MODA

15 brechós cariocas

Conheça os brechós preferidos de estilistas, figurinistas e aficcionados pelo mundo fashion no Rio, para você andar na moda gastando pouco

Por: Daniela Pessoa - Atualizado em

brechofoto.jpg
| Crédito: Redação Veja rio

Brechós são lugares mágicos e lúdicos, que possibilitam um mundo de descobertas e viagens imaginárias a outros tempos e lugares. É o que garante Manuela Borges, autora do Guia de Brechós do Rio de Janeiro (Editora Memória Visual). VEJA Rio selecionou os 15 mais badalados da cidade para você viajar no tempo, garimpar tesouros, renovar o guarda-roupa, e o melhor: gastando pouco. É o maior barato - literalmente.

LEIA MAIS: O barato das pontas de estoque - um roteiro com 30 lojas off no Rio

1 - Eu amo

Na loja, aberta em 2008, só se encontram peças vintage datadas até os anos 80. Gente jovem e profissionais da moda estão sempre fuçando as araras em busca de tesouros. Cadastre-se no site da marca se quiser receber por e-mail todas as novidades e informações sobre festinhas e eventos especiais.

Estilo: pop, roupas femininas e masculinas. O brechó compra artigos.

Onde: Rua Monte Alegre, 374, casa 1, Santa Teresa, tel. 2221-2855. Site: euamovintage.com.br

2 - De Salto Alto

Parada obrigatória de descolados à procura de artigos dos anos 50, 60 e 70. Aberto desde 1998, este brechó teve seu nome inspirado no filme homônimo de Pedro Almodóvar, mas também é conhecido como o brechó do Pantera - apelido do dono divertidíssimo da casa, Marcos Barreto.

Estilo: pop, roupas femininas e masculinas, luminárias futuristas, vinis antigos e bibelôs curiosos. O brechó compra artigos de quem está interessado em vender.

Onde: Rua Siqueira Campos, 143, loja 44, Copacabana, tel. 2236-2589.

3 - Estilo by Celso

O brechó, que começou vendendo apenas objetos, hoje oferece ampla variedade de roupas e acessórios de todas as épocas e estilos. Malas e chapéus são alguns dos itens mais procurados por produtores e figurinistas. Já os vestidos de festa dos anos 80 fazem a cabeça de quem busca algo para uma festa à fantasia.

Estilo: clássico, roupas femininas. O brechó compra artigos e também vende por consignação (nesse caso, o artigo é "emprestado" ao brechó. Se for vendido, o dono da loja divide o valor com o dono da peça. Se não for vendido, o artigo é devolvido e não fica no brechó).

Onde: Av. Nossa Senhora de Copacabana, 581, loja 352, Copacabana, tel. 2255-4004.

4- Fast Fashion / Viva! Retrô Vintage

Dois dos brechós mais pops da cidade se uniram e funcionam, agora, no mesmo endereço. No Fast, o diferencial são as roupas e acessórios de redes como H&M e Zara. Há também bolsas e sapatos de grifes nacionais e internacionais em perfeito estado de conservação. No Viva!, o foco é em roupas antigas e vintage para a noite - em geral com uma pitada de rock?n?roll. Camisetas de malha com estampas em silk screen são especialidade da casa.

Estilo: pop, roupas femininas e masculinas. O brechó compra artigos.

Onde: Rua Aníbal de Mendonça, 173, casa 2, Ipanema, tel. 2512-1728.

LEIA MAIS: O estilo de quem foi ao Rock in Rio

5 - Petit Lilly

Um brechó contemporâneo sem cara de brechó. Aberto em 2006, oferece peças grifadas, novas ou seminovas. A ideia é trazer para os clientes coleções recentes de marcas nacionais e internacionais. Sapatos Manolo Blahnik, bolsas Balenciaga e jeans premium Diesel e Seven estão entre os itens mais procurados.

Estilo: chique, roupas femininas. O brechó compra artigos e também vende por consignação.

Onde: Rua Visconde de Pirajá, 550, loja 319, Ipanema, tel. 2239-3707.

6 - Emporium do Futuro

Peças de marca são o forte da casa, que também vende e reserva pela internet (emporiumdofuturo.blogspot.com). Itens básicos de grifes como Maria Bonita, Mara Mac e Richards estão entre os mais procurados.

Estilo: chique, roupas femininas. O brechó vende artigos por consignação.

Onde: Rua Dias Ferreira, 420, loja D, tel. 2294-0992 / 2239-1803.

7 - Anexo Vintage

Parada obrigatória de artistas e socialites cariocas, o brechó oferece vestidos, bolsas e sapatos novos e seminovos das marcas internacionais mais desejadas, como Gucci, Prada, Diane von Furstenberg, Pierre Cardin e Thierry Mugler.

Estilo: chique, roupas femininas. O brechó vende artigos por consignação.

