MODA

Penso, logo visto

Grifes cariocas criam estampas irreverentes para a básica t-shirt. Confira a galeria e eleja a sua favorita

Por: Louise Peres - Atualizado em

camisetas-05.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Dos mais casuais às patricinhas, ninguém abre mão dela. A camiseta é mesmo a peça coringa para o armário de qualquer mortal - os cariocas, adeptos do conforto sem abrir mão do estilo, que o digam. O fato de ser uma peça tão básica, no entanto, não significa que as nossas queridas t-shirts sejam monótonas. Muito pelo contrário. Nas últimas temporadas, uma nova geração de modelitos, com estampas irreverentes, modernas e cheias de graça, está à venda nas lojas cariocas.

camisetas-06.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Trazendo desde ícones pop, como os bonequinhos do Pacman, até frases provocantes, as camisetas divertidas não são exatamente uma novidade. Mas voltaram como uma tendência forte em 2009, com fotos de famosos, fatos polêmicos e brincadeiras com símbolos de grifes famosas, fazendo muito sucesso na Europa e nos Estados Unidos - como não lembrar da enxurrada de camisetas com a imagem da campanha de Barack Obama, acompanhada da frase "Yes, We can"? A partir daí, as grifes soltaram a criatividade para criar uma interminável série de outras estampas.

camisetas-03.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Hoje, os temas de maior audiência da internet têm sido a principal fonte de inspiração de quem cria e estampa o que pensa. Uma das iniciativas mais recentes é da Moda Focka, marca lançada por jovens empreendedores cujo grande diferencial é a produção de t-shirts sob demanda - não há estoque, o consumidor é quem determina as estampas que serão impressas. É deles a peça que brinca com a imagem do rapper coreano Psy, assim como as que fazem referência ao milonário sedutor Christian Grey, do best seller Cinquenta Tons de Cinza.

camisetas-02.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Um sinal de que até a mulherada se rendeu à tendência. "Antes, só os encontrávamos t-shirts assim em grifes masculinas. Foi quando decidimos investir nesse segmento e as camisetas começaram a ganhar mercado e viraram item indispensável para compor desde o mais simples até o mais inusitado look", lembra Fabiola Barbosa, estilista e fundadora da marca Miss Tees Couture. O segredo para tornar a peça tão versátil, segundo ela, é misturar a blusa básica a shorts, saias, ou calças sofisticadas, caprichando nos acessórios. "Renda, paetê, bordados e tecidos mais nobres, além de um salto incrível, transformam o visual", diz.

Fonte: VEJA RIO