que desperta em um trem partindo dos subúrbios em direção a Chicago sem saber direito por que está lá. À sua frente, uma bela mulher (Michelle Monagham) fala como se o conhecesse. Após algum tempo de confusão ? tanto para o personagem quanto para o espectador ?, uma explosão mata todos os passageiros. O protagonista, então, percebe que faz parte de uma missão dentro de um laboratório. Ele é um piloto militar chamado Colter Stevens e, através de um avançado aparato tecnológico do governo, experimenta os últimos oito minutos de uma das vítimas do atentado. Seu objetivo: descobrir quem plantou a bomba e impedir uma próxima explosão. A inventiva mistura de ficção científica e suspense rende um longa-metragem intrigante e envolvente. Embora com desdobramentos em excesso, supera em surpresas os filminhos de ação da safra atual (93min). 12 anos. Estreou em 30/9/2011. Cinemark Botafogo 4, Cinemark Downtown 6, Cinépolis Lagoon 3, Cinesystem Bangu 4, Iguatemi 3, Kinoplex Nova América 4, Kinoplex Tijuca 5, Leblon 1, Rio Sul 3, Roxy 2, São Luiz 2, UCI New York City Center 15, UCI Kinoplex NorteShopping 8, Via Parque 2.

✪✪ FAMÍLIA VENDE TUDO, de Alain Fresnot (Brasil, 2011). Diretor do classudo Desmundo (2002), Alain Fresnot investe numa comédia popular em seu novo longa-metragem. Os mais puritanos podem ficar chocados com o enredo, mas há situações bastante divertidas, sobretudo pela afinação do elenco. Lima Duarte e Vera Holtz interpretam um humilde casal de muambeiros que, depois de fazer compras no Paraguai, tem toda a mercadoria apreendida pela Polícia Federal. Sem grana e endividados, eles aceitam uma ideia maluca do filho evangélico (Robson Nunes). A filha deles, Lindinha (Marisol Ribeiro), deverá seduzir o mulherengo cantor brega Ivan Carlos (Caco Ciocler) e tentar engravidar do artista numa noite. A família, então, persegue o astro, conhecido como o Rei do Xique, em seus shows. Na pele da grudenta mulher de Ivan está Luana Piovani. Enquanto Ciocler, bem à vontade num papel cômico, se diverte em cena, os demais atores mandam igualmente bem em seus personagens despudoramente amorais. É pena, contudo, que o roteiro, a partir da metade, dispense o tom politicamente incorreto e encontre a mesmice numa incoerente e tola historinha de amor (90min). 12 anos. Estreou em 30/9/2011. Bay Market 4, Box Cinemas São Gonçalo 4, Cinemark Carioca Shopping 8, Cinemark Downtown 10, Cinemark Plaza Shopping 6, Cinespaço Boulevard 5, Cinépolis Lagoon 2, Cinesystem Bangu 3, Cinesystem Ilha Plaza 2, Cinesystem Recreio 4, Iguatemi 5, Kinoplex Grande Rio 4, Kinoplex Leblon 3, Kinoplex Nova América 3, Kinoplex Tijuca 2, Kinoplex West Shopping 4, São Luiz 1, UCI New York City Center 1, UCI Kinoplex NorteShopping 9, Via Parque 6.

✪✪ HUBBLE 3D, de Toni Myers (Canadá, 2010). O curtinho documentário foi feito para ser exibido na formidável sala Imax e, por isso, traz aqueles efeitos em terceira dimensão de deixar o público boquiaberto. Em foco está a missão de sete astronautas que, em 2009, foram enviados ao espaço pela Nasa para consertar o telescópio Hubble. Se as imagens em 3D absolutamente fantásticas de galáxias ganham o fascínio do espectador, o trabalho da equipe torna a fita (sobretudo para a criançada) bem menos interessante (44min). Livre. Estreou em 30/9/2011. Legendado: UCI New York City Center 4.

✪✪✪O MINEIRO E O PÃO DE QUEIJO, de Helvécio Ratton (Brasil, 2011). Mais da metade do queijo consumido pelo brasileiro é produzida em Minas Gerais. Com essa informação em mãos, o diretor de Batismo de Sangue (2007) e Pequenas Histórias (2008) foi atrás de produtores da região de Serro, Serra da Canastra e Alto Paranaíba, onde se concentram mais de 30?000 fabricantes do queijo artesanal, como era feito na época da colonização, por um legado dos portugueses. Ratton encontrou famílias (algumas bem humildes) preocupadas com o futuro, já que o lobby dos grandes laticínios mostra-se poderoso ? o produto, por exemplo, não pode ser comercializado em outros Estados. A força do documentário, bastante didático, vem do registro caseiro com simpáticos personagens e das explicações sobre o trabalhoso processo de fabricação do queijo (72min). Livre. Estreou em 30/9/2011. Unibanco Arteplex 3.

✪✪✪ PALAVRA CANTADA 3D ? SHOW BRINCADEIRAS MUSICAIS, de Marcelo Siqueira e Carlos Garcia (Brasil, 2011). Quem nunca teve a oportunidade de ver ao vivo uma apresentação de Paulo Tatit e Sandra Peres vai sair satisfeito da sessão. Trata-se de um show da dupla infantil realizado com recursos em 3D, bem utilizados pelos diretores. Exemplos: os copos coloridos e as bolhas de sabão que “saltam” para fora da tela nas músicas Fome Come e Bolinha de Sabão, respectivamente. Outras dezoito composições alegram a criançada, entre elas Peixe Vivo, Duelo de Mágicos e Criança Não Trabalha. Vem Dançar com a Gente, uma divertida animação de caveirinhas, também não deixa o ritmo cair. Acompanham Tatit e Sandra as irmãs cantoras Julia e Marina Pittier e os músicos Daniel Ayres, Estevão Marques e Wem, além de crianças (60min). Livre. Estreou em 30/9/2011. Cinemark Botafogo 5, Cinemark Downtown 3, Cinemark Plaza Shopping 2.

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✪✪✪✪ TRABALHAR CANSA, de Marco Dutra e Juliana Rojas (Brasil, 2011). Exibido no Festival de Cannes e laureado com o Prêmio Especial do Júri no Festival de Paulínia, o longa-metragem de estreia da dupla de curta-metragistas surpreende. Dutra e Juliana praticamente “inventam” um novo gênero no cinema nacional. Trata-se de uma azeitada mistura de comédia de costumes, drama, suspense e terror capaz de desconcertar a plateia ? vale dizer que parte dela pode não embarcar na original proposta. Na trama, Helena (papel de Helena Albergaria) decide largar as tarefas domésticas e investir sua grana num mercadinho em São Paulo. Quando ela fecha o contrato de aluguel, seu marido (Marat Descartes) perde o emprego. A duras penas, Helena tenta chamar a atenção da clientela. Com o passar do tempo, o local só consegue atrair funcionários azedos, fregueses chatos e, pior, acontecimentos sinistros pipocam no imóvel. Não espere uma conclusão explícita no desfecho. Os realizadores, além de ótimos cronistas da classe média, são craques em dar um clima assustador a uma história aparentemente comum (99min). 12 anos. Estreou em 30/9/2011. Cinemark Downtown 11, Unibanco Arteplex 2.

