DE BRAÇOS ABERTOS

No ritmo do verão

As temperaturas começam a subir e, em pouco mais de um mês, a temporada de verão 2014 estará aberta

Por: - Atualizado em

 Pedro Kirilos | Riotur
(Foto: Redação Veja rio)

Segurança, infraestrutura, lazer, serviços. Todos os esforços estão voltados para que a experiência dos milhares de visitantes que passam pela Cidade Maravilhosa seja inesquecível. De quebra, a vida de quem mora por aqui também fica melhor.

O guarda municipal Marco Antônio Lourenço, 46, faz parte do time de cariocas que leva a sério a missão de deixar a cidade pronta para os que vêm e os que vivem aqui. Um dos 186 integrantes do Grupamento de Atendimento ao Turista (GAT), criado em 1995, ele e seus colegas têm passado por intensos treinamentos, como parte da estratégia da corporação para os grandes eventos que o Rio de Janeiro vai receber até 2016.

Paulo Eduardo / Prefeitura do Rio
(Foto: Redação Veja rio)

Na agenda estão cursos de inglês instrumental e um programa de aperfeiçoamento, que tem duração de aproximadamente um mês, que inclui procedimentos operacionais, aulas sobre aspectos históricos do Rio, o comportamento cultural das nações e noções de turismo. Até o fim de 2013, todo o efetivo do GAT terá passado por este processo.

Fluente em francês e alemão, Lourenço está empolgado. Tanto que acabou de se formar em Turismo e pretende usar o que aprendeu para ser ainda mais eficiente. "Na minha idade, fazer uma faculdade paralelamente ao trabalho é muito difícil. Mas, estou muito motivado e tenho paixão pelo que faço. Agora, minha meta é aprender mandarim", diz.

Conheça outras iniciativas para deixar o Rio com os braços cada vez mais abertos:

Reforma de pontos turísticos

O Pagode da Vista Chinesa, aonde turistas e amantes do Rio vão para admirar a vista para o Cristo Redentor, a Lagoa Rodrigo de Freitas e a orla carioca, acaba de ser reinaugurado, após a primeira reforma em 110 anos de existência. Toda a área do entorno também recebeu atenção: estradas recapeadas, fontes de águas limpas e instalação de placas de sinalização, totens de informação e equipamentos de segurança para ciclistas.

Sinalização turística

Em parceria com o Ministério do Turismo, o Rio desenvolve um projeto de identidade visual da nova sinalização turística da cidade. Com um investimento de R$ 15 milhões, 500 placas e mapas serão instalados, seguindo padrões adotados em grandes centros urbanos.

Mais bicicletas e ciclovias

Até meados do próximo ano, o Bike Rio ganhará 200 novos pontos, espalhados por Centro, Maracanã, Tijuca, Ilha do Governador, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, entre outros. Com a implantação da segunda fase do projeto, serão 260 estações com mais de 2.600 bicicletas disponíveis para cariocas e turistas pedalarem pela cidade e seus principais pontos turísticos. O Rio é líder no Brasil em quilômetros de ciclovias construídas, chegando a uma malha de 282 km. A previsão é que esse número chegue a 450 km até 2016.

bolinha-01.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Novos hotéis

Acaba de ser inaugurado no Aeroporto do Galeão - Antônio Carlos Jobim o Linx Hotel, um reforço e tanto para turistas que chegam ao Rio, com 162 apartamentos. O novo empreendimento é resultado das leis de incentivos fiscais e urbanísticos, que buscam aumentar o número de unidades de habitação disponíveis na cidade para a Copa do Mundo e Jogos Olímpicos. Até 2016, a expectativa é que 50 mil quartos em meios de hospedagem estejam disponíveis.

bolinha-02.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Um novo projeto, estimado em R$ 15 milhões, vai dar à cidade uma nova sinalização, seguindo o modelo adotado em grandes metrópoles

Com o Rio de Braços Abertos

Tem muita gente querendo ver o Rio crescer e se tornar um lugar melhor. O projeto "Com o Rio de Braços Abertos" é a contribuição de Veja Rio para divulgar boas ações e iniciativas. Faça parte! Um movimento que inspira as pessoas a fazer a sua parte pelo bem do Rio de Janeiro, para turistas e, acima de tudo, para o próprio carioca. Siga Veja Rio no Facebook e Instagram, acompanhe o que acontece via web www.bracosabertos.com.br e compartilhe o que você também tem feito pela sua cidade, usando a hashtag #bracosabertos.

apoio.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Fonte: VEJA RIO