BEBIDA

Cervejas de Páscoa

Opções de cervejas ideais para harmonizar com as delícias degustadas na data

Por: Thaís Meinicke - Atualizado em

Que a Páscoa é tempo de chocolate todo mundo já sabe, mas, o que poucas pessoas apostam é que a data pode ficar ainda mais gostosa com uma cervejinha. Os diferentes tipos da bebida podem ser degustados em harmonização com chocolates e outros pratos típicos da Páscoa, como o bacalhau. Há ainda diversas cervejarias que oferecem rótulos especiais que levam o doce em sua composição, dando um sabor diferente à Páscoa.

A cervejaria belga Carolus se empenhou ainda mais e criou uma edição limitada especialmente para a Páscoa. ?A Gouden Carolus Easter não leva chocolate entre os ingredientes, apenas cevada e especiarias, mas foi desenvolvida para proporcionar uma combinação perfeita com o doce?, explica Tom Lima, gerente do Delirium Café, filial brasileira do restaurante belga, em Ipanema, que oferece uma carta de cervejas com cerca de trezentos rótulos. A Gouden Carolus Easter é uma cerveja hiperescura, com alto teor alcóolico e aroma de caramelo e baunilha. Seu forte sabor combina com o paladar doce dos chocolates.

Para combinar com o doce típico da Páscoa, geralmente são utilizadas cervejas escuras, mas há rótulos disponíveis para serem harmonizados com os diferentes tipos de chocolate. Segundo Salo Maldonado sócio do BeerJack, bar especializado na bebida, em Botafogo, ?cervejas mais ácidas, por exemplo, podem ser degustadas com chocolate branco ou também com chocolate ao leite recheado com avelã ou amendoim, já que o doce cria um contraste interessante com a acidez da cerveja?.

Há ainda rótulos que combinam com os pratos típicos da data. Para acompanhar o bacalhau, por exemplo, Tom Lima aconselha uma cerveja Ale, clara e um pouco mais lupulada. ?Não precisa ser, necessariamente, uma cerveja com um sabor tão marcante, e sim uma cerveja fácil de se beber e com um ótimo drinkability?, recomenda.

Veja uma seleção de rótulos que podem fazer a sua Páscoa ainda mais gostosa:

cerveja1.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
cerveja2.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
cerveja3.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
cerveja4.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
cerveja5.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

BeerJack HideOut: Rua Martins Ferreira, 71, Botafogo. Tel. 2226-0267. beerjack.com.br

Delirium Café: Rua Barão da Torre, 183, Ipanema. Tel. 2502-0029. deliriumcafe.com.br

Taberna Bier: Rua São José, 35, loja 231, Centro. Tel. 4109-6301. tabernabier.com.br

Nygri Delicatessen: Rua Uruguai, 380,loja 18, Tijuca. Tel. 2268-6896.

Fonte: VEJA RIO