DIVERSÃO

CCBB tem programação de férias com atividades infantis gratuitas

Até o dia 2 de fevereiro, programa CCBB Educativo tem atividades gratuitas para crianças

- Atualizado em

ccbb.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Para que os pequenos possam aproveitar as férias com atividades culturais e lúdicas, o CCBB Educativo desenvolveu uma programação especialmente dedicada ao público infantil. Até o dia 2 de fevereiro, as crianças que forem ao Centro Cultural Banco do Brasil poderão participar de atividades que incluem contação de Histórias, música, artes e outras atrações, destinadas a crianças a partir de 3 anos de idade. A entrada é gratuita e as senhas são distribuídas 30 minutos antes de cada atividade.

Confira abaixo a programação completa:

Visita Teatralizada

Segunda, quarta, quinta e sexta, às 13h.

Para crianças a partir de 5 anos, jovens e adultos.

Musicando

Todos os dias, às 14h.

Para crianças a partir de 6 anos, jovens e adultos.

Telefone de latinha

Ação no térreo que acontece antes das atividades propostas pelo GP Música.

O educador desce com os "latofones" dispondo-os na rotunda e convidando os visitantes para participarem das atividades.

Cantigas de sinos

A atividade tem o objetivo de formar uma grande caixinha de música na rotunda do CCBB.

Cirandas

As brincadeiras e cantigas de roda são lembradas e cantadas em diferentes ritmos.

Sem fio

A atividade a memória a prova com trava-línguas divertidos.

Pequenas Mãos

Todos os dias, às 15h.

Para crianças de 3 a 6 anos

Brincadeira é Coisa Séria - ?Escravos de Jó?

Pensando em resgatar jogos tradicionais, o Pequenas Mãos convida as crianças para uma vivência criativa através da brincadeira ?Escravos de Jó?. Ao invés de passar objetos, será feita uma troca de lugares numerados. Ao final da música, de acordo com cada número, haverá uma caixa com diferentes materiais que serão utilizados na composição de um painel.

Brincadeira é Coisa Séria - ?Mímica?

Pensando em resgatar brincadeiras tradicionais, a atividade promove um divertido jogo de mímica. Depois de assistirem o trecho de um filme de Charlie Chaplin, alguns sortearão entre variadas imagens de animais, meios de transporte e profissões para imitarem, enquanto outros tentarão adivinhar. Para realçar, uma trilha sonora engraçada acompanha a brincadeira.

Laboratórios de Ações Criativas

Segunda, quarta, quinta e sexta, às 11h e 15h.

Sábado e domingo, às 11h.

Serão oferecidos dois laboratórios em cada período, para crianças a partir de 5 anos, jovens e adultos.

Laboratório de Acessibilidade - Passa Tato

Passa Tato é uma atividade inspirada na brincadeira conhecida como Telefone sem fio, mas ao invés de passarmos uma mensagem falada, será passado de mão e mão um objeto. A atividade é acessível a visitantes surdos, porque trabalha com outro sentido, o tato. A brincadeira começa com o nome de um objeto dito ao primeiro participante que irá modelar uma forma. O seguinte terá que adivinhar o objeto através do tato recriando uma nova versão e assim sucessivamente.

Laboratório de Artes Visuais - Representando

Dentro de seis caixas estão objetos relacionados a movimentos artísticos (Surrealismo, Dadaísmo, Minimalismo, Neoconcretismo, Barroco) e uma obra de Rodin. Sem olhar, os visitantes deverão representar o que estão tocando, utilizando materiais tridimensionais ou usando as técnicas do desenho ou da colagem. No final, será revelado o que estava escondido em cada caixa, relacionando-o com o que foi produzido pelos visitantes e demonstrando a importância de cada trabalho dentro da História da Arte.

Laboratório de Artes Cênicas - Bonecas de Papel

?Paper doll? é um jeito divertido e surreal de criar situações inusitadas. Os participantes poderão ventir personagens famosos em novos figurinos e leva-los para paisagens retratadas por grandes pintores.

Contação de Histórias

Todos os dias, às 16h.

Para famílias (crianças a partir de 5 anos)

Histórias dos 4 cantos do mundo

A atividade promoverá contação de histórias oriundas de diferentes partes do mundo e também do Brasil. Entre elas estão, ?Sopa de Botão de Ossos?, da Rússia; as europeias ?A princesa que tudo via? e ?A filha do Pescador?; além das brasileiras ?A onça e o sapo? e ?O jabuti e o gigante?.

Espetáculos

Sábado e Domingo, 25 e 26 de janeiro, às 17h.

Brincadeiras musicais de antigamente

As crianças poderão redescobrir cantigas de outros tempos e brincar através do som de rabeca, sanfona, cavaquinho e percussão - sons que fazem parte das raízes da cultura popular brasileira. Com Joaquim de Paula, Gustavo Pereira e convidado.

Sábado e Domingo, 1º e 2 de fevereiro, às 17h.

Brincadeira de Carnaval

O encerramento das atividades de férias do CCBB Educativo contará com a presença do grupo FOLE e Festa. A atividade é voltada para toda a família, com crianças a partir dos 3 anos. O grupo chamará o público para curtir o carnaval. A ideia é formar uma bandinha do Fole e Festa em que todos estão convidados para dançar, cantar e cair na folia.

Fonte: VEJA RIO