diversão

Quando o show acabar

Primeira obra olímpica a ficar pronta, a Cidade do Rock será aberta à população como Parque dos Atletas

Por: Sofia Cerqueira - Atualizado em

Genilson Araújo/Parceiro/Ag. O Globo E divulgação (detalhe)
(Foto: Redação Veja rio)

Assim que o roqueiro Axl Rose fizer soar o último acorde da banda americana Guns N? Roses no Rock in Rio, na madrugada de segunda-feira (3), a quarta edição do festival na cidade estará oficialmente encerrada. Isso não significa, porém, que o terreno à beira da Lagoa de Jacarepaguá ficará deserto. Seus 150?000 metros quadrados serão tomados por operários que, depois de desmontar toda a parafernália, adaptarão o espaço para lazer, feiras e eventos. Segundo os planos da prefeitura, a área que abriga a Cidade do Rock deve reabrir até o fim do ano com o nome original de Parque dos Atletas. Localizada a apenas 300 metros da futura Vila Olímpica dos Jogos de 2016, ela é a primeira estrutura do megaevento a ficar pronta. Durante a competição, será destinada à diversão dos atletas acomodados ao lado.

?Inauguramos aqui um novo tipo de legado, em que a instalação começa a ter uso antes mesmo da sua destinação principal?, destaca Antônio Pedro Figueira de Mello, secretário especial de Turismo.

Com previsão de funcionar apenas às vésperas da Olimpíada, o parque teve suas obras antecipadas justamente para receber o festival. O local tem capacidade para acomodar 100?000 pessoas e consumiu 40 milhões de reais em investimentos. Só no aterro, foram utilizados 400?000 metros cúbicos de terra ? o equivalente a 35?000 caminhões. Por baixo do piso, feito de concreto e grama sintética, estendem-se 40 quilômetros de dutos, pelos quais passam cabos de luz e vídeo para apresentações musicais. Os postes de iluminação e as estruturas que suportam caixas de som também serão mantidos. ?A obra se transformou em um presente para a cidade, que passa a ter um lugar para grandes shows?, diz Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio.

Genilson Araújo/Parceiro/Ag. O Globo E divulgação (detalhe)
(Foto: Redação Veja rio)

A vocação do Parque dos Atletas para sediar eventos grandiosos deve ser posta novamente à prova já em junho do próximo ano, quando deverá receber tendas para palestras durante a Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Durante a Copa de 2014, o lugar será palco de uma grande Fun Fest, nos moldes da que aconteceu na Praia de Copacabana no ano passado. A expectativa é que também se realizem lá edições do festival de música em 2013 e 2015. Em dias menos agitados, os moradores das redondezas poderão usufruir a área para caminhadas e usar quadras de tênis, vôlei e playgrounds que a prefeitura planeja instalar por ali. Ser vizinho do Rock in Rio pode trazer algum inconveniente, mas tem lá suas recompensas.

Fonte: VEJA RIO