COTIDIANO

Fim de semana terá chuva forte no Rio

De acordo com o site Climatempo, nuvens carregadas sobre a Região Sudeste devem provocar chuvas volumosas entre a sexta e o início da próxima semana

- Atualizado em

nublado.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

O sol que brilhou na maior parte da semana vai dar a muita chuva a partir da próxima sexa (6). De acordo com informações do site Climatempo, o fenômeno climático chamado Zona de Convergência do Atlântico Sul, formado pela umidade da Amazônia, deixa a região Sudeste coberta por nuvens carregadas. As pancadas de chuva devem ser volumosas, com risco de deslizamentos especialmente na região Serrana. Na sexta, o tempo será de sol com muitas nuvens, com possibilidade de chuva à tarde e a noite, e os termômetros marcam entre 19°C e 32°C. No sábado, o tempo fica chuvoso durante todo o dia e a noite, com temperatura entre 20°C e 28°C. Para o domingo, sol com muitas nuvens e períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. O termômetro marca entre 19°C e 29°C.

Os longos períodos chuvosos neste verão carioca podem ter como explicação o fenômeno La Niña. Em atividade desde 2011, ele provoca o resfriamento anormal nas águas do Oceano Pacífico, o que facilitaria a entrada de frentes frias na região Sudeste do Brasil. O La Niña deve ficar ativo até o início de fevereiro.

Fonte: VEJA RIO