DIVERSÃO

Caixa Cultural promove festival de cinema feminino

Festival Internacional de Cinema Feminino terá filmes dirigidos por mulheres, além de produções e debates sobre questões de gênero

Por: Thaís Meinicke - Atualizado em

femina-longe.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Começa nesta terça (16), na Caixa Cultural, a 10ª edição do Femina - Festival Internacional de Cinema Feminino. Realizado desde 2004 pelo Instituto de Cultura e Cidadania Feminina, o evento tem o intuito de promover a participação das mulheres no mercado audiovisual, além de incentivar a produção de filmes e debates sobre as questões de gênero. Este ano, o festival, que acontece até o dia 28 de julho, faz uma homenagem à atriz e diretora Patrícia Pillar.

A programação conta com 115 filmes. Nas Mostras Competitivas, quinze produções nacionais e quinze internacionais concorrem em quatro categorias - Grande Prêmio Femina (para o melhor filme da competição), Prêmio Especial do Júri, Melhor Direção e Melhor Destaque Feminino. O festival inclui ainda 85 filmes que, divididos em trezes programas temáticos, compõem a Mostra Informativa, além de uma série de seminários sobre temas relativos ao papel da mulher tanto no mercado cinematográfico quanto na cultura brasileira.

Todas as sessões do festival custam R$ 2. A entrada para os debates é gratuita, mediante inscrição prévia no site do evento. A Caixa Cultural fica na Avenida Almirante Barroso, 25, Centro. Veja mais informações e a programação completa no site www.feminafest.com.br.

femina-marussia.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Fonte: VEJA RIO