COTIDIANO

Os números da folia

Carnaval atrai 4 milhões de pessoas para os blocos cariocas. Cidade já tem o maior carnaval popular do Brasil

Por: Ernesto Neves - Atualizado em

Riotur/Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

O Rio teve em 2012 um carnaval de recordes. Segundo dados divulgados pela Riotur, os 316 blocos de rua que desfilaram durante a folia reuniram cerca de 4 milhões de pessoas. Ainda de acordo com a secretaria municipal de turismo, o número dá a cidade o título de maior folia de rua do país, superando Salvador e Recife. Com o título de mais popular bloco carioca, o Cordão do Bola Preta também atraiu um público maior do que o esperado e 2 milhões de pessoas seguiram o cortejo pela Avenida Rio Branco, no Centro, no último sábado.

No domingo, o Simpatia é quase Amor levou para a Avenida Vieira Souto 150 mil pessoas e, no mesmo dia, o Bangalafumenga arrastou 60 mil pelo Aterro do Flamengo. Na segunda, o AfroReggae atraiu 400 mil pessoas para a orla de Ipanema, o dobro do que havia sido previsto. Formado por 10 pessoas acompanhadas e uma bateria com 120 ritmista, o Sargento Pimenta, que mistura Beatles e marchinhas, contou com público de 60 mil pessoas.

Caça aos mijões

O cerco aos mijões também aumentou durante a folia. Foram presas 887 pessoas que urinavam em vias da cidade, sendo que 105 mulheres e quatro eram turistas estrangeiros. O número de prisões aumentou em 14% com relação ao ano passado. Já os 8.600 agentes destacados pela prefeitura para fiscalizar os ambulantes apreenderam 2017 itens, que incluíam bebidas e alimentos. Já a guarda municipal divulgou boletim com 72 ocorrências durante o carnaval, uma queda de 19% no número de registros. A GM-Rio, por sua vez, informou que foram rebocados 405 veículos, metade do que foi registrado em 2011.

Blocos continuam no próximo fim de semana

Quem ainda tiver fôlego pode aproveitar o carnaval de rua até o próximo fim de semana. No próximo, a festa fica por conta do Bafafá, que sai na Praia de Ipanema, em frente ao Posto 9, às 15h. No domingo, o popular Monobloco desfila na Rio Branco às 9h e o Fanfarani na Praça Chaim Weiszmann, em Botafogo, Às 16h. Veja a lista completa com esses e outros blocos aqui.

Fonte: VEJA RIO