DIVERSÃO

Casa Daros promove mostra de filmes latino-americanos

Centro cultural em Botafogo exibe gratuitamente produções de destaque do cinema latino-americano. Encerramento do evento terá show da banda Baleia

Por: Thaís Meinicke - Atualizado em

gael-.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

A partir desta quarta (20), a Casa Daros, em Botafogo, promove a edição de estreia de seu mais novo projeto - o Cine Daros. O espaço cultural exibirá gratuitamente filmes latino-americanos que tiveram destaque pela crítica. As cinco produções escolhidas para a abertura deste novo programa - Um Conto Chinês (2011, Argentina), 7 Caixas (2012, Paraguai), La Playa (2012, Colômbia), NO (2012,Chile) e Pelo Malo (2013, Venezuela) - foram selecionados pela cineasta e roteirista Isabel Diegues. Os filmes serão exibidos no pátio interno da instituição, às 19h30, com exceção de domingo, em que a sessão será às 18h30.

No domingo (24), para comemorar o encerramento deste primeiro ciclo de exibições, o espaço recebe, às 20h50, após a sessão, um pocket show da banda Baleia. O grupo carioca lançou seu primeiro álbum, Quebra Azul, no final de 2013 e tem se destacado no cenário musical com críticas positivas a suas composições e aos complexos arranjos das oito faixas do CD de estreia, entre elas Motim, Breu, Casa e Sangue do Paraguai.

De 31 de agosto a 30 de setembro, a Casa Daros contará com uma programação regular de filmes, que serão exibidos gratuitamente no auditório, sempre aos sábados e domingos, às 16h.

baleia.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Confira a programação completa de abertura do Cine Daros:

Quarta-feira, dia 20

La playa (2012, Colômbia, 90')

Direção: Juan Andrés Arango Garcia. Elenco: Luis Carlos Guevara, Jamés Solís, Andrés Murillo. Classificação: livre.

Tomas, um adolescente afrocolombiano enfrenta as dificuldades de lidar com o racismo e a exclusão em Bogotá. Quando seu irmão mais novo desaparece, Tomas mergulha numa busca irrefreável pelas ruas da cidade.

Quinta-feira, dia 21

Um conto chinês (2011, Argentina, 93').

Direção: Sebastián Borensztein. Elenco: Ricardo Darín, Muriel Santa Ana e Ignacio Huang. Classificação: 12 anos.

Em Buenos Aires, um homem solitário que administra uma loja de ferragens tem a rotina quebrada por um encontro inesperado com um jovem chinês, e resolve ajudá-lo.

Sexta-feira, dia 22

Pelo malo (2013, Venezuela, 95').

Direção: Mariana Rondón. Elenco: Samuel Lange Zambrano, Samantha Castillo, Beto Benides. Classificação: 12 anos

A obsessão de um menino de nove anos em alisar seus cabelos cria uma onda de pânico e homofobia em sua mãe.

Sábado, dia 23

7 caixas (2012, Paraguai, 105').

Direção: Juan Carlos Maneglia, Tana Schembori. Elenco: Celso Franco, Victor Sosa, Lali Gonzalez.

Classificação: 14 anos.

No mercado popular de Assunção, Victor passa as horas sonhando com uma vida de fama, e admirando as televisões à venda nas lojas. Certo dia, recebe uma proposta diferente: carregar sete caixas com um conteúdo desconhecido, para ganhar uma nota rasgada de cem dólares.

Domingo, dia 24

NO (2012, Chile, 110').

Direção: Pablo Larrain. Elenco: Gael Garcia Bernal, Alfredo Castro, Antonia Zegers.

Classificação: 12 anos.

Chile, 1988. Pressionado pela comunidade internacional, o ditador Augusto Pinochet aceita realizar um plebiscito nacional para definir se vai continuar no poder. Acreditando que esta seja uma oportunidade única de pôr fim àditadura, os líderes do governo resolvem contratar RenéSaavedra para coordenar a campanha contra a manutenção de Pinochet.

A Casa Daros fica na Rua General Severiano, 159, Botafogo. Mais informações pelo telefone 2138-0850 e no site www.casadaros.net.

Fonte: VEJA RIO