DE BRAÇOS ABERTOS

Participe você também da campanha #riosemlixo

Abrace de vez a ideia de deixar a cidade mais limpa e junte-se a quem já está nessa há mais tempo

Por: - Atualizado em

lixo-post.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Lixo espalhado pelas ruas é a certeza de que, na primeira chuva mais forte, os bueiros vão entupir e as ruas vão encher. Toda a sujeira vai ser levada para os rios, que também transbordarão. E está criado o cenário que muitos estão cansados de ver, principalmente durante as tempestades de fim de verão.

Tentando mudar um pouco esse comportamento, a prefeitura do Rio lançou o Programa Lixo Zero, com fiscalização e multas para quem joga lixo no chão. A administradora de empresas Telma Vigo, 47, faz seu próprio movimento ?Lixo Zero? dentro de casa, ensinando a filha Gilda, de seis anos, a jogar os resíduos no lugar correto. ?Tenho lixeira no meu carro, sempre levo um saco descartável para juntar o que consumo na praia, carrego meu lixo quando saio do cinema e, se não achar lixeira por perto, guardo na minha bolsa para jogar em casa?, explica. Telma torce para que outros moradores da cidade também percebam que todo mundo só tem a ganhar cuidando melhor do lugar onde vivem.

Lixo no Lixo, Rio no coração

O Rock in Rio quer deixar um legado positivo para a cidade, chamando a atenção do público para a questão do lixo urbano. Para isso, em parceria com a Prefeitura do Rio e a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), criou a campanha ?Lixo no Lixo, Rio no Coração?.

Além da mobilização, antes, durante e após o evento, através de um plano de mídia estimado em R$ 20 milhões, o objetivo é gerar uma mudança de comportamento que trará benefícios tanto para moradores quanto para turistas.

Confira uma das ações, realizada na Praia de Ipanema, no dia 5 de agosto:

Faça a sua parte

? Para indicar pontos em que há necessidade de lixeiras na cidade, baixe o aplicativo http://rockinrio.com/apps/rio-no-coracao/. Por meio desse app, criado pelo Rock in Rio, qualquer pessoa pode marcar lugares onde é preciso instalar novas lixeiras.

? Entre na campanha #RioSemLixo (http://rioeuamoeucuido.com.br/riosemlixo/), do Rio eu Amo, eu Cuido, um movimento criado por voluntários que querem conscientizar cada vez mais pessoas a cuidar melhor da cidade. É fácil: da próxima vez que encontrar lixo na rua, tira uma foto, publique no Instagram com a hashtag #RioSemLixo e ajude ativamente, jogando a sujeira na lixeira. Com a geolocalização, será possível rastrear as áreas com maior incidência de lixo e, ainda, identificar quais marcas e produtos geram mais resíduos.

Fonte: VEJA RIO