EM CARTAZ

←A ALEGRIA, de Felipe Bragança e Marina Meliande (Brasil, 2010). De alegria, só o título mesmo. Devagar quase parando, o drama dirigido por dois jovens cineastas cariocas pretende ser um retrato do fim da adolescência. Os personagens, porém, entediam o espectador, sobretudo por causa dos diálogos enfadonhos, das situações mornas e das atuações nada naturais ? as pausas entre as frases chegam a ser risíveis e o elenco de novatos pouco ajuda. A protagonista é Luiza (Tainá Medina), garota de 16 anos às voltas com um primo baleado e encrencado com a polícia, a paixão por um colega de escola e os pactos típicos dessa idade. Há um bocado de fantasia na história, mas nem nesse quesito o filme consegue sair do marasmo (100min). 14 anos. Estreou em 19/8/2011. Cine 10 Sulacap 5, Instituto Moreira Salles, Unibanco Arteplex 3.

✪✪✪ ALÉM DA ESTRADA, de Charly Braun (Por el Camino, Brasil/Uruguai, 2010). Produzido pela atriz Guilhermina Guinle, meia-irmã do diretor estreante, o longa-metragem faz uma interessante mescla de ficção e realidade no ritmo de um road movie dramático. Na trama, o argentino Santiago (Esteban Feune de Colombi) chega a Montevidéu para resolver pendências da herança de seus pais, mortos num acidente. A caminho de Punta del Este, dá carona à belga Juliette (Jill Mulleady), uma moça à procura de um amigo numa comunidade neo-hippie. A aproximação dos dois torna-se um mero pretexto para o realizador se aprofundar no interior do Uruguai, um país de belas paisagens, captadas com olhar sensível. Entre uma e outra passagem artificial, Braun enxerta registros documentais. Se há pouco estofo na dramaturgia (a maioria dos personagens não é interpretada por atores), sobram delicadeza e harmonia na composição estética. Guilhermina e Naomi Campbell fazem participações amigáveis (85min). 16 anos. Estreou em 9/9/2011. Estação Sesc Botafogo 2, Estação Sesc Laura Alvim 2.

✪✪✪ AMOR A TODA PROVA, de Glenn Ficarra e John Requa (Crazy, Stupid, Love, EUA, 2011). Os diretores Glenn Ficarra e John Requa deram um molho bastante picante à comédia romântica gay O Golpista do Ano. Ainda que sem os mesmos ingredientes polêmicos, voltam a refrescar o gênero. Embora com alguns clichês, o roteiro é redondo, tem surpresas e bons diálogos. Na trama, Cal (Steve Carell) e Emily (Julianne Moore) são casados há 25 anos, mas o passar das décadas só os deixou apáticos. Quando ela pede o divórcio, o caretinha Cal cai em depressão e passa a beber diariamente no mesmo bar. Lá, faz amizade com o playboy sarado Jacob (Ryan Gosling), que decide ajudar o novo amigo a conquistar a mulherada. Mas, enquanto Cal vira um garanhão, Jacob rende-se ao namoro com a fofa Hannah (Emma Stone). Também tem sua graça a paixão do adolescente Robbie (Jonah Bobo), filho de Cal, por uma babá quatro anos mais velha, interpretada por Analeigh Tripton. Com Kevin Bacon (118min). 12 anos. Estreou em 26/8/2011. Cine Bauhaus 1, Cinépolis Lagoon 5, Estação Sesc Botafogo 1, Estação Vivo Gávea 2, Kinoplex Fashion Mall 3, UCI New York City Center 7.

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✪✪✪ A ÁRVORE DA VIDA, de Terrence Malick (The Tree of Life, EUA, 2011). Drama. É preciso, antes de mais nada, deixar-se levar pela viagem do diretor bissexto Terrence Ma­lick, que, em 38 anos de carreira, fez apenas cinco longas-metragens ? entre eles Além da Linha Vermelha (1998) e O Novo Mundo (2005). Aqui, o foco está numa família texana da década de 50, formada por um pai durão (Brad Pitt), uma mãe carinhosa e omissa (Jessica Chastain) e seus três filhos. Jack, o primogênito interpretado pelo expressivo Hunter McCracken, sofre mais nas garras paternas e, em determinado momento de desespero, chega até a desejar a morte do pai. O filme vai e volta no tempo, sobretudo a partir das lembranças do mais velho, interpretado por ­Sean Penn na fase adulta, quando se tornou um executivo cheio de angústias. Malick costura esses instantâneos de vida com poucos diálogos, trilha sonora instrumental quase onipresente e retratos deslumbrantes da natureza. Não se espante: há longos momentos em que os personagens dão lugar a imagens de dinossauros, de vulcões, do cosmo, de cachoeiras… Como se compusesse um imenso e pretensioso painel da criação do homem, o rea­lizador, é claro, se perde um pouco pelo caminho e deixa a desejar no quesito emoção. Vencedora da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2011, a fita, difícil e complexa, é mais para ser sentida do que compreen­dida. E, nesse ponto, Malick tira da frente qualquer outro concorrente americano (139min). 10 anos. Estreou em 12/8/2011. Estação Sesc Barra Point 2, Estação Sesc Espaço 1.

✪✪ BORBOLETAS NEGRAS, de Paula van der Oest (Black Butterflies, Holanda/Alemanha/África do Sul, 2011). A história da personagem verídica tem seu interesse, mas o roteiro dá conta de enfocar apenas seus “melhores e piores” momentos. Com isso, há quebras na narrativa, passagens mal explicadas e oscilação nas atuações. Dirigido pela holandesa Paula van der Oest, de Zus & Zo (2001), inédito no Brasil, o drama biográfico faz um registro frio de Ingrid Jonker (1933-1965). Poetisa sul-africana, ela conheceu o escritor Jack Cope (Liam Cunningham) no início da década de 60 e com ele teve um tumultuado relacionamento ? Cope era casado. Instável emocionalmente, Ingrid, que lutou contra a desigualdade do apartheid, também tinha sérios atritos com seu pai (Rutger Hauer), chefe do departamento de censura da África do Sul. Tão bem em A Espiã (2006), Carice van Houten agarra o papel principal sem muito brilho (100min). 14 anos. Estreou em 23/9/2011. Estação Sesc Barra Point 1, Estação Sesc Espaço 2, Estação Sesc Ipanema 1.

✪✪ 180º, de Eduardo Vaisman (Brasil, 2010). Drama. O que parece tão simples ganha um desnecessário roteiro intrincado para o filme obter um status, digamos, mais sofisticado. Se o desfecho decepciona pela revelação final e por uma solução amarga, o miolo agrada pelo clima de suspense dramático e pela naturalidade das atuações ? aí sobressai o ator Felipe Abib, estreando no cinema e conhecido pela propaganda de uma companhia de seguros cujo bordão é “vai que…”. Com muuuitos vaivéns no tempo, a trama no presente mostra o reencontro do casal Anna (Malu Galli) e Bernardo (Abib) com Russell (Eduardo Moscovis) na fazenda deste. Os três trabalhavam juntos num jornal carioca e tomaram rumos diferentes. Russell herdou os negócios do pai agricultor, Anna, ex-mulher de Russell, abriu uma editora e lançou um livro de Bernardo, por quem se apaixonou. Acontece que o mote do best-seller do rapaz foi surrupiado de uma caderneta encontrada por ele. Agora, o dono das anotações o está chantageando (90min). 14 anos. Estreou em 16/9/2011. Estação Sesc Botafogo 2, Estação Sesc Laura Alvim 2.

✪✪✪ COMO ARRASAR UM CORAÇÃO, de Pascal Chaumeil (L?Anarcoeur, França, 2010). As pessoas que costumam ligar a cinematografia francesa a trabalhos difíceis vão se surpreender com a leveza, o ritmo ágil e o bom humor à moda antiga desta comédia romântica. Além de belas locações em Mônaco e de situações divertidas, o longa explora a contento o timing cômico de Romain Duris (de As Aventuras de Molière), um dos melhores e mais versáteis atores de sua geração. O astro trintão esbanja carisma e ativa seu poder de sedução para encarnar Alex Lippi, farsante adepto de um métier incomum. Sua especialidade, mediante polpudos contratos, é separar casais apaixonados. Agora, esse galanteador profissional tem uma missão quase impossível: fazer com que Juliette (Vanessa Paradis), a pedido do pai dela, desista de seu casamento com um milionário inglês (Andrew Lincoln). Mas a moça se mostra um osso duro de roer (105min). 12 anos. Estreou em 6/5/2011. Cinemark Downtown 7.

