RECEITA

Bolinho de pão italiano, presunto de parma e taleggio

- Atualizado em

bolinho-pao.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Ingredientes:

200g de miolo de pão italiano

1 colher de sopa de salsinha picada

1 colher de chá de alecrim picado

1 dente de alho bem picado

3 ovos caipiras

200g de queijo Grana Padano ralado fino (não use o de saquinho)

175g de presunto de parma

100g de queijo Taleggio

Ovo caipira para empanar

Farinha de trigo para empanar

Farelo de pão italiano ou farinha de rosca para empanar

Óleo de girassol ou canola para fritar

Pique o presunto de parma em cubinhos bem pequenos. Em uma panela, ferva 250 ml de água e desligue o fogo. Despeje o presunto de parma dentro e espere 20 minutos. Deixe que essa água esfrie bem e coe, reservando o presunto e também a água.

Pique o miolo de pão em cubos e despeje sobre ele a água em que o presunto de parma foi escaldado. Deixe por 20 minutos e esprema bem o miolo de pão entre as mãos para retirar o máximo de água. Amasse-o para se tornar uma massa uniforme.

Junte à massa de pão o alho picado, os ovos, o grana padano, o presunto de parma, a salsinha, o alecrim e misture bem. Tempere com sal e pimenta do reino. Deixe a massa esfriar bem na geladeira para ficar mais fácil de enrolar.

Faça bolinhas de massa de cerca de 2,5 centímetros. Corte o taleggio em cubos de aproximadamente 1,5cm, pressione cada cubo dentro de uma bolinha e feche-a com os dedos. Gire a bolinha entre as mãos para dar-lhe a forma redonda.

Passe os bolinhos na farinha de trigo e sacuda para retirar o excesso. Passe-os, então, no ovo e no farelo de pão italiano. Passe mais uma vez no ovo e, uma última vez, no farelo.

Frite-os em imersão em óleo não muito quente (165°C) para que o queijo do recheio derreta e a casquinha fique crocante. Sirva imediatamente.

Dica: Para fazer o farelo de pão para empanar, bata cubos de pão italiano, sem casca, no processador. Se quiser, peneire o farelo, para dar um acabamento mais delicado, ou use-o sem peneirar para, um acabamento mais rústico. Também é possível usar farinha de rosca no lugar do farelo de pão.

Fonte: VEJA RIO