COTIDIANO

Cais do Valongo será nomeado patrimônio cultural do Rio

Sítio arqueológico localizado na Saúde será chancelado como patrimônio cultural nesta quarta (20)

- Atualizado em

cais.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Nesta quarta (20), em que se comemora o Dia da Consciência Negra, a Prefeitura do Rio chancelará o Cais do Valongo como patrimônio cultural da cidade. A cerimônia, que acontece às 10h, será realizada pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), e inaugurará uma placa comemorativa no local. O evento reforça ainda mais a intenção do prefeito Eduardo Paes de lançar a candidatura do sítio arqueológico a patrimônio mundial da Unesco.

O antigo Cais do Valongo foi redescoberto durante escavações na Zona Portuária da cidade. Porta de entrada das grandes embarcações no país, como os navios negreiros que traziam escravos africanos para o Rio, ele faz parte do Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana, que engloba ainda com a Pedra do Sal, o Jardim do Valongo, o Largo do Depósito e o Instituto Pretos Novos.

Nos últimos dias, a sede da Academia Brasileira de Letras recebeu a reunião do Comitê Científico Internacional do Projeto Rota do Escravo da Unesco, que tem como representante brasileiro o antropólogo e fotógrafo Milton Guran. A ideia é que deste encontro saia a sugestão de lançamento da candidatura do sítio arqueológico como patrimônio mundial.

Fonte: VEJA RIO