MODA

Tendência de verão: pantalona

Fluida e confortável, a calça é a principal concorrente da saia nesta estação. Veja dicas para entrar na moda e usar a pantalona sem errar

Por: Louise Peres - Atualizado em

pantalonas1.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

É quase automático. Ao mesmo tempo em que o termômetro começa a beirar os 40 graus, a mulherada aposenta as calças e põe logo as pernas de fora. Neste verão, no entanto, vestidos e saias fresquinhas têm seu reinado ameaçado por uma peça das antigas, mas que voltou com tudo na temporada 2013. É a pantalona, grande aposta das grifes para a estação. Graças a sua modelagem ampla e confortável, ela tem tudo para cair no gosto das cariocas. "Esse modelo chega como o substituto da saia longa, a vedete da temporada passada. O movimento dele resulta num visual bem parecido, igualmente charmoso", explica a consultora e caçadora de tendências Renata Abranchs, que percebeu um tímido retorno da peça há cerca de dois anos, num período ainda dominado por leggings, skinnys e modelagens justas. "Desde 2010 algumas marcas vêm lançando um exemplar aqui e outro ali. Mas, desta vez, elas vieram para ficar", aposta.

Símbolo do guarda-roupa hippie, a pantalona surgiu muito antes de virar ícone fashion nos anos 70. "Era usada por volta de 1940, no momento em que as mulheres começaram a trabalhar fora, substituindo os maridos que estavam na guerra. Como elas não queriam exibir o corpo, optaram pela calça mais folgada, que não marcava", explica a estilista e sócia da Agilità, Vania Almeida. Hoje a peça, cujo nome vem do francês pantalon, que significa calça, chega às araras como sinônimo de sofisticação e conforto. "Além de elegante, ela é versátil, porque cai bem tanto em produções diurnas, para trabalhar, quanto em looks de noite. É só trocar a regata por uma blusa de brilho ou camisa de seda, ou recorrer aos maxiacessórios", explica Rafaella Cardoso, consultora de imagem do site Inspire Me.

pantalonas2.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Além dos anos 70, na década de 90 houve um movimento de retorno das pantalonas capitaneado pelo movimento grunge. Agora, novamente após um ciclo de vinte anos, a peça volta aos holofotes. "A grande diferença desta vez são as estampas. As grifes deixaram de apostar apenas na alfaiataria e nas cores neutras para criar peças fresquíssimas, em tecidos leves como viscose ou seda. Cheias de personalidade, são uma delícia de usar", diz Renata Abranchs.

Ficou com vontade de experimentar? Veja as dicas para vestir sua pantalona sem errar

pantalonas3.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Vale para todos os tipos de corpo

Qualquer mulher pode usar a pantalona. As consultoras Rafaella Cardoso e Camila Ferreira Leite dão a dica. "Se você estiver acima do peso ou se for mais baixinha, o ideal é apostar nas lisas, de cores escuras, com sapato bem alto, blusa da mesma cor e a barra bem comprida. Não tem erro".

Use com salto alto

Como tem uma forma muito ampla, a pantalona pode achatar sua silhueta. Por isso, um saltão é o mais recomendado. "Dependendo do corte, ela vai exigir o salto para que a bainha cubra o calçado. Ele não pode aparecer", ressalta Renata Abranchs.

Rasteira também pode

"Se você for bem alta e escolher uma sandalinha bem trabalhada, com bordados ou pedraria, também fica bacana", diz a consultora de estilo.

Escolha calçados pesados

Uma plataforma pesadona e alta é imbatível. "Como a modelagem é ampla, sandálias mais finas ou scarpins não caem tão bem. Fica desproporcional", diz Renata.

Cintura alta emagrece

Escolha modelos de cintura alta. Eles alongam as pernas e fazem você parecer mais alta e, consequentemente, mais magra.

Acerte nas proporções

Como a pantalona é mais larguinha, o ideal é usar com blusas justas e que marquem a cintura. Vale apostar em camisas ou t-shirts com nó na cintura. "Uma dica valiosa é usar com cropped top, tendência da estação passada que invadiu o verão", indica a estilista Vania Almeida.

Escolha a estampa de acordo com seu armário

Eleja a estamparia pensando nas cores das peças que você já tem. "Você tem muito verde? Escolha uma que harmonize com essa cor. Assim, você vai usar muito a nova peça", aconselha Renata Abranchs.

Cores neutras valem também no inverno

A pantalona veio mesmo para ficar, e já apareceu nas vitrines do outono/inverno no hemisfério norte. Para usá-la também nas estações mais frias, escolha uma cor lisa, ainda que forte, ou estampado neutro. São sempre uma ótima pedida.

Fonte: VEJA RIO