DIVERSÃO

CCBB recebe a 13ª edição da Mostra do Filme Livre

A partir desta quarta (12), Centro Cultural Banco do Brasil recebe programação com mais de 200 filmes nacionais independentes

- Atualizado em

mostra.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

O Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro, recebe, a partir desta quarta (12), a Mostra do Filme Livre. Em sua 13ª edição, o evento que apresenta exibe longas, médias e curtas-metragens nacionais - a maioria feita sem apoio estatal -, sempre destacando obras que fujam do lugar comum narrativo e estético em seus modelos de produção. Este ano, os organizadores receberam 1060 inscrições de filmes, dos quais 198 foram selecionados pelos curadores para exibição. A mostra fica em cartaz até o dia 4 de abril e as sessões têm entrada gratuita. Depois do Rio, o evento segue para Brasília e São Paulo.

Além dos filmes selecionados, a programação contará ainda com obras convidadas, compondo um panorama ousado da produção audiovisual independente nacional. A edição deste ano faz uma homenagem à cineasta Ana Carolina, com exibição de seus seis longas e debates nas três cidades sede. O evento também fará sessões em homenagem ao ator Fernando Silva, um dos criadores do Cinema de Guerrilha da Baixada (RJ), falecido em 2013 e ao cineasta Marcos Medeiros, morto em 1997. E também será feita uma sessão/debate em memória ao documentarista Eduardo Coutinho, tragicamente morto recentemente.

Em sua mostra regular, o evento repete a fórmula dos "Panoramas Livres", "Outro Olhar", "Longas Livres" e diversas sessões especiais, como a "Mostrinha Livre" para a criançada, "Mundo Livre" (com filmes feitos por brasileiros no exterior), "Pílulas" (com filmes de até cinco minutos) e "Coisas Nossas" (com filmes feitos pela curadoria e equipe da MFL). A agenda do evento conta ainda com oficinas de vídeo, debates e sessões comentadas.

O Centro Cultural Banco do Brasil fica na Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Confira mais informações e a programação completa do evento no site www.mostradofilmelivre.com

ana-carolina.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Fonte: VEJA RIO