Cidade

Roteiro gratuito visita pontos históricos do Centro

Tour deste domingo (29) passa por lugares como a Ladeira da Misericórdia e os Morros de São Bento e da Conceição

Por: Ernesto Neves - Atualizado em

Morro da Conceição
Morro da Conceição: região terá passeios guiados no fim de semana (Foto: Riotur)

Para festejar os 450 anos da Cidade a próxima edição do projeto Rolé Carioca terá um roteiro gratuito na região em que a cidade foi fundada. O passeio acontece no domingo (29), às 9h, com início na Ladeira da Misericórdia. Vai percorrer um quadrilátero histórico, formado pelo Morros de São Bento, da Conceição, do Castelo e de Santo Antônio. O tour guiado é capitaneado pelos professores William Martins e Rodrigo Rainha. 

O passeio se inicia na Ladeira da Misericórdia, último vestígio do Morro do Castelo, demolido na década de 20 quando a Cidade passava por um intensa transformação urbana. Na descida deste Morro tinha as duas ruas que lhe davam acesso, a mais conhecida era a Rua Direita, que dá origem a atual Primeiro de Março.

+ Cinco programas imperdíveis para o fim de semana

O roteiro traçado é o seguinte: Ladeira da Misericórdia, Igreja Nossa Senhora de Bonsucesso, Igreja de Santa Luzia, Rua Santa Luzia, Biblioteca Nacional, Museu Nacional de Belas Artes, Rua da Carioca, Largo da Carioca, Rua Uruguaiana, São Benedito dos Pretos, N. S. Rosário, Camelódromo, Universidade Estácio de Sá, Rua Marechal Floriano, Igreja de Santa Rita, Av. Rio Branco, Rua Dom Gerardo, Museu do Mar, Pedra do Sal, Morro da Conceição e Jardim do Valongo.

Nos treze passeios gratuitos que realizou até hoje, o projeto Rolé Carioca mobilizou aproximadamente 2.500 pessoas. O último roteiro, feito em janeiro na Praça XV/Castelo, reuniu 200 pessoas em busca de uma programação diferente e educativa para o fim de semana. 

Rolé Carioca - Edição Especial 450 Anos. Domingo (29). Ponto de encontro: na Ladeira da Misericórdia, às 9h

 

Fonte: VEJA RIO