Onde: Rua Marquês de São Vicente, 52, box 170 (fundos do Shopping da Gávea), Gávea, tel.: 2529-8253.

8 - 1,2,3 Fashion

Roupas, bolsas e sapatos da Zara, Espaço Fashion, Farm, Diesel e Fórum, entre outras, podem ser encontrados por preços ainda menores do que os das liquidações dessas marcas.

Estilo: chique, roupas femininas e masculinas. O brechó vende artigos por consignação.

Onde: Av. das Américas, 500, bloco 9, loja 129, Shopping Downtown, Barra, tel. 3982-2123.

9 - Brechó do Casarão

O foco da loja, que trabalha também com peças de tamanhos especiais, são roupas novas ou seminovas de marcas diversas. Às quintas-feiras, uma consultora de moda ajuda as clientes a escolher as peças e montar as melhores produções.

Estilo: clássico, roupas femininas. O brechó compra artigos e também vende por consignação.

Onde: Rua Haddock Lobo, 239, térreo, tel. 2567-6864.

10 - Flor de Lis

Há roupas para mulheres, homens e crianças, sapatos, chapéus, objetos para casa e até fantasias. São peças novas, seminovas, antigas e, ainda, roupas de pontas de estoque. Para completar, uma estação de tratamento de roupas (com máquina de lavar, secar e ferro a vapor) e um cibercafé que pode ser usado gratuitamente pelos clientes.

Estilo: clássico, roupas femininas e masculinas para adultos e crianças

Onde: Rua Hans Staden, 10, loja D. Tel.: (21) 2266-7939 / 3737-7939. O brechó vende artigos por consignação.

11 - Brecholar

Aberto desde 1995, o brechó é visitado por figurinistas e produtores, toda semana, em busca das muitas capas e casacos de inverno selecionados pela dona da loja, Cristina Ferraz. Mas a variedade de peças é grande: são roupas antigas e seminovas para homens e mulheres, bolsas, sapatos e outros acessórios.

Estilo: clássico, roupas femininas e masculinas. O brechó compra artigos e também vende por consignação.

Onde: Rua Marquês de Abrantes, 26, loja G, Flamengo, tel. 2556-2878.

12 - Garimpo Carioca

O foco são peças de marcas cariocas conhecidas. É possível encontrar peças seminovas e novas da Oh Boy, Cantão, Eclectic, Maria Filó e Enjoy. Peças masculinas, principalmente calças de marcas como Richards, GAP e Guess, também são muito procuradas. Além de o brechó oferecer serviço de consultoria de moda, os clientes também podem levar peças para experimentar em casa antes de comprar.

Estilo: clássico, roupas femininas e masculinas. O brechó compra artigos e também vende por consignação.

Onde: Rua Senador Vergueiro, 218, loja 23, Flamengo, tel. 2554-6282. Filial Laranjeiras (roupas femininas e venda por consignação): Rua das Laranjeiras, 21, loja 14, tel. 2556-0080.

13 - Brechó do Adylson

Os preços são dos mais baixos e não há distinção de marca. Uma bolsa Chanel original pode sair pelo mesmo valor de uma sem marca. Não à toa, o brechó é muito procurado por produtores de moda e donos de outros brechós da cidade que buscam peças para revender em suas lojas.

Estilo: clássico, roupas femininas. O brechó compra artigos.

Onde: Rua das Laranjeiras, 21, loja 31, Laranjeiras, tel. 2205-7260.

14 - Desculpe, eu sou chique

Paraíso para colecionadores e amantes de coisas antigas, o brechó tem de tudo à venda: móveis dos anos 50 e 60, objetos, acessórios, roupas. Só peças antigas e exóticas. No segundo andar, um bistrô, uma estação de customização de móveis antigos e um sebo com livros, revistas e vinis raros. Curiosidade: o Desculpe, eu sou chique é, também, a residência do dono, Carlos Sávio da Silva.

Estilo: pop, roupas femininas e masculinas. O brechó vende artigos por consignação.

Onde: Rua Alice, 75, Laranjeiras, tel. 2225-6059.

15 - Brechó da Paty

Calças jeans, blusas, vestidos bolsas e sapatos de diferentes origens, em geral de marcas nacionais como Farm, Espaço Fashion e Shop 126. A maioria das peças vem de casas da Zona Sul, outras são garimpadas em feiras e bazares de caridade.

Estilo: clássico, roupas femininas. O brechó compra artigos e também vende por consignação.

Onde: Praça Cristiano Ottoni, s/n, subsolo, lojas 1 e 2, Estação Central do Brasil, Centro, tel. 2518-2767 / 2233-1376. Filial Copacabana: Rua Figueiredo de Magalhães, 414, tel. 2225-9887.

Siga a VEJA Rio no Twitter e receba dicas de moda, cultura, decoração e muito mais sobre o Rio de Janeiro!

Fonte: VEJA RIO