✪✪ CONAN, O BÁRBARO, de Marcus Nispel (Conan the Barbarian, EUA, 2011). Diretor do remake de Sexta-Feira 13 (2009), Nispel foi escalado para refilmar outro título da década de 80. Antes estrelado por Arnold Schwarzenegger, em 1982, o fortão Conan assume os músculos do ator havaiano Jason Momoa, estreante no cinema. Ainda adolescente, Conan, cuja mãe faleceu no seu parto, mostra-se um valente guerreiro, para alegria de seu pai (Ron Perlman, o Hellboy). Mas a tribo da Ciméria, onde eles moram, está prestes a ser atacada pelo vilão Khalar Zim (Stephen Lang). Ao lado de sua filha feiticeira, o inimigo quer juntar os pedaços de uma máscara para reviver sua mulher. O pai de Conan morre e ele é o único sobrevivente. Já adulto, continua um brucutu com sede de justiça. Se há caricaturas grosseiras e muita canastrice nas atuações, Nispel tem ao menos o dom de fazer um longa-metragem ritmado e cheio de ação fantástica. Abusa da pancadaria violenta, da sanguinolência e foge do filme original ? o roteiro deste assemelha-se mais ao livro homônimo de Robert E. Howard (1906-1936), recém-lançado pela editora Generale. Para quem procura um programa movido a adrenalina, eis a atração (113min). 16 anos. Estreou em 16/9/2011. Dublado: Box Cinemas São Gonçalo 8, Cinemark Carioca Shopping 2, Iguatemi 7, UCI Kinoplex NorteShopping 7. Legendado: Cine Bauhaus 1, UCI New York City Center 10, UCI Kinoplex NorteShopping 3. Dublado, 3D: Cine 10 Sulacap 1, Cinespaço Boulevard 3, Cinesystem Via Brasil 4, Kinoplex Grande Rio 5, Kinoplex Nova América 7, Kinoplex West Shopping 2, UCI New York City Center 2, UCI Kinoplex NorteShopping 10. Legendado, 3D: Cinemark Downtown 3, Cinemark Plaza Shopping 4, Cinespaço Boulevard 3, Cinépolis Lagoon 4, UCI New York City Center 2.

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✪✪✪ CONFIAR, de David Schwimmer (Trust, EUA, 2010). Depois de sua estreia atrás das câmeras, na tola comédia romântica Maratona do Amor, o ator David Schwimmer (o Ross do seriado Friends) agora parte para um intenso drama em seu segundo filme como diretor. A narrativa, bastante atual, enfoca os conflitos criados pela internet numa família de classe média alta de Chicago. Em seu aniversário de 14 anos, Annie (Liana Liberato) ganha dos pais (Clive Owen e Catherine Keener) um novo computador e estreita os laços com um namoradinho virtual. Charlie, o rapaz em questão, diz ter 16 anos; depois, 25. Na sucessão de mentiras, surge à frente da menina um trintão cheio de más intenções. Embora pareça enveredar para um policial genérico sobre os riscos do mau uso das ferramentas digitais, a fita vai além ao trazer à tona dois temas instigantes: a prepotência dos adolescentes ao encararem um amor cego e a falta de estrutura de um pai diante do crescimento da filha. De quebra, a estreante no cinema Liana trava, no desfecho, um comovente duelo emocional com o sempre competente Clive Owen (105min). 14 anos. Estreou em 23/9/2011. Cine 10 Sulacap 5, Cinemark Downtown 1, Espaço Rio Design VIP, Estação Sesc Espaço 1, UCI New York City Center 16.

✪✪✪✪ UM CONTO CHINÊS, de Sebastián Borensztein (Un Cuento Chino, Argentina/Espanha, 2011). Comédia dramática. Praticamente com apenas dois atores, o diretor argentino Sebastián Borensztein fez um pequeno grande filme. Um ótimo roteiro, também de sua autoria, mistura drama e humor na trajetória de Roberto, interpretado pelo excelente Ricardo Darín, de O Filho da Noiva e Abutres. Esse tipo de poucas palavras e raros amigos é dono de uma loja de ferragens em Buenos Aires. Nunca se casou, não tem filhos e cultua a falecida mãe. Em seu trabalho, revela-se metódico e sem muita paciência com os fregueses, digamos, mais exigentes. Seu cotidiano, contudo, vira de pernas para o ar quando ele decide ajudar um imigrante chinês a reencontrar o tio na cidade. Sem falar uma única palavra em espanhol e sem sequer saber o paradeiro do parente, Jun (Ignacio Huang) mostra-se amigável e prestativo. O cineasta não apela para o sentimentalismo. Prefere comover a plateia na base da diversão e da delicadeza (93min). 14 anos. Estreou em 2/9/2011. Cinépolis Lagoon 1, Espaço Rio Design 2, Kinoplex Fashion Mall 1, Kinoplex Leblon 4, Roxy 1, Unibanco Arteplex 6.

✪✪✪ COWBOYS & ALIENS, de Jon Favreau (Cowboys & Aliens, EUA/Índia, 2011). O diretor Jon Favreau virou um especialista em dar humor à cinessérie de ação Homem de Ferro. Esperava-se, portanto, que seu novo longa-metragem abusasse da graça na inusitada batalha entre cowboys e alienígenas. Uma ou outra piadinha mais a já folclórica presença carrancuda de Harrison Ford garantem os momentos de riso. O faroeste de ficção científica, contudo, sustenta-se em seu delicioso ponto de partida, em efeitos visuais espetaculares e numa primeira hora bastante original. Depois, cai no lugar-comum, mesmo sem comprometer o resultado final. No Velho Oeste, um estranho sem nome chega ao vilarejo de Absolution, dominado por um fazendeiro durão (papel de Ford). Ele não lembra quem é nem o motivo de carregar um bracelete metálico no pulso. Logo se sabe o nome do visitante: Jake Lonergan (o atual 007 Daniel Craig), um ladrão procurado pela Justiça. Os habitantes ficam intrigados com a presença do bandido, mas a coisa só piora quando, do céu, surgem naves espaciais com o poder de abduzir as pessoas. Na luta contra os invasores, juntam-se brancos e índios, xerifes e bandidos, numa salada racial e social criativa. Com Paul Dano (118min). 12 anos. Estreou em 9/9/2011. Dublado: Cinesystem Via Brasil 3. Legendado: UCI New York City Center 10.

CRÍTICO, de Kleber Mendonça Filho (Brasil, 2011). Primeiro longa do diretor, jornalista e crítico de cinema do Jornal do Commercio, no Recife. No documentário, Mendonça Filho costura depoimentos, colhidos entre 1998 e 2007, de cineastas como Walter Salles, Nelson Pereira dos Santos, Costa-Gavras, Gus Van Sant, Eduardo Coutinho e Carlos Saura, entre muitos outros. Críticos de publicações como Les Cahiers du Cinéma e a americana Variety também foram ouvidos. É um filme sobre cinema, e também sobre os que o fazem. Antes de cada sessão será exibido o curta-metragem De volta ao Quarto 666, de Gustavo Spolidoro (76min). Estreou em 23/9/2011. Cine Glória, Cine Santa.

