DIVERSÃO

Botafogo é cultura

De cinemas e teatros a museus e galerias de arte, o bairro de Botafogo oferece diferentes opções culturais

Por: Thaís Meinicke - Atualizado em

Com a inauguração da Casa Daros no dia 23 de março, Botafogo ganhou mais um atrativo cultural para os cariocas e turistas que visitam o bairro. A abertura da filial brasileira da renomada instituição suiça dedicada à arte latino-americana na Rua General Severiano, veio para dar um destaque ainda maior ao potencial cultural do bairro, que dispõe de espaços com as mais variadas opções de programas a seus frequentadores, com cinemas, teatros, museus e galerias de arte.

VEJA RIO preparou um roteiro com os lugares que o bairro oferece para diferentes programas culturais. Confira as atrações e aproveite ainda mais o clima de Botafogo.

Visualizar Botafogo é cultura em um mapa maior

ARTES

Casa Daros

Recém-inaugurada, a Casa Daros é a filial brasileira da renomada instituição suíça especializada em arte latino-americana. O espaço abriu as portas com a exposição Cantos Cuentos Colombianos, que tem como tema a arte colombiana contemporânea. O leque de atrações inclui ainda uma loja e uma biblioteca com mais e cinco mil títulos, além do café-restaurante Mira!, comandado pelos mesmos donos dos restaurantes Miam Miam e Oui Oui.

Veja também: Dez obras imperdíveis na inauguração da Casa Daros.

Rua General Severiano, 159. Tel. 2275-0246. De quarta a sábado, das 12h às 20h. Domingo, das 12h às 18h. Até o dia 14 de abril, entrada será gratuita. Depois, ingressos a R$12. Idosos e estudantes com mais de 12 anos pagam meia-entrada. Às quartas-feiras a entrada é gratuita. casadaros.net

casa-daros.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Comuna

Localizada em um casarão de dois andares em Botafogo, a Comuna foi criada por um grupo de jovens com múltiplos talentos para ser um local de troca de ideias. O local recebe exposições, trabalhos de novos estilistas, exibe filmes, realiza festas e ainda tem um café e restaurante com pratos mais elaborados.

Rua Sorocaba, 585. Tel. 3253-8797. De terça a sexta, o bar e a casa funcionam das 14h às 21h. Nos fins de semana, abre para festas. comuna.cc

Palácio São Clemente

O Palácio São Clemente é a residência do cônsul de Portugal na cidade e não costuma ficar aberto para visitação. No último sábado de cada mês, no entanto, o espaço recebe concertos do Projeto Música no Museu nos salões do casarão, que tem arquitetura característica das construções portuguesas do século XVIII. Os concertos começam sempre à 18h e têm entrada gratuita. Mais informações no telefone do projeto: 2253-8645.

Rua São Clemente, 424.

CINEMAS

O bairro de Botafogo tem, ao todo, 22 salas de cinema, contando os espaços de rua e as sala dentro dos shoppings centers da região. Com grande variedade, é possível encontrar desde blockbusters, como os filmes que entram em cartaz no Cinemark do Botafogo Praia Shopping, ou títulos do circuito alternativo, que são exibidos nas salas do Grupo Estação, na Rua Voluntários da Pátria.

Cinemark Botafogo: Praia de Botafogo, 400, 8º piso. Tel. 2237-9483. Espaço Itaú de Cinema: Praia de Botafogo, 316. Tel. 2559-8750. Estação Botafogo: Rua Voluntários da Pátria, 88. Tel. 2226-1988. Estação Rio: Rua Voluntários da Pátria, 35. Tel. 2226-1986. Shopping Rio Sul: Rua Lauro Müller, 116, loja 401, G1. Tel. 2461-2461.

MUSEUS

Museu Villa-Lobos

Criado no ano seguinte à morte do compositor, o museu tem a finalidade de preservar o seu acervo e divulgar a sua obra. Além da preservação do legado de Villa-Lobos em partituras, documentos e objetos, o museu também desenvolve projetos nas áreas cultural e educativa, com edição de livros e discos, realização de festivais, concursos internacionais e concertos didáticos.

