Justiça nas ciclovias

Bicicletas perdidas podem ser recuperadas

Cadastro online de bikes roubadas e apreendidas por delegacias de polícia permitirá que os ciclistas cariocas identifiquem seus pertences e os tenham de volta

Por: Redação Veja Rio

Protesto pela morte do ciclista na Lagoa
(Foto: Felippe Fittipaldi)

Bicicletas furtadas ou roubadas e apreendidas pela polícia passarão a integrar uma plataforma online, que permitirá aos cariocas recuperá-las.  Mais de 70 magrelas resgatadas pela 10ª DP (Botafogo) já estão cadastradas no site http://www.bicicletasroubadas.com.br/apreendidas, com foto, número de série, marca, modelo e cor. Em julho, outras mais de 200 apreendidas pela 14º DP (Leblon) também constarão no banco de dados. Em breve, o sistema deve passar a funcionar em todas as delegacias do Rio.

+ Prefeitura muda regras para kombis em Higienópolis, Lins e Triagem

O ciclista que identificar o pertence roubado no site deve preencher um formulário que será recebido pela delegacia que fez o resgate. Os policiais então entrarão em contato com o dono para marcar uma data e hora de retirada. Na ocasião, recomenda-se levar o do número de série da bicicleta, a nota fiscal, além do Registro de Ocorrência feito no dia do roubo.

A Assembléia Legislativa do Rio (Alerj) estuda uma proposta de lei que estipularia um prazo para a bike ser devolvida. Caso o ciclista não retire a tempo, o veículo poderá ser leiloado, doado a entidades sem fins lucrativos ou apropriado para que a própria polícia utilize em operações de patrulhamento.  

Fonte: VEJA RIO