DESASSOSSEGO (FILME DAS MARAVILHAS), de Felipe Bragança, Marina Meliande, Karim Ainouz, Marco Dutra, Juliana Rojas e mais nove diretores (Brasil, 2011). Drama. Trata-se de um projeto coletivo cuja ideia partiu de Felipe Bragança, codiretor de A Alegria, ainda em cartaz. Inspirado num bilhete encontrado no armário de uma adolescente, Bragança escreveu uma carta e pediu aos cineastas que a respondessem através de imagens (65min). 14 anos. Estreou em 16/9/2011. Cine Glória.

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DEU A LOUCA NA CHAPEUZINHO 2, de Mike Disa (Hoodwinked Too! Hood vs. Evil, EUA, 2011). O primeiro episódio do desenho animado, de 2005, tentava, sem muito sucesso, parodiar e subverter o conto de fadas, na linha de Shrek. Nesta sequência, Chapeuzinho embarca numa missão: descobrir o paradeiro de João e Maria. O Lobo Mau, a Vovozinha e o esquilo Ligeirinho ajudam a protagonista (86min). Livre. Estreou em 2/9/2011. Dublado: UCI New York City Center 10.

DIÁRIO DE UM BANANA ? RODRICK É O CARA, de David Bowers (Diary of a Wimpy Kid: Rodrick Rules, EUA, 2011). Nesta continuação da comédia infantil Diário de um Banana, só lançada em DVD, Rodrick (Devon Bostick), irmão mais velho de Greg (Zachary Gordon), decide torturar a criançada. Mas, sem que o valentão saiba, tudo está sendo registrado num diário (99min). Livre. Estreou em 16/9/2011. Dublado: Cinemark Botafogo 2, Cinemark Carioca Shopping 3, Cinemark Downtown 5, Cinemark Plaza Shopping 5.

✪✪ DIÁRIO DE UMA BUSCA, de Flavia Castro (Brasil/França, 2010). Em seu primeiro longa-metragem, Flavia Castro vai atrás de uma dúvida que persiste há quase 27 anos. Em outubro de 1984, seu pai, Celso Afonso Gay de Castro, morreu em circunstâncias misteriosas num edifício em Porto Alegre. Ele havia invadido, junto de um colega, o apartamento de um alemão, supostamente ligado ao nazismo. Para relembrar essa triste história no documentário, a diretora entrevista sua avó, sua mãe e as ex-mulheres de seu pai, além do irmão, a meia-irmã, o delegado (já aposentado) e alguns envolvidos no caso. No quesito investigação, a fita tem saldo devedor. O baú de memórias, porém, traz uma sinceridade poucas vezes vista no cinema. Militante de esquerda, Castro levou uma vida de quase eterno exílio, entre Chile, Argentina, Venezuela e França na década de 70 (104min). 10 anos. Estreou em 26/8/2011. Unibanco Arteplex 5.

✪✪✪ UMA DOCE MENTIRA, de Pierre Salvadori (De Vrais Mensonges, França, 2010). Ambientada na charmosa cidade de Sète, no sul da França, a comédia flagra as confusões arquitetadas por uma cabeleireira. Sócia de um salão de beleza, Émilie (Audrey) só consegue voltar seus olhos negros para o trabalho e nem repara em Jean (Sami Bouajila), um funcionário apaixonado por ela. Por trás da timidez e da simplicidade, o discreto rapaz possui formação superior, é poliglota e escreve poemas. Confiante no seu taco, ele manda uma carta de amor anônima à patroa. Além de ignorá-la, Émilie aproveita o romântico conteúdo para enviar uma mensagem, igualmente sem assinatura, a sua mãe, Maddy (Nathalie Baye). Essa sessentona andava na fossa quatro anos depois de ser abandonada pelo marido. Após ler a declaração do suposto admirador secreto, Maddy remoça e tenta a qualquer custo descobrir a identidade dele. A protagonista vive atrapalhada com os sentimentos, porém tem o dom de buscar a felicidade alheia e muitas vezes se esquece de seu próprio bem-estar. Lembra algo de Amélie Poulain, o papel que projetou Audrey Tautou, não? Reviravoltas, simpatia e encanto completam a trama graciosa, na medida para agradar ao público feminino (105min). 10 anos. Estreou em 9/9/2011. Estação Sesc Barra Point 2, Estação Sesc Botafogo 3, Estação Sesc Laura Alvim 1, Estação Vivo Gávea 5, Unibanco Arteplex 5

ELVIS E MADONA, de Marcelo Laffitte (Brasil, 2009). Na comédia dramática, a fotógrafa Elvira (Simone Spoladore) começa a trabalhar como entregadora de pizza. Seu destino acaba cruzando com o do travesti Madona (Igor Cotrim) cujo sonho é fazer um show no gênero teatro de revista. Eles se apaixonam, mas começa aí uma tumultuada relação de altos e baixos (104min). 14 anos. Estreou em 23/9/2011.Cine Glória, Cine Joia, Cine Santa, Cinemark Downtown 2, Estação Sesc Espaço 3, Estação Sesc Laura Alvim, Estação Vivo Gávea 4, Unibanco Arteplex 3.

✪✪ ESSES AMORES, de Claude Lelouch (Ces Amours-là, França, 2010). Em seu novo drama, o experiente diretor de Um Homem, uma Mulher (1966) pretende fazer uma homenagem ao cinema relembrando algumas passagens de sua trajetória. Embora tão ambiciosa quanto Retratos da Vida (1981), talvez seu filme mais famoso no Brasil, a fita tem cara de minissérie condensada. Há brechas na trama, muitos acontecimentos e, infelizmente, pouca emoção. A história começa no início do século XX e centra-se na II Guerra e em alguns anos adiante. Durante a ocupação nazista na França, Ilva (Audrey Dana) pede a um oficial alemão que livre seu pai (Dominique Pinon), projecionista de um cinema, do fuzilamento. Pedido aceito, ela torna-se amante dele. Tempos depois, fica dividida entre dois soldados americanos: um negro pobre e um branco rico. Dramas e tragédias vão ainda rondar a protagonista (120min). 12 anos. Estreou em 26/8/2011. Estação Sesc Barra Point 1, Estação Sesc Laura Alvim 3.

✪✪ GLEE 3D ? O FILME, de Kevin Tancharoen (Glee: the 3D Concert Movie, EUA, 2011). A moda está pegando. Depois dos shows de Hanna Montana/Miley Cyrus e Justin Bieber, chega às telas o espetáculo, igualmente em 3D, com os personagens do seriado homônimo ? a terceira temporada de Glee começa nesta semana nos Estados Unidos. O documentário musical tem a mesma fórmula (um tanto simplificada) de Never Say Never, de Bieber: mistura depoimentos de fãs e cenas de bastidores com as apresentações no palco para uma plateia de adoradores esfuziantes. Mesmo quem curte a série não pode negar: trata-se de um produto caça-níquel. Ao contrário do popzinho feito hoje para adolescentes, as 23 canções aqui são boas e interpretadas com garra e ótimas vozes. Entre os personagens, Quinn (Dianna Agron), Blaine (Darren Criss) e Kurt (Chris Colfer) recriam passagens do programa de TV através de músicas como Somebody to Love, I Want to Hold Your Hand e Don?t Stop Believin?. Participação de Gwyneth Paltrow (84min). Livre. Estreou em 16/9/2011. Dublado, 3D: Estação Vivo Gávea 5, UCI New York City Center 2, UCI Kinoplex NorteShopping 3.

