Feira

Carnaval é tema de eventos no centro até sábado

Carnavalia e Sambacon acontecem até sábado no Centro de Convenções SulAmérica

Por: Redação Veja Rio

Desfile das Campeãs Carnaval Sapucaí 2014
Carnaval: cadeia produtiva e palestras com especialistas compõem a programação (Foto: Gabriel Santos | Riotur)

O Centro de Convenções SulAmérica recebe a partir de amanhã dois eventos simultâneos que discutem as várias facetas do carnaval. Batizados de Carnavalia e Sambacon, eles acontecem no local até o próximo sábado.

+ A história do Carnaval em 15 curiosidades

A Carnavalia é uma feira de negócios com diversos representantes da cadeia produtiva da festa. Já o Sambacon (Encontro Nacional do Samba) reúne especialistas na área para debater a parte artística, a infraestrutura e o modelo de gestão do carnaval - entre outros temas.

+ Dez sambas-enredo inesquecíveis

Neste ano, irão participar dos eventos representantes de outros países, como Argentina, Inglaterra e Japão. Além deles, fazem parte da programação palestras com carnavalescos como Paulo Barros (Portela), Renato Lage (Salgueiro) e Rosa Magalhães (São Clemente).

+ Como as famosas se preparam para o Carnaval carioca

No site dos eventos, os interessados podem comprar por 30 reais o ingresso que dá acesso aos três dias de atividades. Confira abaixo a programação completa dos encontros:

Quinta-feira, 18 de junho

17h/19h – Trio Chorinho – boas vindas

17h – Mesa de abertura

19h – Visita das autoridades à Feira – Desfile de Bandeiras e Velhas Guardas

20h30 – Show de abertura – Lucio Sanfilippo (samba e ciranda)

Participação especial: Alcione

Sexta-feira, 19 de junho

14h – Abertura da feira

14h – Painel Acadêmico: O Ideário barroco e o imaginário carnavalesco – Milton Cunha (professor doutor em Teoria do Carnaval pela UFRJ/carnavalesco)

15h – Desfile da bateria das Escolas Mirins - AESM Rio

15h30 – MESA 1 - O Marketing no carnavalComo as empresas se beneficiam com a festa / Quanto valem as marcas / Comercialização, marketing e patrocínioParticipantes: André Dias (diretor de Projetos Especiais da Tv Globo); Jomar Junior (sócio e diretor da agência Dream Factory, responsável pela organização do carnaval de rua do Rio e São Paulo); Gustavo Piva de Andrade (advogado; mestre em Direito da Propriedade Intelectual pelo Franklin Pierce Law Center – EUA; sócio do escritório Dannemann Siemsen, com vasta experiência na área de marcas e de proteção de direitos de marketing relacionados a grandes eventos de mídia); Diego Pila (gerente de Patrocínio da Petrobras); Antonio Pedro Figueira de Mello (secretário de Turismo do Município do Rio de Janeiro), Jorge Castanheira (presidente da LIESA - Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro). A mediação é de Célia Domingues (presidente da Amebrás - Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil).

17h – Desfile de moda promovido Amebrás – coleção infantil Torcida Baby

17h30 – Mesa 2 - O Carnaval pelo Mundo: Convidados internacionais apresentam diferentes modelos dos carnavais pelo mundo. Debatedores: Fred Góes/Nova Orleans, EUA (professor/doutor em Teoria Literária do Departamento de Ciência da Literatura da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e lidera, com apoio do CNPq, o Grupo Interdisciplinar de Estudos Carnavalescos. que fez pós-doutorado na Universidade de Tulane, em Nova Orleans, EUA, onde desenvolveu um premiado projeto comparativo entre o carnaval carioca e o da cidade); Liliana Bartolucci/ San Luis, Argentina  (ministra de Turismo y das Culturas, responsável pelo Carnaval de San Luis, na Argentina, que reúne mais de 30 mil pessoas); Richard Galbraith/ Londres, Inglaterra (diretor do Notting Hill London Carnaval Parade, considerada a maior festa de rua da Europa); e Nobuyuki  Suwa/ Tóquio,Japão (Secretário Gerente do Comitê Executivo do Asakusa Samba Carnival, o maior Carnaval depois do brasileiro, reunindo 500 mil pessoas. A mediação é de Milton Cunha (professor doutor em Teoria do Carnaval pela UFRJ/carnavalesco).

19h – Samba de roda da Bahia com o grupo Vivavós (composto por mulheres da terceira idade, entre 60 e 80 anos)

20h30 / 22h30 – Show – roda de samba com o grupo Barbas de Molho – participação especial: Noca da Portela, Dudu Nobre e Ito Melodia

Sábado, 20 de junho 

14h – Abertura da feira

14h – Painel acadêmico: As transconexões: corpo e persona na folia – Samuel Abrantes/ Samille Cunha (professor doutor da Escola de Belas Artes, UFRJ)Amaro Amaral e suas criações para o Ameno Resedá – Madson Oliveira (professor doutor da Escola de Belas Artes, UFRJ)

15h – Desfile Amebrás – Moda das escolas de samba e times de futebol

15h30 – Mesa 3 - Carnaval de rua – A Festa pelo Brasil Várias cidades assistem ao incrível crescimento da festa nas ruas/O que fazer? Como encarar esse crescimento? Quais são os limites? Debatedores: Rita Fernandes (presidente da Sebastiana); Pedro Manoel da Costa (presidente do Conselho Municipal do Carnaval de Salvador); Andrei Rodrigues (secretário Extraordinário de Grandes Eventos do Governo Federal); Luiz Felipe Barreto (diretor de Eventos da Belotur – Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte). Com mediação de Gustavo Mostof (diretor de Operações da Riotur). 

17h – Cortejo étnico 

17h30 – Mesa 4 - O Carnaval como gerador de negócios - A visão do fornecedor. Geração de empregos.Debatedores: Cesar Vasquez (Diretor Superintendente do Sebrae-RJ); Ronaldo Darzi (Casa Pinto), Fernando Nicory (Magma Ind. Com. Textil) e José Antonio Rodrigues (produtor cultural e diretor da Revista Plumas e Paetês). Com mediação de Phillipe Campello (subsecretário de Turismo do Município do Rio de Janeiro).

19h – Cortejo carnaval de rua

19h30 – MESA 5 - O espetáculo que se renovaA evolução dos desfiles das escolas de samba, tradição x modernidade, as novas tecnologias no carnaval, enredo patrocinado. Debatedores: Rosa Magalhães (carnavalesca da São Clemente); Renato Lage (carnavalesco do Salgueiro); Paulo Barros (carnavalesco da Portela); Cahê Rodrigues (carnavalesco da Imperatriz Leopoldinense); Kaxitu Ricardo Campos (presidente da UESP - União das Escolas de Samba de São Paulo); Fabiana Amorim / Bruno Tenório (representantes da Unidos da Tijuca). Com mediação de Robson Aldir (radialista)

21h – Show de encerramentoGafieira – Banda Signus (Aulão de gafieira da Casa de Dança Carlinhos de Jesus)

Carnavália-Sambacon

Data: 18, 19 e 20 de junho de 2015 

Local: Centro de Convenções SulAmérica – Av. Paulo de Frontin, 1, Rio de Janeiro - RJ

Ingresso: R$ 30 (passaporte para os três dias). Pode ser comprado diretamente no site do evento (www.carnavalia.net) e na entrada do evento

 

Fonte: VEJA RIO