COTIDIANO

Cariocas podem votar em soluções criativas para melhorar a cidade

População pode eleger treze ideias enviadas pelos próprios cariocas ao projeto Rio+, que serão implementadas na cidade até o fim do ano

- Atualizado em

rio-mais.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

A partir desta segunda (24), os cariocas podem eleger ideias desenvolvidas pela própria população para serem implementadas, com o objetivo de melhorar a vida de quem mora da cidade. Uma iniciativa da Benfeitoria, o projeto Rio+ tem o objetivo de incluir o cidadão na reinvenção da cidade e mostrar que os cariocas podem e devem fazer parte das escolhas do lugar onde vivem. Um container passará, até o dia 13 de abril, por diferentes pontos da cidade para que os cariocas escolham os 13 projetos que querem que sejam postos em prática até o final do ano. A votação também pode ser feita através do site www.riomais.vc ou em totens instalados em shoppings, Naves do Conhecimento, escolas municipais e estações de metrô.

Todas as ideias que selecionadas para votação foram avaliadas por uma equipe da FGV seguindo critérios como impacto e viabilidade. As doze áreas contempladas são cidadania; esporte e lazer; cultura e arte; educação; comunidades; inclusão; inovação; intervenção urbana; mobilidade; praia, praça e parque; saúde e bem-estar; e sustentabilidade. Entre os projetos selecionados, estão o Lixuveiro, uma lixeira na orla que, ao receber o lixo, aciona um chuveiro para que o banhista limpar a areia ao deixar a praia, e a Faixa Energética, uma faixa de pedestres que gera energia para um totem que em que é possível recarregar celulares.

As ideias vencedoras serão implementadas como protótipos para serem avaliados. Para os projetos que apresentarem resultados positivos, um relatório será encaminho para a Prefeitura escalar a solução como política pública para toda a cidade.

Confira os locais que receberão o container do projeto:

Largo da Carioca - Centro

Dias: 24 a 27 de março

Horário: 10h às 19h

Praça Tim Maia (Pontal/Terreirão) - Recreio

Dias: 29 e 30 de março

Horário: 10h às 19h

Praça Saens Peña - Tijuca

Dias: 1º a 3 de abril

Horário: 10h às 19h

Parque Madureira (próximo ao palco de shows) - Madureira

Dias: 5 e 6 de abril

Horário: 10h às 19h

Praia de Copacabana (antre as ruas Siqueira Campos e Figueiredo Magalhães)

Dias: 10 a 13 de abril

Horário: 10h às 19h

Fonte: VEJA RIO