HANAMI ? CEREJEIRAS EM FLOR, de Doris Dörrie (Kirschblüten ? Hanami, Alemanha/França, 2008). Drama. A trama começa de forma bastante trágica. Trudi (a magnífica Hannelore Elsner) recebe uma estarrecedora notícia: seu marido, Rudi (Elmar Wepper), tem pouco tempo de vida. Aconselhada pelos médicos, ela o convence a sair da Baviera, onde moram num vilarejo, e espairecer numa visita aos filhos em Berlim. Não convém ir além na história ? aos quarenta minutos, a fita dá uma guinada impactante e surpreendente mostrando sem meias-palavras dramas como a velhice, a solidão e a morte (127min). Reestreou em 30/9/2011. Cine Joia.

✪✪✪ O HOMEM DO FUTURO, de Claudio Torres (Brasil, 2011). Na nova comédia do diretor de A Mulher Invisível, Wagner Moura faz o mesmo personagem, porém em três momentos distintos ? e em todas as etapas consegue convencer muito bem. Nos dias atuais, Zero (Moura), brilhante e solitário cientista, virou um cara rancoroso por ter sido humilhado por Helena (Alinne Moraes), a grande paixão de sua juventude, numa festa em 1991. Às voltas com uma nova forma de energia, o protagonista acaba experimentando uma espécie de máquina do tempo e… volta vinte anos, à sua época de estudante de física. Lá no passado, Zero terá a chance de saber os motivos que levaram Helena a desprezá-lo para virar modelo ou, então, mudar os rumos de sua história. O roteiro tem algo da cinessérie De Volta para o Futuro e, igualmente, de Redentor (2004), o genial longa-metragem de estreia de Claudio Torres. Mesmo sem um roteiro totalmente original, a fita traz efeitos visuais formidáveis, ritmo alucinante e uma proposta reflexiva bacana: o que você mudaria na sua vida se pudesse retroceder no tempo? Com Gabriel Braga Nunes, Maria Luisa Mendonça e Fernando Ceylão (103min). 10 anos. Estreou em 2/9/2011. Box Cinemas São Gonçalo 5, Cine 10 Sulacap 6, Cinemark Botafogo 1, Cinemark Carioca Shopping 6, Cinemark Downtown 9, Cinemark Plaza Shopping 1, Cinespaço Boulevard 4, Cinesystem Bangu 4, Cinesystem Recreio 3, Cinesystem Via Brasil 1, Iguatemi 7, Kinoplex Grande Rio 3, Kinoplex Nova América 7, Kinoplex Tijuca 3, UCI New York City Center 16, UCI Kinoplex NorteShopping 2, Via Parque 4.

✪✪✪ INCÊNDIOS, de Denis Villeneuve (In­cendies, Canadá/França, 2010). A força do melodrama está na narrativa pulsante e criativa, que dá conta de abordar mais de quarenta anos de história em dois tempos distintos. No presente, os gêmeos Jeanne e Simon Marwan (Melissa Désormeaux-Poulin e Maxim Gaudette) perdem a mãe, Nawal Marwan (a excelente Lubna Azabal), e deparam com algumas surpresas na leitura de seu testamento. Nawal pede aos dois que entreguem cartas ao pai deles ? eles pensavam que o homem estivesse morto ? e a outro filho, cuja existência era ignorada. Simon rejeita a ideia, mas Jeanne parte para o Líbano. Quer descobrir o paradeiro dos parentes e desvendar as origens da mãe (130min). 14 anos. Estreou em 25/2/2011. Estação Sesc Laura Alvim 3.

✪ LARRY CROWNE ? O AMOR ESTÁ DE VOLTA, de Tom Hanks (Larry Crowne, EUA, 2011). Se existisse um troféu para premiar o casal mais insosso e sem química da temporada, iria para Tom Hanks e Julia Roberts nesta comédia romântica. Escrita (em parceria com a atriz Nia Vardalos, de Casamento Grego) e dirigida por Tom Hanks, quinze anos depois de The Wonders ? O Sonho Não Acabou, a fita toca superficialmente na crise da meia-idade e na crítica situação econômica americana. Pior de tudo: o romance entre os protagonistas custa muuuito a decolar por causa de um roteiro anêmico, dispersivo, sem graça e de conflitos rasos. Hanks faz o protagonista, Larry Crowne, um cinquentão que dedicou sua vida à Marinha e, em seguida, ao emprego numa rede de supermercados. Demitido por não ter formação superior, decide voltar à escola. Lá, torna-se um aluno exemplar e, aos poucos, encanta-se com Mercedes (Julia), a durona professora de oratória. Essa mulher inflexível tem um marido imprestável e passa os dias de mal com a vida (98min). 10 anos. Estreou em 9/9/2011. Legendado: Cinemark Downtown 1, Cinépolis Lagoon 5, Espaço Museu da República, Kinoplex Fashion Mall 3, Kinoplex Leblon 2, Roxy 1, UCI New York City Center 7, Via Parque 5.

✪✪ MAMUTE, de Benoît Delépine e Gustave de Kervern (Mammuth, França, 2010). O grande Gérard Depardieu encontra mais um papel recente à altura de seu talento, depois de Minhas Tardes com Margueritte, ainda em cartaz. Na pele de Serge, ele cumpre seu último dia como funcionário de um matadouro. Para conseguir a aposentadoria integral, porém, terá de recolher os comprovantes com seus antigos empregadores. Brutamontes, sem paciência nem jeito para as coisas delicadas, Serge larga a mulher (Yolande Moreau) em casa, tira a velha moto da garagem e sai à procura dos documentos. No contato com amigos e familiares, descobre-se mais afável. Há ótimos momentos na comédia dramática, sobretudo no registro de personagens intransigentes. Contudo, a dupla de diretores-roteiristas injeta situações pouco convincentes e desnecessárias. Entre elas, a ligação do protagonista com o fantasma de uma namorada, incorporado por uma sumida e botocada Isabelle Adjani (92min). 16 anos. Estreou em 5/8/2011. Cine Joia.

MANDA-CHUVA ? O FILME, de Alberto Mar (Top Cat, Argentina/México, 2011). O desenho animado que fazia a alegria da criançada na década de 60, época em que foi produzido, ganha uma versão em longa-metragem com cópias também em 3D. Sinal dos tempos. Agora, o vilão usa recursos tecnológicos para abalar a cidade de Nova York. Por isso, o Guarda Belo vive ansioso, sobretudo porque seu chefe não está satisfeito com seu trabalho. Eis, então, que o espertalhão gato Manda-Chuva entra na parada para ajudar na tarefa (ou atrapalhá-la ainda mais) (87min). Livre. Estreou em 16/9/2011. Dublado: Cine 10 Sulacap 6, Cinemark Botafogo 1, Cinemark Carioca Shopping 2, Cine Santa, Cinespaço Boulevard 4, Kinoplex West Shopping 2, UCI New York City Center 3, Via Parque 2. Dublado, 3D: Cinemark Downtown 12, Cinépolis Lagoon 5, UCI New York City Center 12. Legendado, 3D: Estação Vivo Gávea 5.

✪✪✪✪ MEDIANERAS ? BUENOS AIRES NA ERA DO AMOR VIRTUAL, de Gustavo Taretto (Medianeras, Argentina/Espanha/Alemanha, 2011). Comédia dramática. Ao longo de enxuta uma hora e meia, o roteiro vai explorar, entre a comédia e o drama, o cotidiano de duas pessoas quase iguais, quase complementares. Ambas moram na mesma Avenida Santa Fé, em Buenos Aires, e, apesar de serem vizinhas, nunca se encontraram. Martín (Javier Drolas) vive numa quitinete, especializou-se na criação de sites, toma ansiolíticos e, cheio de manias, só anda a pé. Formada em arquitetura, Mariana (papel da espanhola Pilar López de Ayala, de Lope) ganhou outra ocupação: tornou-se vitrinista de lojas. Abandonada pelo namorado, a moça não usa elevador e gosta de procurar o personagem Wally no livro infantil. Lapidada com humor afiado, a fita saiu da recente competição de Gramado com os prêmios de melhor filme estrangeiro, melhor diretor e júri popular. Seus adoráveis neuróticos anônimos têm inspiração em Woody Allen ? não à toa há uma cena de Manhattan (1979), do cineasta americano, numa referência explícita. Em resumo: trata-se de um criativo painel do mundo de hoje, movido por relações virtuais, porém com uma pontinha de esperança na sensibilidade do calor humano (95min). 12 anos. Estreou em 2/9/2011. Estação Sesc Ipanema 2, Unibanco Arteplex 5.