Rua Sorocaba, 200. Tel. 2226-9818. De segunda a sexta, das 9h às 17h. museuvillalobos.org.br

museuvillalobos.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Museu do Índio

O Museu do Índio tem como objetivo a preservação e difusão da cultura indígena e acolhimento de pesquisadores de diferentes áreas que dedicam-se ao tema. O acervo possui milhares de peças etnográficas, publicações nacionais e estrangeiras, documentos audiovisuais em diversos tipos de suporte e documentos textuais de valor histórico sobre os diversos grupos indígenas, além de centenas de filmes, vídeos e gravações sonoras.

Rua das Palmeiras, 55. Tel. 3214-8700. De terça a sexta, das 9h às 17h30; sábado e domingo, das 13h às 17h. museudoindio.org.br

Casa de Rui Barbosa

Localizada em uma antiga chácara de 9 000 metros quadrados, o casarão de estilo neoclássico do século XIX foi residência de Rui Barbosa até 1923. O imóvel, incluindo o mobiliário e a biblioteca, foi comprado pelo governo e, em 1930, foi inaugurado o museu em homenagem ao antigo líder político. Hoje, o museu desenvolve atividades de pesquisa, conservação e educação, além de promover projetos de integração com a comunidade. As atrações incluem visitas guiadas, atividades infantis, passeios pelo jardim e bibliotecas para adultos e crianças.

Rua São Clemente, 134. Tel. 3289-4600. A sede da Fundação está aberta ao público de segunda a sexta, das 9h às 18h, mas alguns de seus setores oferecem horários próprios. casaruibarbosa.gov.br

TEATROS

Poeira e Poeirinha

Aberto em 2004, o Teatro Poeira surgiu de uma iniciativa das atrizes Marieta Severo e Andréa Beltrão. Além dos espetáculos, ele também abriga grupos de estudo, oficinas e projetos experimentais de dramaturgia, a fim de promover a troca de experiências entre os artistas. Sete anos depois, as atrizes abriram um novo espaço no prédio ao lado, que foi batizado de Poeirinha, com espaço para 70 pessoas.

Rua São João Batista, 104. Tel. 2537-8053. teatropoeira.com.br

poeira.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Solar de Botafogo

Com 800 metros quadrados de área construída, o Solar de Botafogo tem o objetivo de ser um centro cultural capaz de receber diversas formas de expressão artística. Para isso, seu projeto arquitetônico promoveu uma reestruturação do espaço interno do casarão, que inclui um teatro, um espaço cênico menor, sala para ensaios e leituras, uma galeria de arte e um café-concerto.

Rua General Polidoro, 180. Tel. 2543-5411. solardebotafogo.com.br

Cia de Teatro Contemporâneo

Localizada em um velho casarão de 1890, a sede da Cia. De Teatro Contemporâneo possui duas salas para apresentações. No local, além das atividades de estudo e desenvolvimento cênico da companhia, há apresentações de espetáculos de teatro e dança.

Rua Conde de Irajá, 253. Tel. 2537-5204. ciadeteatrocontemporaneo.com.br

GASTRONOMIA

Polo Botafogo

Formado por um grupo de empresários da região, o Polo Botafogo é formado por bares e restaurantes localizados nos entornos da Cobal do Humaitá. Os estabelecimentos dedicam-se às culinárias de diferentes países, indo desde alta gastronomia até pratos de botequim. Entre os integrantes estão restaurantes como Nomangue, Entretapas, Bar do Adão e À Mineira. polobotafogo.com.br

Baixo Botafogo

A concentração de bares que instalam suas mesas nas calçadas no trecho que engloba o final da Rua Voluntários da Pátria e a Rua Nelson Mandela, próximos ao metrô de Botafogo, gerou a formação de um novo polo gastronômico no bairro. Reunindo desde os chamados pés-sujos até bares mais arrumadinhos, como o Cafofo Pub e o Odorico, a região atrai jovens alternativos e trabalhadores que escolhe a região para o happy hour pós-expediente.

Fonte: VEJA RIO