DIVERSÃO

Cavalgadas na cidade

Uma relação de lugares em que é possível fazer passeios e aulas de equitação no Rio

Por: Thaís Meinicke - Atualizado em

cavalos.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Viver em um lugar considerado um dos mais bonitos do mundo é um prazer para qualquer carioca. No entanto, mesmo com as belas paisagens, a agitação da cidade grande, com engarrafamentos, a barulheira do trânsito, a rotina cheia de compromissos e as ruas lotadas de gente, exigem um momento de sossego. Se você não pode sair do Rio para passar fins de semana sabáticos em alguma cidade do interior, saiba que há locais por aqui mesmo em que é possível aproveitar o clima do campo e renovar as energias com muito verde e passeios a cavalo pelos campos. Para quem preferir se dedicar ao esporte com mais afinco, escolas de equitação também atendem a atletas de todas as idades. Preparamos um roteiro com locais que oferecem essas atividades e, o melhor, bem pertinho de casa.

Haras Pégasus

Os visitantes podem explorar o espaço 250.000 metros quadrados de área verde em passeios a cavalo ou de pônei, com a ajuda de guias especializados, ou ainda desfrutar de um agradável passeio de charrete. Também é possível participar de passeios externos, pelas trilhas da região do Maciço da Pedra Branca. Para quem quiser aprender o esporte, o haras oferece ainda aulas de equitação, em que é possível optar pelas modalidades Hipismo Clássico (salto sobre obstáculos, adestramento, competições) ou Hipismo Rural (exercícios de rédeas, baliza e tambor, simulando situações da lida no campo).

Estrada dos Bandeirantes, 24.845, Vargem Grande. Tel: 2428-1228/2428-1687. www.haraspegasus.com.br

Haras Samurai

Além do serviço de estabulagem para os proprietários de cavalos, o espaço oferece aulas de equitação para adultos, jovens e crianças, em que o público pode aprender a montar por diversão ou para competir. As aulas podem ser feitas uma, duas ou três vezes por semana.

Estrada do Mucuiba, 894, Vargem Grande. Tel: 7875-6238/8867-3504. www.harassamurai.com.br

Fazendinha Estação Natureza

Com uma área total de 30.000 metros quadrados, o espaço é aberto para visitação escolar e familiar, além de poder ser reservado para aniversários e eventos em geral. Ideal para a criançada, a fazendinha conta com um ambiente rural, com uma variedade de animais do campo, como vacas, touros, ovelhas, cabras, cavalos, coelhos, porquinhos da índia, jabutis, tucanos, avestruzes, patos, galinhas, perus, faisões, pavões, tucanos, porcos e periquitos. O leque de atividades é composto por arvorismo, tirolesa, touro mecânico, oficinas, entre outras. Há ainda passeios de charrete e à cavalo com guia puxando.

Estrada dos Bandeirantes, 26645, Vargem Grande (próximo ao Centro de Treinamento do Flamengo). Tel: 2428-3288/2428-3290/2428-7631/98823-8833. www.estacaonatureza.com.br

Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

Sociedade Hípica Brasileira

O clube na Lagoa conta com a tradicional Escola de Equitação Hermes Vasconcellos que, desde a década de 1950, que recebe tanto sócios quanto não sócios e já formou vários expoentes do esporte no Brasil. As aulas podem ser feitas por alunos a partir de 7 anos de idade, com capacidade máxima de oito pessoas por aula. Com ótima infra-estrutura, o espaço conta com picadeiro coberto, sala climatizada para os pais e responsáveis assistirem às aulas, dois professores por turma e animais treinados exclusivamente para utilização na escola. No curso, o aluno aprende desde o primeiro contato com o animal, os primeiros comandos até atingir o nível de disputar torneios. Tudo isso incluindo o conhecimento do manejo, do trato e a rotina dos animais nas cocheiras. O clube tem ainda escola de pôneis e colônias de férias para os pequenos.

Avenida Borges de Medeiros, 2448, Lagoa. Tel: 2156-0156. www.shb.com.br

Centauro Equitação

A escola de equitação oferece aulas para alunos com idade a partir de 4 anos, além de jovens e adultos. O espaço conta com animais aptos à prática do esporte e adequados a cada fase do desenvolvimento dos alunos, nas modalidades de Salto, Adestramento e Concurso Completo de Equitação (CCE). As aulas acontecem de terça a domingo, com agendamento prévio.

Rua Raquel de Queiroz, s/n, Clube da Aeronáutica, Barra da Tijuca (ao lado do Bosque da Barra). Tel: 7847-2867. www.centauroequitacao.com.br

Equitaclub

Apesar de especializada em aulas infantis, a escola de equitação na Barra da Tijuca também oferece aulas para jovens e adultos. Recém-inaugurado, o espaço, que abriu as portas em junho, conta com pôneis para os pequenos e cavalos para os maiores.

Avenida Prefeito Dulcidio Cardoso, s/n, Barra da Tijuca (atrás do Shopping Rio Design). Tel: 99697-4595. www.equitaclub.com.br

Fonte: VEJA RIO