✪✪✪ MEIA-NOITE EM PARIS, de Woody Allen (Midnight in Paris, Espanha/EUA, 2011). Comédia. Em seu atual giro pelo mundo, Woody Allen parou na França para fazer um dos seus filmes mais graciosos dos últimos anos. Em Paris, um roteirista americano (Owen Wilson) com pretensão de ser escritor se distancia de sua noiva consumista (Rachel ­McAdams), dos amigos esnobes dela e de seus sogros conservadores. Cansado do vazio da vida moderna, ele prefere caminhar sozinho para se inspirar. Depois da meia-noite, porém, descobre uma cidade diferente, atemporal, como sempre sonhou. Magicamente, ele vai parar nos anos 20 e conhece figuras ilustres como o escritor Ernest Hemingway, o compositor Cole Porter e o pintor Pablo Picasso. O cineasta apresentou inúmeras referências culturais para destacar o charme parisiense, principalmente aquele perdido no passado. De quebra, lembrou-se de quando viveu lá como um jovem comediante que queria escrever romances. Com Carla Bruni (90min). 10 anos. Estreou em 17/6/2011. Estação Sesc Barra Point 2, Estação Sesc Botafogo 1, Estação Sesc Laura Alvim 3.

✪✪✪✪ MELANCOLIA, de Lars von Trier (Melancholia,Dinamarca/Suécia/França/Alemanha, 2011). Lars von Trier foi banido do último Festival de Cannes por ter dado uma infeliz declaração sobre o nazismo numa entrevista coletiva. Se a figura do diretor dinamarquês é sempre polêmica, seus recentes trabalhos estão ganhando status de obra-prima. Depois do terror dramático Anticristo, o realizador retorna com um inusitado drama familiar de ficção científica. Na história, Michael (Alexander Skarsgard, da série televisiva de vampiros True Blood), é apaixonado por sua noiva, Justine (Kirsten Dunst, em desempenho com o qual conquistou o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes). A moça parece entusiasmada com a festa de casamento, que será realizada num castelo, mas, lá no fundo, tem dúvidas sobre o relacionamento. Na segunda parte da fita, Justine, em profunda depressão, ganha a ajuda de sua irmã (Charlotte Gainsbourg) e do cunhado (Kiefer Sutherland) para se reerguer. Todos estão em grande expectativa: o planeta fictício Melancolia pode se chocar com a Terra dentro de dias e, assim, determinar o fim do mundo. Embalada apenas pelo soberbo Prelúdio e Morte do Amor, da ópera Tristão e Isolda, de Wagner, a trama ganha imagens para reter na memória. Assim como no filme anterior, Von Trier já conquista a plateia com um maravilhoso prólogo. O elenco internacional ainda traz Charlotte Rampling e John Hurt (130min). 14 anos. Estreou em 5/8/2011. Cinemark Plaza Shopping 5, Estação Sesc Botafogo 3, Estação Sesc Laura Alvim 1, Estação Vivo Gávea 1.

✪✪✪ MISSÃO MADRINHA DE CASAMENTO, de Paul Feig (Bridesmaids, EUA, 2011). Diversão agradável e por vezes hilariante, sobretudo para o público feminino, a comédia ainda apresenta o talento de Kristen Wiig, comediante do programa Saturday Night Live. O enredo mostra os dilemas de uma quase quarentona chamada Annie e interpretada por Kristen. Abandonada pelo namorado, a personagem fechou sua falida loja de bolos e agora trabalha, a contragosto, como vendedora de uma joalheria. Sem muita grana, precisou alugar um quarto no apartamento de um casal de irmãos intragáveis. Para piorar, Annie deve encarar uma dura tarefa. Lilian (Maya Rudolph), sua melhor amiga, vai se casar e a escalou para ser uma das madrinhas. O estorvo, contudo, se chama Helen (Rose Byrne), a mulher do chefe do noivo. Rica, bonita e finérrima, Helen fará de tudo para superar a pobretona Annie perante a noiva. Uma competição entre mulheres, enfim. Embora um tantinho esticado e, equivocadamente, comparado a uma versão de saias de Se Beber, Não Case!, o filme tem lá seus momentos de humor escatológico. Mas sobrevive mesmo de espirituosas passagens de fácil identificação ? a sequência do “duelo” das inimigas disputando um microfone chega a ser um dos pontos altos do roteiro, coescrito por sua carismática protagonista (125min). 14 anos. Estreou em 23/9/2011. Box Cinemas São Gonçalo 8, Cine 10 Sulacap 5, Cinemark Botafogo 2, Cinemark Carioca Shopping 7, Cinemark Downtown 2, Cinemark Plaza Shopping 2, Cinépolis Lagoon 5, Cinesystem Bangu 6, Cinesystem Recreio 3, Cinesystem Via Brasil 3, Espaço Rio Design VIP, Iguatemi 2, Kinoplex Grande Rio 5, Kinoplex Nova América 2, UCI New York City Center 6, UCI Kinoplex NorteShopping 10, Unibanco Arteplex 2.

✪✪ NATIMORTO, de Paulo Machline (Brasil, 2009). Drama. O livro O Natimorto ? Um Musical Silencioso ganhou uma versão teatral em 2007 e chega aos cinemas numa adaptação protagonizada pelo próprio autor. É Lourenço Mutarelli quem faz um estranhíssimo agente artístico de São Paulo que traz à cidade uma cantora de ópera, interpretada por Simone Spoladore. O objetivo dele é apresentá-la a um renomado maestro. Trancados num quarto de hotel, eles embarcam numa obsessão de adivinhar o futuro através das repulsivas imagens impressas nos maços de cigarros ? ele, sobretudo, mostra-se um fumante compulsivo. Há talento no primeiro longa-metragem de Machline, indicado ao Oscar pelo curta Uma História de Futebol (2000). Tanto a fotografia quanto a direção de arte retrô são primorosas. Mas o texto, bizarro e difícil, tem seus altos e baixos (92min). 18 anos. Estreou em 29/4/2011. Cinemark Carioca Shopping 7.

✪✪✪ ONDE ESTÁ A FELICIDADE?, de Carlos Alberto Riccelli (Brasil/Espanha, 2011). Na trama, Teo (Bruna Lombardi), uma chef especializada em receitas afrodisíacas de um programa de TV em São Paulo, descobre que o marido (Bruno Garcia) tem uma amante na internet. Para piorar, sua atração foi cancelada pela emissora. Na rua da amargura, ela aceita o conselho de sua maquiadora, Aura (Maria Pujalte, melhor atriz coadjuvante no Festival de Paulínia): fazer a pé o caminho de Santiago de Compostela, no norte da Espanha. Acompanhada de Zeca (Marcelo Airoldi), ex-diretor de seu programa, e de Milena (Marta Larralde), sobrinha espanhola de Aura, Teo embarca numa aventura recheada de contratempos e surpresas. Bruna mostra estar à vontade tanto à frente das câmeras quanto para criar diálogos espertos. As confusões provocadas pelo portunhol dos personagens brasileiros são o ponto alto da graça. E, aí, Marcelo Airoldi rouba as atenções. Outro grande acerto: fugir do manual de autoajuda, fórmula típica de produções americanas cuja protagonista é uma mulher descasada. Com dez minutos a menos de duração, a comédia ficaria no ponto ideal. O excesso, porém, não atrapalha o resultado. Em troca, há ritmo ágil, belas locações na Galícia, trilha sonora de colar no ouvido, cores de Almodóvar na fotografia e direção de arte e irreverência numa narrativa desbragadamente romântica. Não à toa, a fita recebeu o merecido prêmio do público no último Festival de Paulínia (110min). 12 anos. Estreou em 19/8/2011. Estação Sesc Botafogo 2, Estação Sesc Laura Alvim 2.

