DIVERSÃO

CCBB dedica semana ao Folclore

Centro Cultural Banco do Brasil prepara programação especial para comemorar o Dia do Folclore, celebrado nesta quarta (22)

Por: Ernesto Neves - Atualizado em

ccbb.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

O Centro Cultural Banco do Brasil preparou uma programação especial para comemorar o Dia do Folclore, celebrado nesta quarta (22). O evento faz parte do CCBB Educativo, que funciona no primeiro andar do centro cultural, de terça a domingo, das 10h às 19h. Todas as atividades são gratuitas e, para participar, é necessário chegar 30 minutos antes do início para pegar senhas. Confira abaixo a programação completa e divirta-se.

Quarta (22), 15h, Teatro 1: Espetáculo O segredo das raízes, com a Companhia Folclórica Brincantes, mostra elementos folclóricos com coreografias e arranjos musicais.

Quinta e sexta (23 e 24), às 15h, Teatro 1: Histórias e músicas do nosso folclore, com mitos indígenas, contos de origem africana e músicas folclóricas típicas do Rio fazem parte deste espetáculo. Neste haverá um convidado especial, Adriano Furtado, professor, arranjador, compositor e violonista da Camerata de violões do Conservatório Brasileiro de Música, do Grupo Cultural Jongo da Serrinha e do grupo de música afro-brasileira Razões Africanas.

Sexta (24), às 18h, Teatro 1: Coral Iyun Asé Orin, com cânticos sagrados africanos mantendo suas melodias e letras originais nos idiomas yorubá, banto, nagô e jeje, entre outros. O repertório do grupo abre espaço também para a produção folclórica e popular africana, afro-brasileira e para cânticos sagrados de vários povos ao redor do mundo.

Sábado (25), às 15h, Teatro 1. Peça Riojaneirices, com a Companhia Folclórica. Formada por 40 integrantes, entre dançarinos, músicos, artistas e pesquisadores, a encenação mostrará as manifestações culturais do estado do Rio de Janeiro, como as Cirandas de Tarituba, cantigas e histórias infantis, o Jongo-Caxambu, Mineiro-pau e Boi Pintadinho.

Sábado (25) e domingo (26), às 16h, estacionamento. Espetáculo Rio de Janeiro a dezembro, que presta homenagem ao Brasil e ao Rio ao resgatar as mais genuínas manifestações culturais folclóricas do povo fluminense e carioca. Começando com a folia de reis em janeiro, passando pelo samba, jongos, festas juninas, calangos, brincadeiras de roda, brinquedos cantados, O Boi Pintadinho, contos, lendas e finalizando com o Pastoril, em dezembro.

Sábado (25), às 18h, Teatro 1. Show do grupo Galocantô. No repertório do show, além de canções dos dois CDs do grupo, há também grandes clássicos do samba.

Domingo (26), às 15h. Teatro 1. Coral Som Bonde Carioca, com músicas compostas por cariocas ou amigos do Rio, as vozes cantam a cidade com amor, humor e carinho.

Domingo (26), às 18h, Teatro 1. Peça Um Noivo em Cócegas - Lundus e Modinhas dos séculos XVIII-XX. Conta com uma lista de canções bem humoradas, centradas nas modinhas e lundus brasileiros.

Fonte: VEJA RIO