✪✪✪ PLANETA DOS MACACOS ? A ORIGEM, de Rupert Wyatt (Rise of the Planet of the Apes, EUA, 2011). Marco da ficção científica, O Planeta dos Macacos (1968) narrava a trajetória de um astronauta perdido num mundo de macacos falantes que dominavam humanos escravizados. Aqui a proposta é mostrar a origem desse fato. Como os tempos são outros, um thriller de ação prevalece agora em um espetáculo de ótimos efeitos visuais, da mesma produtora que criou o Gollum de O Senhor dos Anéis. A trama até parece plausível. James Franco (de 127 Horas) interpreta o cientista Will Rodman, empenhado em produzir um medicamento para a cura do Alzheimer, mal que acomete seu pai (John Lithgow). A droga é testada numa macaca prenhe, mas ela morre tragicamente. Seu bebê, porém, sobrevive. Criado em casa por Rodman, o chimpanzé Caesar desenvolve raciocínio rápido e mostra-se bem mais ágil e inteligente do que outros símios. Com Freida Pinto (105min). 12 anos. Estreou em 26/8/2011. Dublado: Box Cinemas São Gonçalo 2, Cinesystem Via Brasil 1, Kinoplex Grande Rio 3, Kinoplex Nova América 7, Kinoplex West Shopping 2, UCI New York City Center 17, UCI Kinoplex NorteShopping 7, Via Parque 4. Legendado: Cinemark Downtown 5, Cinemark Plaza Shopping 5, Cine Santa, UCI New York City Center 17.

PREMONIÇÃO 5, de Steven Quale (Final Destination 5, EUA, 2011). No quinto episódio da cinessérie de terror, o jovem Sam (Nicholas D?Agosto) tem uma premonição dentro de um ônibus a caminho de um retiro corporativo. Em sua aterradora visão, ele e seus amigos morrem num terrível desastre. O acidente acontece mesmo, mas o grupo consegue escapar ileso. Não tarda para fatos sinistros começarem a rodear Sam e os demais (92min). 16 anos. Estreou em 23/9/2011. Dublado: Bay Market 3, Box Cinemas São Gonçalo 7, Cine 10 Sulacap 4, Cinemark Carioca Shopping 1, Cinespaço Boulevard 6, UCI New York City Center 4. Legendado: Cine Bauhaus 2, Cinesystem Ilha Plaza 4, UCI New York City Center 3 e 4. Dublado, 3D: Box Cinemas São Gonçalo 1, Cinemark Plaza Shopping 4, Cinesystem Bangu 2, Cinesystem Via Brasil 5, Iguaçu Top 1, Iguatemi 1, Kinoplex Grande Rio 2, Kinoplex Nova América 5, Kinoplex West Shopping 5, UCI New York City Center 14, UCI Kinoplex NorteShopping 1, Via Parque 5. Legendado, 3D: Cinemark Botafogo 3, Cinemark Downtown 12, Cinemark Plaza Shopping 4, Iguatemi 1, Kinoplex Leblon 4, Kinoplex Nova América 5, Kinoplex Tijuca 4, Rio Sul 2, UCI New York City Center 14, UCI Kinoplex NorteShopping 1, Via Parque 5.

✪✪ PROFESSORA SEM CLASSE, de Jake Kasdan (Bad Teacher, EUA, 2011). Elizabeth Halsey (Cameron Diaz) é a típica vigarista que quer se dar bem arranjando um marido rico. Depois de largar a profissão de professora na intenção de um bom casamento, leva um fora do noivo e, passados alguns meses, volta a trabalhar no mesmo colégio. Lá, mostra-se folgada, desbocada e carreirista. Quando conhece um colega rico (papel do cantor Justin Timberlake), decide conquistá-lo a qualquer preço. Como ele prefere mulheres de seios fartos, Elizabeth só tem um objetivo: descolar grana para implantar silicone. Na nova onda politicamente incorreta que Hollywood redescobriu, a comédia tem lá seus momentos divertidos ? menos pela esforçada presença de Cameron Diaz e mais pelas piadinhas do roteiro. Mas, aliados ao humor afiado, chegam as baixarias de praxe e um desfecho precipitado e aquém do restante da trama. Com Jason Segel e Lucy Punch (92min). 14 anos. Estreou em 19/8/2011. Legendado: UCI New York City Center 7.

✪✪✪ PRONTA PARA AMAR, de Nicole Kassell (A Little Bit of Heaven, EUA, 2011). Das fitas que tentaram, nos últimos anos, recriar a triste situação do já clássico chororô Love Story (1970), incluindo o recente Amor e Outras Drogas, talvez o melhor exemplo esteja neste drama. Sem enrolação, vai direto ao ponto e, acima de tudo, provoca uma emoção devastadora ? dependendo do seu grau de sensibilidade e tolerância para o tema. Kate Hudson interpreta Marley Corbett, bem-sucedida executiva de marketing de Nova Orleans que só faz sexo sem compromisso. Cheia de amigos e com muita alegria de viver, a moça descobre ter um câncer em estágio avançado. Mesmo levemente deprimida, tira o problemão de letra. Mantém sua rotina de baladas e, do patrão, esconde sua real condição de saúde. Menos paqueradora do que antes, a protagonista se deixa levar pelo bom papo do médico mexicano Julian Goldstein (Gael García Bernal) e se apaixona em meio ao tratamento quimioterápico (106min). 12 anos. Estreou em 16/9/2011. Estação Sesc Laura Alvim 3, UCI New York City Center 7.

strong class=”tit-vermelho”> ✪✪✪ PRONTA PARA AMAR, de Paulo Roscio (Brasil, 2011). O documentário celebra o aniversário de 75 anos da emissora, o maior veículo de comunicação de massa do país nas décadas de 40 e 50. Programas históricos como Repórter Esso e PRK-30, além de radionovelas de sucesso e muita música em auditórios lotados, são lembrados em depoimentos de nomes como os do locutor Cid Moreira, dos cantores Cauby Peixoto e Roberto Carlos e do radialista Luiz Carlos Saroldi (1931-2010), um dos mais importantes estudiosos da história da Rádio Nacional (79min). Estreou em 23/9/2011. Cine Glória.

✪✪✪ O REI LEÃO, de Roger Allers e Rob Minkoff (The Lion King, EUA, 1994). Premiada com o Oscar de melhor trilha sonora e melhor canção em 1995, a animação volta às telas, agora em três dimensões. Nada muda na encantadora história: sucessor do rei Mufasa, o jovem leão Simba é banido do reino por uma manobra de seu maquiavélico tio Scar. Longe de lá, e na companhia dos novos amigos Timão e Pumba, Simba vai encontrar coragem para enfrentar seus medos (89min). Livre. Estreou em 26/8/2011. Dublado, 3D: Cine 10 Sulacap 1, Cinespaço Boulevard 3, Cinesystem Bangu 1, Cinesystem Via Brasil 4, Kinoplex Grande Rio 5, UCI Kinoplex NorteShopping 3.

✪✪✪ RISCADO, de Gustavo Piz­zi (Brasil, 2010). Melhor direção, roteiro e atriz (Karine Teles), além do prêmio da crítica, foram os troféus que o segundo longa-metragem de Gustavo Pizzi, fluminense de Petrópolis, recebeu no último Festival de Gramado. Simples e com uma atuação formidável de Karine (mulher do diretor), o drama, ambientado no Rio de Janeiro, narra a trajetória de uma atriz à procura de uma boa oportunidade profissional. Bianca Ventura, a personagem, trabalha por amor à arte numa pequena companhia teatral e ganha algum dinheiro distribuindo panfletos ou se passando por Marilyn Monroe ou Carmen Miranda em telegramas animados. Após ser escolhida para atuar numa coprodução franco-brasileira, sua sorte tende a mudar. Embora o desfecho seja previsível, o filme causa imediata empatia devido à realista história de sua protagonista. Na atual safra de fitas nacionais, os diálogos honestos e as situações convincentes de Riscado são um oásis no cinema de autor que se comunica bem com a plateia (85min). 10 anos. Estreou em 9/9/2011. Estação Sesc Espaço 3, Instituto Moreira Salles.

✪✪✪ SEM SAÍDA de John Singleton (Abduction, EUA, 2011). Há duas boas surpresas neste empolgante thriller. Colega de elenco na cinessérie Crepúsculo dos chochos Kristen Stewart e Robert Pattinson, Taylor Lautner se dá bem melhor que os outros em seu primeiro grande papel sozinho. E John Singleton, revelado em Boyz?n the Hood ? Os Donos da Rua (1991), mostra-se em melhor forma seis anos depois do morno Quatro Irmãos. A princípio, a trama pode parecer uma mera aventura juvenil. Lautner interpreta Nathan Harper, um jovem colegial às voltas com farras, bebedeiras e a paixão recolhida por sua vizinha e amiga de infância, Karen (Lily Collins). É a mocinha quem o surpreende com um site de pessoas desaparecidas. Nathan se assemelha muito a uma criança sumida. Não tarda para a verdade vir à tona: seus pais o adotaram e o rapaz, pela internet, acionou uma rede que o procura desesperadamente. Só lhe resta, então, fugir, levando Karen a tiracolo ? o FBI também entra na parada para localizá-los. A partir daí, o clima de suspense de espionagem toma conta do espetáculo, movido por uma aventura acelerada e repleta de reviravoltas. Trata-se de entretenimento sem compromisso com a realidade destinado, sobretudo, às plateias jovens (106min). 12 anos. Estreou em 23/9/2011. Dublado: Bay Market 2, Box Cinemas São Gonçalo 3, Cine 10 Sulacap 3, Cinemark Botafogo 6, Cinemark Carioca Shopping 4, Cinespaço Boulevard 2, Cinesystem Bangu 1 e 6, Cinesystem Ilha Plaza 1, Cinesystem Via Brasil 2, Iguaçu Top 3, Iguatemi 6, Kinoplex Grande Rio 1, Kinoplex Nova América 1, Kinoplex West Shopping 3, UCI New York City Center 11 e 18, UCI Kinoplex NorteShopping 6. Legendado: Cinemark Botafogo 6, Cinemark Downtown 4 e 7, Cinemark Plaza Shopping 6, Cinépolis Lagoon 4, Cinesystem Recreio 2, Estação Vivo Gávea 3, Kinoplex Fashion Mall 4, Kinoplex Nova América 2, Kinoplex Tijuca 1, Leblon 2, Rio Sul 1, Roxy 3, São Luiz 4, UCI New York City Center 13, UCI Kinoplex NorteShopping 5, Unibanco Arteplex 4, Via Parque 1.

✪✪✪ OS SMURFS, de Raja Gosnell (The Smurfs, EUA, 2011). Criados no fim da década de 50, os smurfs eram personagens dos quadrinhos. Chegaram ao estrelato a partir de 1981, devido aos mais de 200 episódios de desenhos produzidos pela TV americana até 1990. Mostra-se acertada a transposição ao cinema. Enquanto os smurfs mantêm a origem na animação, os humanos e o vilão Gargamel são interpretados por atores. A mistura lembra a fórmula de Alvin e os Esquilos e Hop ? Rebelde sem Páscoa, atrações destinadas ao público infantil que, recheadas de tiradas espertas, caíram também no agrado dos adultos. A comédia tem início na floresta imaginária dos pequeninos seres. Habitantes de uma aldeia com casas no formato de cogumelo, eles são a perfeita tradução da harmonia e da felicidade. Surge, então, Gargamel (interpretado por Hank Azaria), um feiticeiro capaz de liquidar com a paz dos baixinhos em segundos. Na correria, Papai Smurf, Smurfette (a única garota do reino) e mais quatro amigos acabam em… Nova York (!). Meio na marra, eles encontram abrigo no apartamento do casal Patrick (Neil Patrick Harris) e Grace (Jayma Mays), grávida do primeiro filho (103min). Livre. Estreou em 5/8/2011.Dublado: Box Cinemas São Gonçalo 2, Cinemark Carioca Shopping 7, Cinesystem Via Brasil 3, Iguatemi 2, UCI New York City Center 16, UCI Kinoplex NorteShopping 10.

✪✪✪ UM SONHO DE AMOR, de Luca Guadagnino (Io Sono l?Amore, Itália, 2009). Indicado ao Oscar 2011 de melhor figurino, trata-se de um melodrama de ritmo operístico, influenciado pelo cinema de Luchino Visconti e com ecos de O Amante de Lady Chatterley, de D.H. Lawrence. A mistura pode ser pretensiosa, mas dá certo. Sobretudo pela condução muito elegante do realizador e pelo brilho contido de sua protagonista. O roteiro, entretanto, abre-se em desnecessárias subtramas. Na principal, aparece Emma (Tilda Swinton), uma russa que abandonou o seu país ao aceitar o pedido de casamento de Tancredi Recchi (Pippo Delbono), um rico empresário italiano do ramo da indústria têxtil. Duas décadas depois, Emma leva uma vida confortável numa mansão, recebe seus convidados em tubinhos da grife Jil Sander e se dá bem com os três jovens filhos. O matrimônio não anda às mil maravilhas e Emma sabe disfarçar sua insatisfação. Algo, contudo, vai abalar o cotidiano dos Recchi. Num acesso de incontrolável desejo, ela se encanta por Antonio (Edoardo Gabbriellini), simplório chef, amigo e futuro sócio de seu primogênito. Com Flavio Parenti (120min). Estreou em 20/8/2011. 12 anos. Estação Sesc Botafogo 3, Estação Sesc Laura Alvim 1.

✪✪ TRANSEUNTE, de Eryk Rocha (Brasil, 2011). O aposentado Expedito (Fernando Bezerra) perambula pelo Rio de Janeiro. Sem rumo nem função, vive pelos bares, pelas rodas de samba, transa com uma anônima, bate papo com estranhos. Em seu primeiro longa-metragem de ficção, Eryk Rocha, filho do também cineasta Glauber Rocha (1939-1981), parte para um drama experimental de baixo apelo comercial ? para se ter uma ideia, há raríssimos diálogos e só aos 23 minutos o personagem abre a boca. Apoiado na câmera pulsante e na formidável fotografia de Miguel Vassy, o diretor explora closes extremos do protagonista e demais personagens e observa paisagens com olhar clínico, quase sempre em imagens em preto e branco bastante granuladas. Rocha consegue um resultado artístico de inegável valor, embora seu filme seja longo e arrastado (125min). 14 anos. Estreou em 12/8/2011. Espaço Museu da República, Instituto Moreira Salles.

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